NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL DEFESANET


O Instituto de Aeronáutica e Espaço entrega o primeiro Banco de Ensaios de Compressores

O BEC é um grande avanço para o Brasil e para nossa Base Industrial de Defesa do setor aeronáutico

Ricardo Fan | Publicada em 29/01/2025

O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Organização Militar subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e Aero Concepts, entregou, no dia 23/01, ao Brasil o primeiro Banco de Ensaios de Compressores e de Sobrevelocidade (BEC-BESV) do hemisfério Sul, realizando um importante marco para a pesquisa e desenvolvimento na área de turbinas a gás no país.

Com uma infraestrutura única na América Latina, este laboratório possibilitará a realização de ensaios em compressores, sendo o principal objetivo o levantamento dos mapas de operação, além de possibilitar a realização de ensaios de integridade estrutural em rotores com velocidades superiores à rotação nominal.

Apoiado financeiramente pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), em 2019, teve o seu Projeto Executivo concluído e, nesta quinta-feira, ocorreu a inauguração do laboratório com execução da empresa Aero Concepts, sendo o processo desenvolvido com engenharia nacional.

Na solenidade estiveram presentes o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros; o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado; o Diretor do IAE, Brigadeiro do Ar Federico Casarino; o Chefe do Subdepartamento de Administração do DCTA, Brigadeiro do Ar Alexandre Daniel Pinheiro da Silva; o Chefe da Sétima Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar José Jorge Marques de Campo Júnior; o Diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da FINEP, Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho; o Diretor Executivo da Aero Concepts, Alexandre Roma; o Sócio-Administrador da empresa Junqueira Dias, José Geraldo Dias Junqueira; e Luiz Paulo Junqueira, além de representantes de empresas dos setores públicos e privados.

A entrega deste laboratório proporcionará mais autonomia e agilidade em ensaios e projetos de compressores, sendo um equipamento importante para a obtenção de compressores mais eficientes e para o processo de certificação de turbinas a gás nacional. Será bastante útil para a validação e otimização do compressor desenvolvido para o turbojato TR5000 e, poderá também ser utilizado pelas empresas da Base Industrial de Defesa (BID) para o desenvolvimento de novos produtos.

O Tenente-Brigadeiro Medeiros, durante a visita às instalações do BEC, salientou que parcerias entre o setor privado e público são fundamentais para o desenvolvimento de tecnologias que reforcem a nossa soberania nacional. “Ao investir na criação de soluções inovadoras com recursos próprios, especialmente na área aeroespacial, estamos não apenas fortalecendo nossa capacidade de defesa e autonomia tecnológica, mas também gerando empregos e impulsionando a economia. A inovação é a chave para o futuro do Brasil, e é com ela que alcançaremos novos patamares de desenvolvimento e prosperidade”, disse.

O Diretor do IAE, Brigadeiro do Ar Federico Casarino, também destacou a importância do banco com aplicações em setores aeroespaciais, de defesa e energia. “O BEC é um grande ganho para o Brasil e para nossa Base Industrial de Defesa do setor aeronáutico, uma vez que é o único na América Latina, proporcionando ao país a possibilidade de desenvolver equipamentos mais eficazes, sendo um passo importante para alcançar a soberania na produção de turbinas. Com o sucesso do TR5000, o Brasil já pode sonhar com outros motores aeronáuticos”, explicou.

OUTRAS MÍDIAS


CLICK GUARULHOS - Base Aérea de São Paulo tem novo comandante


Da Redação | Publicada em 29/01/2025

A Base Aérea de São Paulo (Basp), em Cumbica, viveu um dia especial na manhã de ontem (28), com a cerimônia de passagem de comando da unidade. O novo comandante é o tenente-coronel Fernando Campos Montenegro. A solenidade contou com a presença do prefeito de Guarulhos, Lucas Sanches.

“A história da Base Aérea é marcada por mais de 80 anos de conquistas. Trata-se de uma instituição que se mantém firme no seu propósito de auxiliar a população brasileira por meio de uma série de ações que demonstram o alto nível operacional, de formação e de dedicação dos nossos oficiais”, comentou Montenegro.

O novo comandante da Basp citou algumas tragédias recentes após as quais as populações atingidas receberam o apoio dos oficiais cuja base de treinamentos é Guarulhos, como o acolhimento de brasileiros provenientes de conflitos políticos na Venezuela e no Líbano, as enchentes no Rio Grande do Sul, as chuvas em São Sebastião e o terremoto na Turquia, entre outras. As ações dos oficiais da Basp nesses casos incluem, por exemplo, a entrega de donativos diversos e de medicamentos.

Montenegro substitui o coronel Leonar Tiago Barbosa, comandante da Basp nos últimos dois anos. “Desejo sucesso ao tenente-coronel Montenegro e também ao prefeito Lucas Sanches ao longo de seu mandato. Nossa gestão positiva foi fruto da harmonia entre os militares que atuam aqui na Base Aérea. Todos fazem parte de uma engrenagem vital. Liderar exige precisão e confiança mútua e cada conquista nossa é o testemunho de nossa união”, comentou Barbosa.

A Base Aérea de São Paulo foi criada em maio de 1941 e teve como sede o aeroporto Campo de Marte até janeiro de 1945, quando foi transferida pra Guarulhos.

 

 

 

 

 

Folha BV - Inscrições no Processo Seletivo da FAB encerram nesta quinta-feira (30)


Aysha Baydoun | Publicada em 30/01/2025 07:37

Encerram nesta quinta-feira (30), as inscrições no Processo Seletivo da Força Aérea Brasileira (FAB), que oferece vagas para o Serviço Militar Temporário. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo site www.convocacaotemporarios.fab.mil.br até as 23h59 (horário de Brasília).

O processo seletivo oferece oportunidades em sete localidades: Belém (PA), Brasília (DF), Canoas (RS), Manaus (AM), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). A incorporação dos aprovados ocorrerá em 2025, com a formação do quadro de Cabos da Reserva de 2ª Classe Convocados (QCBCon), destinado a atender as demandas do Comando da Aeronáutica (COMAER).

Além da inscrição, os candidatos serão submetidos a exames de saúde, testes de aptidão física, análise documental e avaliações específicas de cada especialidade. A concentração final para habilitação à incorporação está prevista para junho de 2025.

Mais informações estão disponíveis no site oficial da FAB.