NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL R7


Hospital da Força Aérea registra melhora significativa na saúde de indígenas atendidos

Atuação dos profissionais de saúde do Hospital de Campanha contribuiu para a recuperação da higidez da população indígena atendida, proporcionando aumento do número de alta hospitalar

Luiz Fara Monteiro | Publicada em 27/03/2023 13:11

Formado por uma equipe especializada em clínica médica, ortopedia, cirurgia geral e pediatria, além de enfermeiros, farmacêuticos e técnicos em enfermagem, o Hospital de Campanha (HCAMP) da Força Aérea Brasileira (FAB) atingiu a marca de 1.733 atendimentos a indígenas desde sua instalação em Boa Vista.

A atuação dos profissionais de saúde do Hospital auxiliou na melhora das condições de saúde da população indígena atendida. Em razão desse avanço, houve um aumento considerável do número de alta hospitalar.

Desde o início da Operação Yanomami, as principais demandas são em pediatria, com mais de 601 atendimentos realizados, seguidos de clínica médica (171) e ginecologia (148), além de 271 exames laboratoriais.

Segundo o Comandante do HCAMP, Major Médico Aluizio Paiva Gonçalves, “a grande preocupação de toda a equipe foram os problemas de saúde básica, crianças desnutridas, indígenas necessitando de atendimento básico e isso foi um grande desafio, além da comunicação com esses indígenas. Também foram feitas parcerias com intérpretes para poder se comunicar com eles, mas o grande desafio foi encontrar esse cenário de saúde pública um pouco mais defasado. A partir daí, conseguiu-se dar um suporte para tentar melhorar a situação dessa população”, expressou o Oficial. 

Após tantas adversidades, o militar comentou sobre o saldo positivo da Operação até o momento. “O Hospital deu todo um suporte à CASAI juntamente com a Força Nacional do SUS, o Médico sem Fronteiras, uma força conjunta para realmente melhorar a situação desses indígenas. Isso foi muito positivo, porque nós conseguimos, através dessa força-tarefa, melhorar a qualidade da saúde desses indígenas, a nutrição dessas crianças, tratando de forma humanitária.”

O Major Aluizio acredita que a situação já se encontra estável no Hospital de Campanha, com a redução do número de atendimentos. “Acreditamos que chegamos em um momento que esse número de atendimentos foi caindo, principalmente aqueles com mais gravidade. Já batemos 100 atendimentos ao dia e hoje o número é bem baixo, em torno de dois a quatro diariamente e, certamente, o número de transferências diminuiu bastante. Nosso maior número de atendimentos foi com a pediatria, atendimento básico à saúde, higienização, nutrição e orientação quanto à alimentação. Fizemos atendimento diário e acredito que hoje estamos estabilizados dentro da CASAI.”

Atendimento integrado

O HCAMP foi montado na Casa de Saúde Indígena (CASAI), estabelecimento responsável pelo apoio, acolhimento e assistência aos indígenas direcionados aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). A principal missão da CASAI está relacionada ao exercício da gestão da saúde indígena, no sentido de proteger, promover e recuperar a saúde desses povos.

A nutricionista da CASAI, Karla Renata Gavazza, relatou quais foram os principais desafios enfrentados na nutrição voltada para a saúde indígena. “Cada etnia tem suas particularidades. Além disso, a situação do idioma foi um desafio muito grande, além da questão da identificação da idade dessas crianças e o estado de desnutrição de cada uma. A gente começou a seguir a tabela da OMS, quanto ao peso e estatura.

A profissional de saúde expressou também a importância das ações em conjunto com o HCAMP. “Nós tivemos uma avaliação em massa junto ao Hospital de Campanha. Fizemos uma força-tarefa para avaliar as crianças em relação a peso, altura, para classificá-las e dali a gente entender quantas crianças temos em desnutrição grave, quantas crianças nós temos em desnutrição moderada, quantas daquelas temos em comorbidade e sem comorbidade. Com o auxílio do Hospital de Campanha, já vemos um avanço maravilhoso”.

O quadro de desnutrição das crianças atendidas tem diminuído e um dos indicadores é o aumento do número de altas. “Tivemos um mutirão de reavaliação dessas crianças para possíveis altas. O mais importante é essa ação conjunta. Elas recebem alta, mas a gente sempre pede para a pediatria do HCAMP fazer uma avaliação, para que essa criança volte segura para sua comunidade. Assim, a alta é feita de forma conjunta”, destacou a nutricionista.

Apoio em diversas frentes

O Comando Operacional Conjunto Amazônia já transportou 16.392 cestas básicas para as aldeias da Terra Indígena Yanomami, totalizando uma ajuda a mais de 30 mil pessoas que vivem na região. A Operação também tem prestado apoio aéreo logístico à Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS), do Ministério da Saúde, por meio de transporte de pessoal e de material para atender seis comunidades indígenas na região Yanomami.

PORTAL DEFESANET


FAB celebra o Dia do Especialista de Aeronáutica

Cerimônias em Guaratinguetá (SP) e em Brasília (DF) ocorreram nessa sexta-feira (24/03)

Agência Força Aérea | Publicada em 27/03/2023

Em cerimônia emocionante e repleta de homenagens, a Força Aérea Brasileira (FAB) celebrou, nessa sexta-feira (24/03), os 82 anos da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) e o Dia do Especialista de Aeronáutica. A cerimônia militar ocorreu em Guaratinguetá, interior de São Paulo, onde fica localizada a Escola.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, presidiu a solenidade, e foi recebido pelo Comandante da Escola de Especialistas de Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues. O evento contou com a presença de autoridades civis e militares.

O Tenente-Brigadeiro Damasceno destacou a importância dos militares formados pela EEAR, que integram as fileiras da FAB nas mais diversas especialidades. “São militares que, da mesma forma que aqueles que escolheram o ofício do sacerdócio, dedicam suas vidas para garantir o bem, a paz e a segurança da coletividade e que, por meio das suas contribuições individuais fornecidas, muitas vezes, anonimamente, não só viabilizam o voo, como dão suporte à conquista de novos horizontes”, afirmou.

O Comandante da Aeronáutica ressaltou, ainda, o empenho e a abnegação dos Especialistas em variadas missões da FAB. “Essas missões trazem em seu cerne a razão maior de nossa Força, sendo evidenciada nas ações arestas às ajudas humanitárias, como foi, recentemente, no transporte de equipes brasileiras para apoio às vítimas do terremoto na Turquia, na prestação de auxílio para o combate aos incêndios no Chile e na continuidade dos esforços dirigidos à região da Terra Yanomami”.

No evento, o Comandante da Aeronáutica recebeu homenagem, representando todos aqueles que foram inspirados por Especialistas, a exemplo do pai, in memorian, Severino Teixeira Damasceno, que foi Suboficial Especialista em Comunicações formado na década de 1950.

O Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, foi homenageado por atualmente ser o ex-aluno Especialista a ocupar o mais alto posto na carreira. Emocionado, ele contou um pouco de sua história. 

“Ter começado nessa Escola é um orgulho muito grande, eu sinto uma emoção toda vez que eu venho, porque mudou a minha vida. Eu sempre digo que ela separou o aluno Fiorentini do cabo da enxada, ao Manche do Avião. Então, eu tenho muito orgulho e um carinho muito grande pela Escola”, afirmou o Oficial-General.

No evento, houve ainda a imposição da Medalha Bartolomeu de Gusmão, que é uma distinção concedida aos militares e civis por destacados serviços prestados à Aeronáutica Brasileira. O Sargento Carlos Alberto de Sousa Santos Junior, Especialista em Comunicações, e o Sargento Tomás de Barros Caldas, Especialista em Eletrônica, foram agraciados e contaram a emoção desse momento.

“Estou muito grato em receber a medalha na frente dos meus colegas da caserna, da minha família, da minha querida esposa, meus filhos, que representam muito. É uma alegria imensurável poder servir de exemplo”, disse o Especialista em Eletrônica.

“Eu me sinto muito feliz, porque é um sentimento de dever cumprido, ainda mais nesse local, o Berço dos Especialistas, onde nós temos a referência quando falamos de Graduados Especialistas em Aeronáutica”, declarou o Sargento Carlos.

Ainda em Guaratinguetá, o Capitão do Quadro de Especialistas da Aeronáutica Celso Molinari, Oficial que por mais tempo serviu ao Berço dos Especialistas, aproximadamente 55 anos, e o Graduado-Master da Guarnição de Aeronáutica de Guaratinguetá, o Suboficial Especialista em Informações Aeronáuticas Franklin Raymundo, também foram agraciados.

Cerimônia em Brasília (DF) 

Na Base Aérea de Brasília (BABR), a cerimônia alusiva ao Dia do Especialista de Aeronáutica foi presidida pelo Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida.

O evento foi prestigiado pelo ex-Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez; por Oficiais-Generais da Aeronáutica de ontem e de hoje; por Comandantes Chefes e Diretores de Organizações Militares da Aeronáutica, entre outras autoridades militares e civis convidadas.

A cerimônia contou com a imposição da Medalha Bartolomeu de Gusmão a 109 Especialistas da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da FAB, além de civis, e foi encerrada com o desfile da tropa, composta também pela Banda de Música da Orquestra Sinfônica da FAB (OSFAB).

EEAR

Por meio da Portaria nº 160/GM3, de 15 de março de 1991, instituiu-se o dia 25 de março como data comemorativa do Dia do Especialista de Aeronáutica, data esta que coincide com a criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica, instituição de ensino que tem como missão a formação e aperfeiçoamento de pessoal especializado nas mais diversas áreas, a fim de atender às necessidades de recursos humanos de nível técnico para o Comando da Aeronáutica.