NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


DECEA implementa Projeto Eco Norte para otimização de rotas e redução de emissões em preparação para COP30

Em mais um esforço para encurtar as trajetórias de voo e, ao mesmo tempo, reduzir seus impactos ambientais, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) implementará o Projeto Eco Norte

Juliano Gianotto | Publicada em 12/09/2024 05:47

O estado do Pará se prepara para receber a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (COP30) em Belém, em novembro de 2025. Nesse sentido, a implementação do Projeto Eco Norte pelo DECEA reforça o comprometimento do Brasil com os objetivos globais da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) para contribuir com um setor mais sustentável e ambientalmente responsável.

De acordo com informações do DECEA, o projeto, coordenado pelo Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV) e pelo Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), tem como objetivo otimizar a utilização do espaço aéreo, permitindo uma distribuição mais eficiente das rotas de voo, o que proporcionará redução no tempo de voo, consumo de combustível e, por extensão, na emissão de gases poluentes.

A iniciativa visa também a otimização das operações nas Áreas de Controle Terminal (TMA) de Belém, Manaus e Cuiabá, com o intuito de diminuir a complexidade nos procedimentos de chegada e saída dos terminais.

Tomada de Decisão Colaborativa

O projeto está sendo desenvolvido por meio de um trabalho conjunto entre diversas organizações do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e companhias aéreas.

Na fase de planejamento, estão sendo produzidos relatórios com oportunidades de melhoria nas localidades e elaboração das novas trajetórias propostas. Na fase de validação, serão utilizadas ferramentas e softwares para modelagem e validação de cenários, com o objetivo de mensurar a redução no consumo de combustível e nas emissões de CO? na atmosfera. Já na fase de implementação, serão elaborados procedimentos, realizadas validações em voo e o treinamento dos controladores de tráfego aéreo.

“O ICA será responsável por toda a fase de planejamento, elaboração dos procedimentos de navegação aérea e das cartas aeronáuticas, com inserção em banco de dados e publicação nos Portais AISWEB e GEOAISWEB,” explica o Gerente do Projeto Eco Norte, Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Bruno da Silveira Topini.

Segundo o Chefe da Divisão Operacional do CINDACTA IV, Tenente-Coronel Aviador Luiz Mario de Arruda Victorio Junior, “a execução do projeto será realizada em três etapas, com previsão de ser implementado em Belém em 10 de julho de 2025; Manaus em 7 de agosto de 2025; e Cuiabá em 2 de outubro de 2025.”

O sucesso do projeto reafirma o compromisso do DECEA em promover um espaço aéreo mais eficiente e flexível, com foco em inovações e melhorias que beneficiem a aviação no Brasil e o meio ambiente.

PORTAL PANROTAS


Brasil figura entre os mais bem avaliados em relação a segurança da aviação

País recebeu auditoria da Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci)

Pedro Menezes | Publicada em 11/09/2024 10:04

O Brasil recebeu, na última semana, a auditoria da Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci), a USAP-CMA (Universal Security Audit Programme Continuous Monitoring Approach). Durante 12 dias, 498 quesitos (perguntas de protocolo) foram avaliados.

A ideia é monitorar e medir o desempenho do País na adoção de medidas preventivas e de resposta contra atos de interferência ilícita (Avsec). O resultado será divulgado em até 60 dias, mas a avaliação inicial considera que o Brasil é um dos países mais bem avaliados em relação à segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita.

Ações ou atentados que comprometem a segurança da aviação

* Invasão a aeronaves, aeroportos ou instalações aeronáuticas;

* Apoderamento ilícito de aeronave em solo ou em voo;

* Manutenção de refém a bordo de aeronave;

* Introdução de armas, explosivos ou materiais perigosos em aeronave ou aeroporto

O trabalho teve início em Brasília (DF), onde foram verificadas se as normas estabelecidas pelo Estado Brasileiro estão alinhadas com as internacionais. Essas normas incluem desde legislação federal, normativos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Comando da Aeronáutica (Comaer) e Polícia Federal (PF).

Além da sede da Anac, os auditores visitaram, em Brasília, as instalações da PF e do Comaer. Os auditores também conheceram a Casa da Moeda, no Rio de Janeiro (RJ), onde os passaportes são produzidos. Também foram objeto de auditoria os aeroportos Juscelino Kubitschek, em Brasília, e Galeão, localizado no Rio de Janeiro.

"Nesses aeroportos, os auditores verificaram se as atividades estavam ocorrendo conforme as normas brasileiras. Foram verificados os procedimentos executados pela equipe do aeroporto e por todos os demais envolvidos na prevenção e resposta Avsec: empresas aéreas e órgãos governamentais", informou a Anac.

Em 2023, o Brasil recebeu 95,1% na avaliação global da auditoria no âmbito do programa Universal de Auditoria de Supervisão de Segurança (em inglês, Universal Safety Oversight Audit Programme, ou USOAP) da Oaci, programa similar ao USAP-CMA, porém no âmbito da segurança operacional.

PORTAL CAVOK


Helicóptero vindo da Venezuela é interceptado pela FAB

Ação junto com a Polícia Federal faz parte da Operação Ostium e reforça a segurança nas fronteiras do Brasil.

Fernando Valduga | Publicada em 11/09/2024 08:37

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, na tarde dessa segunda-feira (09/09), um helicóptero que entrou no espaço aéreo brasileiro sem autorização, vindo da Venezuela, transportando aproximadamente 240 kg de drogas.

A ação ocorreu próximo a Manaus (AM) e foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). Participaram da missão duas aeronaves A-29 Super Tucano e um helicóptero H-60 Black Hawk, em uma operação integrada com a Polícia Federal (PF).

Assim que a aeronave ingressou no espaço aéreo brasileiro sem apresentar plano de voo, foi detectada e monitorada pelo COMAE. Conforme os protocolos das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA), previstos no Decreto nº 5.144, de 16 de julho de 2004, a aeronave foi classificada como suspeita.

Seguindo os procedimentos de interceptação, o piloto de um dos A-29, enquanto realizava o acompanhamento discreto, observou que o helicóptero fez um pouso forçado em uma área verde próxima a Manaus, por volta das 16h40 (horário de Brasília). Agentes da PF a bordo do H-60 Black Hawk da FAB assumiram as Medidas de Controle no Solo (MCS) e apreenderam a carga de skank. O piloto conseguiu fugir antes da chegada das autoridades.

O Chefe do Estado-Maior Conjunto do COMAE, Major-Brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho, destacou o resultado da missão. “Essa operação bem-sucedida reflete a capacidade da Força Aérea Brasileira de integrar os próprios recursos aeroespaciais e de coordenar rapidamente com a Polícia Federal uma ação de combate ao narcotráfico”, afirmou.

A interceptação faz parte da Operação Ostium, que integra o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), com o objetivo de combater ilícitos no espaço aéreo brasileiro por meio de ações coordenadas entre a FAB e órgãos de segurança pública.

“Nossa abordagem à soberania do espaço aéreo é completa, abrangendo desde a vigilância até as ações de apreensão no solo, especialmente na região de fronteira, sempre em cooperação com outros órgãos do Brasil e de países vizinhos. Essa é uma das principais competências que a FAB oferece ao Estado Brasileiro”, completou o Major-Brigadeiro Campos.

DEFESA EM FOCO


FAB e SENAI-CIMATEC Fortalecem Parceria em Pesquisa e Inovação para Saúde


Marcelo Barros | Publicada em 11/09/2024 15:00

O Comando-Geral do Pessoal (COMGEP) da Força Aérea Brasileira visitou, nesta terça-feira (9), o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Avançados de Saúde (SENAI-CIMATEC), em Salvador. A visita reforça a parceria entre as instituições, com foco na pesquisa e inovação em saúde, especialmente na área de medicina regenerativa, promovendo avanços para o Sistema de Saúde da Aeronáutica e o Complexo Industrial da Saúde (CIS) no Brasil.

Parceria entre COMGEP e SENAI-CIMATEC: Avanços e Resultados

O Acordo de Cooperação firmado entre o Comando da Aeronáutica e o SENAI-CIMATEC tem como objetivo desenvolver soluções inovadoras na área da saúde, com foco em medicina regenerativa. Desde 2023, o acordo vem gerando avanços significativos em pesquisa e desenvolvimento de produtos que beneficiam tanto o Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU) quanto o Complexo Industrial da Saúde (CIS) do Brasil. Um dos principais focos é a criação de tecnologias que possam atender às demandas de saúde da Força Aérea, em especial na regeneração de tecidos e no tratamento de feridas.

O Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, que liderou a comitiva do COMGEP, destacou a importância dessa parceria: “A evolução do SENAI-CIMATEC contribui não apenas para a inovação industrial, mas também para a saúde, gerando novas oportunidades que beneficiam diretamente a população”. A visita reforçou o compromisso das duas instituições em continuar promovendo a integração entre ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento de soluções avançadas.

Projetos Inovadores em Saúde e Tecnologia

Entre os projetos mais promissores desenvolvidos no âmbito desta cooperação está o desenvolvimento de curativos à base de celulose bacteriana, obtida a partir de melaço de cana-de-açúcar e enriquecida com ativos antissépticos. Esse material inovador é projetado para tratar feridas de difícil cicatrização, trazendo soluções terapêuticas eficazes e de baixo custo. O projeto envolve diversas instituições parceiras, como o Laboratório Químico-Farmacêutico da Aeronáutica (LAQFA), a UFRJ, e o Hospital da Força Aérea do Galeão (HFAG).

Outro destaque é o desenvolvimento de curativos por bioimpressão 3D, voltados para o tratamento de queimaduras. Essas iniciativas mostram como a cooperação entre a Aeronáutica e o SENAI-CIMATEC está ajudando a fortalecer o Complexo Industrial da Saúde no Brasil, promovendo a inovação tecnológica em um setor vital para o país.

Além disso, há frentes de pesquisa dedicadas à criação de cerâmicas endodônticas com propriedades antimicrobianas, em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e ao desenvolvimento de novas tecnologias para regeneração óssea odontológica, em conjunto com a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Todos esses projetos têm como objetivo criar alternativas terapêuticas avançadas, com potencial para impactar positivamente a saúde pública e a qualidade de vida da população.

Importância da Visita e Próximos Passos da Cooperação

A visita do COMGEP às instalações do SENAI-CIMATEC foi fundamental para avaliar o andamento das pesquisas e reforçar o compromisso com o desenvolvimento de tecnologias de ponta na área de saúde. Durante a visita, a comitiva conheceu diversas instalações, como a Fábrica Modelo, a Sala dos Supercomputadores, e a Planta de Manufatura Integrada 4.0, que ilustram o alto nível de inovação presente no SENAI-CIMATEC.

O Tenente-Brigadeiro Ricardo Reis Tavares ressaltou que a parceria tem o potencial de gerar ainda mais resultados nos próximos anos. “Esperamos que esses projetos continuem a avançar e contribuam de forma significativa para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil, especialmente no campo da saúde”, afirmou o oficial.

Com a continuidade da cooperação, as instituições planejam expandir suas áreas de atuação, buscando novas frentes de pesquisa em engenharia de tecidos e medicina regenerativa, além de explorar oportunidades para aplicação das tecnologias desenvolvidas no Sistema de Saúde da Aeronáutica. Esses esforços estão alinhados com o objetivo maior de fortalecer a capacidade industrial e tecnológica do país, com foco na produção nacional de soluções inovadoras para o setor de saúde.

OUTRAS MÍDIAS


GAZETA DE TOLEDO: FAB abre Processo Seletivo com 38 vagas para Músicos de todo o Brasil


Por Tenente Eniele Santos - Fab | Publicada em 11/09/2024 14:51

A Força Aérea Brasileira (FAB) acaba de abrir Processo Seletivo de Profissionais Músicos de Nível Médio (QSCon) para o ano de 2025, com 38 vagas nas subespecialidades de Oboé, Fagote, Caixa Clara-Bateria-Bombo-Pratos, Tímpanos, Harpa, Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo Acústico e Tenor (voz), para a composição da Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB). A seleção irá ocorrer em nível nacional e os aprovados serão lotados na Capital Federal, Brasília (DF).

Detalhes do Processo Seletivo

As inscrições para o processo seletivo ocorrerão no período de 11/09/2024 a 27/09/2024 e serão realizadas exclusivamente de forma eletrônica, conforme o endereço indicado no Aviso de Convocação disponível no site oficial da FAB. Os candidatos deverão enviar os documentos necessários dentro do prazo estipulado, seguindo todas as orientações detalhadas no edital.

Após a inscrição, as etapas presenciais irão transcorrer na sede do Serviço de Recrutamento e Preparo de Pessoal (SEREP) escolhido pelo voluntário. Essas etapas incluem avaliações práticas e teóricas conduzidas por uma banca especializada, composta por músicos e professores experientes.

Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB)

A Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB) é a principal organização musical do Comando da Aeronáutica e tem a missão de realizar apresentações que difundem a imagem institucional da Força Aérea Brasileira (FAB) tanto no Brasil quanto no exterior.

Em seus três anos de existência, a OSFAB atingiu grande sucesso, fortalecendo laços com a comunidade, associando a imagem da FAB ao trabalho em equipe, reforçando valores cívicos, despertando interesse em civis para ingressar na FAB, e contribuindo para o enriquecimento cultural do país. Atualmente composta por 67 músicos militares, a OSFAB é pioneira entre os grupos orquestrais das Forças Armadas do Brasil. Além disso, a música é uma forma de comunicação entendida no âmbito universal, característica compreendida como fundamental pelo Comando da Aeronáutica.

GPS BRASÍLIA - FAB promove “Portões Abertos” neste domingo (15)

O evento contará com o KC-390 Millennium, que é o maior cargueiro multimissão da FAB

Redação | Publicada em 11/09/2024 16:16

Neste domingo (15), a Força Aérea Brasileira (FAB) irá promover, na Base Aérea de Brasília (BABR), o evento “Portões Abertos”, neste domingo (15). O encontro, que será das 8h às 17h, terá exposições de aeronaves militares e civis, entre eles o KC-390 Millennium, que é o maior cargueiro multimissão da FAB, com 34 metros de envergadura e 33 metros de comprimento, além de pesar mais de 23 toneladas.

Para o ingresso do evento, basta levar 1kg de alimento não perecível, que será distribuído para instituições sociais do Distrito Federal. O evento também contará com programação infantil e praça de alimentação, além de apresentação da Esquadrilha da Fumaça.

O “Portões Abertos” encerra a Semana da Pátria, período de comemoração da Independência do Brasil, que contou com o desfile de 7 de setembro e a Expo Independência.

Menores de 18 anos deverão estar acompanhados por pais ou responsáveis. O evento terá estacionamento gratuito para carros e motos, mas qualquer manifestação política é expressamente proibida, seja com faixas, camisetas ou até adesivos nos carros.

Serviço

Local: Base Aérea de Brasília (BABR).

Horário: Das 8h às 17h.

Ingresso: Acesso garantido com 1kg de alimento não perecível.

Classificação: Livre.