NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
NOTIMP 203/2025 - 22/07/2025
SC restaura lendário avião da FAB usado para treinar pilotos há 90 anos
O avião da FAB faz parte da história da aviação brasileira
Da Redação | Publicada em 21/07/2025 20:18
O avião North American T6-D, da FAB (Força Aérea Brasileira), instalado no Parque Leopoldo Moritz, em Brusque (SC), começou a ser restaurado. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos até a primeira quinzena de agosto. A ação busca preservar um dos ícones da aviação militar brasileira e fortalecer a identidade local.
Avião C-98 Caravan da FAB voa “sem trégua” por três dias para salvar vidas com órgãos vitais
Juliano Gianotto | Publicada em 21/07/2025
A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou que o Segundo Esquadrão de Transporte Aéreo (2º ETA), conhecido como Esquadrão Pastor, executou entre os dias 13 e 15 de julho uma série de três missões dedicadas ao transporte de órgãos vitais, reafirmando seu compromisso com a realização de ações humanitárias em todo o Brasil.
Conforme informações divulgadas pela FAB, a primeira missão ocorreu no dia 13 de julho, com o transporte de um fígado a bordo de uma aeronave C-98 Caravan, que fez a rota entre Campo Formoso, na Bahia, e Recife, em Pernambuco. No dia seguinte, 14 de julho, uma nova operação foi realizada, transportando outro fígado de Serra Talhada, em Pernambuco, novamente com destino à capital do estado.
No dia 15 de julho, o Esquadrão Pastor conduziu sua terceira missão, transportando um fígado e um rim, também de Serra Talhada para Recife. Essas ações foram realizadas com notável agilidade e precisão, resultado da colaboração entre a FAB, centrais de transplante e instituições de saúde, o que garantiu que os órgãos chegassem dentro do prazo ideal para os procedimentos cirúrgicos necessários.
Os militares envolvidos nas missões expressaram grande orgulho por fazer parte dessas operações. O Tenente Aviador Adryel Caiaffa Telles Soares, um dos pilotos da operação, destacou: “Sem dúvida, é a missão mais nobre que realizamos. Cada voo representa a esperança de uma nova vida, e toda a equipe se dedica com entusiasmo e senso de propósito.”
Com sede na Base Aérea de Natal (BANT), o Esquadrão Pastor desempenha um papel fundamental na aviação de transporte da FAB, atuando não apenas no apoio logístico às Forças Armadas, mas também em missões humanitárias e de saúde.
Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia é lançado na BASV
Parceria entre a Força Aérea Brasileira, SENAI CIMATEC e Instituições públicas e privadas marcam o inicio de um novo polo de inovação no setor aeroespacial
Ricardo Fan, Via Agência Força Aérea | Publicada em 21/07/2025
A Base Aérea de Salvador (BASV) realizou, nesta sexta-feira (18/07), a cerimônia oficial de formalização de parcerias que marcam o início das operações do Parque Industrial e Tecnológico Aeroespacial da Bahia (PITA-BA). O evento celebrou a integração das primeiras empresas ao projeto, a inauguração do laboratório do curso técnico em manutenção de aeronaves do SENAI CIMATEC Aeroespacial e a realização da primeira aula prática.
Estiveram presentes na cerimônia o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, autoridades dos Governos Federal e Estadual, representantes da Indústria e do Setor Educacional, entre outros convidados. Na ocasião, foram assinados memorandos de entendimento e protocolos de intenções com empresas como Aba On Tech, Digex Aircraft, FCX Aero, Helisul Táxi Aéreo, Viasat Brasil e Innex, além de órgãos como a ANAC e a Agência Espacial Brasileira.
Durante seu discurso, o Comandante da Aeronáutica destacou o papel transformador do Parque e o potencial de desenvolvimento do Nordeste brasileiro, “Hoje temos a concreta demonstração de que, quando nobres ideias saem do papel e encontram pessoas dispostas e comprometidas com o progresso, um futuro de oportunidades desvela-se sobre os olhos da Nação”, afirmou.
O Comandante também ressaltou a importância das iniciativas de formação e pesquisa que o Parque fomentará. “Poucos países no mundo dispõem de um Centro de Competências em Drones e outro em Nanossatélites, além de um curso de mecânico de aeronaves com elevado nível de excelência. É gratificante saber que, passados dois anos de estudos, esses jovens estarão aptos para atuar em empresas do setor, formando, assim, um virtuoso ciclo de educação, oportunidade e desenvolvimento”, finalizou.
“Estamos muito felizes com essa parceria com a Força Aérea, porque são duas instituições movidas por um propósito maior: o de apoiar e impulsionar o desenvolvimento do nosso país. É justamente por isso que tudo tem convergido e avançado tão bem e com tanta agilidade. Gostaria, nesse sentido, de agradecer à Força Aérea pela confiança e parceria. Em nome do Brigadeiro Damasceno, estendo meu agradecimento a toda a FAB. Tenho certeza de que será uma jornada muito frutífera — e vamos crescer juntos”, disse o representante do SENAI CIMATEC, o Diretor-Geral Leoni Andrade, que destacou ainda a sinergia institucional que permitiu o avanço célere do projeto.
Ao final da cerimônia, o Chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araújo ressaltou o papel estratégico do Parque e do Escritório Avançado do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), recentemente instalado na Base, “O PITA-BA e o Escritório Avançado do DCTA em Salvador representam um novo eixo de desenvolvimento para os produtos de defesa aérea do Brasil. Estamos criando aqui um ambiente fértil para a inovação, onde a indústria, a academia e a Força Aérea caminharão juntas em prol da soberania tecnológica nacional”, concluiu,
O Parque, que ocupará uma área de quase 1 milhão de metros quadrados, é fruto da cooperação entre o SENAI CIMATEC, o Comando da Aeronáutica, o Ministério da Defesa, o Governo da Bahia e diversas instituições públicas e privadas. Seu objetivo é promover o avanço tecnológico nos setores de aeronáutica, espaço, defesa e mobilidade aérea autônoma, além de impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da região.
Força Aérea Brasileira conclui curso de capacitação para criação da ALADA
Cerimônia de encerramento marca etapa fundamental na estruturação da Empresa de Projetos Aeroespaciais do Brasil S.A.
Ricardo Fan, Via Agência Força Aérea | Publicada em 21/07/2025
A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou no dia 15/07, nas instalações da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), a cerimônia de encerramento do Curso de Capacitação em Desenho Organizacional e Estrutura de Cargos da Empresa de Projetos Aeroespaciais do Brasil S.A. – ALADA. O evento foi presidido pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, Assessor Especial para Implantação da ALADA.
Durante 18 semanas, de fevereiro a junho do corrente ano, um grupo seleto de 14 militares de diferentes Organizações Militares da Aeronáutica se reuniu na Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE) para debater e construir a estrutura organizacional, a estrutura de cargos e a arquitetura de processos da futura empresa.
Capacitação especializada
O curso ministrado explorou conhecimentos e experiências em processos de negócio, estratégia, inovação, organização, pessoas e tecnologia. A metodologia aplicada aliada a uma visão sistêmica foram elementos decisivos na formação das bases organizacionais sólidas que permitirão à futura ALADA desempenhar sua missão com excelência.
Participaram da capacitação militares de diferentes especialidades e patentes, incluindo Oficiais-Generais, Coronéis, Tenentes-Coronéis e Tenentes das áreas de aviação, intendência, economia, contabilidade e jurídica.
Apoio institucional
A realização do curso foi possível graças à atuação do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), que viabilizou a contratação deste serviço essencial para a criação da ALADA.
Já a COPAC prestou apoio administrativo e estrutural fundamental, proporcionando as condições ideais para que os participantes pudessem absorver os conhecimentos necessários em um ambiente propício ao aprendizado.
Perspectivas futuras
Com a conclusão desta etapa de capacitação, o grupo que dará origem à ALADA se fortalece pelos conhecimentos adquiridos e pela competência técnica desenvolvida ao longo do período. A expectativa é que os frutos desta capacitação se materializem em uma empresa sólida, inovadora e estratégica, capaz de posicionar o Brasil na vanguarda da tecnologia aeroespacial mundial.
A iminente criação da ALADA representa um investimento no futuro aeroespacial do Brasil, contribuindo para o desenvolvimento de capacidades nacionais estratégicas e para o fortalecimento da indústria de defesa e do setor aeroespacial brasileiros.
EDIÇÕES ANTERIORES
202 de 21/07/2025
201 de 20/07/2025
200 de 19/07/2025
199 de 18/07/2025
198 de 17/07/2025
197 de 16/07/2025
196 de 15/07/2025
195 de 14/07/2025
194 de 13/07/2025
193 de 12/07/2025
192 de 11/07/2025
191 de 10/07/2025
190 de 09/07/2025
189 de 08/07/2025