NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
NOTIMP 079/2025 - 20/03/2025
Brasil avança com operação do Sistema Espacial Lessonia-1 para defesa e monitoramento
Juliano Gianotto | Publicada em 19/03/2025 19:07
O Centro de Operações Espaciais (COPE) do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), em Brasília (DF), iniciou, no dia 14/03, a operação autônoma do Sistema Espacial Lessonia-1, assumindo o controle total da obtenção de imagens de radar de abertura sintética (SAR) adquiridas por sistemas espaciais de observação da Terra.
Esse marco representa um avanço significativo para o setor aeroespacial brasileiro, consolidando o êxito na operação independente dos satélites X39 e X43, que compõem a primeira constelação nacional de sensoriamento remoto por radar SAR.
As imagens captadas pelos satélites serão utilizadas no combate ao tráfico de drogas e à mineração ilegal, na atualização de produtos cartográficos, na determinação da navegabilidade dos rios, no monitoramento de queimadas e desastres naturais, na vigilância da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) e no controle das fronteiras, entre outras aplicações estratégicas. Com isso, a tecnologia fortalece a capacidade de vigilância e defesa do espaço aéreo, das fronteiras terrestres e das Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB).
O Chefe do COPE, Brigadeiro do Ar Alessandro Cramer, destacou a importância do uso de sistemas espaciais para a soberania e a defesa nacional:
“Com a cobertura global proporcionada pelo sensor embarcado nos satélites do Sistema Espacial Lessonia-1, daremos um salto significativo tanto na quantidade quanto na qualidade das informações disponíveis para apoiar as operações das Forças Armadas e de agências governamentais, especialmente em regiões desabitadas e de difícil acesso, como a Fronteira Oeste, a Região Norte e o Atlântico Sul. Isso fortalecerá nossa capacidade de monitoramento, resposta e proteção do território brasileiro”.
O Oficial-General ressaltou ainda o caráter dual do sistema, que amplia seus benefícios para além da defesa, contribuindo para projetos de fiscalização ambiental e prevenção de desastres:
“O Lessonia-1 não apenas reforça a segurança nacional, mas também contribui diretamente para o desenvolvimento sustentável e para a resiliência do nosso país diante dos desafios ambientais e climáticos”.
O Projeto Lessonia-1 integra o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE) e é executado pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC). O projeto consiste na aquisição de uma constelação de satélites de Sensoriamento Remoto por Radar (SRR) de órbita baixa, desenvolvida para atender às necessidades operacionais das Forças Armadas, do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM) e de órgãos governamentais civis.
O radar SAR (Synthetic Aperture Radar) é um tipo de radar usado para criar imagens de objetos, como paisagens. O equipamento fornece uma resolução espacial mais detalhada do que é possível com radares de feixe de varredura convencionais e, diferentemente dos sensores óticos, pode realizar imagens durante a noite e em condições de cobertura de nuvens. Essa capacidade apresenta uma vantagem estratégica no monitoramento de áreas de interesse.
O sucesso dessa operação destaca a crescente autonomia do Brasil no desenvolvimento e na gestão de tecnologias espaciais, reforçando a capacidade nacional de operar satélites de forma independente, reduzindo custos e minimizando a dependência de tecnologias estrangeiras.
Informações da Força Aérea Brasileira
Esquadrilha da Fumaça fará sua 1ª demonstração em Monte Mor-SP, em comemoração aos 154 anos da cidade
Juliano Gianotto | Publicada em 19/03/2025 19:27
Após uma série de demonstrações em Uberaba (MG), Tietê (SP), Paraguaçu Paulista (SP), Resende (RJ), Ouro Fino (MG) e Paraisópolis (MG), o próximo município a receber a Esquadrilha da Fumaça será Monte Mor, no interior de São Paulo. A cidade, que completa 154 anos, contará com uma apresentação aérea no dia 22 de março, às 15h00, no Mirante do Pôr do Sol.
Será a primeira vez que o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), da Força Aérea Brasileira (FAB) – popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça -, estará presente na cidade de Monte Mor. O EDA se apresenta com sete aeronaves A-29 Super Tucano. A apresentação tem cerca de 35 minutos e em torno de 50 acrobacias são feitas pelos pilotos militares.
Com a missão de realizar demonstrações aéreas por todo o Brasil e pelo mundo afora, o Esquadrão, que fica sediado na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), tem como atribuições estimular e desenvolver a vocação e a mentalidade aeronáuticas, valorizar a Força Aérea Brasileira e o sentimento de Patriotismo, demonstrar o alto grau de treinamento e a capacidade dos pilotos brasileiros.
“Somos um Esquadrão de comunicação, nossa missão é difundir a imagem institucional da FAB, e prestigiar os eventos comemorativos dos nossos municípios é uma oportunidade de levarmos um pouco da nossa Força Aérea para a população brasileira”, afirma o Capitão Aviador Marcílio Brito Fonseca, um dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça.
Após a apresentação em Monte Mor, o próximo município a receber os sete aviões da FAB será Orlândia (SP), no dia 29 de março, às 16h.
FAB inicia estudo para implantação de um estande modular de guerra eletrônica
As empresas interessadas devem entrar em contato com a Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate, até o dia 31/03
Redação | Publicada em 19/03/2025 18:00
O Comando da Aeronáutica (COMAER) iniciou estudos preliminares para implantação de um Estande Modular de Guerra Eletrônica. Este projeto tem como objetivo a aquisição de sistemas para teste de sensores de Guerra Eletrônica aero embarcados.
Uma das etapas para a realização dessa tarefa será a emissão de um Pedido de Informações (Request for Information – RFI) a potenciais fornecedores desse tipo de sistema. O referido pedido visa à obtenção de dados que permitam avaliar a viabilidade de prosseguir com a iniciativa.
As empresas interessadas devem entrar em contato com a Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate, até o dia 31/03 por meio do e-mail: [email protected]
Ressalta-se que a habilitação para o recebimento do RFI e a resposta a esse instrumento não criam nenhuma obrigação, tanto para o Comando da Aeronáutica quanto para a empresa respondente, servindo apenas para fornecer subsídios para a análise da viabilidade do projeto.
FONTE: Força Aérea Brasileira
EDIÇÕES ANTERIORES
107 de 17/04/2025
106 de 16/04/2025
105 de 15/04/2025
104 de 14/04/2025
103 de 13/04/2025
102 de 12/04/2025
101 de 11/04/2025
100 de 10/04/2025
099 de 09/04/2025
098 de 08/04/2025
097 de 07/04/2025
096 de 06/04/2025
095 de 05/04/2025
094 de 04/04/2025