NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL DO GOVERNO DO BRASIL


Pentatlo e Judô: Brasil garante destaque internacional com atletas militares


Bruna Lima, Rayane Bueno | Publicada em 02/07/2025 16:40

Militares do Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR), do Ministério da Defesa, voltaram a destacar o Brasil entre os melhores no esporte. O pódio verde e amarelo veio, desta vez, no 43º Campeonato Mundial Militar de Judô, do Conselho Internacional de Esportes Militares (CISM), realizado de 22 a 29 de junho, em Warendorf, na Alemanha. Com um total de cinco medalhas, a delegação brasileira garantiu o primeiro lugar no ranking, uma participação histórica.

As medalhas de ouro foram conquistadas pelos sargentos do Exército Beatriz Souza e Gabriel Falcão; e pelo sargento da Marinha Marcelo Gomes. A 3º Sargento Jéssica Lima da Marinha garantiu o bronze. 

O Brasil também se consagrou campeão por equipes mistas, com os sargentos Beatriz Souza, Gabriel Falcão, Marcelo Gomes, Jéssica Lima; Vinícius Ardina (EB) e a Nauana  Silva (EB). O atleta Gabriel Falcão recebeu, também, o título de melhor atleta masculino da competição. 32 países participaram do campeonato. 

A participação da delegação brasileira foi coordenada pela Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), em trabalho conjunto com a Comissão de Desportos da Marinha (CDM) e Comissão de Desportos do Exército (CDE) e apoio da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

O Programa Atletas de Alto Rendimento foi criado pelo Ministério da Defesa, em 2008, e é executado pelas Forças Armadas. A iniciativa tem como principais objetivos contribuir para o desenvolvimento do desporto nacional de rendimento; e representar o Ministério da Defesa e as Forças Armadas em competições nacionais e internacionais. 

Pentatlo Aeronáutico - O Brasil também conquistou a medalha de prata, por equipe masculina, no Open Regional de Pentatlo Aeronáutico. O campeonato reuniu atletas militares de sete países que disputaram provas de alto nível de preparo físico, técnico e mental nas modalidades de Basquete, Tiro, Natação Utilitária, Esgrima, Pista de Obstáculo e Orientação. O evento ocorreu na Lituânia, nos dias 24 a 29 de junho.

O Diretor do Departamento de Desporto Militar (DDM), do Ministério da  Defesa, General de Divisão Paulo Afonso Bruno de Melo, destaca que a atuação brasileira foi marcada pela disciplina, espírito de equipe e excelência técnica dos atletas militares. “Tal conquista é o resultado do compromisso das Forças Armadas com o alto rendimento esportivo e com a projeção internacional do Desporto Militar do Brasil”, disse. 

Os atletas da Força Aérea Brasileira que representaram o país na Lituânia foram: Major Joel Eloi Belo Júnior, Capitão Ariel José Pimentel Kaczmark, Tenente Andressa Midori Nishigawa Silva Lopes, Tenente Tiago Goulart Gomes Oliveira, Tenente Walney Nardaci Oliveira, Aspirante a Oficial Luís Paulo Borges Gomes Ferreira e Sargento Mariana Barbosa Bagnara. 

Após a conquista, os militares se preparam para o 61º Campeonato Mundial de Pentatlo Militar Aeronáutico, que vai ocorrer em novembro, no Rio de Janeiro. 

PORTAL R3 (SP)


FAB celebrará os 80 anos do regresso dos combatentes da Segunda Guerra Mundial

Em 2025, celebramos os 80 anos desse momento histórico: o regresso dos nossos heróis

Da Redação | Publicada em 03/07/2025

Em 1945, o mundo começava a respirar aliviado após anos de um dos conflitos mais devastadores da história: a Segunda Guerra Mundial. Naquele mesmo ano, brasileiros que lutaram longe de casa começaram a retornar ao país, trazendo consigo não apenas a vitória, mas também a memória viva do sacrifício, da coragem e da união de povos em prol da liberdade. Em 2025, celebramos os 80 anos desse momento histórico: o regresso dos nossos heróis.

Entre os brasileiros enviados ao front, estavam militares da Força Aérea Brasileira (FAB), que voaram nos céus da Itália em missões arriscadas e estratégicas, contribuindo decisivamente para o êxito dos Aliados.

Esses combatentes eram parte do lendário Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA) e da Primeira Esquadrilha de Ligação e Observação (1ª ELO) e deixaram um legado que ainda hoje inspira gerações.

“No Rio de Janeiro, eles sobrevoaram a Avenida Rio Branco, pousaram no Campo dos Afonsos e marcaram o regresso vitorioso de uma campanha em que o Brasil participou com marcos extraordinários na Itália. O país não pode esquecer dos seus heróis e nunca haverá de esquecê-los”, destaca o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

A volta daqueles bravos homens, concentrada no dia 16 de julho de 1945, representou mais do que o fim de uma jornada militar. Foi o reencontro com as famílias, a reconstrução de vidas e a consolidação de uma memória coletiva que permanece viva nas páginas da nossa história. Seus relatos e experiências são hoje parte fundamental da identidade das Forças Armadas e do povo brasileiro.

Ao celebrar os 80 anos do regresso dos combatentes da Itália, a FAB homenageia aqueles que enfrentaram o medo e cruzaram oceanos em nome da paz. Honrar sua memória é reafirmar o compromisso do Brasil com a liberdade, a justiça e a soberania.

E é por isso que o Comando da Aeronáutica realiza uma cerimônia especial no próximo dia 16 de julho, na Base Aérea de Brasília (BABR), data que marca os 80 anos do vitorioso regresso. A solenidade celebrará também o Dia do Veterano da FAB e o Aniversário de Nascimento de Alberto Santos Dumont, comemorado em 20 de julho.

 

OUTRAS MÍDIAS


TN ONLINE - FAB transporta coração doado por morador de Apucarana vítima de acidente; vídeo

Também foi autorizada pela família a doação dos rins, fígado e córneas de Cleber William de Freitas, de 42 anos, que morreu em acidente de trânsito

Publicada em 02/07/2025 14:48

Médicos realizaram a captação do coração, rins, fígado e córneas do morador de Apucarana, Cleber William de Freitas, de 42 anos, que morreu na manhã desta terça-feira (1º) no Hospital da Providência. Ele não resistiu após sofrer uma queda de moto na Rua Grande Alexandre, na Vila Nova. O coração foi transportado por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com destino a São Paulo.

Segundo informações do irmão Carlos Fernando de Freitas, conhecido como Piu, o coração vai ser transplantado em um paciente de Barretos (SP); as córneas foram levadas para Londrina e o fígado e os rins para Curitiba. "Meu irmão foi meu herói. É um anjo para várias famílias", diz Pio, emocionado. A captação ocorreu no "Providência" e a distribuição dos órgãos foi feita pela Central de Transplantes.

O coração foi transportado na manhã desta quarta-feira (02). Três médicos de Barretos vieram fazer a captação do órgão no Hospital da Providência. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a escolta de um veículo que transportava o órgão e os três médicos, que necessitavam de celeridade no deslocamento para chegar ao aeroporto da cidade.

O percurso foi realizado entre o Hospital da Providência e o aeroporto Capitão João Busse, onde um avião da Força Aérea Brasileira aguardava para realizar o transporte do órgão e dos médicos.

"Apesar do elevado fluxo de veículos na área central de Apucarana, a escolta foi realizada com sucesso, sem percalços e de forma ágil, possibilitando que o órgão chegasse dentro do tempo adequado para que a cirurgia de transplante fosse realizada com êxito", informou a PRF.

Conhecido como Clebinho, Cleber William de Freitas trabalhava na área de vestuário e também era muito conhecido no futebol amador de Apucarana.