NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Em voo, comandante da FAB faz homenagem no Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo


Murilo Basseto | Publicada em 20/10/2022 16:09

Por ano, no Brasil, eles controlam mais de 1,3 milhão de movimentos aéreos, que transportam mais de 100 milhões de pessoas e um milhão de toneladas de carga. Dia e noite, sete dias por semana, 365 dias por ano, lá estão os Controladores de Tráfego Aéreo.

Em seus órgãos operacionais, orientam procedimentos de subida e descida, garantindo a separação entre as aeronaves nos espaços aéreos controlados e fornecendo informações aeronáuticas aos pilotos, ações que visam a conduzir os voos de forma segura e ordenada aos seus destinos.

Esses “anjos da guarda” dos céus permitem ao Brasil ter um dos mais reconhecidos Sistemas de Controle de Tráfego Aéreo do mundo. Sendo assim, 20 de outubro, Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo, é marcado para homenagear homens e mulheres, militares e civis, que se dedicam a essa profissão.

Para isso, a Força Aérea Brasileira (FAB) publicou o vídeo a seguir, falando sobre o trabalho desses profissionais e mostrando a homenagem feita pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, a bordo de uma aeronave:

A data foi instituída no ano de 1960 para marcar o primeiro encontro desses profissionais, que foi realizado na Grécia.

A primeira turma de Controladores de Tráfego Aéreo da Força Aérea Brasileira (FAB) foi formada em 1944, na antiga Escola Técnica de Aviação (ETAv). Em 1951, a ETAv, localizada em São Paulo (SP), e a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), no Rio de Janeiro (RJ), foram unificadas e transferidas para Guaratinguetá (SP), tendo como resultado a atual EEAR.

Esses profissionais atuam nas Torres de Controle de Aeródromos (TCA), Controles de Aproximações (APP), Centros de Controle de Área (ACC), Órgãos de Controle de Operações Militares (COPM) e, eventualmente, em outras funções que contribuem para o avanço da atividade de Controle de Tráfego Aéreo do país.

O serviço diário de um controlador é dinâmico e requer agilidade, concentração, sinergia, organização e, principalmente, trabalho em equipe. 

“O principal desafio é manter-se atualizado constantemente para estar preparado para as situações adversas, como as de emergência”, avalia o Sargento Weslei Canêdo de Oliveira, que faz parte do efetivo do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão (DTCEA-GL), no Rio de Janeiro.

Formado na EEAR em 2004, o Sargento Canêdo atuou por oito anos no Centro de Controle de Área de Curitiba (ACC-CW), prestando o serviço de tráfego aéreo nas regiões sul, sudeste e parte do centro-oeste. O militar também passou pelo Controle de Aproximação de Belo Horizonte (APP-BH) e, atualmente, é o Adjunto Operacional do Controle de Aproximação do Rio de Janeiro (APP-RJ), órgão operacional que conduz as aeronaves da decolagem até o início da fase de rota do voo, e do início da descida até o pouso.

“Essa é a fase do voo onde as aeronaves estão mais próximas umas das outras e em altitudes menores, normalmente no entorno de uma cidade. O controlador de APP determina a sequência das aeronaves para pouso, efetua as separações dos tráfegos em aproximação daqueles que estão realizando os procedimentos de saída, além de autorizar o ingresso de aeronaves em espaços aéreos controlados”, esclarece o Sargento Canêdo.

Outro órgão operacional é a Torre de Controle de Aeródromos. Além dos militares, lá também atuam os controladores civis nas posições operacionais de autorização de tráfego, controle de solo e controle de torre.

“Em geral, as atribuições dos controladores nas torres são de emitir autorizações de decolagem e pouso para as aeronaves nos circuitos de tráfego e nas Rotas Especiais de Helicóptero em sua área de jurisdição; autorizar os planos de voo, por instrumentos ou visuais; autorizar o táxi das aeronaves que saem e chegam, além da movimentação na área de manobra”, explica a Supervisora e Instrutora da Torre de Controle do Galeão (TWR-GL), Sargento Pollyana Machado Voazem.

 

 

Esquadrilha da Fumaça comemora o Dia do Aviador com apresentação em Caldas Novas (GO)


Juliano Gianotto | Publicada em 20/10/2022

Após se apresentar na capital paulista, no último final de semana, no tradicional Domingo Aéreo do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), evento este que reuniu cerca de 130 mil pessoas, a Esquadrilha da Fumaça segue para sua última demonstração de outubro.

Os céus de Caldas Novas (GO) serão marcados pela fumaça dos aviões da Força Aérea Brasileira, em mais uma demonstração na cidade. O evento será neste sábado (22), às 16h, no Aeroporto de Caldas Novas, com entrada gratuita.

Ao longo dos 70 anos do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), da FAB, esta será a quinta apresentação da Esquadrilha na cidade. Nesta ocasião, o show aéreo será em alusão ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, comemorados no dia 23 de outubro.

Vale destacar que esta será a primeira vez que os caldas-novense assistirão às acrobacias realizadas com aeronaves A-29 Super Tucano, já que o grupo se apresentou pela última vez em 2012, quando ainda operavam com os T-27 Tucano.

“Será uma honra realizar esta apresentação para o público presente. Além de estarmos comemorando o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, será a primeira apresentação com as atuais aeronaves A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça na cidade de Caldas Novas”, avalia o Capitão Aviador André Nery Bezerra, piloto de posição número #6 da equipe.

Antes de se apresentar na cidade goiana, a Esquadrilha da Fumaça fará uma apresentação reduzida na Base Aérea de Brasília (DF), nesta sexta-feira (21), durante o desfile militar em cerimônia de imposição da Comenda da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), cerimônia alusiva ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira, que será transmitida ao vivo pela Força Aérea Brasileira.

A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao CECOMSAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica.

 

 

Governo e empresas aéreas renovam acordo que salva 9 mil vidas a cada ano


Carlos Ferreira | Publicada em 20/10/2022

Aconteceu hoje (20) a cerimônia de assinatura do novo Acordo de Cooperação para Transporte de Órgãos e Tecidos entre a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), empresas aéreas, aeroportos, Ministério da Infraestrutura (MInfra), Ministério da Saúde, Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e Força Aérea Brasileira (FAB).

Em oito anos de parceria e colaboração da aviação nacional, foram transportados gratuitamente cerca de 57 mil órgãos, tecidos, itens para transplantes e equipes médicas, que contribuíram para o sucesso de um dos maiores programas de transplante de órgãos do mundo, parte do Sistema Único de Saúde (SUS). A diretora de relações institucionais da ABEAR, Jurema Monteiro, representou a associação no evento e na assinatura do acordo.

O presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz, foi homenageado durante a cerimônia pela criação do Programa Asas do Bem, que desde 2014 contribui diretamente para o transporte gratuito dos itens pelas associadas da ABEAR, além de promover a importância da doação de órgãos.

“Participar do programa de doação de órgãos é motivo de orgulho para a ABEAR e suas associadas. Além de conectar pessoas e destinos, as empresas aéreas contribuem com ações como essa, que salvam vidas. Essa renovação do acordo de cooperação é muito importante para o desenvolvimento do nosso país e para as pessoas que precisam dessa iniciativa. Seguimos juntos!”, afirma Sanovicz.

Também presente durante o ato, o secretário da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), Roney Glanzmann, se emocionou em participar da celebração.

“Depois de tudo o que passamos durante a pandemia, vemos como vale a pena os investimentos na aviação. Temos hoje órgãos sendo transportados para todos os destinos e pontos distantes de um país continental como o Brasil. A sociedade precisa ter acesso à saúde e o trabalho é gratificante, fazemos por amor, é emocionante ver um paciente falando que recebeu um coração graças a aviação”, compartilha.

MInfra

Para o secretário-executivo do MInfra, Bruno Eustáquio, infraestrutura é também promotora de cidadania. “Esse projeto leva esperança, pois ele tem um impacto que muda e dá vida para milhares de pessoas que foram salvas graças à cooperação de todos. É um marco histórico para o Brasil. Minha total deferência às companhias aéreas por este trabalho social”, completa.

Maíra Botelho, secretária da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES), aproveitou para alertar sobre a necessidade de sensibilização constante para a doação.

“Sem doação não há transplantes, e a taxa de recusa familiar ainda é um desafio. O Brasil lidera mundialmente em números de transplantes, o SUS é o maior financiador do sistema de doação de órgãos e durante a pandemia o país não interrompeu o programa, o que é uma vitória. O novo acordo assinado hoje será focado no aprimoramento da iniciativa para salvarmos ainda mais vidas pelo país”, concluiu.

Também participaram da assinatura de renovação o Tenente-Brigadeiro do Ar da Força Aérea Brasileira (FAB), Marcelo Damasceno; o diretor presidente da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC), Juliano Alcântara; o presidente da Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos (ANEEA), Fábio Rogério Teixeira; e representantes das companhias aéreas GOL, LATAM, VOEPASS e Azul.

Asas do Bem

O Programa Asas do Bem conta com o esforço de companhias aéreas, Ministério da Saúde, Confederação Nacional do Transporte (CNT), Ministério da Infraestrutura (Secretaria Nacional de Aviação Civil – SAC), Comando da Aeronáutica (Força Aérea Brasileira – FAB, Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA, e Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea – CGNA), Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Infraero, aeroportos concessionados e Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos (ANEAA).

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Brasil, líder de grandes exercícios aéreos internacionais

Os grandes exercícios aéreos internacionais Cruzex têm o Brasil como líder e ocorreram a partir de 2002

André Magalhães | Publicada em 20/10/2022 15:00

O exercício aéreo Salistre, que está ocorrendo no Chile, não é o único treinamento aéreo militar que ocorre no continente sul-americano. O Brasil realiza o maior deles, o Cruzex – Cruzeiro do Sul Exercise – nome completo oficial.

Este exercício multinacional ocorre desde 2002 e passou por algumas das mais importantes bases aéreas da Força Aérea Brasileira. Assim como o Chile, na Salistre, o Brasil é o anfitrião e a nação líder da operação que conta com a participação de diversas forças aéreas aliadas, tanto de países vizinhos, quanto de territórios mais afastados.

Cruzex I – Em 2022, a região sul do Brasil foi palco da primeira edição do treinamento, que contou com a presença estrangeira da Argentina, França e Chile. Este último apenas como observador. As cidades de catarinenses de Florianópolis, Lajes e Chapecó, bem como as rio-grandenses de Canoas, Pelotas, Santa Maria, Caxias do Sul e Passo Fundo, tiveram uma intensa movimentação de aeronaves.

A FAB participou com caças F-5, F-103 e A-1, bem como aviões de alerta aéreo antecipado R-99, aviões de transporte e reabastecimento C-115, C-95, KC-137, KC-130, P-95 e os helicópteros UH-1H, CH-34, UH-50.

A França se fez presente com caças Mirage 2000, o avião-radar E-3 e o avião-tanque KC135. Nossos vizinhos argentinos voaram com aviões MV e KC-130.

Cruzex II -  Realizada em 2004, desta vez o Rio Grande do Norte recebeu o treinamento. O Brasil recebeu as forças aéreas da França, Argentina e Venezuela. Como observadores, participaram o Peru, Uruguai e África do Sul.

A frota dos aviões da FAB seguiu basicamente a mesma de 2002, com destaque aos caças F-5, F-103 (Mirage III) e A-1.

A França trouxe novamente os Mirage 2000, E-3F e KC-135. O destaque foi para a Caracas que marcou presença com seus caças F-16, MIrage 50, um Boeing 707 e um helicóptero Super Puma.

Cruzex III – O ano de 2006 marcou a terceira edição do exercício e o Centro-Oeste, sobretudo o Planalto Central, foi palco das operações. Caças do Brasil, Argentina, Chile, Venezuela, Peru, Uruguai e França movimentaram a base aérea de Anápolis, em Goiás.

A edição deste ano foi a maior já realizada e abrangeu áreas do Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Distrito Federal.

Os donos da casa participaram com caças F-103, F-5, A-1, bem como as demais aeronaves já listadas acima. Aqui um destaque envolvendo Paris e Brasília. Em 2006, a FAB recebeu os seus primeiros Mirage 2000C/D, de um total de 12 aeronaves. Os deltas ficaram em serviço até 2013, quando foram aposentados, e o Gripen F-39 foi selecionado neste mesmo ano.

A França participou com os Mirage 2000, os E-3F e o KC-135. A Argentina trouxe os IA-58 Pucará, e o A-4AR Fightinghawk. Já o Chile, o Cessna A-37 Dragonfly. A Venezuela foi representada pelos F-16, VF-5, Mirage 50 e Boeing 707. O Uruguai tabem usou o I-58 Pucará e o A-37 Dragonfly.

Cruzex IV - 2008 – A partir deste ano a operação ocorreu somente na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte. A presença internacional foi da França, Chile, Uruguai e Venezuela.

O Brasil destacou-se pelo uso do Mirage 2000C/D, que havia sido incorporado desde 2006. A frota de caças ainda incluiu o F-5, o A-1 e o A-29 Super Tucano. As demais aeronaves da FAB foram as mesmas.

A França veio somente com os Mirage 2000, a Venezuela com os F-16, o Uruguai com os IA-63 Pucará e A-37 Dragonfly e o Chile com o F-5 e KB-707.

Cruzex V – 2010 – A quinta edição foi marcada por alguns destaques, como a entrada dos Estados Unidos no treinamento e a presença de novas e modernas aeronaves. O Brasil seguiu com a mesma frota de aviões. O destaque feio para a França que trouxe o Dassault Rafale, o caça mais moderno da edição. Os Estados Unidos trouxeram os F-16. A Argentina voltou a participar e foi representada pelos A-4 e KC-130. O Chile trouxe seus F-16 e KC-135.

Cruzex C2- 2012- Esta edição não houve aeronaves, mas sim envolta no meio teórico de planejamento de Comando e Controle. No entanto, destaque-se a presença do Canadá, Suécia, Inglaterra e Equador.

Cruzex VI – 2013-  A penúltima edição do treinamento voltou com a presença de aeronaves e das seguintes nações: Estados Unidos, Chile, Venezuela Colômbia, Equador e Uruguai.

Um fato curioso foi a não participação da França, que desde 2002, marcava presença. Isto aconteceu no mesmo ano no qual o Gripen foi escolhido, derrotando o caça francês Dassault Rafale, que concorria com o sueco para reequipar a FAB.

A frota de aviões de caça foi – Mirage 2000, F-5, RA-1, A-29, F-16 e A-37 Dragon Fly.

Cruzex VII - A última edição da Cruzex foi em 2018. A Base Aérea de Natal recebeu aeronaves dos seguintes países: Chile, Estados Unidos, Peru, Canadá, França, Uruguai e tropas de Portugal.

O anfitrião Brasil participou com caças F-5M, A-1M, A-29 Super Tucano e demais aeronaves das aviões de alerta aéreo antecipado, Transporte, Busca e Salvamento e Helicóptero. Um destaque brasileiro foi a presença dos caças aeronavais AF-1 Skyhawk.

Os jatos da Marinha do Brasil puderam realizar missões com aeronaves de diferentes países, além da integração e troca de experiência com pilotos estrangeiros.

A frota de caças internacionais foi composta por F-16 (Chile e EUA), Mirage 2000 (Peru), A-37 Dragonfly (Peru e Uruguai). A França enviou um C-235 e o Canadá C-130J Super Hercules. A Venezuela, Índia e Alemanha participaram como observadores.

Expectativas para próximas edições:

Por conta da Pandemia não foi possível realizar outras edições da Cruzex, mas passada a pior fase da crise sanitária da covid-19 é esperado que novas edições ocorram.

Uma das expectativas é a participação dos caças Gripen F-39, que estão sendo entregues ao Brasil.

As quatro primeiras unidades estão em processo de certificação militar. Com esta fase concluída, os aviões podem ser operados pela FAB.

O Gripen representa um grande salto tecnológico para nossa força aérea. No cenário do continente sul-americano será o caça mais moderno em ação.

FAB realizou eventos aéreos no norte e sudeste do Brasil

Eventos aéreos da FAB alusivos ao Dia do Aviador foram realizados em três capitais do Norte e do Sudeste

André Magalhães | Publicada em 20/10/2022 10:00

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou no último fim de semana três eventos abertos em comemoração do Dia do Aviador, a ser festejado no próximo dia 23. No sábado (15), na capital de Rondônia, Porto Velho, e no domingo (16), em Manaus, Amazonas, e na cidade de São Paulo houveram os tradicionais Portões-Abertos.

Os eventos foram abertos ao público que puderam ver de perto aeronaves da FAB, das demais forças armadas e da aviação civil.

Norte:

No dia 15, a base aérea de Porto Velho recebeu o público das 9h às 16h. O evento aeronáutico teve exposição de aeronaves da FAB, como o KC-390 Millennium, C-105 Amazonas, A-1M AMX, A-29 Super Tucano, entre outras. Também ocorreram voos panorâmicos aos sorteados que levaram 1kg de alimento não perecível.

A base de Porto Velho é sede do Esquadrão Grifo, que opera caças leves A-29 Super Tucano no patrulhamento aéreo, sobretudo no combate ao tráfico de drogas.

No domingo, a capital amazonense realizou os portões-abertos das 9h às 17h. O público pode conferir entrar na base aérea de Manaus e conferir de perto as aeronaves da FAB, da Marinha, do Exército, além de algumas civis.

A força aérea foi representada pelo KC-390 Millennium, pelo C-105 Amazonas, pelo A-29 Super Tucano, pelos helicópteros H-60L, pelo C-98 Caravan, pelo C-97 Brasília e pelo C-95 Bandeirante.

Já a aviação naval levou um helicópto UH-15 e o Exército HM-3 Cougar e com HM-1 Pantera.

A base aérea de Manaus é sede de importantes unidades da força aérea, como o 2º Grupo de Defesa Antiaérea e o 7º/8º GAV - Esquadrão Hárpia, 7º ETA - Esquadrão Cobra.

Sudeste:

No Parque de Material Aeronáutico de São Paulo, situado no aeroporto Campo de Marte, na capital paulista, ocorreu a edição 2022 do domingo aéreo, das 9h às 17h.

Diferente dos demais eventos, a entrada do público foi por meio de ingressos gratuitos que foram colocados à disposição online. O método foi para a melhor organização de público e controle do trânsito.

No pátio do Pama-SP, as aeronaves da FAB, de forças auxiliares e da aviação civil ficaram expostas. Também houve passagens do caça F-5EM, a apresentação do helicóptero H-50, entre outras demonstrações em solo.

O momento de maior destaque foi a Esquadrilha da Fumaça, que realizou uma apresentação  demonstrando as principais manobras do time e as capacidades do A-29 Super Tucano.

O PAMA-SP é responsável pela manutenção de parte da frota de aeronaves da FAB, inclusive dos caças F-5M.

Saiba Mais...

Este ano está sendo marcado pela volta dos tradicionais Portões-Abertos, que ficaram suspensos por dois anos por conta da crise sanitária do Covid-19.

Outros shows aéreos organizados pela FAB ocorreram na Base Aérea de Natal, Rio Grande do Norte, na Academia da Força Aérea, interior de São Paulo, na Base Aérea de Brasília, Distrito Federal, e na Base Aérea do Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, todos com a presença da Esquadrilha da Fumaça.

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FAB celebra Dia do Aviador com passagens baixas e Esquadrilha da Fumaça em Brasília


Gabriel Centeno | Publicada em 20/10/2022 14:00

O Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), celebrado no dia 23 de outubro, será marcado por uma cerimônia em Brasília (DF) nesta sexta-feira (21), a partir das 10h. A solenidade vai incluir passagens baixas e a presença do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), a Esquadrilha da Fumaça. 

Nesta manhã, diversas aeronaves militares sobrevoaram a capital federal em treinamento para a cerimônia. As passagens baixas incluíram a presença do Airbus KC-30 (A330-200), maior aeronave da FAB, acompanhado de aviões de caça e ataque F-5M Tiger II e AMX A-1M. Jatos KC-390 Millennium, C-99, E-99, R-99 e os turboélices C-105 e SC-105 Amazonas também voaram baixo no Distrito Federal. 

Em comunicado, a Força Aérea informa que ainda haverá a imposição da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA) à personalidades agraciadas. “A OMA é destinada a premiar os militares da Aeronáutica que tenham prestado notáveis serviços ao País ou tenham se distinguido no exercício de sua profissão, assim como para reconhecer serviços prestados à Aeronáutica por personalidades civis e militares e por Organizações Militares e instituições civis, brasileiras ou estrangeiras”, diz a instituição. 

A cerimônia também será transmitida ao vivo pelo YouTube pelo canal da FAB.

Celebrado anualmente, o Dia do Aviador relembra o primeiro voo do 14-Bis de Santos Dumont, em 23 de outubro de 1906, no Campo de Bagatelle, em Paris. A data ainda homenageia todos os aviadores, civis e militares, em especial os integrantes da FAB, que atuam no cumprimento da missão institucional de “Manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da Pátria”.