NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


TV GLOBO - JORNAL NACIONAL


Aeroporto de Congonhas ainda tem filas após dois dias de falhas no radar

Na hora do almoço ainda havia no saguão filas maiores que o esperado para o fim de semana e 17 voos saindo com atraso de mais de uma hora.

Publicado Em 21/07 - 21h53

Passageiros tiveram mais um dia de transtornos nos principais aeroportos de São Paulo. Mais de 150 voos saíram atrasados e muitos passageiros perderam a viagem – reflexo da pane em um radar ocorrida há dois dias.

Congonhas dormiu pouco, funcionou até 1h para recuperar o atraso e acordou de mau humor. Na manhã deste sábado (21) as filas se estendiam pelo saguão.

“Vai para uma fila, vai para outra. Nem sei o que fazer mais”, disse o biólogo Carlos Tanque.
E chegaram até outros aeroportos do país como em Salvador, na Bahia.

Na hora do almoço ainda havia reflexos no saguão de Congonhas. Filas maiores do que o esperado e 17 voos saindo com atraso de mais de uma hora. Tudo porque um radar parou de funcionar pela falta de energia.

A primeira falha foi na noite de quinta-feira (19) seguida de outras duas na madrugada e na manhã de sexta (20). Minutos de instabilidade e mais de 24 horas de bagunça na vida de quem precisa viajar.

A Aeronáutica disse que o radar funcionava bem neste sábado. E aos poucos os voos saíam na hora certa. Entre chegadas e partidas, foram 125 atrasos no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. Que teve também 4 cancelamentos. No Aeroporto de Congonhas, 30 voos saíram com atraso até as 18h.

Um grupo de Porto Alegre tinha pacote pago em um resort, perdeu a conexão para Ilhéus. Com a confusão, chegou em São Paulo com três horas de atraso e, por isso, perdeu a conexão. Além das férias.

“Ficaríamos até sexta-feira. Então, estão nos dando passagem para ir para Ilhéus quarta e quinta-feira”.

O Christian perdeu a chance de escoltar o amigo na cerimônia de casamento militar. É que, sem lugar no voo para Uberlândia, a companhia aérea ofereceu um táxi.

“Só que indo de táxi são sete horas e meia e chego depois do evento. Perdi”, disse o militar da Marinha Cristian Brandão.
 

Imagem

Link da Matéria: https://globoplay.globo.com/v/6889283/ 

 

Exército ajuda na vacinação contra o sarampo em Manaus

Há mais de quatrocentos casos confirmados da doença na cidade

Publicado Em 21/07

REDE GLOBO


Um Programão no Museu Aeroespacial, em Sulacap


Rjtv 1 Publicado Em 21/07

O MUSAL comemora hoje e amanhã, os 145 anos de nascimento de Santos Dumont, com música, shows aéreos e atividades infantis. Tudo de graça!

Imagem

 

 

 

 

 

 

Link da Matéria: https://globoplay.globo.com/v/6888163/programa/

 

TV RECORD


Museu Aeroespacial promove homenagem a Santos Dumont


Cidade Alerta Rj Publicado Em 20/07 - 20h36

Se fosse vivo, o “Pai da Aviação” completaria 145 anos este mês. E, para comemorar, o Museu Aeroespacial vai promover uma celebração. Durante todo o fim de semana, das 8h às 20h, no Campo dos Afonsos, na zona oeste, o público vai conhecer objetos pessoais de Santos Dumont. Além disso, quem for ao evento, ficará diante de uma réplica 14 bis.

Imagem

Link da matéria: http://r7.com/23Fv

 

Aeroportos sofrem novos atrasos após falha nos radares em SP

Segundo a FAB (Força Aérea Brasileira), o problema foi por falta de energia elétrica, mas a concessionária negou interrupção no fornecimento.

Jornal Da Record Publicado Em 21/07 - 20h18

SBT


Aeroportos de SP enfrentaram reflexos de falha em radar neste sábado

Até o começo da noite, havia 36 voos atrasados somente em Congonhas e outros 61 em Cumbica, além de 4 cancelados

Sbt Brasil Publicado Em 21/07

Após uma sexta-feira de caos provocado por falhas no radar que controla os aeroportos paulistas, os passageiros continuaram enfrentando dificuldades neste sábado (21). Em Congonhas, até o começo da noite, havia 34 voos atrasados. Em Cumbica, eram outros 61, além de 4 que foram cancelados. Veja como foi o dia de quem tentou embarcar:

Imagem

Link da matéria: https://www.youtube.com/watch?v=ICJdylJP7bc

 

PORTAL G1


Dois homens morrem em queda de ultraleve na Zona Oeste do Rio

Acidente foi nas imediações do Clube CEU, em Santa Cruz.

Publicado Em 21/07 - 20h00

Um ultraleve caiu nas imediações do Clube CEU, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio, na tarde deste sábado (21). Os dois ocupantes da aeronave, de matrícula PU-MHV, morreram carbonizados.

Segundo relatos nas redes sociais, o ultraleve bateu em um barranco a poucos metros logo após decolar do aeroclube. 

Investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), fotografaram cenas e retirararam partes da aeronave para análise.

 Imagem

Imagem

 Link da matéria: https://globoplay.globo.com/v/6888765/programa

 

Voos são cancelados no aeroporto de Salvador e causam revolta de passageiros

No total, nove voos foram cancelados, sendo que quatro sairiam da capital baiana. Segundo a Vinci, concessionária que administra o aeroporto, a maioria dos cancelamentos foi provocada pela falha do radar do aeroporto de São Paulo.

G1 Ba Publicado Em 21/07 - 16h00

O cancelamento de pelo menos nove voos no aeroporto de Salvador, na manhã deste sábado (21), causou revolta de passageiros. Desses, quatro partiriam da capital baiana com destino a São Paulo, Recife, Rio de Janeiro e Vitória da Conquista. Outros cinco voos estavam programados para chegar a Salvador.

Segundo a Vinci Airports, concessionária que administra o aeroporto, o cancelamento da maioria dos voos é um reflexo da falha do radar do aeroporto de São Paulo que afetou voos em todo o país na sexta-feira (20). Em um dos voos cancelados na capital, o problema causou falta de tripulação. Um voo com destino a Conquista foi cancelado por conta do mau tempo na cidade, que fica no sudoeste do estado.

Em nota, a Gol confirmou os cancelamentos dos voos 1691 (Salvador - Guarulhos) e 1694 (Guarulhos - Salvador). Porém, a companhia disse que o motivo foi a falha do radar nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos.

A Gol disse ainda que, para minimizar o impacto aos clientes, a companhia criou dois voos reforços, o 9069 (Salvador - Guarulhos) e o 9065 (Guarulhos - Salvador). Segundo a Gol, os passageiros estão recebendo toda assistência necessária.​

A Azul também confirmou o cancelamento dos voos que seriam operados pela companhia. Em nota, a empresa informou que o voo AD 6432, que partiria de Porto Seguro com destino a Salvador, foi cancelado por condições meteorológicas no aeroporto de Porto Seguro.

Consequentemente, segundo a Azul, os voos AD 2717 (Salvador-Recife) e AD 2574 (Recife-Salvador) também foram suspensos, já que seriam operados pela mesma aeronave e tripulação do voo AD 6432.
 

 

Falha em radar em SP na sexta ainda causa reflexos em voos neste sábado

Congonhas e Cumbica registram atrasos, mas, segundo concessionárias, operavam normalmente. Brasília e Bahia tiveram voos atrasados e cancelamentos.

G1 Sp Publicado Em 21/07 - 13h00

Um dia após falhas em radar de São Paulo afetarem voos em todo o país, aeroportos ainda tinham atrasos e cancelamentos neste sábado (21). Havia relatos de filas de passageiros nos saguões, algumas pessoas chegaram a dormir em bancos à espera do embarque. Outras discutiram com funcionários das empresas aéreas.

Mas, apesar desses reflexos por causa das falhas no radar, Congonhas, na capital, e Cumbica, em Guarulhos, operavam normalmente, segundo as concessionárias. Viracopos, em Campinas, não teve atrasos ou cancelamentos, segundo a concessionária.

Em outros aeroportos do país, também ocorreram atrasos no dia seguinte às falhas no radar de São Paulo. No Aeroporto Internacional de Brasília, por exemplo, 16 dos 101 voos previstos entre meia-noite e 10h tiveram problemas de horário. Sete dos oito voos cancelados na Bahia são por causa da pane no radar.

Segundo a Aeronáutica, problemas no fornecimento de energia elétrica causaram instabilidade no radar na madrugada de sexta-feira (20). A situação foi normalizada por volta das 12h do mesmo dia.

A Eletropaulo, que é a companhia de energia elétrica de São Paulo, declarou que não detectou falhas no fornecimento de energia e no endereço do radar.

Passageiros de 500 voos sofreram atrasos em Congonhas, Cumbica e Viracopos por causa de falhas no radar na sexta. Mais de 50 viagens foram canceladas.

Por causa do problema no radar, a Infraero informou que os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio, estenderam o funcionamento até a 1h deste sábado para normalizar os voos.

Congonhas

Mesmo assim, alguns passageiros reclamaram dos atrasos no balcão de atendimento de Congonhas durante a madrugada deste sábado. Algumas filas ainda eram registradas nesta manhã devido ao problema no dia anterior.

"Cheguei aqui 5 horas da manhã. São 6h20 e nao fui atendido. Terceira fila", reclamou o professor Antonio Santoro em Congonhas.

"A gente está com atraso. todo mundo vai ser atendido. eu só peço um pouco de paciencia", repetia uma funcionária, tentando acalmar os passageiros.

Segundo a Infraero, 14 voos estavam atrasados neste sábado em Congonhas, no período da meia-noite até as 10h, o que representa 18,67% do total.

Cumbica

Em Cumbica, que é um aeroporto internacional, a GRU Airport registrou no mesmo período 37 atrasos nas chegadas, o que representa 25,9%, e 5 cancelamentos (3,4%). Nas partidas, foram 24 atrasos (20,9%) e três cancelamentos (2,5%).

 

Esquadrilha da Fumaça empolga público com show de acrobacias no céu de Fortaleza; veja os melhores momentos

Sete aviões de combate se apresentaram soltando fumaça no céu e realizando movimentos milimétricos, que empolgaram o público.

G1 Ce Publicado Em 21/07 - 19h50

A Esquadrilha da Fumaça, das Forças Aéreas Brasileira, realizou um shows de acrobacias que fez a alegria das pessoas que foram ao aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza, neste sábado (21). Sete aviões de combate se apresentaram soltando fumaça no céu e realizando movimentos milimétricos, que empolgaram o público.

As apresentações foram realizadas com aeronaves de combate e caça do tipo A-29 Super Tucano, fabricadas no Brasil. O público acompanhou atento das areias da Praia de Iracema e também em uma arquibancada montada no local.

Em um dos momentos mais empolgantes, seis aeronaves realizaram uma acrobacia conjunta e uma outra passou por baixo, assustando o público presente.

Os pilotos ainda realizarão as apresentações nas cidades de Umirim, neste domingo (22), e em Jijoca de Jericoacoara, na segunda-feira. O evento é gratuito, e o Exército pede que as pessoas levem um livro, que será doado a instituições de caridade.

Imagem

Link da matéria: https://globoplay.globo.com/v/6889048/

 

AGÊNCIA BRASIL


Homenagem a Santos Dumont lota museu no Campo dos Afonsos


Vinicius Lisboa Publicado Em 21/07 - 17h16

Os 145 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont estão sendo comemorados neste fim de semana com uma série de atrações no Museu Aeroespacial, localizado no Campo dos Afonsos, na zona oeste do Rio de Janeiro. Santos Dumont é o patrono da Aeronáutica e, entre as atrações, estão previstos para amanhã (22) voos de réplicas das aeronaves 14-bis e Demoiselle, inventadas pelo ilustre brasileiro.
A programação começou às 8h da manhã deste sábado (21) e continua até as 20h da noite. Segundo o chefe de comunicação social do museu, Ivan Soares, mais de 20 mil pessoas acompanharam os shows e demonstrações operacionais.
Sob forte calor, o público formou filas para entrar em modelos de helicópteros e aviões da Aeronáutica. O local também conta com uma tenda de vacinação, food trucks e um palco onde estão previstos shows do grupo RDN, Fabinho Carioca, bandas Kenzzy e 22 minutos, Johny e Érika, Patrulha Canina e Palhaço Topetão.
Entre as demonstrações operacionais para o público foram realizados saltos de paraquedistas militares e civis, que foram aplaudidos pelo público.

 

PMs e Forças Armadas cumprem 4 mandados de prisão na Cidade de Deus


Publicado 21/07

Uma operação da Polícia Militar com apoio das Forças Armadas para cumprir mandados efetuou quatro prisões na Cidade de Deus, na zona oeste do Rio de Janeiro. Os presos foram encaminhados à 32ª DP (Taquara).
De acordo com o Comando Militar do Leste, foram detidos Paulo Cesar Silva Motta Junior, que tinha mandado em aberto por roubo, Everton Barbosa Veloso, que estava foragido, e Victor de Lima Castro e Daniel da Conceição Moço, ambos por tráfico de drogas.
A Polícia Militar informou ainda que policiais da Unidade de Polícia Pacificadora da Cidade de Deus fizeram duas prisões na manhã deste sábado. Segundo nota enviada pela PM, equipes da UPP foram checar informações do setor de Inteligência sobre a presença de criminosos em uma residência na Travessa Java e encontraram dois criminosos com farta quantidade de entorpecentes. De acordo com a polícia, um dos presos, conhecido como Bolt, é apontado como uma das lideranças do tráfico de drogas na comunidade. A ocorrência também foi encaminhada para a 32ª DP (Taquara).

UPP será extinta

Uma resolução da Secretaria Estadual de Segurança publicada ontem no Diário Oficial do Estado determinou que a Unidade de Polícia Pacificadora da Cidade de Deus será extinta. Em seu lugar, serão criadas duas companhias destacadas para atender à região, uma na cidade de Deus e outra na Praça Seca.
A reestruturação do sistema de polícia pacificadora começou em maio, com a transformação das UPPs Batan e Vila Kennedy, na zona oeste, em companhias destacadas do 14º Batalhão da PM (Bangu), unidade responsável pela área onde estão localizadas as duas comunidades. A terceira UPP readequada foi a da Mangueirinha, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.