NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
Aviação de Caça: homenagem no Senado pela atuação na defesa do espaço aéreo brasileiro
Da Redação | Publicada em 06/05/2025 15:14
Para uso na região Amazônica, Força Aérea recebe o 1º dos radares meteorológicos RMT 0200
Murilo Basseto | Publicada em 06/05/2025 15:47
A IACIT, empresa brasileira com sede em São José dos Campos (SP) e especializada em soluções para defesa, segurança e controle do tráfego aéreo, informa que a região Amazônica acaba de receber um importante reforço tecnológico, com a entrega do primeiro de cinco radares meteorológicos RMT 0200 à Força Aérea Brasileira (FAB).
Segundo explica a fabricante, a tecnologia irá apoiar a FAB no planejamento, monitoramento e gestão do espaço aéreo, permitindo maior precisão nas ações de defesa, além de fortalecer as operações de vigilância e monitoramento ambiental.
Instalado no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM) de Belém (PA), o equipamento marca o início da ampliação da rede de monitoramento meteorológico na Região de Informação de Voo da Amazônia (FIR-AZ), uma das mais estratégicas do país.
A entrega é parte de um contrato com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), órgão responsável por gerenciar e garantir a segurança, eficiência e fluidez das operações aéreas no Brasil, através da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA).
Outros quatro radares serão instalados em Rio Branco (AC), Vilhena (RO), Chapada dos Guimarães (MT) e Cachimbo (PA), formando um cinturão de vigilância meteorológica na região.
Desenvolvido e fabricado no Brasil, o RMT 0200 é um radar meteorológico em banda S, capaz de monitorar fenômenos climáticos em um raio de até 400 quilômetros em tempo real. Ele fornece dados minuciosos sobre as características dos eventos atmosféricos, sendo capaz de classificá-los de acordo com sua natureza e severidade, dados essenciais para a segurança e gestão do tráfego aéreo.
A tecnologia será integrada ao Sistema de Meteorologia (SISMET), plataforma digital operada pelo DECEA por meio do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER), responsável pela supervisão meteorológica de interesse da FAB. Com essa integração, os radares farão parte uma rede nacional de vigilância meteorológica voltada à prevenção de incidentes, tomada de decisão e planejamento de missões aéreas em condições adversas.
A utilização da banda S, que opera na faixa de 2,7 a 2,9 GHz, garante ao RMT 0200 maior alcance e maior confiabilidade em ambientes com alta densidade de precipitação. As imagens, enviadas pelo radar, são classificadas por nível de risco à navegação e permitem respostas mais ágeis e assertivas.
“A tecnologia utilizada é considerada estratégica e dominada por poucos países. Por esse motivo, o desenvolvimento nacional desse radar representa um avanço, um movimento importante na busca da autonomia tecnológica do Brasil no setor de defesa e meteorologia”, afirma Luiz Teixeira, CEO da IACIT.
Além de aplicações militares e aeronáuticas, o RMT 0200 pode ser integrado a centros de controle de emergências e Defesa Civil, fornecendo informações meteorológicas de alta resolução para apoio em situações críticas. O sistema é acessível via plataforma web, o que permite seu uso em diferentes localidades e por múltiplas instituições simultaneamente.
Aeroporto de Toledo (PR) passa por vistoria da FAB para retomar voos comerciais
Juliano Gianotto | Publicada em 07/05/2025 06:47
Foi iniciada, nesta terça-feira (6), uma vistoria no Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho em Toledo (PR), realizada por uma equipe do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), da Força Aérea Brasileira (FAB), em conjunto com a empresa MVS.
Segundo informou a prefeitura, a vistoria tem como objetivo verificar se a estrutura técnica e operacional do aeroporto, especialmente os sistemas de comunicação e a sala de rádio, está em conformidade com as normas do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).
Serão vistoriados os procedimentos, o pessoal e os equipamentos, avaliando se estão de acordo com as exigências legais. Em três dias será emitido um relatório com os apontamentos, e, em até dez dias, será elaborado um relatório final sobre a situação da estação, indicando se ela poderá operar ou se haverá alguma exigência a ser cumprida para retomar as operações.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Thiago D’Arisbo, explicou que, embora essa seja uma operação de rotina, ela é necessária para manter a regularidade do funcionamento do aeroporto.
“A Prefeitura de Toledo, juntamente com outras ações, busca todos os esforços para restaurar a possibilidade de o nosso aeroporto receber voos comerciais regulares e, em breve, voltar a operar com uma companhia aérea, como a Azul, que atuou aqui até 2023. Essa estrutura que está sendo avaliada hoje faz parte desse processo e é determinante para esse tipo de operação em nosso município”, ressaltou D’Arisbo.
DEFESA TV - ASOCEA celebra 16 anos com solenidade no Rio de Janeiro
Luiz Camões | Publicada em 06/05/2025 15:54
A Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (ASOCEA), Organização Militar de Assessoramento Direto ao Comandante da Aeronáutica, celebrou, no dia 30/04, seu 16º aniversário com uma solenidade militar realizada no Rio de Janeiro. A cerimônia foi presidida pelo Subcomandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), Coronel Aviador Silvestre Luiz Almeida Cerqueira, e contou com a presença do Chefe da ASOCEA, Coronel Aviador Grei Santana Gonsalves.
Durante a cerimônia, foram entregues os prêmios de Graduado Padrão e Praça Padrão. A Sargento Especialista em Sistemas de Informação Bianca Antunes de Freitas da Silva recebeu o título de Graduado Padrão, enquanto o Soldado de Primeira Classe Mateus Sebastião de Souza do Nascimento o foi agraciado como Praça Padrão. Essas distinções são concedidas aos militares que se destacam por suas qualidades e méritos, sendo definidos por voto direto de todo o efetivo. A escolha leva em consideração atributos como disciplina, respeito, hierarquia, responsabilidade, comprometimento, lealdade, qualidade no trabalho e apresentação pessoal.
“É uma honra muito grande receber esta homenagem diante da minha família, nesta Unidade Militar composta por excelentes profissionais”, destacou a Sargento Bianca Antunes.
Na sequência, foi entregue o Prêmio ASOCEA 2024, que reconhece os Provedores de Serviços de Navegação Aérea (PSNA) e Organizações do Comando da Aeronáutica que se destacaram na formação, treinamento e promoção da saúde do pessoal operacional, com base nos resultados das inspeções realizadas pela ASOCEA, entre outras premiações.
Ao final da cerimônia, o Subcomandante do III COMAR impôs Medalhas Militares em reconhecimento aos bons serviços prestados. A Medalha de Ouro, com passador de ouro, foi concedida ao Coronel Aviador Grei Santana Gonsalves, pelos mais de 30 anos de serviços dedicados à Força Aérea Brasileira (FAB). Já a Medalha de Prata, com passador de prata, por mais de 20 anos de serviço, foi entregue à Sargento Especialista em Serviços de Informações Aeronáuticas Juliana Teixeira da Matta Xavier e ao Sargento Especialista em Serviços Administrativos Victor da Costa Aguiar.
Criada com o objetivo de atender a um requisito de auditoria da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), a ASOCEA tem como missão realizar a vigilância normativa sobre os Provedores de Serviço de Navegação Aérea integrantes do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).
Estiveram presentes, ainda, o Diretor Técnico da Caixa de Financiamento Imobiliário da Aeronáutica (CFIAE), Major-Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos, o Subdiretor de Cultura do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), Brigadeiro do Ar Roberto Ferreira Pitrez, além de Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares da Aeronáutica, bem como convidados civis e militares.
Sobre a ASOCEA
Criada pelo Decreto nº 6.834, de 30 de abril de 2009, e regulamentada pela Portaria GABAER nº 508/GC3, de 17 de maio de 2023, a ASOCEA tem por missão assessorar o Comandante da Aeronáutica nos assuntos relacionados à segurança dos Serviços de Navegação Aérea. Suas atribuições incluem coordenar e controlar as atividades de inspeção no tocante à segurança operacional e à segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita, além de gerenciar os Programas de Vigilância da Segurança Operacional e da Segurança da Aviação Civil Contra Atos de Interferência Ilícita nos Serviços de Navegação Aérea.
ACESSE POLÍTICA - Chefes de Estado-Maior das Forças Armadas reúnem-se no Quartel-General do Exército
Da Redação | Publicada em 07/05/2025 07:26
Nesta última terça-feira (6) foi realizada no Estado-Maior do Exército (EME), no Quartel-General, uma reunião do Comitê de Chefes de Estado-Maior das Forças Armadas. Presidido pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Aguiar Freire, o encontro reuniu os chefes de Estado-Maior das três forças e abordou temas de interesse da defesa nacional.
Criada em 2010, a Reunião do Comitê faz parte da Estratégia Nacional de Defesa. Participaram da atividade o Chefe de Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra Silva Lima; o Chefe de Estado-Maior do Exército, General de Exército Richard; e o Chefe de Estado-Maior da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Farcic.
EDIÇÕES ANTERIORES
126 de 06/05/2025
125 de 05/05/2025
124 de 04/05/2025
123 de 03/05/2025
122 de 02/05/2025
121 de 01/05/2025
120 de 30/04/2025
119 de 29/04/2025
118 de 28/04/2025
117 de 27/04/2025
116 de 26/04/2025
115 de 25/04/2025
114 de 24/04/2025
113 de 23/04/2025