NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
NOTIMP 041/2025 - 10/02/2025
Esta é a última semana para fazer inscrições para o Curso de Formação de Sargentos da Força Aérea Brasileira
Agência Força Aérea | Publicada em 09/02/2025 09:08
A Diretoria de Ensino (DIRENS) da Força Aérea Brasileira (FAB) informa que serão encerradas, às 15h da próxima sexta-feira, dia 14 de fevereiro, as inscrições para o processo seletivo para a Primeira Turma do Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica para ingresso em janeiro de 2026 (CFS 1/2026).
As vagas serão destinadas a candidatos de ambos os sexos, que atendam às condições e às normas estabelecidas nas Instruções do Exame. Para serem habilitados à matrícula no Curso, os candidatos não devem possuir menos de 17 anos, nem completar 25 anos de idade, até 31 de dezembro do ano da matrícula no CFS 1/2026, e ter concluído, na data da Concentração Final do Exame, o Ensino Médio do Sistema Nacional de Ensino.
O processo seletivo é composto por provas escritas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico, procedimento de heteroidentificação complementar e validação documental.
As provas escritas ocorrerão no dia 01/06/2025. Os aprovados em todas as etapas deste processo seletivo e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA) deverão se apresentar no dia 14/01/2026, na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), sediada em Guaratinguetá (SP), para habilitação à matrícula no Curso, que terá duração de dois anos.
Após a conclusão do curso com aproveitamento, o aluno será promovido à graduação de Terceiro-Sargento e será distribuído e classificado em uma das Organizações Militares (OM) do Comando da Aeronáutica (COMAER), localizadas em todo o território nacional, de acordo com a necessidade da Administração.
Para se inscrever basta acessar o site oficial da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR). A taxa de inscrição é de R$ 95,00. Para obter mais informações, consulte o edital clicando aqui.
Assinada ordem de serviço para readequação do hangar do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER)
Murilo Basseto | Publicada em 09/02/2025 11:02
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou nesta semana que deu mais um passo importante na preservação de sua história e cultura, com a assinatura, na quarta-feira (05/02), da Ordem de Serviço para a readequação do hangar do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER). A cerimônia foi realizada no Hangar do Posto do Correio Aéreo Nacional (PCAN), em Brasília (DF).
O evento foi presidido pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, recepcionado pelo Chefe do Escritório Avançado de Transição do INCAER, Tenente-Brigadeiro do Ar Vincent Dang.
A solenidade contou com a presença do Ministro de Estado da Aeronáutica nos períodos de outubro de 1992 a dezembro de 1994 e de novembro de 1995 a janeiro de 1999, Tenente-Brigadeiro do Ar Lélio Viana Lôbo; do Comandante da Aeronáutica no período de 30 de janeiro de 2015 a 4 de janeiro de 2019, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato; do Comandante da Aeronáutica no período de janeiro de 2019 a abril de 2021, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez; do Ministro-Presidente do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Francisco Joseli Parente Camelo; membros do Alto-Comando da Aeronáutica; Oficiais-Generais; Comandantes, Chefes, Diretores e Prefeitos de Organizações Militares da Aeronáutica; Graduada-Master do Comando da Aeronáutica (COMAER) e Graduado-Master da Guarnição de Aeronáutica de Brasília (GUARNAE-BR).
Durante a cerimônia, foi inaugurada a placa de efetivação do INCAER na GUARNAE-BR, simbolizando a consolidação do Instituto em seu novo espaço. Em seguida, os presentes assistiram a um vídeo institucional que apresentou as futuras instalações do INCAER e seu papel na preservação da memória aeronáutica.
Criado em 2010, o Sistema de Patrimônio Histórico e Cultural do Comando da Aeronáutica (SISCULT) tem sido fundamental para a valorização da cultura aeronáutica no Brasil. O Sistema tem a finalidade de planejar, orientar, coordenar e controlar as atividades culturais no âmbito da FAB, garantindo a preservação e a difusão da memória e dos valores históricos da Instituição.
Em seu discurso, o Tenente-Brigadeiro do Ar Vincent Dang destacou a importância do projeto para o fortalecimento da identidade da FAB e para a difusão da cultura aeronáutica.
“O Comando da Aeronáutica tem como objetivo, por meio desta magnífica edificação, promover ainda mais a valorização da história e da cultura da nossa Força Aérea. Com isso, trazemos para Brasília a sede do Instituto, órgão central do SISCULT. A Força Aérea, assim, reafirma seu compromisso em preservar, incentivar e divulgar a rica história e cultura de nossa Instituição”, ressaltou.
A assinatura da Ordem de Serviço foi conduzida pelo Chefe do Grupamento de Apoio do Distrito Federal (GAP-DF), Coronel Intendente Nilo Coelho Saraiva Junior, e pelo Diretor da empresa Multicon Engenharia, José Octávio Paganini. A readequação do hangar permitirá ao INCAER aprimorar suas atividades e cumprir sua missão com mais eficiência, promovendo e preservando a memória da aviação militar brasileira.
“Esse processo foi um grande desafio para o nosso Grupamento de Apoio para conclusão, ainda em 2024, mas com o apoio e o suporte da engenharia do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo e da nossa Consultoria Jurídica Adjunta do Comando da Aeronáutica, conseguimos finalizar e agora estamos em mais um marco importante que é a assinatura da Ordem de Serviço para início das atividades. Agora é focar na fiscalização e acompanhamento das etapas contratuais para que em um futuro bem próximo possamos inaugurar a nova sede do INCAER em Brasília, reforçando nossas raízes e celebrando as histórias da Força Aérea e da Aviação do Brasil”, destacou o Chefe do GAP-DF.
Alunos da EPCAR recebem platinas para início do ano letivo de 2025
Solenidade militar marca conclusão do Estágio de Adaptação Militar (EAM) dos aprovados no Curso Preparatório de Cadetes do Ar 2025
Redação | Publicada em 09/02/2025 12:15
Força, honra e espírito de corpo. Essas palavras descrevem um pouco da trajetória da Turma Black Hawk após intensos 27 dias de Estágio de Adaptação Militar (EAM), na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR). Em solenidade militar, nesta sexta-feira (07/02), os 134 estagiários receberam suas platinas e se tornaram, oficialmente, alunos da “Nascente do Poder Aéreo”, sediada em Barbacena (MG).
A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica Substituto e Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, acompanhado do Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira.
Os novos alunos foram aprovados no Curso Preparatório de Cadetes do Ar do ano de 2025 (CPCAR 2025) e passaram a compor o Primeiro Esquadrão da EPCAR, a tropa mais jovem da Força Aérea Brasileira (FAB).
Em suas palavras, o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica declarou aos novos Alunos que este período da carreira militar deles exigirá incansável dedicação. “Prezados alunos da turma Black Hawk, há exatos 46 anos, adentrava nesta querida escola o aluno 79/193 Farcic. Recordo-me, com nitidez, da ansiedade e do misto de emoções que me acompanharam ao cruzar os portões desta instituição. Naquele momento, eu e meus colegas da turma Tucano dávamos início a maior e melhor jornada de nossas vidas. Os primeiros dias foram desafiadores: a adaptação à rigorosa rotina, a saudade de casa e o peso da responsabilidade pareciam imensos. No entanto, foi nesse ambiente de disciplina e superação que encontrei companheiros que, com o tempo, tornaram-se verdadeiros irmãos. Hoje, são vocês que têm essa belíssima oportunidade. A vida na EPCAR ensina lições que permanecem para sempre”, frisou.
Comandante da EPCAR, o Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira parabenizou os futuros Cadetes do Ar, ressaltando a aprovação deles em um dos certames mais difíceis do País. “Vocês são os melhores dentre 26 mil candidatos, venceram uma grande batalha. Guerreiros da Turma Black Hawk, este momento ficará eternizado e, com ele, vem a responsabilidade militar e acadêmica, sempre balizada pelos preceitos militares e morais. Tenham orgulho de vestir o azul e ostentar a platina de Aluno da Escola Preparatória de Cedetes do Ar. Saibam que, de agora em diante, estaremos sempre juntos, rumo à realização do sonho de ser tornarem oficiais aviadores”, destacou.
A platina é composta por um distintivo e uma insígnia, confeccionados em metal, fixados em uma placa rígida revestida por tecido azul-aeronáutica para uso nos ombros. O Aluno Miguel Melo da Silva, 17 anos, primeiro colocado no CPCAR 2025, recebeu as platinas do Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica. Ele alcançou a média geral de 8,612 no CPCAR 2025. “Fiquei muito nervoso por estar nessa posição de destaque do Esquadrão, mas treinamos muito. Na EPCAR, eu aprendi a ser mais grato pelo meu tempo. Apesar da saudade da família, a gente busca a cada dia aprender mais, e eu creio que isso foi o que eu mais gostei, eu sinto que mudei muito”, contou.
No decorrer da cerimônia, o Terceiro e o Segundo Esquadrões, Turmas Thunderbolt e Xavante, respectivamente, entoaram seus gritos de guerra em homenagem à Black Hawk. Depois, foi a vez dos novos alunos entoarem pela primeira vez o próprio grito de guerra. Quando incorporados à Guarda de Honra, os novos alunos participaram do desfile militar ao som da canção da EPCAR.
Na EPCAR, três gerações de uma mesma família, unidas pela aviação militar, celebram um momento especial. O Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Machado Vieira observa com orgulho seu filho, o Tenente-Coronel Aviador Ricardo Tavares Vieira, que seguiu seus passos na carreira. Ao lado deles, o jovem Alexandre Vieira John, neto do Oficial-General, recebe as platinas, simbolizando um passo importante em sua trajetória rumo ao sonho de se tornar piloto.
“É a terceira geração na EPCAR. Esta escola sempre nos emociona, e agora ainda mais, revivendo toda a emoção que tive com meu filho — como aluno, como cadete — e agora com meu neto, que inicia sua jornada como aluno do primeiro ano”, ressaltou o Tenente-Brigadeiro Machado.
BLACK HAWK
O Black Hawk (Falcão Negro, traduzido para o português) é uma aeronave militar usada para infiltração e exfiltração de tropas, missões de resgate, atendimento a comunidades indígenas e operações de combate. Segundo a Aluna Dara de Macedo Carvalho, 17 anos, o nome do helicóptero foi escolhido para representar, principalmente, os valores de espírito de corpo, força e versatilidade. “Até porque é um helicóptero que roda muito à noite, uma aeronave de combate forte. Se não houver uma boa comunicação entre piloto, copiloto, mecânicos e equipe de solo, a missão não tem êxito. E a adaptação nos fez superar desafios além dos nossos limites, a gente aprendeu muito mais sobre empatia”, explicou.
Para o Aluno Ricardo Vassoler Braga, 17 anos, as características do Black Hawk também foram fundamentais para a elaboração do grito de guerra da Turma. “Assim como o helicóptero precisa da ação conjunta entre o piloto e demais integrantes, nós acreditamos que, juntos, todos conseguiríamos enfrentar qualquer situação. Mesmo que alguns tenham tido mais dificuldades, nós precisamos de força em conjunto”, finalizou.
A solenidade de Entrega das Platinas da Turma Black Hawk contou também com a presença do Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Machado Vieira; do Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga; do Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero; do Comandante da Academia da Força Aérea (AFA), Brigadeiro do Ar Eric Breviglieri, representantes do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, Oficiais das Forças Armadas, representantes das Forças Auxiliares, de órgãos federais, e do Graduado-Master da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), entre outras autoridades civis e militares.
EDIÇÕES ANTERIORES
080 de 21/03/2025
079 de 20/03/2025
078 de 19/03/2025
077 de 18/03/2025
076 de 17/03/2025
075 de 16/03/2025
074 de 15/03/2025
073 de 14/03/2025
072 de 13/03/2025
071 de 12/03/2025
070 de 11/03/2025
069 de 10/03/2025
068 de 09/03/2025
067 de 08/03/2025