NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
NOTIMP 197/2025 - 16/07/2025
Oficiais de Alto Escalão da FAB revivem experiências nos cockpits das aeronaves T-25 e T-27; veja o vídeo
Juliano Gianotto | Publicada em 15/07/2025 22:04
A Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), recebeu, nos dias 10 e 11 de julho, um encontro marcante entre diferentes gerações da aviação militar brasileira.
Organizado pela Diretoria de Ensino da Aeronáutica (DIRENS), em conjunto com a AFA, o evento teve o objetivo de promover a troca de experiências entre atuais instrutores de voo e dois dos maiores expoentes da história recente da Força Aérea Brasileira (FAB): o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, e o Comandante-Geral do Pessoal (COMGEP), Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares.
O encontro foi pensado como uma transmissão de legado, um momento de aprendizado e inspiração para aqueles que hoje têm a missão de formar os futuros líderes da FAB.
Ao longo de dois dias, os participantes reviveram experiências nos cockpits das aeronaves T-25 e T-27, participaram de voos e tiveram a oportunidade de trocar experiências com os atuais instrutores de voo. Os Oficiais-Generais compartilharam vivências acumuladas ao longo da carreira e fizeram um paralelo entre o passado e o presente, refletindo sobre as mudanças e permanências na formação dos pilotos. Esse momento de troca e reflexão se consolidou como um verdadeiro fortalecimento dos laços entre gerações.
O Tenente-Brigadeiro Farcic falou sobre a emoção do momento. “Hoje é um dia muito especial. Agradeço a Deus pela oportunidade de estar aqui. É uma emoção imensa voar novamente nesta aeronave, 40 anos depois. Para mim e para o Reis, é um momento único. Fomos da primeira turma a operar esse avião. Este dia ficará marcado para sempre na minha memória”, disse o Oficial-General.
Durante o encontro, o Tenente-Brigadeiro Reis destacou a importância do papel desempenhado pelos profissionais responsáveis pela formação dos futuros Aviadores. “O trabalho do instrutor é fundamental e, muitas vezes, define a trajetória de um Cadete, como aconteceu comigo. Graças a um instrutor que apostou em mim, estou aqui hoje. Agradeço imensamente à Força Aérea Brasileira, que me permitiu viver 45 anos repletos de alegrias e aprendizados. Valeu a pena! Vale a pena! Tenho muito orgulho e continuarei, sempre, vestindo a camisa azul e o macacão. Sou grato a Deus e a todos que fizeram parte dessa caminhada”, concluiu.
Emoção, memória e reencontros
Os Oficiais-Generais operaram o simulador da aeronave T-27, ao mesmo tempo em que o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero realizou voos de readaptação no T-25.
O Diretor de Ensino destacou a importância da troca de experiências no processo de formação militar, o que, segundo ele, contribui significativamente para o aperfeiçoamento da instrução de voo. O Oficial-General frisou que a constante evolução da Academia se deve à interação entre Cadetes, instrutores, monitores e professores.
“Estive aqui em três ocasiões: como Cadete, em 1987; como instrutor, no final dos anos 1990; e agora como Diretor de Ensino. Ao longo desse tempo, pude ver o quanto a Academia evoluiu e essa evolução se deve, justamente, à abertura e ao estímulo à troca entre instrutores, monitores, professores, Cadetes e alunos. É essa integração que torna o ensino da nossa Força Aérea tão forte e significativo. Um momento como esse, em que reunimos novos e antigos instrutores, militares que operaram aeronaves diferentes em tempos distintos, é extremamente enriquecedor”, afirmou.
As emoções ganharam ainda mais altitude, quando os Oficiais-Generais decolaram no T-27 acompanhados por instrutores da AFA. O dia foi finalizado com uma conversa entre os dois Tenentes-Brigadeiros e os Instrutores de Voo da AFA, que foi marcada pelo simbolismo de quem tanto contribuiu para a formação de gerações.
Treinamento e tradição: voos simbólicos unem gerações
A sexta-feira iniciou com uma demonstração aérea envolvendo quatro aeronaves, simbolizando a união e a continuidade entre diferentes gerações de pilotos.
O Tenente-Brigadeiro Farcic, atuando como ala, e o Tenente-Brigadeiro Reis, na liderança, pilotaram os T-27, enquanto o Major-Brigadeiro Rivero, como ala, e o Brigadeiro Breviglieri, como líder, conduziram os T-25. Todos os voos foram acompanhados por instrutores experientes da Academia, reforçando a importância dos treinamentos práticos para o desenvolvimento técnico e a segurança operacional dos aviadores.
Essa atividade aérea destaca o papel fundamental do treinamento constante para garantir a excelência da Força Aérea, promovendo a integração entre Oficiais experientes e os mais novos, além de assegurar a preparação ideal para futuras missões.
Legado em ação
Mais do que um evento simbólico, o Encontro de Gerações representa um tributo vivo à missão de ensinar a voar, liderar e servir. Ao reunir nomes que marcaram a história da FAB com os atuais responsáveis por moldar o futuro da Força, a DIRENS fortalece o elo entre passado, presente e futuro, e ratifica que, na Força Aérea Brasileira, o céu nunca é o limite.
O Comandante do 2º Esquadrão de Instrução Aérea da AFA, Major Aviador João Mario Fernandes dos Santos, também destacou a importância do encontro. “Foi uma oportunidade única de aprendizado e inspiração. Ouvir diretamente a experiência dos Oficiais-Generais reforça o compromisso com a excelência na formação dos futuros aviadores da Força Aérea Brasileira”, afirmou.
O Chefe da Seção de Comunicação Social da AFA, Major Aviador Alfonso Maria Garcia Bittencourt Filho, comentou sobre a vivência proporcionada pelo evento. “Ao ouvir as experiências desses Oficiais do Alto-Comando, reforcei minha compreensão de que a instrução aérea vai muito além da técnica, é uma missão pautada na continuidade, nos valores e na inspiração para as futuras gerações”, disse.
FAB celebra 80 anos do regresso dos combatentes da Segunda Guerra com homenagem a Nero Moura
Por Gabriel Benevides | Publicada em 15/07/2025
A Força Aérea Brasileira (FAB) realizará, no próximo dia 16 de julho, a Cerimônia Cívico-Militar Alusiva ao Vitorioso Regresso dos Heróis da Segunda Guerra Mundial. O evento será transmitido ao vivo às 10h no canal oficial da FAB no YouTube clicando aqui.
A solenidade marca os 80 anos do retorno das tropas brasileiras que atuaram na Campanha da Itália durante a Segunda Guerra Mundial, além de relembrar o nascimento de Alberto Santos Dumont e celebrar o Dia do Veterano da FAB. Na ocasião, também será feita a imposição da Medalha Mérito Santos Dumont.
Entre os nomes lembrados está o do Brigadeiro do Ar Nero Moura, comandante do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAvCa), unidade que operou na Itália entre 1944 e 1945, realizando 445 missões de combate em 2.550 surtidas com caças P-47 Thunderbolt. O próprio Nero Moura participou de 62 missões.
Nascido em 30 de janeiro de 1910, no Rio Grande do Sul, Moura iniciou a carreira como cadete na Escola Militar do Realengo e foi declarado aspirante em 1930. No pós-guerra, assumiu o comando do Primeiro Regimento de Aviação e, em 1951, foi nomeado Ministro da Aeronáutica, ano em que também foi promovido a Brigadeiro do Ar.
Em 16 de julho de 1945, regressou ao país com os bravos combatentes que lutaram na Itália, com coragem e sacrifício em prol da liberdade naquela que foi considerada a maior guerra da história. “Quando chegamos à Praça Mauá, não se conseguiu conter o entusiasmo do povo, que invadiu o cordão, entrando pelo meio dos soldados e avançando sobre as viaturas para nos abraçar, as moças pulando e nos beijando… Foi uma loucura! O desfile se transformou numa balbúrdia! Ninguém mais desfilou. Na passagem pela Presidente Vargas, onde estava erguido o palanque presidencial, já não havia mais ninguém formado, passamos no meio da multidão…”, destacou Nero Moura, em seu livro “Um Voo Na História”, publicado em 1996 pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
Moura faleceu em 17 de dezembro de 1994, no Rio de Janeiro, e foi reconhecido oficialmente como Patrono da Aviação de Caça Brasileira em 1995. Sua trajetória ainda é lembrada como referência institucional e histórica na formação de novas gerações de aviadores da FAB.
RÁDIO CIDADE - Brusque oficializa restauração do avião da FAB no Parque Leopoldo Moritz
Da Redação | Publicada em 15/07/2025 06:38
O avião North American T6-D, da Força Aérea Brasileira (FAB), instalado no Parque Leopoldo Moritz, será restaurado. Nesta segunda-feira (14), foi assinado, no Gabinete do Prefeito, o contrato que autoriza a restauração completa da aeronave, marco da aviação militar brasileira e patrimônio local.
A iniciativa surgiu por meio do Programa de Adoção de Espaço Público, previsto na Lei Municipal nº 3.353/2010. O projeto foi apresentado por Sandro Rocha e Gerson Klaina, organizadores do Anjo da Guarda Fest, e conta com recursos da iniciativa privada. O contrato foi estabelecido com a Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan) e inclui intervenções que vão desde o isolamento da área para segurança dos trabalhos até a pintura integral, respeitando o padrão original da FAB.
Entre os serviços previstos estão a restauração estética, instalação das insígnias e nomenclaturas oficiais, além da colocação de placas de latão com o histórico do T6-D, nomes dos colaboradores e logomarcas dos patrocinadores. O investimento ultrapassa R$ 24 mil, distribuídos em diagnóstico, materiais, mão de obra especializada e logística.
A expectativa é que os trabalhos comecem já nesta semana, com o prazo de conclusão para a primeira quinzena de agosto. “Esse programa é bem importante. A gente reforça a participação da iniciativa privada em procurar a Secretaria de Planejamento Urbano para apresentar suas propostas de intervenção nos locais públicos para que, juntos, a gente possa preservar e adequar os bens urbanos, aumentando a qualidade dos nossos ambientes de convivência”, enfatiza o diretor de Planejamento Urbano, André Bozio.
Fabricado em 1935, o North American T6-D, conhecido como “Texan”, foi utilizado no treinamento de pilotos em várias partes do mundo. No Brasil, teve papel fundamental na formação de aviadores da Força Aérea. O exemplar de Brusque chegou à cidade em 15 de abril de 1969.
Para a empresa responsável pela execução, o projeto vai da restauração da aeronave. “Trata-se de valorizar o patrimônio histórico, fortalecer a identidade cultural de Brusque e proporcionar à comunidade um monumento digno da sua importância. É um trabalho que une memória, educação e desenvolvimento local”, finaliza.
EDIÇÕES ANTERIORES
198 de 17/07/2025
197 de 16/07/2025
196 de 15/07/2025
195 de 14/07/2025
194 de 13/07/2025
193 de 12/07/2025
192 de 11/07/2025
191 de 10/07/2025
190 de 09/07/2025
189 de 08/07/2025
188 de 07/07/2025
187 de 06/07/2025
186 de 05/07/2025
185 de 04/07/2025