NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
NOTIMP 182/2023 - 30/06/2023
FAB realiza cerimônia de substituição da Bandeira Nacional
A edição deste mês, no próximo domingo (2) faz parte das comemorações em alusão aos 150 anos do Nascimento de Alberto Santos Dumont
Luiz Fara Monteiro | Publicada em 29/06/2023 19:18
A Força Aérea Brasileira (FAB) realiza, no próximo domingo (02/07), a partir das 9h, a cerimônia de substituição da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF).
Esta edição faz parte das comemorações em alusão aos 150 anos do Nascimento de Alberto Santos Dumont, celebrado no dia 20 de julho.
A solenidade contará com sobrevoos de dirigível, de aeronaves da Esquadrilha da Fumaça, de um KC-390 Millennium e aviões de caça, além da apresentação da Orquestra Sinfônica da FAB (OSFAB) e do desfile da tropa. A cerimônia será em homenagem ao Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira.
Ainda, das 9h às 12h, os participantes poderão visitar a exposição de réplicas em tamanho real de aeronaves, como do 14-Bis e do caça F-39 Gripen, além de interagir com o personagem infantil Fabinho.
Troca da Bandeira
Com 186 metros quadrados e 90 quilos, a Bandeira Nacional é hasteada até o topo do mastro de 110 metros de altura. O Pavilhão fica próximo ao Palácio do Planalto, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal, permanece hasteado 24 horas por dia e pode ser visto de vários pontos da capital federal.
A troca ocorre mensalmente, em um rodízio que envolve as Forças Armadas, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.
Balões colocam aviação em risco, alerta CENIPA
Prática comum durante as festas juninas, soltar balões é crime punido com multa e detenção
Da Redação | Publicada em 29/06/2023 13:00
Além de problemas ambientais, a soltura de balões também oferece riscos para a aviação. A prática é comum durante as festividades juninas e os casos são mais frequentes durante a temporada de inverno, entre junho e agosto. Segundo o CENIPA, mesmo sendo crime, cerca de 100 mil balões são soltos por ano no Brasil. Centenas de ocorrências envolvendo balões não tripulados são registradas anualmente pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.
Segundo o investigador do CENIPA, Raphael Vargas Vilar, campanhas educativas alertam para os riscos envolvidos na atividade ilegal, mas é preciso que a população colabore.
Todo balão não tripulado movido à combustão oferece risco porque não é possível antecipar onde ele irá cair. O delegado Guilherme Dias, titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, explica que os objetos são ainda mais perigosos devido à rápida propagação do fogo.
Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, ou nos centros urbanos, é crime ambiental e a prática pode levar à detenção de um a três anos, além de multa. A população pode denunciar a prática do crime pelo telefone 197, da Polícia Civil, ou pelo Disque-Denúncia 181. As denúncias também podem ser feitas de forma anônima pela internet, pelo site: https://www.181.pr.gov.br/.
Até 30 de julho, exposição sobre 150 anos de Santos Dumont, com o 14-Bis, acontece no Congresso Nacional
Murilo Basseto | Publicada em 29/06/2023
Até 30 de julho, o pioneirismo de Santos Dumont e parte do seu legado estão expostos ao público no Salão Negro do Congresso Nacional, na exposição comemorativa Pai da Aviação — 150 anos.
A ação apresenta painéis com a trajetória do inventor brasileiro, objetos pessoais, maquetes e duas réplicas em tamanho real de suas aeronaves mais famosas, o 14-Bis e o Demoiselle. A exposição é aberta ao público e pode ser visitada todos os dias, das 9h às 17h.
A cerimônia de inauguração, nesta quarta-feira, 28 de junho, contou com a presença do alto comando da Força Aérea Brasileira (FAB), que também foi responsável pela promoção do evento. Compareceram os senadores Carlos Viana (Podemos-MG) e Izalci Lucas (PSDB-DF), além do ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho.
Carlos Viana destacou o pioneirismo de Santos Dumont e sua relevância para a aviação moderna. Ele comparou o inventor e os membros da Aeronáutica a heróis.
“Herói é quem venceu a própria dificuldade e mudou a própria existência. Dumont mudou todo o parâmetro do século em que esteve. Era uma época onde a ciência começava a brilhar e a mudar a visão de quem não aceitava o desenvolvimento. Hoje, vemos, nos exemplares rudimentares deixados, exemplos do que a inteligência humana é capaz quando se favorece o trabalho e a pesquisa”, discursou.
Izalci enalteceu Minas Gerais como estado de origem de Santos Dumont e de Juscelino Kubitschek e comemorou a oportunidade para que as pessoas em Brasília possam conhecer mais da história do cientista e inventor brasileiro.
O tenente-brigadeiro do ar Francisco Joseli Parente Camelo, presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ressaltou que Dumont é considerado o patrono da Aeronáutica. Segundo o militar, a trajetória de vida do mineiro corrobora seu caráter e pioneirismo.
“Ele tem uma história de vida muito voltada ao desprendimento. Lutou bastante para unir a humanidade em prol de uma causa comum. Muitos não o reconhecem como o pioneiro da aviação porque cada país, seja Estados Unidos ou França, quer ter o seu pai da aviação. Mas o primeiro a usar recursos próprios para voar com um objeto mais pesado do que o ar foi um brasileiro”, concluiu.
Disputa pelo pioneirismo
Existe uma polêmica internacional sobre quem inventou o avião. Os irmãos Wright, dos Estados Unidos, alegaram ter alçado voo em 1903 com o primeiro aparelho voador “mais pesado do que o ar”, o Flyer 1, e percorrido quase 40 metros.
Esse feito, porém, não foi documentado oficialmente. A aeronave deles também precisava percorrer um trilho ou ser catapultada para decolar.
O 14-Bis, portanto, teve o primeiro voo documentado oficialmente, no Aeroclube da França, em 1906. Uma plateia de mil pessoas viu a aeronave percorrer 60 metros a uma altura de 3 metros. Um detalhe abrilhantou o feito: o avião brasileiro decolou por meios próprios.
Informações da Agência Senado
TV Cultura estreia “Asas e Histórias”, série sobre a tecnologia e a história da aviação
Da Redação | Publicada em 29/06/2023
A história da aviação, do ponto de vista cultural, ganha espaço inédito na televisão aberta a partir do dia 1º de julho, quando estreia na TV Cultura a série Asas e Histórias, que será exibida aos sábados, às 10h45, e domingos, a partir das 13h.
Apresentado por Cláudio Lucchesi, jornalista com 30 anos de atuação no segmento aeroespacial e autor de livros de História e Aviação, o programa irá mostrar a cada edição os principais aviões e helicópteros que têm grande importância tecnológica e histórica no Brasil e no mundo. “A série Asas e Histórias irá aproximar as pessoas da aviação. O público verá que está mais próximo do que imagina deste universo”.
Com 26 episódios de cinco minutos cada, num formato disruptivo que une um conteúdo robusto com agilidade, Asas e Histórias trará desde as aeronaves projetadas por Alberto Santos Dumont, como o pioneiro 14-Bis e o gracioso Demoiselle, até as aeronaves mais velozes e tecnológicas da atualidade.
No decorrer das semanas, sempre aos sábados e domingos, o público irá acompanhar edições inéditas sobre as mais diferentes aeronaves, incluindo o brasileiro Embraer KC-390, o maior avião já projetado e produzido no Hemisfério Sul, que ganha destaque na edição de estreia, no dia 1º de julho.
No dia 8, o Asas e Histórias traz o Dassault Mirage III, o primeiro caça da Força Aérea Brasileira a voar além da velocidade do som – literalmente, o jato que levou o Brasil à Era Supersônica.
O mais moderno de todos os Airbus, o A350, terá espaço na edição do dia 15. Jato de passageiros capaz de ligar continentes e comprometido com a sustentabilidade, o público ficará por dentro da tecnologia mais avançada atualmente, que propicia segurança ao piloto e tripulação, além de conforto aos passageiros;
Já o Boeing B-52 Stratofortress, avião bombardeiro criado no início dos anos 50, com o objetivo de atacar com bombas nucleares a União Soviética, poderá ser visto no dia 22. Ícone na Guerra Fria, a aeronave, ainda em serviço, irá completar quase um século em uso nos Estados Unidos, um verdadeiro recorde! E nestas décadas, deu nome desde a penteado feminino e banda de rock, até “estrelar” um dos mais aclamados filmes de Stanley Kubrick, “Dr. Fantástico”.
E estes são apenas os destaques dos primeiros episódios.
Com a presença da Esquadrilha e dirigível, FAB realiza solenidade de substituição da Bandeira Nacional em Brasília (DF)
Da Redação | Publicada em 29/06/2023 19:13
No próximo domingo (02/07), a partir das 9 horas, a Força Aérea Brasileira (FAB) será a responsável pela solenidade de substituição da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). O evento será marcado pelas homenagens aos 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira.
A solenidade terá sobrevoos de aeronaves da Esquadrilha da Fumaça, caças da FAB e desfile da tropa – composta pelo Grupamento de Bandeiras Históricas, Companhia de Cerimonial Santos Dumont e Grupamentos de Representação de Militares da Força – bem como a participação da Orquestra Sinfônica da FAB (OSFAB). Também estarão expostas as réplicas das aeronaves F-39 Gripen e do 14-Bis. Toda solenidade será transmitida, ao vivo, pela TV Brasil.
Durante a substituição do pavilhão, feita ao som do Hino Nacional e do Hino à Bandeira, haverá uma salva de 21 tiros de canhão. O evento também contará com a realização de voo de um dirigível, que sairá da Praça dos Três Poderes e dará a volta na Torre de TV, uma alusão ao Prêmio Deutsch, que foi conquistado por Santos Dumont ao decolar do Parque de Saint-Cloud, contornar a Torre Eiffel e retornar em 30 minutos, no dia 4 de novembro de 1901, na França.
Comando de Operações Especiais realiza intercâmbio com militares do Exército dos Estados Unidos da América
Ricardo Fan | Publicada em 29/06/2023
O Batalhão de Apoio às Operações Especiais (B Ap Op Esp) realizou, no período de 12 a 16 de junho, um intercâmbio com militares integrantes do Batalhão de Apoio ao 7° Grupo de Forças Especiais (7th Group Support Battallion) do Exército norte-americano. A atividade de intercâmbio teve por finalidade o compartilhamento de informações e experiências por especialistas responsáveis pelo apoio logístico às Operações Especiais de ambos os exércitos.
Na ocasião, os visitantes estadunidenses discorreram sobre a dinâmica do apoio logístico às Operações Especiais fruto de experiências nos diversos Teatros de Operações, explanando sobre os seguintes temas: visão geral sobre o apoio às Operações Especiais no Exército Norte-americano, operação de purificação de água, operações de suprimento e ressuprimento aéreo, abastecimento e reabastecimento de armamento, munição e combustível em postos avançados e ainda sobre a logística médica nas operações especiais.
Em contrapartida, os especialistas em logística do B Ap Op Esp, com o apoio de operadores do 1º Batalhão de Forças Especiais (1º BFEsp), discorreram sobre os seguintes assuntos: o apoio logístico e ao combate nas Operações Especiais do Exército Brasileiro, em particular, o apoio aos Destacamentos Operacionais de Forças Especiais (DOFEsp); o atendimento pré-hospitalar tático, o treinamento nas Seções de Simulação de Tiro e de Queda Livre (Túnel de Vento e Simulador de Navegação), logística e emprego de cães de ataque e faro da Seção de Cães-de-Guerra, e o suporte logístico por meio de Infiltrações Aeroterrestres.
Nessa oportunidade, foi demonstrado aos visitantes o lançamento semi-automático de tropas, cargas médias e de cães-de-guerra da aeronave C-105 AMAZONAS, assim como a operação de Zona de Lançamento (ZL).
200 anos da Independência do Brasil terá sobrevoos da Esquadrilha da Fumaça
Toda a população está convidada a assistir ao espetáculo que será realizado por um grupo formado por Oficiais e Graduados
Da Redação | Publicada em 29/06/2023 14:39
A Força Aérea Brasileira (FAB) promoverá um sobrevoo de quatro aeronaves do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, na cidade de Salvador-BA, no dia 02 de julho de 2023. A referida ação acontecerá às 8h30min, nos céus do Largo da Lapinha e à tarde, às 16h15min, na Praça do Campo Grande.
O evento será realizado em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. Toda a população está convidada a assistir ao espetáculo que será realizado por um grupo formado por Oficiais e Graduados, utilizando as aeronaves A-29 Super Tucano.
O Super Tucano é um modelo de caça responsável pela garantia da segurança nas fronteiras do país. Trata-se de uma aeronave turboélice de ataque leve e treinamento avançado, que incorpora os últimos avanços em equipamentos eletrônicos e armamentos.
“Para nós, da Força Aérea Brasileira, é motivo de orgulho fazer parte destas celebrações, afinal, faz parte da história do nosso País e da bravura do povo baiano, liderados pelos combatentes da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, nesta emblemática batalha”, afirma o Tenente-Coronel Daniel GARCIA Pereira, Comandante da Esquadrilha da Fumaça.
Além das apresentações em Salvador, a Esquadrilha da Fumaça fará sobrevoos em Brasília, às 9h40min, na Praça dos Três Poderes. Em seguida, a Esquadrilha segue para o Circuito Santos Dumont 150 anos, em que fará demonstrações em Guarantã do Norte (MT), Porto Velho (RO), Manaus (AM), Boa Vista (RR) e Colômbia, durante a F-Air – Feria Internacional Aeronáutica Y Espacial.
A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER). Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse www.fab.mil.br/eda. Acompanhe a rotina da Fumaça nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Flickr.
O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA)
O EDA, mais conhecido como a Esquadrilha da Fumaça, tem por missão realizar demonstrações aéreas a fim de difundir, em âmbito nacional e internacional, a imagem institucional da FAB. Dessa forma, a Esquadrilha da Fumaça tem por objetivo aproximar os meios aeronáuticos civis e militares; marcar a presença da FAB nos grandes eventos no Brasil e no exterior; despertar nos jovens a vocação para a carreira aeronáutica civil e militar; e mostrar o trabalho de homens e mulheres que compõem os quadros da FAB.
Com mais de 3.800 demonstrações realizadas no Brasil e em 21 países, a Esquadrilha da Fumaça representa para milhares de pessoas a oportunidade de estabelecer contato, de maneira emocionante e inesquecível, com a Força Aérea Brasileira. Toda apresentação conta com sete pilotos em sete aeronaves. Cada posição de voo tem uma função específica. Um oitavo piloto fica em solo realizando a locução. Geralmente, a demonstração da Fumaça tem duração de 35 minutos e conta com cerca de 50 acrobacias.
FAB: Esquadrão Zeus realiza primeira missão de REVO noturno do KC-390
Durante treinamento, foram transferidas cerca de 3.000 libras de combustível para as aeronaves F-5M
Fernando Valduga | Publicada em 29/06/2023 22:11
O Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou a primeira missão de Reabastecimento em Voo (REVO) noturno da aeronave KC-390 Millennium.
Na missão, realizada na segunda-feira (26/06), no Rio de Janeiro (RJ), o KC-390 Millennium decolou da Base Aérea do Galeão (BAGL), às 21h, e transferiu um total de 3.000 libras de combustível para os caças F-5M, do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1°GAVCA), sediado na Base Aérea de Santa Cruz (BASC).
O fato representou um significativo avanço nas possibilidades de emprego e de desenvolvimento de doutrina do cargueiro multimissão. Segundo o Comandante do 1º GTT, Tenente-Coronel Aviador Bruno Américo Pereira, o objetivo do treinamento foi incorporar mais uma capacidade da aeronave, capaz de atuar em missões complexas a qualquer hora do dia ou da noite. “A missão representou um salto doutrinário e operacional importante para a Força Aérea Brasileira (FAB), pois ampliará ainda mais as possibilidades de emprego desse vetor”, declarou o Oficial.
Conforme o Comandante da Base Aérea de Anápolis (BAAN), Coronel Aviador Renato Leal Leite, a capacidade de realizar missões REVO noturno traz uma nova dimensão operacional aos operadores do KC-390 Millennium. “A incorporação e a consolidação dessa capacidade representam um grande avanço para as Forças Armadas brasileiras, que, agora, têm à disposição uma nova aeronave de transporte capaz de operar, efetivamente, em qualquer hora do dia ou da noite, em missões de reabastecimento em voo, permitindo que a FAB potencialize sua capacidade estratégica”, finalizou.
Reabastecimento em voo
O REVO é o processo de transferir combustível de uma aeronave para outra durante o voo e permite que a aeronave recebedora permaneça em missão por mais tempo, estendendo sua autonomia e alcance. O KC-390 consegue transferir até 25 toneladas de combustível para outras aeronaves, com uma razão mínima de, aproximadamente, 800 litros por minuto.
Fotos: Suboficial Nery e Sargento Muller Marin / CECOMSAER
ITA forma mais de 250 estudantes na Pós-graduação Stricto Sensu
Da Redação | Publicada em 29/06/2023 15:40
Na sexta-feira (23/06), foi realizada a formatura dos cursos de Pós-graduação Stricto Sensu do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), no auditório Francisco Antônio Lacaz Netto, localizado no campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) em São José dos Campos (SP). Na ocasião, foram entregues diplomas para mais de 250 estudantes.
A cerimônia foi presidida pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros. Também estiveram presentes o Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, o Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Brigadeiro do Ar Frederico Casarino e o paraninfo da turma, o CEO da empresa Embraer-X, Daniel Moczydlower, além de demais autoridades civis e militares.
Durante o seu discurso aos alunos, o paraninfo comentou sobre a importância da possibilidade de acesso a um ensino de excelência e tradição, conforme é oferecido pelo ITA. “Do alto do conhecimento conquistado e imbuído de suas responsabilidades, sem nunca se esquecerem de sua humildade e vulnerabilidade, desejo que façam sábias escolhas sobre como usar da melhor maneira e em prol do nosso país, o tempo que lhes for concedido. Que sejam escolhas felizes e todos nós possamos continuar nos orgulhando”, pontuou Daniel Moczydlower.
Na solenidade, foram entregues diplomas em níveis de doutorado, mestrado e mestrado profissional nos cursos de Engenharia Aeronáutica e Mecânica, Engenharia Eletrônica e Computação, Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica, Ciências e Tecnologias Espaciais, Física e Pesquisa Operacional, além do curso de Guerra Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO).
O Reitor do ITA aproveitou o momento para incentivar os novos pós-graduados. “Recentemente a Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior e a Elsevier, empresa editorial holandesa, deram ao ITA o primeiro lugar no ranking nacional de universidades com publicações científicas industriais, o que mostra a qualidade dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelo Instituto”, afirmou.
O Diretor-Geral do DCTA parabenizou a nova turma após a conclusão dos cursos. “O acesso ao conhecimento que vocês tiveram os capacita para atuarem frente aos desafios futuros da Força Aérea Brasileira (FAB) e do nosso país. São vocês quem encontrarão tecnologias cada vez mais disruptivas e transformadoras, que irão contribuir para o desenvolvimento tecnológico do Brasil”, completou.
Homenagem
A cerimônia de formatura também foi marcada pela homenagem ao Professor Doutor José Edimar Barbosa Oliveira, que faleceu no dia 26 de abril. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB) em 1976, o Professor Edimar cursou o mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação no ITA em 1979. Atuava como professor do Instituto, sendo conhecido por ser um dos precursores do PPGAO.
Uma homenagem foi entregue pelo Reitor do ITA à família do professor. “Fiquei muito feliz em ver o reconhecimento pelos trabalhos realizados pelo meu pai. São muitas vidas que foram transformadas, algo que, muitas vezes, a gente não tem a consciência, mas a verdade é que o conhecimento muda a nossa realidade. Ver como meu pai conseguiu contribuir para isso é um legado que fica não só para o ITA, mas também para a nossa família”, finalizou Raquel Carvalho Oliveira, filha do homenageado.
Esquadrilha da Fumaça volta a se apresentar em Porto Velho em evento no Espaço Alternativo
Evento é coordenado pela Prefeitura e marca os 150 anos do pai da aviação
Beatriz Galvão | Publicada em 29/06/2023 16:00
Após seis anos, Porto Velho irá receber as aeronaves do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), nome oficial da Esquadrilha da Fumaça, em um espetáculo gratuito que acontecerá no próximo dia 7 de julho. O show acrobático está marcado para começar a partir das 16h30, no Espaço Alternativo.
No dia do evento, diversas atrações estarão disponíveis para o público a partir das 15h. Além do show das aeronaves, haverá exposição de veículos e equipamentos da Força Aérea Brasileira (FAB), bem como de outras instituições militares. Conforme a FAB, a expectativa é reunir até 40 mil pessoas na apresentação.
A ação acontecerá em Porto Velho em comemoração aos 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, conhecido como pai da aviação. Santos Dumont é considerado um dos maiores inventores da história e precursor da aviação e da criação de aeronaves, sendo fonte de inspiração não só no Brasil, mas em várias regiões do planeta.
O evento, que é organizado pela Prefeitura da capital, em conjunto com a Base Aérea de Porto Velho (BAPV), também contará com a participação de secretarias municipais através da oferta de serviços e ações de educação, como das Secretarias Municipais de Saúde (Semusa), de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), de Esporte e Lazer (Semes), de Educação (Semed), de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran) e da Fundação Cultural (Funcultural).
O momento mais esperado do dia será a apresentação da Esquadrilha da Fumaça às 16h30. Na ocasião, os visitantes terão a oportunidade de assistir a apresentação aérea narrada, abordando os nomes técnicos das manobras e demais curiosidades envolvendo pilotos e as aeronaves brasileiras.
Neste ano, a Esquadrilha da Fumaça foi reconhecida como ‘bem cultural imaterial’ pelo Comando da Aeronáutica, por meio do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (Incaer). A apresentação da Esquadrilha da Fumaça segue um cronograma nacional estabelecido pela Força Aérea Brasileira (FAB) para atender várias capitais e municípios brasileiros durante o mês de junho.
Com réplica do 14 Bis, exposição no Congresso homenageia 150 anos de Santos Dumont
Bianca Mingote | Publicada em 29/06/2023 17:19
Com a exposição comemorativa Pai da Aviação — 150 anos, o Congresso Nacional celebra os 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont (1873-1932). Parte do legado de Dumont, como objetos pessoais, maquetes e duas réplicas em tamanho real de suas aeronaves mais famosas – o 14-Bis e o Demoiselle, estão expostas ao público no Salão Negro até 30 de julho, todos os dias, das 9h às 17h.
Transcrição
UMA EXPOSIÇÃO NO CONGRESSO NACIONAL HOMENAGEIA OS 150 ANOS DO NASCIMENTO DE SANTOS DUMONT. A MOSTRA ACONTECE NO SALÃO NEGRO, É ABERTA AO PÚBLICO E PODE SER VISITADA TODOS OS DIAS, DAS 9H ÀS 17H. REPÓRTER BIANCA MINGOTE.
Uma viagem pela vida, obras e valores de Santos Dumont pode ser vivenciada na exposição comemorativa Pai da Aviação — 150 anos, sediada no Congresso Nacional. Além de objetos pessoais de Dumont, o público pode apreciar maquetes e duas réplicas em tamanho real de suas aeronaves mais famosas, o 14-Bis e o Demoiselle. Conhecido por seu pioneirismo na aviação, Alberto Santos Dumont nasceu em 20 de julho de 1873, em Palmyra, no estado de Minas Gerais – cidade que posteriormente foi batizada de Santos Dumont. Na época em que morava na França, em 1906, o mineiro revolucionou a aviação moderna ao conciliar as variáveis de sustentação, peso, potência e equilíbrio para construir um aparelho mais pesado que o ar. Naquele dia, uma plateia de mil pessoas viu a aeronave projetada e pilotada por Dumont, chamada de 14-Bis, percorrer uma distância de 60 metros a uma altura de três metros. O avião fez o primeiro voo autopropulsionado da história. E o feito, entre tantas outras invenções, deu a Santos Dumont o título de Pai da Aviação. A pedido do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o Congresso realizou uma sessão em homenagem a Santos Dumont. Durante a sessão, o senador Carlos Viana, do Podemos de Minas Gerais, destacou a importância da ciência e da pesquisa para o desenvolvimento de projetos inovadores como o de Dumont. O parlamentar ressaltou ainda a trajetória do brasileiro.
A garra, persistência sempre foram marcas de Santos Dumont. Aquela obstinação tão presente é característica nossa dos brasileiros. Nós acreditamos no futuro, nós acreditamos em fazer um país melhor e fazer esse país voar cada vez mais.
O tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, comandante da Aeronáutica, ressalta a importância da homenagem que valoriza o legado de Dumont.
Ao desbravar novos horizontes nos céus, delineou rumos transformadores à humanidade. Indubitavelmente a grandeza de um país reside, entre outros aspectos, no culto a sua história e na preservação e valorização de seus predecessores. Portanto, rememorar o passado e seus respectivos heróis é fonte segura de inspiração para o seu povo e bússola para conduzir uma nação ao progresso que tanto se almeja.
A homenagem aos 150 anos de Santos Dumont é uma parceria entre o Congresso e a Força Aérea Brasileira. A exposição é aberta ao público e acontece no Salão Negro, podendo ser visitada todos os dias, das 9h às 17h. Sob a supervisão de Pedro Pincer, da Rádio Senado, Bianca Mingote.
EPCAR REALIZA CORRIDA “SANTOS DUMONT: 150 ANOS” NESTE SÁBADO EM BARBACENA
Da Redação | Publicada em 29/06/2023 18:18
Prova é inédita no calendário da EPCAR. Evento marca a abertura das comemorações alusivas ao sesquicentenário de Santos Dumont, em Barbacena
No dia 20 de julho, o Comando da Aeronáutica (COMAER) celebrará o 150° aniversário de nascimento do Patrono da Aeronáutica Brasileira, o mineiro e Marechal do Ar Alberto Santos Dumont. Em toda a Força Aérea Brasileira (FAB) estão sendo preparados vários eventos alusivos a esta data tão significativa. A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), abrirá as comemorações do “Mês de Dumont”, como está sendo chamado o mês de julho, promovendo a corrida “Santos Dumont: 150 anos!”.
Marcada para o dia 1° de julho de 2023, sábado, com largada às 8h, na fachada histórica da EPCAR, a corrida reunirá atletas de Barbacena e toda a região. O percurso total será de 5 km, com largada e chegada na EPCAR, e percorrerá as principais ruas do centro e do bairro Pontilhão.
Os participantes inscritos deverão retirar seus kits no Clube dos Oficiais da EPCAR (COEP), localizado na Rua Artur Bernardes, n° 285, no centro de Barbacena, no dia 29 de junho, de 9h às 17h, no dia 30 de junho, de 8h às 12h, e no dia da corrida, a partir das 6h. A organização concita a todos os participantes para que façam a doação de um quilo de alimento não perecível.
O evento contará com o apoio da Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana (SETRAM) na oportunidade onde é solicitada atenção especial por parte dos motoristas, no horário compreendido entre 8h e 9h da manhã, no dia 1° de julho, nas seguintes ruas: Rua Santos Dumont, Artur Bernardes, Sete de Setembro, Rua Benjamin Constant, Rua Sena Madureira, Avenida Governador Bias Fortes, Rua José Nogueira, Rua Marechal Floriano Peixoto, Largo Marechal Deodoro, Avenida Bias Fortes e Rua Francisco Sá.
EDIÇÕES ANTERIORES
139 de 19/05/2025
138 de 18/05/2025
137 de 17/05/2025
136 de 16/05/2025
135 de 15/05/2025
134 de 14/05/2025
133 de 13/05/2025
132 de 12/05/2025
131 de 11/05/2025
130 de 10/05/2025
129 de 09/05/2025
128 de 08/05/2025
127 de 07/05/2025
126 de 06/05/2025