NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA AÉREA & NAVAL


Força Aérea Brasileira celebra o Dia da Aviação de Asas Rotativas


Luiz Padilha | Publicada em 03/02/2025 15:34

O Dia da Aviação de Asas Rotativas é celebrado em 3 de fevereiro, em homenagem ao primeiro resgate em combate realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB), ocorrido em 1964 na República do Congo. Durante uma missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), os então Tenentes Aviadores Ércio Braga e Milton Naranjo, juntamente com os Sargentos João Martins Capela Junior e Wilibaldo Moreira Santos, a bordo do Helicóptero H-19, resgataram tripulantes e missionários prestes a serem capturados por rebeldes fortemente armados.

Esse marco histórico reflete os valores cultuados até hoje pela Aviação de Asas Rotativas, destacadamente o altruísmo, a abnegação, o comprometimento com a missão e o espírito de corpo. Como ressalta a canção do 1º/11º GAV – Esquadrão Gavião – Unidade responsável por ensinar a arte de pairar a todos os pilotos de Asas Rotativas da FAB: “Ninguém pode negar a bravura sem par, em qualquer tempo espaço ou lugar”.

Em tempos mais recentes, tais valores puderam ser observados no cumprimento de missões tais como o apoio às vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul, em 2024. Nessa operação de apoio ao Estado, as aeronaves H-36 Caracal e H-60 Black Hawk somaram mais de 450 horas de voo, realizando principalmente o resgate de pessoas isoladas em áreas alagadas, transporte de mantimentos e evacuações aeromédicas. A ação rápida garantiu a preservação de vidas e a assistência imediata aos mais afetados pela tragédia.

Também como tarefa de apoio ao Estado, na Operação Catrimani II que é uma ação conjunta interagências visando agir de modo preventivo e repressivo contra o garimpo ilegal, ilícitos transfronteiriços e crimes ambientais na Terra Indígena Yanomami. Os helicópteros são fundamentais na resposta à crise humanitária que atinge as comunidades indígenas da região.

Dessa forma, somando-se às diversas outras missões cumpridas ao longo de sua história, a Aviação de Asas rotativas demonstra que é peça fundamental para que a FAB possa entregar valor à sociedade e cumprir sua destinação constitucional e atribuições subsidiárias.

Para tanto, a FAB opera uma frota composta por helicópteros modernos, como o H-50 Esquilo, H-60 Black Hawk, H-36 Caracal, além dos VH-35 e VH-36. Essas aeronaves estão distribuídas em oito Esquadrões espalhados por todo o país: o Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1°/8° GAV) – Esquadrão Falcão – sediado na Base Aérea de Natal; o Segundo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (2°/8° GAV) – Esquadrão Poti – sediado na Base Aérea de Porto Velho; o Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3°/8° GAV) – Esquadrão Puma – sediado na Base Aérea de Santa Cruz; o Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5°/8° GAV) – Esquadrão Pantera – sediado na Base Aérea de Santa Maria; o Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7°/8° GAV) – Esquadrão Harpia – sediado na Base Aérea de Manaus; o Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2°/10° GAV) – Esquadrão Pelicano – sediado na Base Aérea de Campo Grande; o Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação (1°/11° GAV) – Esquadrão Gavião – sediado na Base Aérea de Natal; e o Terceiro Esquadrão do Grupo de Transporte Especial (GTE 3) – sediado na Base Aérea de Brasília.

Notoriamente, a execução de missões pelos Esquadrões de Asas Rotativas demandam um elevado grau de preparo e sinergia por parte das tripulações. Além dos pilotos, oficiais e graduados especialistas e médicos também atuam a bordo. Esses militares realizam funções como a operação do guincho de resgate, o tiro com armamento lateral e armamento embarcado, a descida por cordas (seja por rapel ou com o método de descida rápida “fastrope”), a preparação e monitoramento de cargas externas e o tratamento de pacientes durante o voo.

Considerando a sua capacidade de acessar áreas isoladas com agilidade, as tripulações de asas rotativas estão sempre em contato com a linha de frente, caracterizando-se pela integração com as tropas em solo.

Devido às suas características de versatilidade, as tripulações de Asas Rotativas são capazes de cumprir uma ampla gama ações, sendo que, atualmente, destacam-se como principais: Busca e Salvamento (SAR), Busca e Salvamento em Combate (CSAR), Evacuação Aeromédica (EVAM), Ensaios em Voo, Infiltração e Exfiltração Aérea, Transporte Aéreo Logístico e Transporte Especial.

Para aprimorar o treinamento inicial dos pilotos de Asas Rotativas da FAB, propiciando que possam cumprir toda essa gama de missões, a FAB conduz o Projeto TH-X, na Comissão Coordenadora do Projeto Aeronave de Combate (COPAC). O projeto TH-X consiste em substituir helicópteros H-50 Esquilo por versões mais novas, com manutenção facilitada e sistemas aviônicos mais atuais.

Nesse projeto, foram adquiridos 27 helicópteros H125, sendo 15 para a Marinha do Brasil (MB) e 12 para a FAB. Os novos modelos oferecem avanços no treinamento dos pilotos como o voo com os Óculos de Visão Noturna (Night Vision Goggles) com óculos de visão noturna e procedimentos de voo por instrumentos (apenas simulado, em condições de voo visual).

“O Projeto TH-X também fortalece a indústria nacional, tendo em vista as aeronaves serem montadas no Brasil. Por isso, sua implementação representa um marco estratégico para a aviação militar brasileira, garantindo não apenas a continuidade da instrução aérea, mas também um avanço significativo em termos de capacidade operacional e segurança para missões de treinamento e, eventualmente, missões de Busca e Salvamento e apoio a populações isoladas”, destacou o Tenente-Coronel Aviador Marco Aurélio De Oliveira Celoni, integrante da equipe de gerenciamento do Projeto, na COPAC.

Com toda a bagagem herdada de nossos antecessores, exemplos de dedicação e comprometimento, aliada aos avanços esperados em nossa aviação, a FAB ressalta mais uma vez o valor dos homens e mulheres, oficiais e graduados, que bradam de forma altiva o grito de guerra “AOS ROTORES… O SABRE!”.

OUTRAS MÍDIAS


QCONCURSOS - Concurso Epcar 2026: sai edital com 150 vagas para cadetes

Escola Preparatória de Cadetes do Ar divulga o edital do concurso Epcar 2026, com 150 vagas para ambos os sexos. Veja os detalhes

Mateus Carvalho | Publicada em 03/02/2025 11:23

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar publicou o edital do concurso Epcar para ingresso em 2026, cuja oferta é de 150 vagas para a formação de cadetes da Aeronáutica.

As oportunidades são destinadas a candidatos de ambos os sexos, sendo 120 vagas de ampla concorrência e 30 reservadas para candidatos negros.

O concurso selecionará alunos para o Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), voltado para quem possui o ensino fundamental completo. A seleção da EPCAR equivale ao ensino médio regular e tem como objetivo preparar o futuro cadete aviador da Força Aérea Brasileira (FAB).

CONFIRA O EDITAL DO CONCURSO EPCAR 2026

Requisitos do concurso Epcar

Para participar do concurso EPCAR, os candidatos devem ter o nível fundamental completo, ou seja, estarem aptos a ingressar no 1º ano do ensino médio.

Além disso, é necessário atender a outros requisitos, como:

Ter no mínimo 14 anos e no máximo 18 anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula;

Ser aprovado em todas as fases da seleção;

Não ser casado, não ter constituído união estável e não possuir filhos ou dependentes.

O Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) tem duração de três anos, em regime de internato, e é equivalente ao ensino médio regular, conforme o Sistema Nacional de Ensino. Durante esse período, os alunos recebem instrução nas áreas Geral e Militar. O curso ocorre em Barbacena MG.

O edital da EPCAR não especifica o valor do soldo que será pago ao cadete após a formação. A equipe do Qconcursos Folha Dirigida entrou em contato com a FAB para obter essa informação.

No entanto, é de conhecimento geral que todas as Forças Armadas oferecem uma bolsa auxílio aos alunos durante o curso de formação.

Resumo do concurso Epcar

Órgão: Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar)

Situação atual: edital publicado

Banca: Força Aérea Brasileira/Aeronáutica

Cargos: admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar

Escolaridade: nível fundamental

Vagas: 150

Remuneração: não informada

Inscrição: 6 a 26 de março

Taxa: R$100

Prova: 22 de junho

Como se increver no concurso Epcar?

As inscrições para o concurso EPCAR 2026 estarão abertas a partir das 10h do dia 6 de março e poderão ser realizadas até as 9h do dia 26 do mesmo mês.

Os interessados devem acessar o site da Aeronáutica (Ingressos EEAr) e localizar a área destinada ao concurso. Além de preencher o formulário de inscrição, será necessário gerar o boleto bancário e efetuar o pagamento da taxa de R$100 até o dia 4 de abril. Pedidos de isenção serão aceitos durante todo o período de inscrição para candidatos inscritos no CadÚnico e doadores de medula óssea. O resultado final dos pedidos de isenção será divulgado no dia 2 de abril. Quem não obtiver o benefício poderá seguir na disputa, desde que realize o pagamento da taxa dentro do prazo estabelecido.

Provas do concurso EPCAR serão realizadas em junho

Os candidatos do concurso EPCAR passarão por diversas etapas de avaliação, como ocorre nos demais concursos militares. A primeira fase será a prova objetiva, marcada para o dia 22 de junho.

A prova será aplicada no turno da manhã, com os seguintes horários:

Fechamento dos portões: 9h

Orientações gerais: 9h10

Início das provas: 9h40

Os gabaritos das provas serão divulgados no dia 25 de junho.

Conforme o edital, as provas serão realizadas nas seguintes cidades:

Belém (PA), Recife (PE), Natal (RN), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Barbacena (MG), São Paulo (SP), Pirassununga (SP), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Manaus (AM), Boa Vista (RR), Porto Velho (RO).

Os endereços dos locais de prova, juntamente com a alocação dos candidatos e outras informações importantes, serão divulgados na página da EPCAR no dia 13 de junho.

Disciplinas das provas

As provas escritas do concurso EPCAR serão compostas pelas seguintes disciplinas:

Língua Portuguesa

Matemática

Língua Inglesa

Redação

Quanto às provas discursivas, o número de redações a serem corrigidas será de até oito vezes o número total de vagas, ou seja, até 1.200 correções, respeitando o percentual de 20% destinado às vagas para candidatos negros.

Outras etapas

Além das provas escritas, o concurso também inclui as seguintes etapas:

Inspeção de Saúde (INSPSAU)

Exame de Aptidão Psicológica (EAP)

Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF)

Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC)

Validação documental

Essas fases têm caráter eliminatório e/ou classificatório.