NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL R7


Avião com 200 kg de droga é interceptado pela PF e FAB no espaço aéreo brasileiro

Aeronave foi forçada a fazer um pouso forçado em Santarém, no Pará

Da Redação | Publicada em 15/05/2025 22:33

A PF (Polícia Federal) e a FAB (Força Aérea Brasileira) interceptaram, nesta quinta-feira (15), um avião com 200 kg de droga. A aeronave de pequeno porte sobrevoava uma aérea próxima a Altamira, no Pará, quando a FAB iniciou o procedimento de interceptação.

Nesse momento, a tripulação do avião fez um pouso forçado, incendiou o avião e fugiu do local. As equipes conseguiram resgatar parte da droga antes que fosse destruída pelo fogo. Cerca de 200 kg de skunk.

O material apreendido foi levado para a Delegacia da Polícia Federal em Santarém (PA). O skunk é uma variação da maconha. Mas enquanto na maconha a concentração de THC é de 2% a 4%, no skunk pode chegar a 30%.

 

Força Aérea Brasileira intercepta avião de pequeno porte que transportava drogas no Pará

A operação contou com o apoio das polícias de Mato Grosso e Goiás

Da Redação | Publicada em 16/05/2025 11:00

A Força Aérea Brasileira interceptou um avião de pequeno porte no Pará, suspeito de transportar 200 quilos de skunk. A operação contou com o apoio das polícias de Mato Grosso e Goiás. Após identificação pela Força Aérea, o piloto foi obrigado a realizar um pouso forçado na zona rural de Santarém (PA), mas os tripulantes conseguiram fugir logo após a aterrissagem.

 

CNN BRASIL


FAB intercepta avião com 200kg de drogas no Pará

Aeronave estava carregada com cerca de 200kg de skunk; ação ocorreu em Altamira, e contou com apoio da Polícia Federal

Rafael Villarroel | Publicada em 16/05/2025 21:53

A Força Aérea Brasileira (FAB), com apoio da Polícia Federal, interceptou na tarde desta quinta-feira (15) uma aeronave carregada com 200kg de skunk, na cidade de Altamira, no Pará. A ação também teve apoio das forças de segurança de Mato Grosso e Goiás.

Segundo a PF, as forças de segurança federais e estaduais compartilharam informações e realizaram o monitoramento aéreo do avião de pequeno porte, identificado no espaço aéreo brasileiro.

Ao chegar próximo de Altamira, a FAB iniciou o procedimento de interceptação, seguindo os protocolos operacionais.

Durante o procedimento, a tripulação da aeronave realizou um pouso forçado, incendiou o avião e fugiu do local. Após a apreensão, as drogas foram encaminhadas para a Delegacia da Polícia Federal em Santarém.

PORTAL AEROIN


Aeronave em atividade irregular é monitorada e interceptada pela Força Aérea em operação conjunta com a PF


Juliano Gianotto | Publicada em 16/05/2025

Na tarde desta quinta-feira (15/5), uma força-tarefa formada pela Polícia Federal (PF) e pela Força Aérea Brasileira (FAB), com o apoio das forças de segurança estaduais de Mato Grosso e Goiás, realizou mais uma operação de combate ao tráfico de drogas, resultando na apreensão de cerca de 200 kg de skunk após interceptação de uma aeronave.

Segundo informações preliminares da PF, a ação teve início com o compartilhamento de informações entre as instituições e o monitoramento aéreo de uma aeronave de pequeno porte, detectada no espaço aéreo brasileiro. A partir de então, o avião passou a ser acompanhado pela FAB e pela Polícia Federal.

Ao se aproximar do município de Altamira (PA), a FAB iniciou o procedimento de interceptação, conforme os protocolos operacionais. Nesse momento, os ocupantes da aeronave realizaram um pouso forçado, incendiaram o avião e fugiram do local. Equipes policiais em terra chegaram logo após e conseguiram recuperar parte da carga ilícita antes que fosse totalmente destruída pelas chamas. O material apreendido foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal em Santarém (PA), onde serão adotadas as medidas de polícia judiciária cabíveis.

CINDACTA IV reforça qualidade e segurança no controle aéreo com manutenção da certificação ISO 9001


Juliano Gianotto | Publicada em 16/05/2025

O Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV) concluiu com êxito, entre os dias 06 e 08/05, a auditoria de supervisão do seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), realizada pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), órgão do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). A auditoria foi conduzida com base nos requisitos da ABNT NBR ISO 9001:2015 e resultou na manutenção da certificação, sem o registro de não conformidades.

A ISO 9001 é uma norma internacional que certifica a excelência de um Sistema de Gestão da Qualidade de uma organização, servindo como um selo que atesta a adoção de boas práticas de gestão em nível internacional. A auditoria foi conduzida pelos auditores do IFI, Alessandro Claudino Pereira e Luciano Pereira de Souza, além do avaliador do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Sergio Paulo Packer.

A comitiva foi recebida pelo subcomandante do CINDACTA IV, Coronel Aviador Fernando Rocha Rodrigues, que representou o comandante da Unidade, Brigadeiro do Ar Jorge Mauricio Motta.

Na ocasião, o oficial destacou o compromisso institucional com os princípios da gestão da qualidade: “A auditoria de supervisão NBR ISO 9001:2015 realizada no CINDACTA IV é de suma importância para a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). O CINDACTA IV integra o sistema de gestão multisite do DECEA e, com os resultados da auditoria realizada, demonstrou que vem atendendo aos requisitos aplicáveis da norma, aumentando a satisfação dos clientes“, afirmou.

Ao final da auditoria, foi constatado que o SGQ do CINDACTA IV está em conformidade com os referidos requisitos, tendo sido registradas algumas oportunidades de melhoria e observações, para que a Regional e o DECEA avaliem a implementação no seu sistema de gestão.

O chefe da Seção de Qualidade do DECEA, Capitão Alexandre de Souza Gouvêa, reforçou o alinhamento entre os elos do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB): “Esse resultado evidencia o comprometimento contínuo do CINDACTA IV com a excelência na gestão pública, a segurança operacional e a melhoria constante dos serviços prestados à sociedade e ao Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro“, pontuou.

PORTAL METROPÓLES (DF)


Avião carregado com 200 kg de droga é interceptado por FAB e PF

De acordo com a PF, a tripulação da aeronave realizou um pouso forçado, incendiou o avião e fugiu do local

José Augusto Limão | Publicada em 15/05/2025 21:15

Um avião carregado com drogas foi interceptado, nesta quinta-feira (15/5), pela Polícia Federal (PF) e pela Força Aérea Brasileira (FAB), na zona rural no município de Altamira, no sudoeste do Pará. A aeronave estava com aproximadamente de 200 kg de skunk, também conhecido como supermaconha. As autoridades realizavam o monitoramento de um avião de pequeno porte, identificado em espaço aéreo brasileiro. A aeronave passou a ser acompanhada pela Força Aérea Brasileira (FAB) e pela Polícia Federal.

Ao chegar às proximidades do município de Altamira, a FAB iniciou o procedimento de interceptação, seguindo os protocolos operacionais. Nesse momento, a tripulação da aeronave realizou um pouso forçado, incendiou o avião e fugiu do local. Em seguida, equipes policiais chegaram ao local, em solo, e conseguiram resgatar parte da carga de drogas antes que fosse completamente destruída pelo fogo.

Diante dos fatos, o material apreendido foi levado para a Delegacia da Polícia Federal em Santarém (PA) a fim de serem tomadas as medidas de polícia judiciária cabíveis. A operação contou com apoio das forças de segurança estaduais de Mato Grosso e Goiás.

PORTAL BAND


Força Aérea intercepta aeronave com 200kg de drogas no Pará

Avião fez pouso forçado e ocupantes colocaram fogo no veículo antes de fugirem

Da Redação | Publicada em 16/05/2025 09:01

Caças da Força Aérea Brasileira (FAB) interceptaram um avião ilegal que levava 200kg de skunk, variedade da maconha, no Pará. Em operação nesta quinta-feira (15), a aeronave da Embraer foi detectada pelos radares de defesa aérea. Os pilotos da FAB realizaram o reconhecimento e interrogaram a aeronave, até que foi necessária a intervenção, incluindo ordens de mudança de rota e tiros de aviso. Após o protocolo, a aeronave fez um pouso forçado na região de Altamira, no Pará.

Os ocupantes, após o pouco, atearam fogo na aeronave e fugiram do local. Um helicóptero Black Hawk foi acionado para transportar agentes da Polícia Federal para medidas de controle no solo. 

Os agentes encontraram os 200kg de drogas no interior da aeronave, que foram aprendidos e sob responsabilidade da PF.

 

 

 

OUTRAS MÍDIAS


FOLHA DE BARBACENA - EPCAR celebra 76º aniversário com cerimônia militar

A celebração acontecerá na próxima quarta-feira(21/05)

Da Redação | Publicada em 16/05/2025 12:11

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), localizada em Barbacena, realizará na próxima quarta-feira (21/05) a solenidade militar alusiva ao 76º aniversário de criação da Organização Militar (OM). A celebração contará com a presença de autoridades militares e civis da região, professores da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), alunos veteranos da Escola Preparatória e ex-integrantes do efetivo.

Durante o evento, serão realizadas homenagens a militares e ex-integrantes da EPCAR, os quais deixaram um legado de exemplo, profissionalismo e amizade. Em homenagem à Instituição e aos alunos veteranos, os três esquadrões do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) entoarão seus gritos de guerra durante a incorporação à Guarda de Honra da “Nascente do Poder Aéreo”. A Escola Preparatória de Cadetes do Ar é uma Organização de Ensino do Comando da Aeronáutica (COMAER) com o objetivo de preparar os Alunos do CPCAR para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea (AFA), bem como ministrar outros cursos e estágios que lhes forem atribuídos.