NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
NOTIMP 140/2025 - 20/05/2025
Veja mais detalhes sobre como dois A-29 interceptaram a aeronave ilícita no Pará, com apoio do H-60 Black Hawk
Juliano Gianotto | Publicada em 19/05/2025 12:07
Na última quinta-feira, 15/05, uma aeronave foi interceptada no estado do Pará por dois caças A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB). A ação foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), em parceria com a Polícia Federal (PF), no contexto das atividades de policiamento do espaço aéreo brasileiro.
O avião, modelo Embraer EMB-810 SENECA III, de matrícula PT-VSB, foi detectado pelos radares do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), sendo então submetido às Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA). Conforme previsto nos protocolos operacionais, os pilotos da FAB realizaram o reconhecimento à distância e a interrogação da aeronave, seguidos por procedimentos de intervenção, incluindo ordens de mudança de rota e disparos de aviso.
Após essas medidas, a aeronave realizou um pouso forçado em local não preparado, nas proximidades da cidade de Altamira (PA). Logo após a aterrissagem, os ocupantes atearam fogo na aeronave e fugiram do local.
Em resposta à situação, foi acionado um helicóptero de resgate H-60 Black Hawk da FAB, operado pelo Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º GAV) – Esquadrão Harpia –, com a missão de transportar os agentes da Polícia Federal responsáveis pelas Medidas de Controle no Solo (MCS).
A apreensão dos entorpecentes encontrados no interior da aeronave (200 kg de skunk) ficou sob responsabilidade da Polícia Federal, que conduzirá as investigações para identificar os envolvidos e apurar as circunstâncias do voo irregular.
Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF)
O PPIF é uma política pública que visa fortalecer a prevenção, o controle, a fiscalização e a repressão a delitos transfronteiriços, integrando esforços de diversos órgãos para reforçar a segurança nas áreas de fronteira. Dessa forma, o programa é essencial para a segurança e o desenvolvimento das fronteiras brasileiras, contribuindo para a proteção da população, o combate à criminalidade e o fortalecimento das relações internacionais.
Serviço de Informações Aeronáuticas completa 72 anos com foco na digitalização dos dados de voo
Juliano Gianotto | Publicada em 19/05/2025 14:35
Há 72 anos, a Organização Internacional da Aviação Civil (OACI) estabeleceu as primeiras normas globais do Serviço de Informações Aeronáuticas (AIS – Aeronautical Information Service). Desde então, o dia 15 de maio celebra o Dia Internacional do Serviço de Informações Aeronáuticas.
O Serviço de Informações Aeronáuticas (AIS) é uma atividade essencial para a segurança, regularidade e eficiência da navegação aérea. No Brasil, está integrado ao Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), sob responsabilidade do DECEA.
O profissional de AIS coleta, processa e divulga dados aeronáuticos necessários ao planejamento e à condução dos voos, garantindo que os demais profissionais da aviação tenham acesso a informações confiáveis e atualizadas. Esses dados envolvem, por exemplo, alterações temporárias no espaço aéreo, condições operacionais dos aeródromos, procedimentos de navegação, publicações aeronáuticas e planos de voo.
Nos últimos anos, o AIS tem passado por uma transformação importante, acompanhando a evolução digital da aviação mundial. Essa mudança é representada pelo conceito de AIM — Gestão de Informação Aeronáutica (do inglês, Aeronautical Information Management). O propósito é substituir processos baseados em papel por fluxos digitais, estruturados e automatizados, ampliando a qualidade, precisão e disponibilidade das informações.
O DECEA tem conduzido essa transição com base nas diretrizes da OACI. Um dos pilares dessa nova fase é o SWIM — System Wide Information Management, sistema que viabiliza a troca de dados aeronáuticos em tempo real entre diversos usuários do sistema de gerenciamento do tráfego aéreo, como pilotos, controladores e operadores de aeródromos. Com isso, a tomada de decisão se torna mais ágil e a operação aérea, mais segura e eficiente.
Por trás de cada voo seguro, há um especialista em AIS. Seu trabalho garante que pilotos e controladores disponham de informações adequadas para o planejamento e a execução de voos seguros e eficientes. Neste 15 de maio, a data destaca a relevância do AIS e o trabalho silencioso, mas indispensável, de seus profissionais.
Comando de Preparo realiza Reunião de Aprendizado Estratégico
A reunião proporcionou troca de experiências, análise de resultados operacionais e debates entre os Comandantes das Unidades
Ricardo Fan | Publicada em 19/05/2025 11:14
O Comando de Preparo (COMPREP) da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, entre os dias 14 e 17/05, a Primeira Reunião de Aprendizado Estratégico Setorial (RAES) de 2025, no Centro Militar de Convenções e Hospedagem da Aeronáutica (CEMCOHA), em Salvador (BA). O evento contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, que ministrou uma palestra a Oficiais-Generais, Comandantes, Chefes e Diretores de Unidades subordinadas ao COMPREP.
Conduzido pelo Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, o evento reuniu lideranças da Força Aérea Brasileira para discutir os desafios e avanços no preparo e na prontidão das Unidades operacionais da FAB.
O Comandante da Aeronáutica destacou a importância estratégica da RAES como ferramenta de integração e alinhamento institucional. “Reuniões como esta são fundamentais e têm uma relação direta com outros encontros de governança importantes que realizamos no âmbito da Força. Foi essencial para trazer um panorama mais atual do COMAER [Comando da Aeronáutica], permitindo que o efetivo do Preparo e Emprego tenha uma visão mais ampla de outras atividades ligadas ao mundo político, econômico e a projetos estratégicos da FAB”, afirmou o Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno.
A RAES proporcionou um espaço de troca de experiências, análise de resultados operacionais e debates entre os Comandantes das Unidades subordinadas ao COMPREP, reforçando o comprometimento da Força com a excelência operacional e a sinergia entre os diversos níveis de comando.
“O COMPREP tem como missão garantir que nossas unidades estejam sempre preparadas para qualquer tipo de demanda. E esse preparo começa com o alinhamento de ideias e propósitos. A RAES não é apenas um momento de avaliação, mas também de troca intensa e de fortalecimento da nossa coesão operacional. Saí muito satisfeito, vendo que aprendemos entre nós mesmos e isso é o avanço desta atividade”, destacou o Tenente-Brigadeiro Nogueira.
A realização da I RAES de 2025 consolida o compromisso da Força Aérea Brasileira com a cultura de prontidão, da atualização doutrinária e da excelência no emprego do Poder Aeroespacial.
PCI CONCURSOS - Comando da Aeronáutica abre seleção para Médicos Temporários com vagas no Rio de Janeiro
Serão disponibilizadas oportunidades em Anestesiologia, Cancerologia, Cirurgia Torácica e Urologia, para profissionais dispostos a servir como Oficiais Superiores; confira
Da Redação | Publicada em 19/05/2025 17:46
O Comando da Aeronáutica abriu inscrições para o Processo Seletivo QOCon3 2025, que visa à convocação de Médicos Voluntários para prestação de serviço militar temporário, como Oficiais Superiores.
A seleção é voltada para a área de atuação do Serviço de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica do Rio de Janeiro (SEREP-RJ).
As vagas estão distribuídas entre as seguintes especialidades: Anestesiologia (1 vaga); Cancerologia (2 vagas); Cirurgia Torácica (1 vaga); Urologia (1 vaga).
Podem participar brasileiros natos, com residência médica ou pós-graduação na área de atuação escolhida e idade inferior a 63 anos até a data da incorporação. Os aprovados serão incorporados ao Quadro de Oficiais da Reserva de 3ª Classe Convocados (QOCon3), com o posto de major, e participarão de um estágio de adaptação militar com duração de 12 meses, dividido em duas fases: a primeira com foco em instruções militares e a segunda na atuação profissional específica.
A inscrição deve ser realizada exclusivamente pelo site da Força Aérea Brasileira, a partir das 10h do dia 19 de maio de 2025 até às 23h59 do dia 2 de junho de 2025.
A seleção será constituída das seguintes etapas:
- Encaminhamento Eletrônico de Documentos (EED);
- Validação de Documentos Digitais (VDD);
- Revisão de Documentos Digitais (RDD);
- Avaliação Curricular Digital (ACD);
- Concentração Inicial (CI); f) Inspeção de Saúde (INSPSAU);
- Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);
- Concentração Final e Habilitação à Incorporação (CF).
Após a incorporação, os militares permanecerão à disposição da Força Aérea Brasileira 24 horas por dia, sete dias por semana, incluindo sábados, domingos e feriados, para cumprimento de missões ou de escalas de serviços, considerando a destinação precípua das Forças Armadas na defesa da Pátria e à garantia dos poderes constituídos, da lei e da ordem (GLO).
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