Participação Social


A Força Aérea Brasileira (FAB) promove e apoia programas que buscam estimular uma relação harmônica e benéfica com a sociedade. Dentre as principais ações estão as chamadas Ações Cívico-Sociais (Acisos), que ajudam a melhorar a realidade de diversas comunidades, nas áreas de assistência médica, sanitária, educacional e de infraestrutura.

Outro exemplo de ação de responsabilidades de cunho social é o apoio ao Programa Forças do Esporte (PROFESP), do Ministério da Defesa. Diversas Organizações Militares da FAB contribuem para o atendimento de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. A finalidade é promover a valorização da pessoa, reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania, a inclusão e a integração social dos beneficiados

Na área de ensino, a FAB possui o Colégio Tenente Rêgo Barros (CTRB), em Belém (PA), uma instituição de ensino de caráter assistencial para os dependentes de militares e civis ligados a Guarnição de Aeronáutica de Belém. São 1.158 alunos nos níveis Fundamental e Médio, com destacados resultados em concursos, vestibulares, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e olimpíadas escolares.

O Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB), no Rio de Janeiro (RJ), com cerca de 1.500 alunos, é reconhecido e respeitado por sua excelência e tradição com ensino desde a alfabetização (1ª série) até o Ensino Médio.

O Comando da Aeronáutica também abarca o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), uma instituição universitária pública localizada em São José dos Campos (SP). Especializado nas áreas de ciência e tecnologia no Setor Aeroespacial, o ITA oferece curso de graduação, pós-graduação de especialização, de extensão e de nível de mestrado e doutorado.