NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
UNIFA dá início à oitava turma do Curso de Graduado-Master
O curso tem como objetivo preparar graduados para atuarem como elos entre o alto escalão do Comando da Aeronáutica e as praças
Da Redação | Publicada em 22/07/2025 12:00
A Universidade da Força Aérea (UNIFA) realizou, no dia 21, no Rio de Janeiro (RJ), a solenidade de abertura da oitava edição do Curso de Graduado-Master (CGM).
A nova turma é composta por 13 militares: 11 suboficiais da Força Aérea Brasileira (FAB), um da Marinha do Brasil (MB) e um do Exército Brasileiro (EB). O curso tem como objetivo preparar graduados para atuarem como elos entre o alto escalão do Comando da Aeronáutica e as praças.
A cerimônia foi presidida pelo Comandante-Geral do Pessoal (COMGEP), Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, e contou com a presença do Comandante e Reitor da UNIFA, Major-Brigadeiro do Ar Max Cintra Moreira; do Pró-Reitor de Extensão e Cooperação, Coronel Aviador César de Medeiros Silva Júnior; e de Graduados-Master já atuantes na Força: Suboficial Adriana de Oliveira Pinheiro Garrido (COMAER), Suboficial Daniele Cristine Leon Machado Mendes (GUARNAE-RJ), Suboficial Renata Cristina Espíndola Garcia Moreno (GUARNAE-AF) e Suboficial Sidney da Silva (GUARNAE-GL).
Durante o evento, o Tenente-Brigadeiro Reis conversou com os alunos, ressaltando a importância estratégica do programa e sua evolução ao longo dos anos, destacando o papel fundamental do Graduado-Master junto ao Comandante da Aeronáutica.
No período da tarde, o Major-Brigadeiro Max ministrou a aula inaugural, dando as boas-vindas aos alunos e enfatizando a honra e o compromisso de formar suboficiais para essa missão de grande relevância institucional.
Sobre o curso Graduado-Máster
O curso de Graduado-Máster é destinado aos suboficiais das diferentes especialidades do Comando da Aeronáutica, indicados pelo Estado-Maior da Aeronáutica, conforme DCA 39-3, de 10 de setembro de 2018. A proposta do curso consisti em oferecer aos discentes a aquisição de competências para o exercício das atribuições como elementos de ligação entre o comando e as praças, nas organizações militares de destino, de modo a promoverem ações e iniciativas de fortalecimento da disciplina, do moral, da carreira, de motivação, de bem-estar, de satisfação profissional e de apoio à família militar.
PORTAL SP RIO MAIS - Saiba como a Esquadrilha da Fumaça prepara seu show com acrobacias aéreas de arrepiar
Pilotos da Força Aérea Brasileira se apresentam em São José dos Campos neste domingo (27) celebrando o aniversário da cidade
Gabriel Duarte | Publicada em 22/07/2025 12:01
A Esquadrilha da Fumaça, esquadrão de demonstrações da Força Aérea Brasileira (FAB), apresenta um show aéreo neste domingo (27) em São José dos Campos como parte das comemorações pelos 258 anos da cidade.
O espetáculo acontece às 16h, no Mirante do Banhado, e promete encantar o público com manobras de tirar o fôlego.
Cada apresentação é resultado de uma preparação intensa. Segundo o capitão aviador André Nery Lima “Bezerra”, ala direita externa da esquadrilha, toda a sequência — chamada de Display — é previamente consolidada e exige memorização completa por parte dos pilotos.
“Durante a demonstração, não há tempo para dúvidas ou improviso”, explica.
O treinamento é constante e o padrão de manobras muda pouco, embora novidades sejam inseridas com cautela, sempre após muito estudo e prática.
Qual o papel de cada piloto da Esquadrilha da Fumaça no show aéreo
A apresentação começa sempre com os sete A-29 Super Tucano voando juntos. Depois, o grupo se divide: o “Quatrilho” (formação dos aviões de número 1 a 4) realiza manobras em grupo; a dupla “Cinco e Meia” faz cruzamentos em alta velocidade; e o avião número 7 voa sozinho, executando acrobacias radicais que levam o avião ao limite enquanto os demais se reposicionam.
O objetivo dos Fumaceiros, como são chamados os pilotos da esquadrilha, é manter o público entretido o tempo todo.
“Essa ‘ciranda’ ininterrupta é um dos diferenciais da esquadrilha: do início ao fim da apresentação, sempre haverá um avião manobrando diante da plateia”, destaca Bezerra.
Formação da Esquadrilha da Fumaça
A Esquadrilha da Fumaça possui mais de 70 anos de história e 4 mil apresentações no currículo, tanto no Brasil quanto no exterior. A formação completa da esquadrilha conta atualmente com 13 pilotos:
#1 – Líder
Tenente-coronel Aviador Nunes
#2 – Ala Direita
Capitão aviador Pereira
Capitão aviador Marcílio
#3 – Ala Esquerda
Capitão aviador Furlan
Capitão aviador Neves
#4 – Ferrolho
Capitão aviador Vitor Kawka
Tenente aviador João Paulo
#5 – Ala Esquerda Externa
Capitão aviador Kawka
Capitão aviador Loures
#6 – Ala Direita Externa
Capitão Aviador Bezerra
Capitão aviador Lacerda
#7 – Isolado
Capitão aviador Furtado
Capitão aviador Fontoura
Entrevista ping-pong exclusiva com piloto da Esquadrilha da Fumaça
Em entrevista ping-pong com o jornalista Gabriel Duarte, o capitão Bezerra falou sobre técnica, rotina de treinos e os bastidores das apresentações da Esquadrilha da Fumaça. O papo completo vai ao ar nesta sexta-feira, às 16h.
EDIÇÕES ANTERIORES
204 de 23/07/2025
203 de 22/07/2025
202 de 21/07/2025
201 de 20/07/2025
200 de 19/07/2025
199 de 18/07/2025
198 de 17/07/2025
197 de 16/07/2025
196 de 15/07/2025
195 de 14/07/2025
194 de 13/07/2025
193 de 12/07/2025
192 de 11/07/2025
191 de 10/07/2025