NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


AGÊNCIA BRASIL


Nove aeroportos brasileiros estão entre os mais pontuais do mundo

Aeroporto de Guarulhos (SP) apresentou o melhor desempenho

Luciano Nascimento | Publicada em 07/01/2020 12:25

Relatório anual da consultoria OAG, que analisa a aviação mundial, classificou nove aeroportos brasileiros entre os mais pontuais do mundo. O documento traz a lista com os 20 aeroportos mais pontuais nas categorias pequenos (2,5 milhões a 5 milhões de assentos), médios (5 milhões a 10 milhões de assentos), grandes (10 milhões a 20 milhões de assentos), muito grandes (20 milhões a 30 milhões de assentos) e megas (mais de 30 milhões de assentos).

Entre os terminais brasileiros, o Aeroporto de Guarulhos (SP) apresentou o melhor desempenho, ficando em quarto lugar na categoria mega, atrás apenas dos aeroportos de Detroit (EUA), Minneapolis/St Paul (EUA) e Istanbul Sabiha Gokcen (Turquia), listados como os mais pontuais do planeta. Além de Guarulhos, destacaram-se os aeroportos de Brasília, listado em quarto, e o de Congonhas, em 12º, entre os aeroportos de grande volume de partidas (entre 10 milhões e 20 milhões).

Também se destacaram os terminais de Fortaleza (11º) e Curitiba (18º), na categoria Small Airports - pequenos terminais -, com média de 2,5 milhões a 5 milhões de partidas por ano. Já na categoria Medium Airports, que abrange terminais com média de 5 milhões a 10 milhões de partidas por ano, tiveram destaque os aeroportos de Recife (7º), Rio de Janeiro - Galeão (9º), Belo Horizonte - Confins (10º) e Rio de Janeiro - Santos Dumont (15º).

A consultoria britânica avaliou 57,7 milhões de voos e as 250 companhias aéreas que mais voaram em 2019. O critério da OAG para classificar o voo como pontual é decolar ou pousar com desvio de horário abaixo de 15 minutos, incluindo os voos cancelados que reduzem a pontualidade da empresa ou aeroporto.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

PORTAL DEFESANET


Militares do Batalhão DOMPSA participam da segunda fase de lançamento de cargas nos EUA

Prosseguem acelerados os testes de qualificação para a entrada em serviço do KC-390 na FAB

Redação | Publicada em 07/01/2020 09:50

No período de 28 de outubro a 6 de dezembro de 2019, militares do Batalhão de Dobragem, Manutenção de Pára-quedas e Suprimentos pelo Ar (B DOMPSA) e do Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil participaram da segunda fase da campanha de lançamentos de cargas médias e pesadas da aeronave KC-390, na Base do Exército Americano "Yuma Proving Ground", na cidade de Yuma, estado do Arizona, nos Estados Unidos.

Os militares, que são especialistas DOMPSA, trabalharam realizando a inspeção das cargas montadas para lançamento, o embarque e a montagem do sistema de lançamento no avião, a inspeção do sistema de lançamento montado na aeronave, a operação da Zona de Lançamento (ZL), o acompanhamento dos lançamentos e a inspeção dos equipamentos após serem lançados na ZL. No transcorrer da missão, foram realizadas, com êxito, todas as atividades propostas pela empresa Embraer para a certificação da aeronave KC-390.

Por fim, a missão foi concluída com o lançamento mais pesado realizado por militares brasileiros na história: uma carga de, aproximadamente, 42.000 libras.