NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
NOTIMP 186/2025 - 05/07/2025
Cúpula do Brics: aparato de segurança é reforçado no Rio de Janeiro
Da Redação | Publicada em 04/07/2025 22:21
A reunião de cúpula do Brics, grupo que reúne as economias emergentes do mundo, só começa no domingo (06), no Rio de Janeiro, mas a segurança foi reforçada nas ruas da cidade. Quase quarenta mil agentes fazem parte do aparato de segurança que já é visível pelas ruas da capital fluminense.
Saiba todos os detalhes no SBT Brasil.
Veteranos da FAB são convidados a participar do Desfile Cívico-Militar de 9 de Julho
Luiz Camões | Publicada em 04/07/2025 13:58
A Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira (AVFAB) convida seus associados a participarem do tradicional Desfile Cívico-Militar de 9 de Julho, em homenagem à Revolução Constitucionalista de 1932. A AVFAB, que neste ano celebra seu 10º aniversário de fundação, está organizando a participação de seus associados no Desfile Cívico-Militar de 9 de Julho. A data é histórica para o estado de São Paulo, marcada pela Revolução Constitucionalista de 1932, e tradicionalmente homenageada com eventos cívico-militares que reúnem autoridades, corporações e a sociedade civil.
Veteranos da Força Aérea Brasileira que desejam integrar o contingente da AVFAB no desfile devem, obrigatoriamente, ser associados da entidade. Os interessados devem entrar em contato com a Comunicação Social da associação por meio do WhatsApp (11) 91322-1406, solicitando a inclusão do nome na lista de participantes. A presença dos veteranos uniformizados simboliza a continuidade dos valores de patriotismo, disciplina e respeito à história das Forças Armadas.
Importância Histórica e Patriótica
A participação de veteranos em eventos cívico-militares reforça o elo entre as gerações e mantém viva a memória de feitos históricos que marcaram a consolidação da democracia e da Constituição no Brasil. O 9 de Julho é uma das datas mais emblemáticas para o estado de São Paulo, reconhecida oficialmente como feriado estadual e símbolo de resistência constitucionalista.
Sobre a AVFAB
Fundada em 2014, a AVFAB — Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira — atua no apoio, valorização e integração dos veteranos da Aeronáutica. A entidade também desenvolve atividades sociais, culturais e de preservação da memória institucional da FAB, além de promover ações de civismo em parceria com instituições militares e civis.
Completando uma década de atuação, a AVFAB reforça seu papel na manutenção dos laços entre os militares da reserva e a sociedade, e convida seus associados a fortalecerem essa missão no Desfile de 9 de Julho. A iniciativa é uma oportunidade de confraternização, respeito à história e reafirmação dos ideais que unem os veteranos da Força Aérea Brasileira.
FAB realiza exercício de defesa aérea para Cúpula do Brics no Rio
FAB treina defesa aérea com caças e sistemas antiaéreos no Galeão
Da Redação | Publicada em 04/07/2025
A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, na tarde de ontem (3), um exercício de defesa aérea na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, como preparação para a Cúpula do BRICS, que acontece entre 4 e 7 de julho na cidade. A simulação mobilizou um caça A-29 Super Tucano em situação de alerta, em que uma aeronave é acionada do solo para responder a uma ameaça ao espaço aéreo. O treinamento faz parte da rotina operacional da FAB e busca garantir resposta imediata a eventuais violações durante o evento internacional.
“Durante o Brics, qualquer aeronave que ingresse sem autorização nas áreas restritas ou proibidas sofrerá uma ação como esta e estará sujeita às medidas de defesa”, afirmou o Coronel Aviador Silvestre Luiz Almeida Cerqueira, subcomandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (III Comar).
Defesa aérea contará com caças, mísseis e sistemas antidrones
Além dos A-29 Super Tucano, a defesa aérea contará com caças F-5, mísseis RBS 70, radares antiaéreos do 1.º Batalhão de Guerra Eletrônica e sistemas antidrones. A operação ocorre no mesmo local destinado ao desembarque de líderes estrangeiros, com previsão de recepção de cerca de 15 delegações internacionais e o emprego de mais de 600 militares.
Integração com Marinha do Brasil
A Marinha do Brasil participa das ações com um contingente de 50 militares, sob a coordenação do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Sisdabra), que atua em conjunto com órgãos de segurança pública. Durante o evento, o Comando Operacional Conjunto Redentor, formado pelas três Forças Armadas sob o Ministério da Defesa, atuará em áreas como: Contraterrorismo e guerra eletrônica; Proteção marítima e cibernética; e Defesa de infraestruturas críticas e resposta BNQR (biológica, nuclear, química e radiológica).
No total, cerca de 1.700 militares da FAB estarão envolvidos nas operações de segurança. O Pelotão de Motociclistas da Aeronáutica fará escoltas de autoridades, enquanto o Esquadrão PARA-SAR estará de prontidão para missões contraterrorismo no Museu de Arte Moderna (MAM), sede da reunião de cúpula. A FAB também participa da defesa BNQR com equipes do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG), responsáveis por atendimento especializado e evacuação de vítimas para hospitais de referência.
Esquadrilha da Fumaça completa 10 anos com o Super Tucano
Humberto Leite | Publicada em 04/07/2025 12:46
O Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira, popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, completou, em 3 de julho, o marco de 10 anos de apresentações com a aeronave A-29 Super Tucano. Já são 457 demonstrações, tanto no Brasil quanto em nações da América do Sul.
A adoção do Super Tucano ocorreu a partir de 2013, quando a Esquadrilha completou pouco mais de 29 anos de operações com o T-27 Tucano. O desafio, naquele momento, era passar para o novo vetor todas as manobras realizadas, respeitando as características do A-29 Super Tucano.
“Durante a implantação do A-29 foram muitos momentos marcantes e, se for para eu destacar um, foi a superação das expectativas em relação ao avião. É uma aeronave que tem o dobro da carga alar em relação ao T-27 e havia uma preocupação de que ele não pudesse fazer o que os aviões anteriores faziam. Porém, a demonstração com os A-29 ficou muito próximo do que era feito com os T-27. Foi um período de surpresas positivas”, avalia o Brigadeiro do Ar Marcelo Gobett Cardoso, comandante da unidade entre os anos de implantação da aeronave, de 2013 a 2015, e atualmente na reserva.
Ao todo, 18 pilotos foram envolvidos na operação do novo avião. Foram realizadas 765 missões de treinamento com as aeronaves disponíveis para o Esquadrão, para que os aviadores pudessem chegar a um conjunto de manobras que viabilizassem uma demonstração aérea com dois perfis – bom e mau tempo. A FAB montou um time de aviadores que reunia tanto “fumaceiros”, experientes no T-27 e nas manobras da Esquadrilha, quanto aviadores com vivência no A-29. Destaque ainda para a contribuição de três coronéis da reserva que tinham experiência tanto na unidade quanto no Super Tucano.
Um acidente fatal marcou o período. Os capitães João Pivovar e Fabrício Carvalho faleceram mesmo após ejetarem de um A-29B durante uma missão de treinamento realizada na manhã de 12 de agosto de 2013, na Academia da Força Aérea, em Pirassununga (SP). Uma segunda aeronave foi perdida em 2022, também durante um treinamento no mesmo local, com os dois tripulantes tendo ejetado com sucesso.
A adoção do Super Tucano pela Esquadrilha da Fumaça também foi foco de críticas por ter ocorrido sem a aquisição de aeronaves adicionais, e sim com a retirada de aviões que estavam nos três esquadrões localizados em regiões da fronteira, onde cumprem missões como vigilância do espaço aéreo. Em 1º de outubro de 2012, a Esquadrilha da Fumaça chegou a receber aviões com a camuflagem cinza e verde, padrão das unidades de combate da Força Aérea Brasileira. Logo, os aviões receberam a nova pintura.
Por outro lado, a adoção do A-29 Super Tucano permitiu que a Esquadrilha da Fumaça contasse com uma aeronave mais potente e com melhor capacidade para os voos de deslocamento. Além disso, voar uma aeronave que conta na carteira de produtos da Embraer ajuda a promover no exterior a aeronave brasileira.
JUSTIÇA DO TRABALHO - Capacitação, comunicação e gestão: TRT-RS e Força Aérea alinham parcerias
Da Redação | Publicada em 04/07/2025 12:15
O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) recebeu, nessa quinta-feira (3/7), a visita institucional de representantes do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR) da Força Aérea Brasileira, com sede em Canoas (RS). A comitiva conheceu a estrutura do prédio-sede do Tribunal, a atuação da Secretaria de Segurança Institucional e da Escola Judicial do TRT-RS (EJud-4).
"A cooperação mútua entre o TRT-RS e o V COMAR será muito importante, uma vez que as instituições estarão obedecendo ao princípio da eficiência, otimizando os recursos públicos e preparando nossos recursos humanos para o cumprimento das missões", destacou o coronel Takizawa.
Estiveram presentes na comitiva da Força Aérea Brasileira: Coronel de Infantaria Nilton Sigenori Takizawa, assessor de Inteligência do V COMAR; Coronel Aviador da reserva Jorge Luiz Schwerz, adjunto da Assessoria de Relações Institucionais do V COMAR; Tenente-Coronel de Infantaria Lúcio Zaranza Monteiro, comandante do Grupo de Segurança e Defesa da Base Aérea de Canoas (BACO); Capitão Especialista da reserva Hélio Sansone Almeida, adjunto da Assessoria Jurídica do V COMAR; Aspirante a Oficial do Serviço de Justiça, Fernanda Cristiane Patussi Biermann, adjunta da Assessoria Jurídica da BACO.
Integração
A visita foi aberta com uma recepção no Plenário. Na ocasião, o vice-presidente do TRT-RS, desembargador Alexandre Corrêa da Cruz, deu as boas-vindas ao grupo, ressaltando a importância do fortalecimento das relações institucionais e da troca de experiências entre órgãos públicos.
“A integração entre os órgãos é imprescindível, especialmente em situações como as enchentes que atingiram nossa região. Cooperação e solidariedade foram determinantes para atenuar os efeitos dos eventos climáticos”, destacou o magistrado. Ele também reforçou a disposição do Tribunal em manter um canal permanente de colaboração com a Força Aérea: “É fundamental que as instituições públicas conheçam suas respectivas competências para identificar possibilidades de atuação conjunta”.
Segurança Institucional
Em seguida, foram exibidos vídeos institucionais sobre o TRT-RS e sobre a atividade da Polícia Judicial. O ouvidor do Tribunal e coordenador do Comitê de Segurança Institucional, desembargador João Paulo Lucena, apresentou a estrutura da área de Segurança, com destaque para a atuação da Secretaria de Segurança Institucional, o trabalho da Polícia Judicial e os modelos de prevenção e resposta adotados no âmbito do Tribunal.
Segundo o magistrado, os canais de cooperação com outras instituições vêm sendo reforçados desde 2024, com foco em interoperacionalidade e troca de conhecimentos. “Esse movimento foi intensificado após a enchente do ano passado, quando a atuação conjunta com órgãos como a Aeronáutica foi essencial. A Base Aérea de Canoas, por exemplo, foi utilizada para operações logísticas após o fechamento do aeroporto”, relembrou. Lucena também enfatizou a importância de ampliar essas parcerias: “Temos muito a compartilhar e aprender em áreas como proteção de autoridades, prevenção de incêndios e gestão de crises”.
Central de Monitoramento
A programação seguiu com uma visita à Central de Monitoramento 24h, conduzida pelo desembargador Lucena e pelo diretor da Secretaria de Segurança Institucional, João Luiz Peixoto. No local, os representantes do V COMAR puderam conhecer os recursos tecnológicos utilizados para garantir a segurança das unidades e do público atendido.
Para Peixoto, a troca de experiências com outras instituições é essencial para o aprimoramento da segurança no Judiciário. “A segurança institucional vai além da vigilância física. Envolve inteligência, prevenção e preparo para situações de risco”, afirmou. Ele também destacou a importância da confiança que o Tribunal transmite: “A presença da Força Aérea aqui é um reconhecimento da seriedade com que tratamos a segurança do nosso espaço e das pessoas que nele circulam”.
Equipes Técnicas
Durante o encontro, também se manifestaram servidores responsáveis por áreas estratégicas da segurança do Tribunal. O chefe da Divisão de Polícia Judicial, Marcelo Dornelles, apresentou um panorama da segurança orgânica no complexo-sede e no Foro Trabalhista, abrangendo ações preventivas e de atendimento em situações de emergência. Já o servidor Rodrigo Roxo explicou o funcionamento do Núcleo Especializado em Proteção e Escolta, voltado à segurança de autoridades e audiências de risco.
O servidor Renato Pérez, chefe da Seção de Inteligência, detalhou os esforços para antecipar riscos e fornecer informações estratégicas para a gestão do Tribunal. Ele mencionou, de forma sucinta, uma ferramenta desenvolvida para identificar mandados de prisão em aberto, cruzando dados de audiências com o Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Segurança e a de Tecnologia da Informação do TRT-RS.
Visita ao Foro
A comitiva também esteve no Foro Trabalhista de Porto Alegre, onde foi recepcionada pelo desembargador Fabiano Holz Beserra, diretor da Escola Judicial (EJud-4). O magistrado, que já foi soldado da Força Aérea Brasileira, relembrou com orgulho sua trajetória e colocou a EJud-4 à disposição para contribuir com a formação e capacitação de servidores da FAB. “A Escola Judicial tem como missão promover o aprimoramento contínuo. As portas estão abertas para cooperações futuras que envolvam formação conjunta e intercâmbio de conhecimentos”, disse Fabiano.
“A nossa escola está à disposição. A gente está aqui para ampliar essa parceria, inclusive por meio de convênio", destacou a secretária-executiva da Ejud-4, Camila Frigo. No local, a comitiva da FAB também pode conhecer um pouco do armamento usado pela Polícia Judicial do TRT-RS. A apresentação foi feita pelo policial judicial Luis Evandro Brasil.
Projeto Pescar
Encerrando a programação, os representantes da Força Aérea visitaram o Projeto Pescar, mantido pelo TRT-RS. Os militares foram recebidos pela professora Cátia Beulke e pelos jovens aprendizes que integram o projeto. Em um momento de integração, cada um dos visitantes se apresentou, compartilhando suas funções na Aeronáutica. Os alunos, por sua vez, disseram seus nomes, idades e bairros onde residem, e fizeram perguntas sobre as trajetórias dos militares, demonstrando curiosidade e entusiasmo. A visita foi encerrada com manifestações de agradecimento e com o reforço da disposição para parcerias institucionais.
MINUTO MT - Ministro da Defesa participa da entrega de espadins a novos cadetes da Força Aérea Brasileira
Da Redação | Publicada em 04/07/2025 19:00
O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, presidiu nesta sexta-feira (4) a tradicional cerimônia de entrega de espadins aos aspirantes da Força Aérea Brasileira (FAB). O evento foi realizado no Pátio de Formaturas da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, interior de São Paulo.
A solenidade contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, da Secretária-Geral do Ministério da Defesa, Cinara Wagner Fredo, do Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Eric Breviglieri, dentre outras autoridades civis e militares.
A turma, batizada de “Perseu”, é composta por 137 cadetes, sendo: 100 aviadores, 17 intendentes e 17 de infantaria. Entre eles, três são estrangeiros, oriundos do Equador, Peru e Bolívia.
Durante a cerimônia, os aspirantes realizaram o juramento à Bandeira Nacional e receberam o espadim – símbolo da entrada oficial na carreira militar como cadetes da Aeronáutica. O momento marca o início de uma nova etapa na formação dos futuros oficiais da FAB.
EDIÇÕES ANTERIORES
184 de 03/07/2025
183 de 02/07/2025
182 de 01/07/2025
181 de 30/06/2025
180 de 29/06/2025
179 de 28/06/2025
178 de 27/06/2025
177 de 26/06/2025
176 de 25/06/2025
175 de 24/06/2025
174 de 23/06/2025
173 de 22/06/2025
172 de 21/06/2025
171 de 20/06/2025