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Saab entrega 10º caça Gripen para o Brasil

Aeronave chegou ao Brasil no dia 12 de junho, por via marítima. Após translado terrestre, preparos e testes em solo, decolou, hoje, do Aeroporto Internacional de Navegantes com destino à Base Aérea de Anápolis

Da Redação | Publicada em 17/06/2025 14:30

Na manhã de hoje, 17 de junho de 2025, mais um F-39E Gripen decolou do Aeroporto Internacional de Navegantes (SC) com destino à Base Aérea de Anápolis (GO), sede do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) da Força Aérea Brasileira (FAB). O voo do caça de matrícula FAB 4110, pilotado pelo Tenente-Coronel Cristiano de Oliveira Peres, pousou às 12h42 (horário de Brasília) e teve duração aproximada de 1 hora e 17 minutos.

“A entrega do 10º caça Gripen representa mais um importante marco da parceria estratégica que construímos com o Brasil” diz Peter Dölling, diretor-geral da Saab Brasil. “Por meio do programa de transferência de tecnologia, pilotos brasileiros estão agora completamente capacitados para operar o Gripen, engenheiros e técnicos equipados para desempenhar suas funções com excelência e a Base Industrial de Defesa brasileira está ainda mais fortalecida.”

A aeronave foi fabricada em Linköping e embarcada no navio de cargas de um porto na Suécia para uma viagem ao Brasil, aonde chegou em junho. Após o desembarque, foi levada por terra do porto ao aeroporto, onde foi preparada e submetida a testes antes de sua primeira decolagem no espaço aéreo brasileiro.

“Mais do que a 10ª aeronave das 36 a serem entregues, a chegada do novo Gripen representa a primeira unidade com novas capacidades desenvolvidas para a FAB. Com isso, o primeiro grupo de defesa aérea será capaz de executar uma nova gama de missões, além de ampliar a disponibilidade de aeronaves para efetuar o treinamento de pilotos e contribuir para a soberania do espaço aéreo”, diz o coronel aviador Claudio Oliveira Marques, Coordenador da Operação Navegantes.

“A chegada do novo Gripen é resultado de uma operação relativamente complexa que, mesmo envolvendo um grande número de players, foi muito bem executada em coordenação com a Saab e a FAB para que tudo transcorresse da forma planejada”, afirma.

Com esta entrega, a FAB passa a contar com nove caças Gripen no 1º GDA e um empregado em campanhas de ensaios em voo e desenvolvimento no Centro de Ensaios em Voo do Gripen, sediado em Gavião Peixoto, no interior do estado de São Paulo.

Desde que o Gripen entrou em operação no Brasil, em dezembro de 2022, a FAB já participou com sucesso de diversos exercícios com a aeronave, entre eles, a CRUZEX, de característica multinacional de grande escala, em novembro de 2024.

 

Sobre o programa Gripen

O programa Gripen brasileiro foi anunciado em 2013, quando o caça foi escolhido para substituir a frota de aeronaves de caça da Força Aérea Brasileira, assim como beneficiar a indústria nacional de Defesa. Em 2014, foi firmado o contrato para o desenvolvimento de 36 aeronaves, sendo 28 Gripen E (monoposto) e 8 Gripen F (biposto). E, em 2015, o contrato entrou em vigor, dando início ao maior programa de transferência de tecnologia já feito pela Saab.

O contrato inclui além das aeronaves, suporte logístico, sistemas de suporte e equipamentos relacionados, treinamento, armamentos e o acordo de cooperação industrial.

Por meio do programa de transferência de tecnologia, a Saab capacitou mais de 350 brasileiros, entre engenheiros, técnicos e pilotos, com treinamentos teóricos e práticos para o desenvolvimento, teste, produção e manutenção do mais avançado caça multimissão do mundo, no Brasil.

Atualmente, o país conta com algumas infraestruturas vitais para o programa Gripen, como o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (ou GDDN, da sigla em inglês), o Centro de Ensaios em Voo do Gripen (ou GFTC, da sigla em inglês) e a linha de produção da aeronave, todos em Gavião Peixoto (SP). Além da unidade da Saab, em São Bernardo do Campo (SP), responsável pela produção de aeroestruturas do Gripen e pela manutenção do radar AESA e sensores de guerra eletrônica do caça.

Sobre a Saab

A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança com uma missão de longo prazo: ajudar os países a manterem suas pessoas e sociedades em segurança. Com o apoio de seus 25.000 funcionários, a Saab vai além dos limites da tecnologia para criar um mundo mais seguro e sustentável. A Saab desenvolve, produz e mantém sistemas avançados, sejam eles aéreos, de armamentos, comando e controle, sensores e subaquáticos. A Saab está sediada na Suécia e possui operações importantes em todo o mundo. Os produtos e serviços da empresa fazem parte da capacidade de defesa de muitas nações. A Saab mantém uma parceria de longo prazo com o Brasil e fornece diversas soluções avançadas para o país, tanto civis quanto militares. Com o Programa Gripen Brasileiro, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional.

 

 

 

REVISTA ÉPOCA NEGÓCIOS


Pode voar a duas vezes a velocidade do som: como é o F-39 Gripen, novo caça da Força Aérea Brasileira

Com tecnologia sueca e produção parcial no Brasil, novo caça F-39 Gripen reforça a capacidade de defesa aérea e impulsiona a indústria nacional

Diogo Rodriguez | Publicada em 17/06/2025 12:30

O F-39 Gripen é a versão brasileira do caça supersônico Gripen E, desenvolvido pela empresa sueca Saab. Com capacidade para atingir até 2.400 km/h — o dobro da velocidade do som — e operar em altitudes superiores a 16 mil metros, a aeronave representa a nova geração da aviação de combate da Força Aérea Brasileira (FAB).

O projeto faz parte de uma parceria estratégica firmada entre Brasil e Suécia em 2014, envolvendo a aquisição de 36 aeronaves, ao custo estimado de R$ 20 bilhões. A entrega do décimo exemplar foi realizada em junho de 2025, consolidando o avanço do programa e a modernização da frota da FAB.

Características técnicas e operacionais

Com 14 metros de comprimento, 8,6 metros de envergadura e 4,5 metros de altura, o F-39 Gripen é projetado para missões multifuncionais: combate ar-ar, ataque ao solo, interceptação e reconhecimento. Seu arsenal inclui mísseis IRIS-T e Meteor, bombas guiadas de precisão e canhão interno de 27 mm.

A aeronave conta com radar AESA, sistemas de guerra eletrônica, sensores infravermelhos (IRST) e data-link tático, permitindo atuação em qualquer condição climática e em ambientes extremos. Sua alta eficiência energética e baixo custo operacional são diferenciais em relação a modelos anteriores como os F-5M e A-1M, que estão sendo gradualmente substituídos.

Transferência de tecnologia e impacto na indústria nacional

Um dos principais diferenciais do programa Gripen está na transferência de tecnologia e na produção local. Parte das aeronaves está sendo montada no Brasil, com envolvimento direto de engenheiros e técnicos brasileiros. Isso fortalece a base industrial de defesa, amplia a autonomia tecnológica do país e gera empregos qualificados.

A Embraer, principal parceira brasileira no projeto, desempenha papel essencial na adaptação das aeronaves às necessidades operacionais da FAB. A participação nacional abrange desde a integração de sistemas até o suporte logístico.

Logística e operação de chegada

A logística para trazer os caças da Suécia é complexa: os Gripen são transportados por navios cargueiros e desembarcam no Porto de Navegantes (SC), de onde seguem escoltados por terra até o aeroporto local. A escolha do porto se deve à sua proximidade com a base aérea, o que reduz custos e facilita a mobilização estratégica.

O que o Gripen representa para o Brasil?

A incorporação do F-39 Gripen representa um salto tecnológico para a defesa nacional. A nova frota eleva o padrão de prontidão da FAB e posiciona o Brasil entre os poucos países capazes de operar e produzir caças de quinta geração. Além do ganho operacional, o programa contribui para a integração do Brasil em cadeias globais de tecnologia militar, fortalecendo parcerias internacionais e consolidando o país como referência na América Latina em capacidade de defesa aérea.

OUTRAS MÍDIAS


TVBV - Novo caça da Força Aérea Brasileira decola de aeroporto em Santa Catarina


Fernando Bortoluzzi | Publicada em 17/06/2025 05:34

Aeronave realizou trajeto de cerca de 1.000 km em apenas 1h20

Santa Catarina foi ponto estratégico para a primeira decolagem do décimo caça F-39 Gripen adquirido pela Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave, de matrícula 4110, foi importada da Suécia, desembarcou no Porto de Navegantes, no Litoral Norte catarinense, e rumou para a Base Aérea de Anápolis (BAAN) às 11h20 desta terça-feira (17).

Após chegar a SC, na madrugada da última sexta-feira (13), o caça foi transportado por carretas especiais até o Aeroporto de Navegantes. Desde então, ele passou pelos procedimentos finais antes do voo. Os trabalhos envolveram a instalação do assento ejetável, do kit de sobrevivência, além de abastecimento e uma série de verificações técnicas e operacionais nos sistemas da aeronave.

Após os testes concluídos, o caça realizou seu primeiro voo em território brasileiro, decolando da pista em Navegantes em direção à sua nova base operacional no estado de Goiás, onde foi incorporado à frota da FAB. O Gripen realizou o percurso de 1 mil quilômetros em aproximadamente 1 hora e 20 minutos, pousando na BAAN às 12h40.

De acordo com a FAB, o Gripen é um caça supersônico de última geração que reúne alta tecnologia, sistemas de combate avançados e grande capacidade operacional.

Segundo o gerente do Aeroporto de Navegantes, Wilson Rocha, a operação exigiu planejamento detalhado e integração entre diversas equipes. “Pela localização privilegiada do nosso aeroporto, próximo ao Porto, seguimos consolidando nosso papel de integração logística e de suporte ao transporte aéreo. Para que tudo isso fosse possível, nossas equipes se prepararam ao longo de várias semanas, com reuniões operacionais envolvendo a Força Aérea Brasileira e a empresa SAAB”, explicou.