NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


TV GLOBO - JORNAL NACIONAL


FAB transporta vinte toneladas de ração para animais resgatados nas enchentes do RS

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, mais de 14 mil cães e gatos foram resgatados até agora no estado. Mas nem todos os municípios enviaram dados para o governo federal.

Jornal Nacional | Publicada em 18/05/2024 21:12

A Força Aérea Brasileira (FAB) transportou, neste sábado (18), para a base aérea de Canoas (RS), vinte toneladas de ração pra animais resgatados nas enchentes. Levou também cobertores, camas, caixas de transporte e potes de alimentação.

A primeira-dama, Janja da Silva, acompanhou o embarque das doações na base aérea de Brasília.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, mais de 14 mil cães e gatos foram resgatados até agora no estado. Mas nem todos os municípios enviaram dados para o governo federal.

TV GLOBO - JORNAL HOJE


Avião da FAB leva 20 toneladas de ração ao Rio Grande do Sul


Da Redação | Publicada em 18/05/2024 13:40

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, mais de 14 mil cães e gatos foram resgatados em 132 cidades gaúchas.

REDE GLOBO


Avião da FAB leva ração e itens para animais para o Rio Grande do Sul


Dftv | Publicada em 18/05/2024 11:47

Aeronave com 20 toneladas de doações partiu da Base Aérea de Brasília rumo à cidade de Canoas

PORTAL UOL


Avião da FAB transporta 20 toneladas de ração para cães e gatos no RS


Da Redação | Publicada em 18/05/2024 15:53

Um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) decolou neste sábado (18) transportando com 20 toneladas de ração para animais atingidos pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

A aeronave saiu de Brasília com alimentos para animais que estão em abrigos. O avião deixou a base área de Brasília por volta das 11h30. A previsão era de 2h de voo até a base aérea de Canoas. O avião é um KC-390 Millennium, do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte, do Esquadrão Gordo da FAB. O voo foi destinado a transportar materiais para dar apoio ao animais atingidos nas inundações. Além dos alimentos, camas, roupas de frio, cobertores e potes para ração, entre outros itens também foram levados para os animais em abrigos.

A primeira-dama Janja esteve na base aérea de Brasília para acompanhar a decolagem do avião. "A convite do Brigadeiro Damasceno, comandante da Força Aérea Brasileira, estive na Base Aérea de Brasília com Paris e Resistência para acompanhar essa ação repleta de afeto", escreveu Janja no X. Crianças e cachorros participaram de um ato antes da decolagem.

JORNAL CORREIO BRAZILIENSE


Avião da FAB leva a Canoas 20 toneladas de ração para pets

Também serão levados camas, potes de ração, roupas e cobertores para os animais que ficaram desabrigados

Francisco Arthur | Publicada em 18/05/2024 17:33

Um avião da Força Aérea Brasileira decolou, neste sábado (18/5), em direção à Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul, para levar 20 toneladas de ração para pets vítimas das fortes chuvas que assolam a cidade e outros 460 de municípios desde o final de abril.

Também serão levados camas, potes de ração, roupas e cobertores para os animais que ficaram desabrigados. A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio da coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), atua desde terça-feira (30/04), na Operação Taquari 2, resgatando pessoas e transportando ajuda humanitária em apoio aos atingidos pelas enchentes no estado gaúcho.

PORTAL G1


Avião da FAB leva 20 toneladas de ração para pets para o RS

Temporais que atingem estado deixaram 154 mortos e 94 desaparecidos, segundo Defesa Civil. Camas, potes de ração, roupas e cobertores também estão entre itens doados.

Beatriz Pataro | Publicada em 18/05/2024 11:33

Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou, na manhã deste sábado (18), da Base Aérea de Brasília, carregada com cerca de 20 toneladas de ração para pets vítimas das fortes chuvas no Rio Grande do Sul.

Também serão levados camas, potes de ração, roupas e cobertores para os animais que ficaram desabrigados por causa das enchentes na região. Segundo um levantamento do Ministério do Meio Ambiente em 132 municípios, 12 mil cães e 2 mil gatos foram resgatados.

Neste sábado, um avião com mantimentos já decolou com destino à Base Aérea de Canoas e outros dois vão ao Rio Grande do Sul no período da tarde. A primeira-dama Janja esteve na Base Aérea para acompanhar o carregamento das doações. Ela elogiou o trabalho da FAB e dos voluntários que atuam no Rio Grande do Sul. Os temporais que atingem o estado deixaram 154 mortos e 94 desaparecidos, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil nesta sexta-feira (17). Mais de 618,3 mil pessoas estão fora de casa.

Na quinta-feira (16), outra aeronave fez o primeiro voo com uma carga somente de agasalhos e cobertores. Cerca de 30 toneladas de doações foram enviadas em um avião de grande porte da Aeronáutica, modelo KC-30. O avião todo, inclusive a cabine de passageiros, foi carregado com um grande volume de cobertores e roupas de frio. A medida se fez necessária uma vez que, devido à chegada de uma massa de ar frio, as temperaturas no Rio Grande do Sul caíram nos últimos dias.

Curiosidades do avião que está ajudando o RS

Com 59 metros de comprimento, o KC-30, modelo Airbus A330-200, é o maior avião já operado pela Força Aérea Brasileira. Ele é capaz de transportar até 238 passageiros, 45 toneladas de cargas e voar uma distância de 14,5 mil quilômetros. As principais funções do KC-30 incluem missões de reabastecimento em voo, transporte logístico aéreo de cargas e passageiros e assistência humanitária. Além disso, em casos de calamidades públicas, como desastres naturais, pandemias ou emergências médicas, a aeronave também pode realizar Missões de Evacuação Aeromédica (EVAM) para um grande número de pacientes.

A aeronave foi utilizada também na operação com mais seis aeronaves da Força Aérea para repatriar brasileiros que estavam em áreas de conflito entre Israel e Hamas.

 

PORTAL METROPÓLES (DF)


FAB leva 20 toneladas de rações e donativos para animais no RS


Da Redação | Publicada em 18/05/2024 12:31

“São anônimos que doam e anônimos que recebem. O papel da Força Aérea é unir os anônimos”, destacou o Brigadeiro Daniel, do Centro de Comunicação da Aeronáutica.

 

 

 

 

 

 

 

RÁDIO CBN


FAB prepara envio de cerca de 20 toneladas de ração para animais do RS

Além de rações variadas, também tem casinha para transporte de animais sendo levadas ao estado.

Ana Carolina Tomé | Publicada em 18/05/2024 10:19

Os militares da Força Aérea de Brasília se preparam para enviar aproximadamente 20 toneladas de ração para animais do Rio Grande do Sul. Além de rações variadas, também tem casinha para transporte de animais sendo levadas ao estado.

O primeiro palete com ração para os animais já entrou dentro da aeronave KC 390 da FAB. Outros paletes com mais ração estão sendo organizados dentro do galpão da FAB que vão entrar na aeronave. O galpão está bem cheio de doações feitas por pessoas , entidades e organizações por meio da campanha todos unidos pelo Rio grande do sul. Nessa ação serão levados apenas mantimentos para os animais.

Os alimentos entram pela parte de traz dessa aeronave que deve decolar as 11h e chegar na Base Aérea de Canoas até 14h da tarde, segundo informações apuradas pela reportagem. De lá esses itens serão gerenciados entre os municípios locais. Esse é um cargueiro multi missão que já foi usado para levar ajuda para os estados durante a pandemia, resgatou brasileiros diante da guerra na Ucrânia e também participou da repatriação de brasileiros em Israel.

Animais estão chegando aqui também na Base porque terá uma ação com os bichinhos e crianças para simbolizar essa importância da relação animal humano. Essa ação deve acontecer antes da aeronave decolar.

REVISTA CARTA CAPITAL


Avião da FAB leva 20 toneladas de ração para pets do RS

Mais de 12 mil animais de estimação e silvestres já foram resgatados das áreas alagadas no RS

Da Redação | Publicada em 18/05/2024 15:11

A Força Aérea Brasileira (FAB) embarcou na manhã deste sábado 18 20 toneladas de ração doadas para o Rio Grande do Sul. Além da ração, para alimentar os cães e gatos vítimas das enchentes que devastaram a maior parte do estado, a aeronave KC-390 também levou itens essenciais para pets, como caixas de transporte, camas e bebedouros.

Antes da decolagem, houve uma ação que contou com a presença de crianças e cachorros em um ato simbólico ao envio dos produtos para os animais do sul do país. A decolagem ocorreu às 11h32 da Base Aérea de Brasília com destino à Base Aérea de Canoas.

A primeira-dama, Janja Lula da Silva, esteve no local e acompanhou o embarque da ajuda aos pets do Rio Grande do Sul. Junto com a primeira-dama estava a cadelinha Resistência. Ela ficou conhecida nacionalmente após subir a rampa do Palácio do Planalto, junto com Janja e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na posse presidencial em janeiro de 2023. Além de Resistência, Janja agora tem uma outra cachorrinha, Esperança. A Esperança é uma vira-latinha resgatada das enchentes no município de Canoas e adotada pela primeira-dama e por Lula.

Resgates

Mais de 12 mil animais de estimação e silvestres já foram resgatados das áreas alagadas no estado. Entre os resgatados, há, principalmente, cães e gatos, mas também aves, guaxinins e cavalos. De acordo com a secretaria estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, os animais resgatados passam por uma triagem veterinária. Os que estão em bom estado de saúde são devolvidos aos tutores. Quando estes não são identificados, os animais são enviados para abrigos públicos, organizações não governamentais (ONGs) ou para clínicas veterinárias, caso estejam feridos.

PORTAL BAND


Força Aérea cria Zona de Restrição de Voo para drones no Rio Grande do Sul

Não é proibido utilizar aparelhos na região, mas é preciso pedir uma autorização para a FAB

Da Redação | Publicada em 18/05/2024 13:20

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou neste sábado (18) que os voos de drone na região afetada pela catástrofe climática no Sul não estão proibidos. Apesar da liberação, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo pontua que é preciso uma autorização para voar na região. 

O DECEA criou uma Zona de Restrição de Voo, para as solicitações serem analisadas e aprovadas pela FAB. Assim, as aeronaves sem autorização não podem voar, sujeitas a sanções penais. Para garantir o apoio aos atingidos pelas enchentes, o espaço aéreo abaixo de 4 mil pés na área de controle do terminal Porto Alegre está reservado apenas para voos de ajuda humanitária. 

Os drones cadastrados têm permissão de voo, sendo observadas as diretrizes operacionais dos órgãos que atuam no local. Para regularizar o uso do drone, é preciso realizar o cadastro da aeronave no Sistema de Aeronaves não Tripuladas (SISANT), da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Além disso, destaca-se que as solicitações de voo devem ser feitas através do sistema SARPAS.

JOVEM PAN NEWS


Avião da FAB leva 20 toneladas de ração para pets do RS


Jovem Pan News | Publicada em 18/05/2024 11:03

 

Neste sábado (18), um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) que está em Brasília vai levar 20 toneladas de ração para animais do Rio Grande do Sul. Os mantimentos serão encaminhados para a Base Aérea de Canoas, um dos municípios mais atingidos pelas enchentes no estado.

Avião da FAB leva 20 toneladas de ração a pets resgatados no Rio Grande do Sul


Jovem Pan News | Publicada em 18/05/2024 19:54

Em operação especial, uma ação da Força Aérea Brasileira envia cerca de 20 toneladas de ração para pets resgatados das enchentes do Rio Grande do Sul.