NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
Comitiva da SEFA realiza visita a Projetos Estratégicos da FAB
Iniciativa busca sensibilizar autoridades sobre a importância da continuidade orçamentária para o setor de Defesa
Agência Força Aérea | Publicada em 29/04/2025 14:24
Com o objetivo de estreitar laços, nivelar conhecimentos e apresentar in loco os avanços dos Projetos Estratégicos de Defesa conduzidos pelo Comando da Aeronáutica (COMAER), nos dias 24 e 25/04, uma comitiva da Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA) realizou uma visita institucional a instalações estratégicas da Força Aérea Brasileira (FAB).
A comitiva, também composta por representantes dos Ministérios da Defesa (MD), do Planejamento e Orçamento (MPO), da Fazenda (MF), da Casa Civil da Presidência da República, entre outros órgãos governamentais, visitou as instalações da Embraer, em Gavião Peixoto (SP); os centros de controle do tráfego aéreo, em Curitiba (PR); e as unidades operacionais da FAB, em Anápolis (GO).
A programação incluiu apresentações sobre o Programa FX-2, responsável pela implantação dos caças F-39 Gripen, e o Projeto KC-390 Millennium, aeronave de transporte multimissão desenvolvida em parceria com a indústria nacional. Também foram demonstradas as capacidades do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), fundamental para a segurança e soberania do País.
Além de potencializar os recursos públicos empregados, por meio de rigorosa gestão orçamentária, a FAB reforçou, durante a visita, seu permanente compromisso com as três missões institucionais: Controlar, Defender e Integrar o território nacional.
As ações da FAB extrapolam a esfera militar e alcançam diretamente a sociedade brasileira. Exemplos foram o apoio à Operação Taquari II, em socorro à população do Rio Grande do Sul atingida pelas fortes chuvas; o acolhimento aos povos indígenas Yanomami, com ações de combate à mineração ilícita e preservação ambiental; as missões de repatriação de brasileiros em áreas de conflito, como no Oriente Médio, em uma das maiores operações desse tipo realizadas pela FAB; o combate a incêndios florestais em diversas regiões do País; e a integração de comunidades isoladas na Amazônia e no interior do Brasil.
O Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, destacou a relevância da visita. “Procuramos mostrar para toda essa nossa comitiva a atividade que é feita pela Força Aérea, especialmente no nosso ramo de atuação: Defender, Controlar e Integrar.”
Esses três verbos norteiam as ações da FAB e, aplicados à sua atuação operacional, são fundamentais para a defesa do Espaço Aéreo Nacional. Estratégica e simbolicamente, cada local visitado representa um desses eixos de atuação:
– Defender, representado pela Base Aérea de Anápolis (BAAN) com o F-39 Gripen;
– Controlar, evidenciado pelo trabalho do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II);
– Integrar, expresso na visita à Embraer, fabricante do KC-390 Millennium, aeronave essencial para a conexão logística e humanitária entre regiões remotas do País
A iniciativa teve como principal objetivo sensibilizar os agentes governamentais sobre a importância da manutenção dos recursos vinculados ao Fundo Aeronáutico e da adequada alocação orçamentária na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 e anos seguintes. A ação também busca ampliar o apoio à tramitação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 55/2023, que visa garantir previsibilidade e continuidade orçamentária mínima para a Defesa, em patamar equivalente a 2% do PIB.
Além do Secretário da SEFA, a comitiva foi composta pelo Diretor de Economia e Finanças da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Intendente Alcides Roberto Nunes; o Subdiretor de Administração Financeira, Brigadeiro-Intendente Eduardo Quesado Filgueira; o Chefe da Assessoria Parlamentar e de Relações Institucionais do COMAER (ASPAER), Major-Brigadeiro do Ar Reginaldo Pontirolli; além de demais militares da Aeronáutica e civis representantes de instituições governamentais dos poderes Executivo e Legislativo.
O Chefe da ASPAER ressaltou a importância da atuação integrada. “A participação da ASPAER junto à SEFA é fundamental para unirmos as instituições, mostrarmos nossas dificuldades, nossas necessidades e prestarmos contas ao Legislativo e ao Executivo de como empregamos os recursos que nos são confiados, aproveitando-os da melhor maneira para a defesa da Pátria, o controle do tráfego aéreo e a integração do Estado brasileiro”, disse.
A Secretária Adjunta da Secretaria Especial do Programa de Aceleração do Crescimento da Casa Civil (SEPAC/CC), Thalita Ferreira de Oliveira, reforçou a relevância da visita. “Para quem está nos Ministérios, em Brasília (DF), faz muita diferença conhecer in loco e entender o trabalho. Com certeza, retornamos com outro olhar. É um trabalho muito sério, rigoroso e feito com muito afinco. Essa aula de situação com a FAB nos enche de orgulho de ser brasileiros”, afirmou.
PRENSA DE BABEL - Esquadrilha da Fumaça fará apresentação inédita em Arraial do Cabo no dia 12 de maio
Evento gratuito na Praia Grande faz parte da programação dos 40 anos de emancipação do município.
Da Redação | Publicada em 29/04/2025 11:21
A Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB), fará uma apresentação inédita na Praia Grande, em Arraial do Cabo, no dia 12 de maio, às 16h. De acordo com a Prefeitura de Arraial do Cabo, o evento integra as comemorações pelos 40 anos de emancipação político-administrativa da cidade.
O espetáculo aéreo será gratuito e contará com sete aeronaves A-29 Super Tucano. A demonstração terá duração de aproximadamente 35 minutos, com a execução de cerca de 50 manobras.
Segurança e ordenamento para o público
Para garantir a segurança dos espectadores, a prefeitura informou que prepara um esquema especial de ordenamento no local do evento.
Em nota oficial, o prefeito Marcelo Magno destacou a importância da apresentação para a cidade: “É uma alegria imensa Arraial do Cabo receber, pela primeira vez na história, a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. Este momento celebra o que somos: um povo de coragem, de esperança e de amor pela nossa terra”, afirmou.
A Esquadrilha da Fumaça, oficialmente chamada de Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), é sediada na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). Com mais de 4 mil apresentações realizadas no Brasil e em 21 países, o grupo difunde a imagem institucional da FAB e leva o público a conhecer de perto a atuação da Força Aérea Brasileira.
EDIÇÕES ANTERIORES
118 de 28/04/2025
117 de 27/04/2025
116 de 26/04/2025
115 de 25/04/2025
114 de 24/04/2025
113 de 23/04/2025
112 de 22/04/2025
111 de 21/04/2025
110 de 20/04/2025
109 de 19/04/2025
108 de 18/04/2025
107 de 17/04/2025
106 de 16/04/2025
105 de 15/04/2025