NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROFLAP


Militares de operações especiais do Exército, Marinha e Aeronáutica realizam treinamento conjunto


Da Redação | Publicada em 25/09/2021

O preparo para ações de possível enfrentamento com elevado nível de estresse faz parte da rotina de treinamento das tropas de operações especiais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Trata-se de militares, criteriosamente, selecionados, capacitados e especializados para atuar em operações de alto risco.

Para atingir excelência na profissão, esse seleto grupo das Forças Armadas é submetido, constantemente, a treinamentos. Nesse sentido, o Ministério da Defesa apoia a execução do Adestramento Conjunto – Combate em Ambiente Confinado, no período de 13 a 24 de setembro.

As atividades ocorrem no Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais e no Grupamento de Mergulhadores de Combate (GRUMEC), ambas Organizações Militares situadas no Rio de Janeiro.

Além de palestras, integrou o cronograma do exercício instrução de atendimento pré-hospitalar tático e atividades para uniformização de táticas, técnicas e procedimentos de combate em ambientes confinados terrestre e marítimo.

“Nós buscamos sempre, no nível do Ministério da Defesa, a interoperabilidade entre as Forças Armadas e a melhor maneira de alcançá-la é atuando de forma conjunta”, sublinhou o Comandante Naval de Operações Especiais, Contra-Almirante (FN) Claudio Eduardo Silva Dias. 

Coordenado pelo Comando Naval de Operações Especiais (CoNavOpEsp), o treinamento conjunto teve a participação de militares do Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais (Batalhão Tonelero), do Grupamento de Mergulhadores de Combate (GRUMEC), do 1º Batalhão de Ações de Comandos (1º BAC) do Exército e do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS/PARA-SAR) da Força Aérea.

Combate urbano

Uma das ações realizadas durante o treinamento foi a entrada em ambiente confinado. Na situação, militares com armamento individual adentram em um compartimento modular dividido por paredes de borracha e percorrem os cômodos ocupados com alvos e bonecos, que representam opositores e vítimas.

A inserção de alvos armados e não armados no recinto tem o intuito de tornar as representações mais próximas da realidade.

“Numa missão, você nem sempre encontra pessoas armadas. Poderá encontrar pessoas desarmadas, pessoas da família. Então, a identificação do alvo é algo que julgamos o mais importante para não termos nenhum efeito adverso”, explica um dos operadores especiais da Marinha.

Durante as progressões, há situações que eles atiram nos alvos, conforme as orientações passadas, anteriormente, pelos orientadores. “Procuramos realizar uma progressão mantendo a segurança da tropa, prioritariamente. Tentamos evitar qualquer canto, qualquer exposição do militar”, relata um operador especial do Exército.

A performance das equipes é avaliada na sala de crise, localizada ao lado desse compartimento. Lá, monitores exibem as imagens das ações ocorridas no interior de cada cômodo. Ao término das progressões, os integrantes das equipes assistem às filmagens para avaliar a atuação, aprimorar e uniformizar os procedimentos.

“Os ensaios são constantes, para que, na hora que você entre, analise a situação rapidamente e vá desenvolvendo as ações para cumprir a missão”, disse um dos operadores especiais da Força Aérea Brasileira. As ações empregam munição simulada e real, explosivos e podem ocorrer em ambiente com visibilidade reduzida, dependendo do estágio do treinamento.

DEFESA - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS


III Encontro de Gestores do COMGEP é realizado em Salvador (BA)


Da Redação | Publicada em 25/09/2021 13:02

A terceira edição do Encontro de Gestores do Comando-Geral do Pessoal (COMGEP) foi realizada de 21 a 24 de setembro no Centro Militar de Convenções e Hospedagem da Aeronáutica (CEMCOHA), em Salvador (BA). O evento contou com a participação do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior.

Neste ano, militares de 55 Organizações Subordinadas ao COMGEP estiveram presentes no Encontro. Participaram desta edição o Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares; o Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto; o Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico Walter Kischinhevsky; o Diretor de Administração do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga; o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior; dentre outros Oficiais-Generais e Oficias Superiores da Força Aérea Brasileira (FAB).

Na ocasião, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior destacou as principais diretrizes do Comando da Aeronáutica e parabenizou a todos os gestores presentes. “Cumprir a missão vai exigir sacrifícios, inteligência e recursos, e tenho certeza de que nós todos vamos à mesma direção. Parabéns pela iniciativa do COMGEP”, completou.

Na oportunidade, o Tenente-Brigadeiro Reis comentou sobre o evento. “Nós estabelecemos os prazos para o bem servir dos nossos beneficiários, dos nossos militares da reserva e da ativa, no tocante à área de pessoal, de saúde e de ensino, buscando capacitar melhor o nosso militar”, frisou.

Segundo o Major-Brigadeiro Codinhoto, o objetivo foi proporcionar um alinhamento dos conhecimentos dos Gestores subordinados ao Comando-Geral do Pessoal, como forma de maximizar as ações de pessoal, ensino, saúde, desporto e documentação da Aeronáutica. “É um momento de oportunidade para trocarmos ideias, consolidarmos boas práticas de gestão e, ainda, humanizar esse contato”, acrescentou.

Clique aqui e assista ao vídeo da matéria.