NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL R7


Concurso do ITA tem editais publicados com 110 vagas e salários de até R$ 14,1 mil

Instituição oferece oportunidades para técnico, pesquisador, tecnologista e professor do magistério

Da Redação | Publicada em 10/06/2025 13:43

O ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) divulgou editais de concurso público para os cargos de técnico, pesquisador, tecnologista e professor do magistério superior.

Ao todo, serão 110 vagas, com remunerações que variam entre R$ 5 mil e R$ 14,1 mil, conforme o cargo e a titulação exigida.

As inscrições serão abertas no dia 1° de julho e ficarão disponíveis até 8 de agosto.

As taxas são de R$ 180 (técnico e tecnologista) e R$ 200 (pesquisador e professor do magistério superior). O interessado pode se candidatar no próprio site da instituição.

Segundo o edital, a maioria das oportunidades é para São José dos Campos, em São Paulo. O concurso também reserva vagas para o campus de Fortaleza, no Ceará.

Para os cargos de professor do magistério e pesquisador, o concurso do ITA exige como titulação mínima o doutorado. Já para o cargo de tecnologista, é possível concorrer somente com graduação.

O cargo de técnico da carreira de Desenvolvimento Tecnológico é destinado a candidatos com o nível médio/técnico, nos seguintes cursos.

  • Edificações;
  • Elétrica;
  • Refrigeração;
  • Informática
  • Mecânica;
  • Química;
  • Física;
  • Informática II;
  • Mecânica II;
  • Eletrônica;
  • Eletrotécnica; e
  • Mecânica III

Sobre as provas

Os candidatos inscritos no concurso serão avaliados por meio de provas objetiva e discursiva e avaliação de títulos, conforme o cargo escolhido. A depender da vaga, haverá ainda entrevistas técnicas, conforme previsto nos editais específicos. Os servidores contratados serão admitidos pelo regime estatutário, que assegura a estabilidade ao servidor.

PORTAL AEROIN


DECEA aproxima usuários de drones e anuncia avanços no gerenciamento do espaço aéreo no Drone Show 2025


Juliano Gianotto | Publicada em 10/06/2025 09:53

Com foco na aproximação com usuários de drones e na divulgação de novos recursos e normas sobre o acesso de aeronaves não tripuladas ao espaço aéreo, o DECEA participou, entre 3 e 5 de junho, da maior feira de drones da América Latina, o Drone Show 2025, em São Paulo.

O evento reuniu cerca de 7 mil visitantes e mais de 100 expositores, entre fabricantes, reguladores, operadores e desenvolvedores de tecnologia do setor. O DECEA marcou presença com estande próprio, workshops e palestras sobre espaço aéreo, segurança cibernética e mobilidade aérea urbana.

Sob coordenação do chefe da Seção de Planejamento de Aeronaves Não Tripuladas do DECEA, Major Rodrigo Gonzalez Martins de Magalhães, a participação institucional teve como objetivo aproximar o órgão dos usuários, divulgar projetos em andamento e esclarecer dúvidas normativas e operacionais. “Nosso principal foco foi o contato direto com pilotos e operadores, para orientá-los sobre o uso correto do espaço aéreo e apresentar o Projeto BR-UTM”, explicou o oficial.

Durante o evento, foram realizadas 21 sessões do workshop sobre o SARPAS, sistema utilizado para solicitar acesso ao espaço aéreo por drones. Ao todo, foram disponibilizadas 168 vagas para esses encontros, realizados dentro do estande do DECEA. Especialistas também atenderam o público para tirar dúvidas sobre cadastro de drones, análises de risco operacional, atualizações regulatórias, entre outros temas.

Entre os destaques esteve a evolução do Projeto BR-UTM (Gerenciamento de Tráfego Não Tripulado no Brasil), que visa viabilizar a operação de drones além da linha de visada, com suporte de sistemas interoperáveis para o gerenciamento do tráfego aéreo. O DECEA anunciou ainda três melhorias previstas para o sistema SARPAS em 2025: autenticação alternativa ao login via gov.br, lançamento de um aplicativo móvel e oferta de uma API para integração com sistemas de terceiros.

“As melhorias no SARPAS buscam ampliar o alcance do sistema, facilitando o acesso de usuários estrangeiros e profissionais que utilizam softwares próprios para planejamento de voo. Quanto mais operadores compartilharem seus planos com o DECEA, maior será a previsibilidade e a segurança dos voos”, destacou o Major.

O estande do DECEA, sempre movimentado, se destacou pelo diálogo direto com profissionais envolvidos na formulação das regras do setor, criando um ambiente acessível para explicar a estrutura normativa e os procedimentos necessários para operar drones de forma legal e segura.

Além do estande, o DECEA participou de dois seminários dedicados à Mobilidade Aérea Urbana (UAM). No dia 3, durante o seminário “eVTOLs no Ecossistema de Mobilidade Urbana”, o gerente do Projeto de Mobilidade Aérea Urbana do DECEA, Capitão especialista em Controle de Tráfego Aéreo Márcio André da Silva, abordou a “Organização do Espaço Aéreo em Áreas Urbanas”.

No dia 5, no Fórum “eVTOL – Aviação do Futuro”, o oficial falou sobre a “Digitalização do Espaço Aéreo” e o chefe da Seção de Comunicações e Segurança Cibernética, Tenente-Coronel Engenheiro Cleiton Almeida Ataíde, tratou da cibersegurança, destacando formas de proteger sistemas e aeronaves contra interferências maliciosas.

Durante as apresentações, o DECEA divulgou a publicação da Concepção Operacional Nacional da Mobilidade Aérea Urbana (PCA 351-7), documento que estabelece diretrizes para a integração de aeronaves eVTOL ao espaço aéreo brasileiro — um passo importante para o avanço da UAM no país.

A participação no Drone Show também permitiu fortalecer parcerias com órgãos e empresas do setor. “A aproximação com essas instituições é essencial para o alinhamento normativo e para garantir que cada órgão compreenda seu papel na regulação do setor. Também é uma forma de consolidar a cooperação com as empresas envolvidas no BR-UTM”, ressaltou o Major Rodrigo.

Para o chefe da Assessoria de Transformação Digital do DECEA, Coronel Aviador Dennys Wallace Duncan, o evento é uma oportunidade estratégica para mostrar à sociedade o trabalho que normalmente ocorre nos bastidores. “O Drone Show é fundamental porque é um dos principais canais de contato direto com o público, o cidadão, que é o grande motivador da existência do DECEA. Trabalhamos para ele, para garantir o controle do espaço aéreo”, afirmou.

O Coronel também enfatizou a importância da transparência e da construção coletiva das normas. “Muitas vezes o trabalho é silencioso e, sem eventos como este, fica difícil expor as ações em andamento, as ferramentas disponíveis e o que já vem sendo feito. Queremos incluir todos no diálogo sobre o uso seguro e compartilhado do espaço aéreo por drones.”

No Dia Mundial do Meio Ambiente, DECEA destaca iniciativas para uma aviação mais eficiente e sustentável


Juliano Gianotto | Publicada em 10/06/2025 20:08

Entre as nuvens e o solo, há mais do que tecnologia em ação: há um compromisso essencial com o futuro do planeta. A aviação, setor estratégico para o desenvolvimento do Brasil, tem buscado se reinventar para atender não apenas às demandas por eficiência e segurança, mas também às questões ambientais.

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio de um serviço de gerenciamento de tráfego aéreo mais eficiente e de ações sustentáveis, tem atuado para minimizar os impactos da aviação no meio ambiente.

O chefe da Divisão de Assistência Integrada (DAIN), Major Pedro Henrique Gerwing Oliva, afirma que os desafios ambientais exigem ação coordenada e soluções práticas. “O DECEA, em conjunto com outros países membros da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), trabalha incansavelmente por uma aviação mais sustentável. Buscamos rotas mais eficientes, perfis de voo otimizados e a redução das emissões de gases que impactam diretamente a atmosfera. Internamente, também adotamos medidas para o uso mais consciente de materiais e recursos naturais”, explica.

Por meio do Programa SIRIUS Brasil, o DECEA gerencia e implementa dezenas de projetos com o objetivo de promover um tráfego aéreo ordenado, fluido e seguro, que atenda às diretrizes da OACI e, ao mesmo tempo, preserve e fortaleça ações de sustentabilidade.

Muitas outras iniciativas têm sido implementadas com o intuito de minimizar os impactos da aviação no meio ambiente. Entre essas medidas, destacam-se a adoção de trajetórias de voo mais curtas e perfis otimizados de subida e descida para diferentes categorias de aeronaves.

Além das melhorias operacionais, o DECEA também atua no assessoramento técnico de suas unidades subordinadas. É o caso do Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ), e do Segundo e Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II e III), reconhecidos com o selo A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública), concedido pelo Ministério do Meio Ambiente. A certificação destaca práticas institucionais voltadas à sustentabilidade, como gestão de resíduos, uso racional de água e energia, além de programas de conscientização ambiental.

A adoção de painéis solares em diversas unidades e destacamentos do DECEA também é um marco importante nessa trajetória. O investimento na instalação de usinas solares em pontos estratégicos e isolados do país, como Surucucu (RR), Tiriós (PA) e Fernando de Noronha (PE), garante o funcionamento de sistemas de navegação aérea com menor impacto ambiental.

As iniciativas reduziram significativamente o consumo de diesel e os custos operacionais, com economia de até 82% na geração de energia. Em Noronha, por exemplo, a energia solar já abastece cerca de 80% da demanda da unidade local, gerando economia anual de mais de R$ 400 mil e contribuindo para a redução de poluentes na ilha.

Mas os avanços não param. Para o DECEA, a sustentabilidade é uma jornada contínua. Novos projetos estão em desenvolvimento, e o compromisso com a inovação e a sustentabilidade segue como prioridade.

PORTAL R3 (SP)


Reunião da Aviação de Transporte é realizada na Base Aérea de Anápolis

A programação teve início no domingo (8), com a chegada das Unidades Aéreas, uma prova de conhecimento teórico e uma confraternização de boas-vindas

Agencia Força Aérea | Publicada em 10/06/2025 08:31

Lançar, Suprir e Resgatar! A Aviação de Transporte da Força Aérea Brasileira (FAB) celebra, na próxima quinta-feira (12/06), 94 anos desde a sua criação. Para celebrar, está sendo realizada a tradicional Reunião da Aviação de Transporte (RAT 2025), na Base Aérea de Anápolis (BAAN).

A programação teve início no domingo (8), com a chegada das Unidades Aéreas, uma prova de conhecimento teórico e uma confraternização de boas-vindas. O clima de camaradagem e profissionalismo marcou o início de um evento que reúne gerações de aviadores e técnicos dedicados às missões de transporte aéreo.

Na segunda-feira (9), as atividades começaram com a chegada do Comandante de Preparo (COMPREP), Tenente-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, que também realizou a palestra de abertura do simpósio, ressaltando a significativa integração entre as Unidades e a constante modernização da Aviação de Transporte.

O Comandante de Preparo destacou a relevância do encontro, que se consolida como um espaço de reflexão e fortalecimento da FAB. “É um evento para fortalecimento de vínculos e construção do futuro da nossa Força Aérea. A Aviação de Transporte é, sem dúvida, uma das expressões mais visíveis do poder aeroespacial brasileiro. Seja levando ajuda humanitária, realizando evacuações aeromédicas, apoiando operações militares ou integrando as dimensões continentais do nosso território, o transporte aéreo militar é sinônimo de prontidão, flexibilidade e solidariedade”, afirmou o Oficial-General.

O evento contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, que, acompanhado de outros Oficiais-Generais, participou da cerimônia oficial da RAT 2025, reforçando a importância estratégica da Aviação de Transporte para a Força Aérea Brasileira.

O Comandante da Aeronáutica destacou os avanços recentes da aviação militar. “Hoje, vemos o fortalecimento da nossa capacidade aérea com a incorporação de aeronaves estratégicas, como o KC-390, essencial para missões nacionais e internacionais, e o KC-30. Destacamos também o C-105, que passou a operar na Antártica, demonstrando nossa presença nos pontos mais remotos do continente. A capilaridade da nossa Aviação de Transporte, incluindo aeronaves de pequeno e médio porte, tem permitido atender com eficiência a diversas demandas da população. Podemos citar, com orgulho, as missões humanitárias realizadas nos últimos anos, como o resgate de brasileiros na Faixa de Gaza e em Israel. Nessas horas decisivas, a Força Aérea mostra, mais uma vez, que está sempre pronta e presente quando o Brasil mais precisa”, afirmou o Comandante.

Durante a edição de 2025, o Gerente Operacional da Aviação de Transporte do COMPREP e um dos organizadores da RAT, Major Aviador Hytalo Alves Rodrigues De Castro eSilva, destacou a importância do evento não apenas como uma oportunidade de atualização técnica e troca de conhecimentos, mas também como um momento de fortalecimento da doutrina e das tradições da aviação de transporte. “A convivência entre os militares e a integração entre os esquadrões contribuem diretamente para a coesão, o espírito de corpo e a preservação dos valores que norteiam a atuação da Força Aérea Brasileira”, afirmou o Oficial.

Na terça-feira (10), a programação contará com palestras técnicas que reforçarão o papel estratégico da Aviação de Transporte.

O Comandante da Base Aérea de Anápolis, Coronel Aviador Leandro Vinicius Coelho, ressaltou a importância histórica da realização da Reunião da Aviação de Transporte 2025 na BAAN, destacando o papel crescente da unidade nas operações da Força Aérea Brasileira. “É uma ocasião muito especial para a Base Aérea de Anápolis.
Pela primeira vez, temos a honra de sediar a Reunião da Aviação de Transporte. Trata-se de um momento ímpar, histórico para esta Base, que foi inaugurada há 53 anos”, afirmou o Oficial.

Aviação de Transporte

Atualmente, a FAB conta com 13 unidades de Aviação de Transporte distribuídas por todo o Brasil, operando aeronaves como KC-30, KC-390 Millennium, C-105 Amazonas, C-99, C-97 Brasília, C-98 Caravan, C-95 Bandeirante e U-100 Phenom. Essas unidades estão estrategicamente sediadas em Manaus (AM), Belém (PA), Parnamirim (RN), Rio de Janeiro (RJ), Canoas (RS), Campo Grande (MS), Anápolis (GO) e Brasília (DF).

FAB inicia modernização da frota de aeronaves C-97 Brasília

Será atualizada toda a aviônica das aeronaves, trazendo mais precisão, confiabilidade e capacidade de integração com outros sistemas

Portalr3 Defesa, Com Agência Força Aérea | Publicada em 10/06/2025 11:28

A Força Aérea Brasileira (FAB) deu início ao processo de modernização de sua frota de aeronaves C-97 Brasília. O novo pacote aviônico – sistemas e equipamentos eletrônicos -proporcionará capacidades aprimoradas, oferecendo mais precisão na navegação, maior confiabilidade e integração com outros sistemas avançados. A iniciativa faz parte do compromisso contínuo da FAB com a manutenção de elevados padrões de segurança e desempenho na aviação.

A modernização das três primeiras aeronaves será realizada por militares do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA LS), nas instalações da empresa nos Estados Unidos, com supervisão de seus técnicos. As demais unidades serão atualizadas já diretamente no PAMA LS.

“A modernização desta aeronave representa um passo importante para a nossa Força e materializa um esforço coletivo. Todo o processo conduzido pela área logística — do planejamento e contratação à preparação da equipe — foi coordenado com grande zelo pelo PAMA LS”, destacou o Diretor do Parque, Coronel Aviador Claudomiro Feltran Junior.

“Mais do que um avanço tecnológico em uma aeronave, este projeto marca um ganho significativo na capacidade operacional da FAB. A equipe enviada retornará capacitada, pronta para multiplicar o conhecimento adquirido e garantir autonomia e pleno domínio sobre os novos sistemas incorporados à nossa frota”, completou.

O primeiro avião a passar pelo processo faz parte da frota do Sexto Grupo de Transporte Aéreo (6º ETA) – Esquadrão Guará – e foi levado de Brasília para os Estados Unidos nesta segunda-feira (09/06). “O Esquadrão está extremamente feliz por realizar tal missão. Estar na vanguarda da Força Aérea na modernização do C-97 é motivo de muito orgulho e satisfação para os pilotos em razão do ganho operacional alcançado com a atualização da aeronave”, ressaltou o Comandante da Unidade, Tenente-Coronel Aviador Daniel Rodrigues Oliveira.

A modernização

O pacote aviônico a ser instalado inclui tecnologias de ponta em navegação, comunicação e vigilância, projetadas para ampliar a consciência situacional dos pilotos e otimizar operações críticas de missão.

A principal atualização será no sistema de navegação por satélite (GPS), com a instalação de PFDs (Primary Flight Display) e MFDs (Multi-Function Display) – telas integradas ao sistema de instrumentos eletrônicos de voo. O PFD exibe dados essenciais como altitude, velocidade e atitude da aeronave, enquanto o MFD apresenta informações de navegação, sistemas da aeronave e pode, inclusive, funcionar como backup para o PFD.

“A modernização permitirá a operação da aeronave com ainda mais segurança, passando a realizar procedimentos RNP [Required Navigation Performance] com precisão. Além disso, o aumento da consciência situacional proveniente de instrumentos embarcados na aeronave é um ganho operacional muito importante para um dos projetosalicerce do transporte aéreo logístico da FAB”,
afirmou o Capitão Aviador Henrique Santos Barcelos da Costa, um dos pilotos responsáveis por levar a primeira aeronave até as instalações da Worldwide Aircraft Services Inc. (WASI) nos Estados unidos.

O RNP é um procedimento de navegação que permite que as aeronaves voem em trajetórias específicas e realizem pousos e decolagens com alta precisão, baseado em sistemas de navegação como GPS.

FAB participa de Jornada de Aviação Civil

Entre os destaques da programação está a Mesa Redonda sobre o Plano Nacional de Contingência AVSEC

Portalr3 Defesa, Com Agência Força Aérea | Publicada em 10/06/2025 16:24

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), participada XIII Jornada AVSEC, que começou nesta terça-feira (10/06), em Brasília. O evento é promovido anualmente pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e reúne especialistas e representantes de diversas entidades e empresas nacionais e internacionais do setor de Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita (AVSEC, em inglês).

Entre os destaques da programação está a Mesa Redonda sobre o Plano Nacional de Contingência AVSEC, que contou com a participação do Chefe do Subdepartamento de Administração do DECEA, Brigadeiro James Souza Short, junto a representantes da ANAC e da Polícia Federal. O debate teve o objetivo de fortalecer a integração entre órgãos e aprimorar protocolos para respostas rápidas e coordenadas em situações de risco.

Para o Brigadeiro do Ar James Short, a participação do DECEA no evento é fundamental para fortalecer a segurança no controle do espaço aéreo e ampliar a cooperação entre as instituições responsáveis. “O tema AVSEC é de extrema relevância, pois representa a interação direta entre o sistema de aviação e a sociedade, evidenciando como nossos meios de segurança são constantemente aplicados e testados. O DECEA está plenamente preparado para contribuir com a ANAC nesse processo contínuo de aprimoramento do sistema aéreo comum. A Força Aérea Brasileira segue sempre pronta, seja por meio de seus recursos operacionais, seja com seus controladores capacitados, para atender com excelência às demandas da aviação brasileira”, afirmou o Oficial-General.

Durante a mesa redonda, foi anunciado o 1º Exercício Nacional de Contingências AVSEC, que será realizado em setembro deste ano. O Superintendente de Infraestrutura Aeroportuária da ANAC, Giovano Palma, comentou sobre a importância do evento.

“Esse exercício faz parte do planejamento contínuo do setor para sua constante evolução. Sabemos que a aviação depende de muito preparo e que quem não treina não consegue atuar de forma eficaz. É justamente para isso que serve esse exercício: para definirmos protocolos, verificarmos se os procedimentos planejados estão sendo cumpridos e, principalmente, para aprendermos com as lições obtidas. Assim, garantimos um atendimento ágil e uma resposta pronta e eficiente a qualquer evento que venha a ocorrer”, destacou.

A XIII Jornada AVSEC segue com a programação até quarta-feira (11/06), com discussões sobre segurança operacional, inovações tecnológicas, boas práticas, exercícios simulados e desafios para soluções tecnológicas.

OUTRAS MÍDIAS


JORNAL FOLHA DO PROGRESSO - Mais de 60 médicos da FAB realizarão mutirão de saúde gratuito em Santarém (PA)


Maria Alessandra | Publicada em 10/06/2025 08:33

A Força Aérea Brasileira (FAB) contará com mais de 60 médicos que já estão em Santarém para participar de uma grande ação de saúde em parceria com a Prefeitura Municipal, em comemoração ao aniversário da cidade.

A iniciativa ocorrerá nos dias 12 e 13 de junho, na Praça Tiradentes, com atendimentos gratuitos à população em dois turnos: a partir das 8h pela manhã e das 13h à tarde.

Os atendimentos a serem ofertados são de diversas especialidades médicas, como clínica geral, ginecologia, cardiologia, urologia, ortopedia, pediatria, dermatologia, oftalmologia e neurologia. Além disso, serão realizados exames como ultrassonografia, ecocardiograma, eletrocardiograma e procedimentos odontológicos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), 765 atendimentos já foram previamente agendados a partir da fila de regulação. Esses pacientes foram contatados pela equipe da Semsa nos últimos dias. A ação também contempla a população em geral por livre demanda, respeitando a capacidade de atendimento disponível em cada turno.

O prefeito Zé Maria Tapajós destacou a importância da iniciativa no contexto do aniversário do município. “Essa é uma oportunidade única para oferecer saúde de qualidade à nossa população. É um presente para Santarém e uma demonstração de cuidado e compromisso da nossa gestão e da FAB com quem mais precisa”, afirmou o prefeito.

NSCTOTAL - Décimo caça supersônico chega a SC e provoca operação especial em Navegantes

Haverá alterações no trânsito da região durante toda a quinta-feira (12)

Victor Guerreiro | Publicada em 10/06/2025 13:32

A décima aeronave sueca, comprada pela Força Aérea Brasileira para reforçar a frota, chegará em Navegantes com uma operação especial de transporte nesta quinta-feira (12). A aeronave F-39 Gripen será levada até o aeroporto de Navegantes pela via portuária e, por isso, haverá alterações no trânsito da região durante todo o dia, conforme informou a Polícia Militar.

Ao longo da quinta-feira, será proibido estacionar em ambos os sentidos da via portuária. Os veículos podem utilizar as ruas Francisco Schmitz e Onório Bortolato como rotas alternativas. Os pedestres e ciclistas poderão atravessar normalmente. A via ficará totalmente interditada a partir das 23h e tem previsão de liberação às 3h da madrugada de sexta-feira (13). A Polícia Militar estará no local para orientações durante todo o processo. O navio Fagelgracht fez o transporte da aeronave, fabricada pela Saab, que partiu de Norrköping, na Suécia. Agora, ela desembarca no Porto de Navegantes, escolhido pela infraestrutura e proximidade ao Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder.

O caça supersônico é retirado da embarcação por um guincho e levado por terra até o aeroporto, onde passará por alguns últimos ajustes para decolar até o destino final na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, para fazer parte do 1º Grupo de Defesa Aérea, que opera os caças de última geração da frota da Força Aérea Brasileira. A aeronave tem 8,6 metros de largura, 4,5 metros de altura, 14 metros de comprimento. É capaz de atingir 2,4 mil km/h, equivalente a duas vezes a velocidade do som, e pode voar acima de 16 mil metros de altitude. Todas as nove aeronaves em operação no Brasil são do modelo monoposto F-39E.

A Força Aérea Brasileira firmou um acordo em 2014 entre a empresa sueca Saab e o governo brasileiro para fortalecer a defesa aérea nacional. O valor do contrato, à época, era de 4,5 bilhões de dólares. Segundo o contrato, serão entregues 36 aeronaves Gripen: 28 caças do modelo F-39E e outros oito do modelo F-39F. Além disso, o acordo também prevê um programa de transferência de tecnologia, que capacita engenheiros e técnicos brasileiros para montar e desenvolverem essas aeronaves.

Por que os caças chegam no Brasil por navios?

Foi uma decisão da Força Aérea Brasileira trazer os aviões supersônicos ao Brasil embarcados em um navio. Este tipo de operação, além de ser padrão, também considera os custos do transporte.

As aeronaves supersônicas tem uma autonomia de voo menor do que as aeronaves comerciais que transportam passageiros. Por isso, vindas da Suécia, precisariam de pausas para o abastecimento durante o roteiro de viagem, o que encarecia a operação.

Além disso, a colunista também apurou que outro motivo para a chegada dos caças ser por navio é a burocracia que envolve sobrevoar o espaço aéreo de outros países com uma aeronave de guerra, incrementada com diversos tipos de armamento, como mísseis de longo e curto alcance.