NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
NOTIMP 200/2025 - 19/07/2025
Incluindo show aéreo, o Museu Aeroespacial celebrará o nascimento de Santos Dumont nesse fim de semana
Murilo Basseto | Publicada em 18/07/2025
O Museu Aeroespacial (MUSAL), da Força Aérea Brasileira (FAB), localizado no Campo dos Afonsos, berço da aviação brasileira, na cidade do Rio de Janeiro, e subordinado ao Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), realizará um evento neste final de semana, dias 19 e 20 de julho, em celebração aos 152 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, ocorrido em 23 de julho de 1873.
Realizado das 09h00 da manhã às 17h00 nos dois dias, o público visitante terá entrada gratuita, mas, como uma ação solidária, a organização do evento solicita a gentileza da doação de 1 kg de alimento não perecível e/ou de agasalhos.
O evento contará com diversas opções gastronômicas (refeições e lanches), atividades educativas, oficinas para todas as idades, brinquedos, shows culturais, exposições, atrações interativas e espaço azul, um ambiente sensorial e acolhedor para crianças e jovens neuroatípicos com suporte especializado.
Entre as demonstrações aéreas e operacionais estão previstos aeromodelismo, salto de paraquedistas da Equipe Falcões da FAB, aeronave da Associação Brasileira de Acrobacia Aérea (ACRO BRASIL), aeronave RV7 do comandante Groth (USA), giro do motor e taxiamento do histórico P-47, H-36 Caracal da FAB, T-25 da Esquadrilha Apolo da Academia da Força Aérea (AFA) e Esquadrilha CEU.
Segundo a organização, mais de 100 mil pessoas são esperadas no Campo dos Afonso ao longo dos dois dias de evento para viver essa experiência única que mistura história, cultura, ciência e emoção.
FAB encerra o Exercício Operacional Brigadeiro Beraldo 2025 em Minas Gerais
Foram mais de 11 mil atendimentos à população e capacitação de militares em logística de campanha
Da Redação | Publicada em 19/07/2025
A Força Aérea Brasileira (FAB) encerrou, na sexta-feira (18), o Exercício Operacional Brigadeiro Beraldo 2025 (EXOP BB25) com uma cerimônia militar marcada por homenagens, entrega de certificados e reafirmação do compromisso com a logística desdobrável da Aeronáutica.
Realizado integralmente em campo, em São José da Lapa (MG), o exercício consolidou-se como referência nacional em instrução, interoperabilidade e apoio à população.
A solenidade contou com a presença do Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, do Diretor de Administração da Aeronáutica, Brigadeiro Intendente Alex Orçay Reis, e do Comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), Brigadeiro do Ar Alexandre Avellar Leal.
Na ocasião, foram entregues os brevês aos formandos do Estágio de Intendência em Campanha (EICAMP), do Curso Prático de Intendência em Campanha (CPICAMP) e do Estágio de Alimentação em Campanha, bem como os certificados aos militares que mais se destacaram no exercício.
Formação prática em campo
O Exercício também foi o cenário para atividades instrucionais importantes, como o Estágio de Intendência em Campanha, voltado à capacitação de cadetes como planejadores logísticos de UCI, e o Curso Prático de Intendência em Campanha, que prepara suboficiais e sargentos para atuação como operadores em operações reais.
As atividades incluíram aulas teóricas sobre doutrinas militares, gestão logística, infraestrutura de campanha e segurança operacional, além de oficinas práticas de montagem de acampamento, elétrica, hidráulica, cozinha e atendimento pré-hospitalar.
Os instrutores vivenciaram o dia a dia real de uma missão de campanha, com foco na imersão prática e integração operacional.
HCAMP: mais de 11 mil atendimentos gratuitos à população
A ação foi fruto de uma parceria entre a FAB e a Prefeitura de São José da Lapa, com o objetivo de ampliar o acesso à saúde e reduzir a pressão sobre o sistema público municipal. (Foto: SEFA)
Como parte do Exercício Operacional Brigadeiro Beraldo 2025, a FAB também promoveu uma marcante ação cívico-social: a instalação de um Hospital de Campanha (HCAMP) no Estádio Municipal de São José da Lapa. Em operação entre os dias 14 e 18/07, a estrutura temporária registrou mais de 11 mil atendimentos gratuitos, oferecendo à população local serviços médicos especializados, exames, orientações e atendimentos administrativos.
A ação foi fruto de uma parceria entre a FAB e a Prefeitura de São José da Lapa, com o objetivo de ampliar o acesso à saúde e reduzir a pressão sobre o sistema público municipal. A presença do hospital móvel foi amplamente reconhecida pelos moradores como uma iniciativa de grande impacto social, que reuniu estrutura, agilidade e cuidado para atender a quem mais precisa.
Encerramento com espírito de missão cumprida
A cerimônia de encerramento foi marcada por discursos que reforçaram o papel estratégico da Intendência Operacional no cumprimento das missões da Força Aérea Brasileira. Ao final da cerimônia, o Tenente-Brigadeiro Ar Ary reafirmou a importância da Intendência Operacional.
“É com imensa gratidão e orgulho que, como um militar da antiga geração da Força Aérea Brasileira, testemunho a formatura de 43 novos oficiais intendentes.
Ver estes futuros oficiais e chefes prontos para cumprir com excelência a nobre missão da FAB é motivo de grande emoção. A FAB, mais uma vez, demonstra estar pronta para cumprir sua missão: voar e apoiar, para defender”, finalizou.
Uma homenagem à história e um passo para o futuro
O EXOP BB25 tem como inspiração o legado do Brigadeiro Intendente Ovídio Alves Beraldo, que atuou junto ao 1º Grupo de Caça na Itália durante a Segunda Guerra Mundial. O exercício surgiu da necessidade de formação e aprestamento operacional da Intendência, preparando militares para missões reais, com o padrão e a doutrina da logística desdobrada da FAB.
Organizado como exercício anual em campo, o EXOP busca instruir militares em táticas de campanha, testar equipamentos, experimentar novas técnicas logísticas e exercitar a doutrina de desdobramento operacional. A missão foi conduzida pelo Escalão Móvel de Apoio (EMA), com atuação de unidades celulares de Intendência, Saúde, Tecnologia da Informação e Segurança e Defesa.
Durante a fase de execução, militares realizaram desde o planejamento logístico completo até o desdobramento de equipamentos de Belém (PA) e do Rio de Janeiro (RJ), montagem de estruturas de campanha, suporte a missões reais e simulações de guerra irregular.
Entre os principais resultados do exercício, destacam-se o aumento na qualificação de planejadores e operadores logísticos de Unidade Celular de Intendência (UCI), maior integração com outras funções operacionais, aprimoramento de técnicas e coleta de lições aprendidas que fortalecerão o Sistema de Intendência em Campanha (SISICAMP).
FOLHA DE BARBACENA - Soldado da EPCAR que salvou criança recebe Título de Honra ao Mérito
O Soldado atuou no salvamento de uma criança engasgada no início do mês de janeiro.
Iuri | Publicada em 18/07/2025
O Soldado de 2ª Classe (S2) Maxuiller Brainer Cassimiro, militar da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG), foi agraciado na última quarta-feira (16/07) com o Título de Honra ao Mérito da Prefeitura Municipal de Dores de Campos. A homenagem foi concedida devido à atuação do Soldado no salvamento de uma criança engasgada, no início do mês de janeiro.
Na ocasião, a família da menina de seis anos pedia socorro na porta de casa, no trecho de acesso entre Barbacena e Dores de Campos, quando foi avistada pelo militar. O Soldado estava fora de serviço, mas estacionou o carro rapidamente e fez os procedimentos necessários de desengasgo.
O Título de Honra ao Mérito foi entregue durante Sessão Solene da Câmara Municipal de Dores de Campos, na Quadra Cassimiro Hábil de Oliveira, no bairro Cachoeirinha. Para o S2 Maxuiller, receber agora essa homenagem do município onde ele nasceu e cresceu é uma sensação indescritível. “Ser reconhecido pela minha cidade natal é uma honra enorme. Isso me dá ainda mais motivação para continuar fazendo o meu melhor todos os dias. O preparo militar foi essencial, porque a formação que recebi me deu não só o conhecimento técnico, mas também o controle emocional e a agilidade para agir com calma e precisão em uma situação de emergência. Foi graças a isso que pude ajudar da melhor forma possível”, explicou.
O vereador Fabiano Pereira, Suboficial da Reserva da Força Aérea Brasileira (FAB), foi o autor da homenagem. Ele destacou que a entrega do Título é uma forma de reconhecer não apenas o gesto heroico, mas também a formação ética e o compromisso social demonstrados pelo militar. “Mostra que, em Dores de Campos, valorizamos quem faz a diferença de verdade. Ao homenagear um militar da Força Aérea que salvou a vida de uma criança, queremos exaltar o espírito de coragem e empatia que deve inspirar todos nós. Em tempos em que muitos buscam likes com a dor alheia, essa homenagem é um chamado à ação para que mais pessoas se levantem, ajam com humanidade e façam o bem sem esperar aplausos”, disse.
Segundo o S2 Maxuiller, a notícia foi recebida com surpresa e alegria por ele e seus familiares. “Não esperava esse reconhecimento, então foi algo que me tocou profundamente. Minha família ficou muito orgulhosa, foi emocionante ver a felicidade nos olhos deles. É como se o reconhecimento fosse para todos nós, porque eles sempre estiveram ao meu lado”, afirmou.
Também presente na Sessão Solene, o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, reforçou a importância dos militares da FAB, tanto no cumprimento das atividades de defesa da Pátria quanto no apoio à população. “O Maxuiller foi homenageado de forma brilhante e a ação dele vai marcar muito a vida dessa criança no futuro. É um cidadão dorense que está sendo lembrado na terra dele pelo seu grande feito heroico. Eu voltei hoje de Brasília e fiz questão de vir aqui prestigiar, quero que contem sempre com a Força Aérea Brasileira. Estamos na Escola Preparatória de Cadetes do Ar, em Barbacena, e quem ainda não teve a oportunidade de nos visitar, as portas estão abertas para todos”, ressaltou.
EDIÇÕES ANTERIORES
198 de 17/07/2025
197 de 16/07/2025
196 de 15/07/2025
195 de 14/07/2025
194 de 13/07/2025
193 de 12/07/2025
192 de 11/07/2025
191 de 10/07/2025
190 de 09/07/2025
189 de 08/07/2025
188 de 07/07/2025
187 de 06/07/2025
186 de 05/07/2025
185 de 04/07/2025