NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
NOTIMP 033/2025 - 02/02/2025
Controladores de voo: atenção e raciocínio rápido são exigências da profissão conhecida como uma das mais estressantes do mundo
G1 visitou centro de controle da Força Aérea Brasileira (FAB), em Brasília, e conversou com profissionais. No Brasil, 4,4 mil militares e 145 civis são responsáveis pelo trabalho.
Brenda Ortiz, Marcella Rodrigues | Publicada em 01/02/2025 06:00
O áudio do controle de tráfego aéreo durante a colisão entre um avião e um helicóptero em Washington D.C., capital dos Estados Unidos, na quarta-feira (29), chamou atenção para o trabalho realizado pelos controladores de voo.
Um controlador de voo gerencia o tráfego aéreo durante decolagens, voos e pousos. Em monitoramento e comunicação com os pilotos, os profissionais organizam o fluxo aéreo e evitam colisões.
"Raciocínio rápido, atenção difusa e bom planejamento" estão entre os requisitos da profissão, diz o tenente-coronel Edvaldo Natal Tonetti, chefe do Centro Operacional Integrado (COI) do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), em Brasília.
No Brasil, a Força Aérea Brasileira (FAB) cuida do tráfego aéreo com 4.486 militares e 145 civis. O g1 visitou o Centro de Controle de Área em Brasília (ACC-BS ), que é responsável por 1/3 do tráfego aéreo do país (saiba mais abaixo).
A sargento Gabriela Maicá Rodrigues, de 32 anos, é uma das mulheres que atuam no controle de tráfego aéreo. Ela diz que o trabalho é desafiador e que a aviação é apaixonante (veja vídeo acima).
O ACC Brasília controla entre 1.850 a 2.100 aeronaves todos os dias, o que equivale a cerca de 33,3% do tráfego aéreo nacional. O centro opera em todo o Distrito Federal e parte de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Minas Gerais, Bahia e São Paulo.
O centro possui três turnos de trabalho, sendo que cada um dura entre 7h30 e 9h. Devido a necessidade de atenção extrema, os controladores descansam por 30min a cada 2h de trabalho; Cada turno conta com cerca de 40 profissionais; A quantidade de aviões que um controlador monitora depende do setor e sua complexidade, mas o número pode chegar até 14 aeronaves ao mesmo tempo.
Veja os principais pré-requisitos para ser um controlador de voo, segundo o tenente-coronel Edvaldo Natal Tonetti: Bom planejamento, Atenção difusa (prestar atenção em mais de uma coisa, ao mesmo tempo), Conhecimento das normas, Raciocínio rápido.
De acordo com o tenente-coronel Edvaldo Natal Tonetti, chefe do Centro Operacional Integrado (COI) do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), os controladores são "extremamente" importantes para a segurança das viagens nacionais e internacionais (veja vídeo acima).
Os primeiros cursos de formação para controladores de voo no Brasil datam do início dos anos 1940, quando foram baixadas instruções sobre a formação de sargentos especialistas da Aeronáutica.
"Em 1942 foi criada a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR). Em 1943, o presidente da República, Getúlio Vargas, aprovou o termo firmado pelo ministro da Aeronáutica, Joaquim Pedro Salgado Filho, para organização e manutenção de uma escola técnica de aviação em São Paulo", explica a FAB.
A Escola Técnica de Aviação (EVAv) começou a operar em 1943 para complementar a formação dos especialistas.
Os cursos que formam Controlador de Tráfego Aéreo (ATCO) no Brasil são: Curso de Formação de Sargento - Especialista em Controle de Tráfego Aéreo (CFS-BCT) na EEAR; Curso de Controlador de Trafego Aéreo (ATM-005) no Instituto de Controle do Espaço Aéreo.
Veja alguns dos requisitos para fazer o curso: Ter entre 17 e 24 anos; Ser brasileiro(a); Não estar respondendo por crimes; O controlador de voo, se militar, ingressa na profissão como Terceiro-Sargento da Força Aérea Brasileira (FAB); O salário inicial é em torno de R$ 4 mil; As inscrições para o curso de sargento da FAB estão abertas: https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/43663
Mulheres na aviação
Atualmente, mais de 50% do quadro de controladores é composto por mulheres. A sargento Gabriela Maicá Rodrigues incentiva as meninas que sonham em seguir a profissão.
"Estude, vale a pena estudar, vale a pena seguir a carreira. Nós somos muito reconhecidas aqui dentro. Nós temos muito apoio e é muito gratificante essa área", diz Gabriela.
Segundo a FAB, a primeira turma de mulheres militares foi a Império Azul, que ingressou na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) em 04 de fevereiro de 2002 e concluiu a formação em 27 de junho de 2003. Antes disso, algumas mulheres civis já atuavam na função.
Voo com transporte aéreo da FAB é operado pela primeira vez só por mulheres
Protagonismo feminino marca novo momento na aviação militar brasileira
Beto Souza | Publicada em 02/02/2025 03:30
A Força Aérea Brasileira (FAB) registrou, nesta semana, um marco histórico com o primeiro voo de uma aeronave Phenom, com tripulação composta exclusivamente por mulheres.
A aeronave U-100 Phenom, do Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6º ETA) – Esquadrão Guará, foi comandada pela Capitão Bruna, e a Tenente Karoline atuou como piloto. A missão de transporte logístico entre Brasília (DF) e Guarulhos (SP) representou um passo significativo na história da Aviação Militar Brasileira.
A Capitão Bruna expressou seu orgulho de liderar essa missão histórica e destacou a importância do momento. Segundo a capitã, o marco celebra o pioneirismo das mulheres na Força Aérea Brasileira e a capacidade feminina na aviação militar.
“Momentos como este mostram o quanto avançamos e nos inspiram a voar cada vez mais alto”, afirmou.
A capitã também ressaltou o impacto desse voo para futuras gerações de mulheres na aviação militar, e afirmou que a dedicação e a crença não conhecem limites.
O Phenom 100 é uma aeronave moderna, integrante da frota da FAB e utilizada para transporte de órgãos, além de operações logísticas. A aeronave se destaca pela sua versatilidade e eficiência em operações de transporte ágil.
Em nota, a FAB afirma que a tripulação exclusivamente feminina representa o avanço das mulheres na Força Aérea Brasileira e demonstra o preparo da instituição para receber as mulheres em todas as áreas.
Aviador brasileiro abatido na Segunda Guerra é homenageado em cerimônia na Itália
Murilo Basseto | Publicada em 01/02/2025 11:12
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou nesta semana que uma cerimônia solene, realizada no dia 22 de janeiro, marcou os 80 anos da queda da aeronave do Tenente Aviador Aurélio Vieira Sampaio, piloto do 1° Grupo de Aviação de Caça abatido em combate durante a Segunda Guerra Mundial.
O evento, realizado no norte da Itália, foi organizado pela Adidância de Defesa e Aeronáutica do Brasil na Itália em parceria com a Prefeitura de Rodano, cidade onde o militar brasileiro perdeu a vida em 1945.
A homenagem aconteceu no Monumento aos Mortos na Segunda Guerra Mundial e reuniu autoridades civis e militares, além de estudantes e moradores locais. A cerimônia foi marcada pela execução dos hinos nacionais do Brasil e da Itália, pela entrega de uma placa comemorativa em memória ao Tenente Aurélio e um diorama com a aeronave P-47 Thunderbolt que ele pilotava durante sua última missão.
Um momento de silêncio, acompanhado pelo toque de corneta, trouxe ainda mais emoção à solenidade, evidenciando o respeito e a admiração pelo sacrifício do aviador brasileiro.
Estiveram presentes no evento o Prefeito de Rodano, Rodolfo Corazzo; o Ministro Luiz Maria Pio Corrêa, do Consulado-Geral do Brasil em Milão; o Adido de Defesa e Aeronáutica do Brasil na Itália, Coronel Aviador Ricardo Da Cas; e o Adido do Exército Brasileiro na Itália, Coronel Jauro Francisco da Silva Filho.
Além disso, cerca de 40 estudantes e professores do ensino médio de Rodano participaram da cerimônia, que também teve caráter educativo, destacando a importância histórica da atuação da Força Aérea Brasileira na Segunda Guerra Mundial.
O Prefeito Rodolfo Corazzo destacou a importância de preservar a memória dos heróis que defenderam a liberdade, afirmando que o sacrifício do Tenente Aurélio jamais será esquecido e seguirá inspirando as futuras gerações. Ele também ressaltou que a cerimônia é um tributo à coragem e ao compromisso daqueles que lutaram por um mundo mais justo.
O Tenente Aurélio Vieira Sampaio é lembrado como um dos muitos heróis brasileiros que, com coragem e determinação, participaram da Campanha da Itália durante a Segunda Guerra Mundial. Sua contribuição foi essencial para a vitória das forças aliadas e para a consolidação da paz no continente europeu.
Missões de combate
Nascido em 31 de maio de 1923, em Aracaju (SE), o Tenente Aurélio Vieira Sampaio foi abatido, aos 21 anos, na sua 16ª missão de combate sobre a Itália. Após atacar locomotivas ao norte da cidade de Milão, seu caça P-47 Thunderbolt foi atingido por disparos da artilharia antiaérea.
O local exato da queda foi determinado graças à pesquisa realizada por Diego Vezzoli, da Associação Air Crash Po, e por Rafaele Serio, da empresa Leonardo. Entre outras condecorações, o militar recebeu as medalhas da Campanha de Itália e a Cruz de Bravura. Seus restos mortais estão sepultados no mausoléu do Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro.
FAB recebe nova versão de simulador do F-39 Gripen com avanços no treinamento de pilotos
Juliano Gianotto | Publicada em 01/02/2025 08:25
A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu da SAAB, empresa sueca responsável pelo desenvolvimento do caça F-39 Gripen, no dia 17/01, a nova versão do simulador Mission Trainer (MT), que evoluiu da configuração Basic Capability (BC) para a Basic Capability Update (BCU). A atualização traz funcionalidades ampliadas, alinhadas com o próximo avanço do F-39 Gripen, aperfeiçoando o treinamento dos pilotos operacionais.
Segundo informou a FAB, a entrega foi realizada após a execução do Site Acceptance Test (SAT), entre os dias 13 e 17/01, em Anápolis (GO). O processo contou com a participação de membros da Gerência Técnica do projeto Gripen, da Comissão de Avaliação Técnica (CAT), da Base Aérea de Anápolis (BAAN) e da SAAB.
A representante do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Coronel Engenheira Thais Franchi Cruz, destacou a importância do evento. “É uma grande honra acompanharmos a entrega de um produto que eleva a capacidade operacional da Força Aérea Brasileira, permitindo que o Esquadrão cumpra suas missões com maior eficiência e competência”, ressaltou.
O evento contou com a colaboração de especialistas do Centro de Computação de Aeronáutica de São José dos Campos (CCA-SJ), do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) e do Grupo Operacional de Anápolis (GOP-AN). Os profissionais analisaram previamente as documentações técnicas enviadas pela SAAB e, durante o SAT, realizaram testes de aceitação, conferindo a configuração e os hardwares entregues.
O Major Aviador Domingos Afonso de Moura Junior, piloto do 1º GDA, destacou as melhorias do simulador. “A atualização do MT é de extrema importância para a implantação do F-39 Gripen na FAB, pois a versão BCU trouxe novas capacidades que tornam a aeronave ainda mais eficaz em combate. Com o simulador atualizado, os pilotos poderão treinar, aprender as novas funcionalidades e explorar o potencial dessa nova versão”, afirmou.
Mais otimizações
Além da atualização do MT, a SAAB entregou, no dia 21/01, a atualização do simulador Aircraft System Trainer (AST) para a versão BCU. O SAT do AST foi realizado nos dias 20 e 21/01, também com a participação de integrantes do Grupo de Logística, sediado na Base Aérea de Natal (BANT), reforçando a importância da logística e da manutenção nas operações do F-39 Gripen.
A atualização dos simuladores representa um avanço significativo no processo de implantação do caça Gripen na FAB, aumentando a prontidão e a eficácia do 1º GDA. Com as novas funcionalidades, pilotos e equipes de manutenção estarão ainda mais preparados para enfrentar os desafios das missões de defesa aérea.
D24AM - Hospital de Aeronáutica de Canoas tem primeira mulher na direção
Coronel Médica Luciana Horovitz assume o comando, sucedendo o Coronel Médico Rodrigo Chaves
Da Redação | Publicada em 01/02/2025 07:00
A Coronel Médica Luciana Horovitz assumiu a direção do Hospital de Aeronáutica de Canoas (Haco), tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo em 74 anos de história da instituição. Ela recebeu o comando do Coronel Médico Rodrigo Moreira Chaves, que esteve à frente do hospital por dois anos.
A cerimônia de passagem de direção ocorreu nas instalações do Quinto Comando Aéreo Regional (V Comar), em Canoas (RS), e contou com a presença de autoridades militares e civis. A solenidade foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, que destacou a relevância do evento para a Força Aérea Brasileira (FAB).
O evento começou com o descerramento da fotografia do Coronel Rodrigo, agora incluída na Galeria dos Ex-Comandantes, no Salão Nobre do Haco. O ato foi uma homenagem ao trabalho desempenhado durante sua gestão e foi prestigiado pelo Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico Laerte Lobato de Moraes.
Em reconhecimento à sua atuação, o Coronel Rodrigo recebeu um fotolivro que registrou os momentos mais marcantes de sua trajetória à frente do Haco. Já a Coronel Luciana foi saudada pelo efetivo, que lhe entregou flores como gesto de boas-vindas e confiança em sua nova liderança.
Durante a cerimônia, foi entregue a Medalha “Mérito da Saúde Major-Brigadeiro Ângelo Godinho dos Santos” ao Major-Brigadeiro Médico Cloer Véscia Alves, que já dirigiu o Haco, em reconhecimento aos serviços prestados à Aeronáutica. Instituída em dezembro de 2023, a comenda homenageia militares e civis que se destacaram no Sistema de Saúde da Aeronáutica.
Em seu discurso, o Coronel Rodrigo expressou gratidão por seus 27 anos de serviços prestados, destacando as transformações na área médica e na infraestrutura da instituição. Ele agradeceu ao efetivo do hospital, aos comandantes do V Comar, à Diretoria de Saúde e, especialmente, à sua família pelo apoio constante.
Já o Major-Brigadeiro Laerte parabenizou o Coronel Rodrigo por sua gestão exemplar, marcada por disciplina, equilíbrio e empatia. Ele mencionou conquistas importantes, como o apoio à Operação Taquari II, a obtenção do Selo de Compromisso com a Qualidade Hospitalar, a capacitação de 150 militares e melhorias na infraestrutura do hospital. O Oficial-General reafirmou sua confiança na Coronel Luciana, desejando-lhe sucesso em sua nova função.
A mudança na direção do Haco representa mais do que uma nova etapa administrativa. Sob a liderança da Coronel Luciana Horovitz, o compromisso com a excelência no atendimento à saúde dos militares e seus dependentes permanece firme, simbolizando a continuidade de um trabalho pautado pela dedicação e pela missão de servir à defesa do país.
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