NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


REVISTA AERO MAGAZINE


Novo procedimento vai agilizar operações no aeroporto de Guarulhos

Projeto vai reduzir separação mínima entre pousos e decolagens da mesma pista no aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo

Wesley Lichmann | Publicada em 24/08/2023 18:05

O aeroportog internacional de Guarulhos, na grande São Paulo, vai agilizar suas operações com a implementação de um novo procedimento que visa reduzir as separações das aeronaves que utilizam a mesma pista.

Maior aeroporto do país, Guarulhos registra uma média de 742 voos por dia, que utilizam as pistas paralelas 10L-28R com 3.700 metros de comprimento e 45 de largura, e a 10R-28L que tem 3.000 metros e 45 de largura.

O procedimento conhecido como RRSM (Reduced Runway Separation Minima), entrará em vigor no próximo dia 28 de agosto.

Os novos mínimos serão aplicados entre uma aeronave que decola e uma aeronave que pousa subsequente, ou entre duas aeronaves que decolam na mesma pista ou entre duas aeronaves que pousam na mesma pista.

A operação é inédita em aeroportos do Brasil e faz parte do Projeto AGILE GRU, desenvolvido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), garantido maior eficiência dos pousos e decolagens.

"O procedimento inédito no Brasil será aplicado no principal aeroporto do país, otimizando o seu fluxo de pousos e decolagens, num momento em que a aviação nacional superou a demanda do período pré-pandêmico", destaca o Major Aviador Alexandre Gonçalves de Carvalho, coordenador do DECEA no AGILE GRU.

Além de tornar as operações mais eficientes, a iniciativa proporcionará uma redução no consumo de combustível e nas emissões de poluentes, garantido também benefícios aos passageiros, tornando os voos mais pontuais.

Segundo relatório de perfomance da empresa britânica Cirium, o aeroporto administrado pela GRU Airport foi o quinto mais pontual do mundo em julho. Dos 22.402 voos monitorados, 79,32% decolaram dentro do horário.

PORTAL DEFESANET


EXCON Tápio 2023 recebe visita de comitiva do Ministério da Defesa

Representantes das Forças Armadas do Brasil participaram de diversas atividades, entre elas as realizadas pela Célula Cenário

Força Aérea Brasileira | Publicada em 24/08/2023

Durante a sexta edição do Exercício Conjunto (EXCON) Tápio, que ocorre na Base Aérea de Campo Grande (BACG), o Chefe de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército José Eduardo Pereira, e o Chefe da Subchefia de Preparo de Operações Aéreas (SPOA), Brigadeiro do Ar Alessandro Cramer, acompanhados por uma comitiva do Ministério da Defesa (MD), visitaram, no dia 22/08, as instalações da Base para conhecer as atividades operacionais do treinamento. As autoridades puderam ver detalhes da atividade, que tem como principal função o treinamento e nivelamento de militares que compõem as Forças Armadas do Brasil, promovendo, dessa forma, a interoperabilidade.

A comitiva acompanhou a condução de uma missão a partir da Célula Cenário com a atuação aeronave remotamente pilotada (ARP) RQ-900, assistindo, em tempo real, todas as imagens captadas pela aeronave nas proximidades da cidade de Aquidauana (localizada a 140 km de Campo Grande), bem como a atuação dos militares envolvidos.

O General José Eduardo, que já presenciou a edição de 2018 do EXCON Tápio como Vice-Chefe da Chefia de Operações Conjuntas do MD (CHOC), destacou o diferencial do treinamento neste ano, uma vez que os exercícios realizados contam com a participação de mais de 700 militares brasileiros e estrangeiros.

“É muito importante termos aqui a presença das três Forças. Essa atividade é conjunta e, para o Ministério da Defesa, é essencial que se tenham operações dessa natureza, principalmente porque em situações reais, precisamos que Marinha, Exército e Aeronáutica trabalhem juntos, a exemplo do que ocorre com a Operação Ágata Fronteira Norte, em ajuda humanitária na Terra Indígena Yanomami (TIY), no Estado de Roraima (RR)”, expôs.

Após visitar a Célula Cenário, o Chefe da SPOA, Brigadeiro Cramer, destacou que o grande objetivo do EXCON Tápio é, em um ambiente conjunto com as três Forças, treinar tripulações, guias aéreos avançados e equipes SAR para ações dentro de um ambiente de guerra irregular. “É sabido que nestas situações nenhuma força singular consegue operar sozinha. Então, unimos a necessidade de treinamento das nossas tripulações, da nossa equipe médica e dos nossos homens-SAR à possibilidade de interoperabilidade com Forças Especiais e também com o Exército e a Marinha, nesse grande exercício conjunto”, concluiu o Oficial-General.

Visita de Observação

Nesta mesma data e paralelo ao Exercício, Adidos Estrangeiros de 23 países iniciaram visita à Base Aérea de Campo Grande em uma missão de observação do Centro-Oeste. Até o dia 26 de agosto, eles terão a oportunidade de conhecer  o cenário de operações e o poder aéreo na região. Além disso, terão demonstrações de capacidades aéreas, observando aeronaves em ação, bem como equipamentos e tecnologias estratégicas. 

Fotos: Soldado André Gomes/ BACG

FAB celebra 40 anos de apoio ao Programa Antártico Brasileiro


Força Aérea Brasileira | Publicada em 24/08/2023 11:24

Durante as últimas quatro décadas, a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1°GT) – Esquadrão Gordo, tem desempenhado um papel vital no apoio ao Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), uma missão que une ciência, exploração e compromisso nacional. Em um marco histórico, no dia 23 de agosto, o Esquadrão Gordo completa 40 anos de operações em apoio ao PROANTAR, um compromisso que evidencia a dedicação do país à pesquisa científica e à preservação do continente antártico.

Uma Jornada Histórica

O capítulo inicial desta jornada foi escrito em 23 de agosto de 1983, quando a aeronave C-130 Hércules da FAB alçou voo para a Antártica pela primeira vez. Desde então a aeronave ocupa o papel principal das operações da FAB em apoio ao PROANTAR. Com suas capacidades de transporte e adaptação a ambientes extremos, o C-130 Hércules foi a força motriz por trás da logística de apoio à Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), comandada pela Marinha do Brasil (MB), transportando pessoal e material e fornecendo recursos essenciais para os militares e cientistas que habitam nessa região polar.

Missões de Verão e Inverno

A operação da FAB em apoio ao PROANTAR contempla, em média, dez missões anuais. Durante o verão antártico, quando as temperaturas são mais amenas e a luz do sol é constante, a FAB transporta pessoal, equipamentos e suprimentos, pousando na base antártica chilena Eduardo Frei. Essas missões são vitais para realizar a troca entre os integrantes da base de pesquisa, permitindo que os cientistas realizem estudos significativos.

Já nas operações durante o inverno antártico, as missões concentram-se no lançamento de cargas diretamente na EACF, em virtude da impossibilidade da chegada dos navios da Marinha, devido às temperaturas extremamente baixas que congelam a superfície do mar na região. São lançados diversos tipos de materiais, mas principalmente alimentos perecíveis e apoio logístico essencial, indispensáveis à operação da estação nessa época do ano.

O KC-390 Millennium: Um Novo Capítulo

Em 2022, com a chegada da aeronave KC-390 Millennium ao Esquadrão Gordo, a FAB escreveu um novo capítulo em sua história de apoio ao PROANTAR, realizando o primeiro lançamento de cargas na Estação Antártica Comandante Ferraz. Esta aeronave, desenvolvida pela Embraer, trouxe consigo uma nova era de possibilidades para o transporte e a logística no continente antártico. Também capaz de operar em ambientes extremos, com maior velocidade e capacidade de carga, além da tecnologia embarcada de ponta que auxilia a tripulação durante a operação, muitas vezes realizada em condições limítrofes, o KC-390 proporciona maior eficiência e segurança.

“Esta parceria com o PROANTAR é de extrema importância para a unidade, e continuará sendo executada com excelência, agora pelo KC-390 Millennium, que tem a complexa tarefa de seguir o legado deixado pelo C-130 Hércules ao longo destes 40 anos e elevar ainda mais o padrão desta operação”, destaca o Comandante do Esquadrão Gordo, Tenente-Coronel Aviador Umile Coelho Rende.

Importância Global

O apoio da FAB ao PROANTAR vai além das fronteiras nacionais. As pesquisas realizadas na Antártica não apenas enriquecem o conhecimento científico brasileiro, mas também contribuem para a compreensão global dos ecossistemas polares e dos fenômenos climáticos. A cooperação internacional e o compartilhamento de dados são essenciais para enfrentar os desafios globais relacionados às mudanças climáticas e à conservação ambiental.

Um Compromisso Contínuo

A FAB celebra essas quatro décadas de operações do Esquadrão Gordo em apoio ao PROANTAR, lembrando a importância de nossa nação no cenário internacional de pesquisa antártica, bem como a presença no continente.

Fotos: Acervo 1°/1° GT e Sargento Muller Marin / CECOMSAER

EDGE Group assina acordo com o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da FAB


Redação | Publicada em 24/08/2023 12:38

O EDGE, um dos principais grupos mundiais de tecnologia avançada e defesa, anunciou hoje a assinatura de um acordo estratégico com o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da Força Aérea Brasileira (FAB), o centro militar brasileiro de pesquisa para aviação e voo espacial.

A cerimônia de assinatura ocorreu na cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo, como parte da visita permanente da delegação de alto nível do EDGE ao Brasil, e contou com a presença de membros da alta administração do EDGE e o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Medeiros.

Durante o roteiro, o grupo também se reuniu com autoridades locais e importantes players e parceiros da indústria brasileira, incluindo a SIATT e a Turbomachine. As visitas permitirão que o EDGE abra caminho para maior colaboração na troca de conhecimento, cooperação em P&D e codesenvolvimento de sistemas avançados de defesa, entre outros.

Pelo acordo, as duas organizações explorarão oportunidades para desenvolver projetos em conjunto nos domínios de Ar e Espaço, Armas Inteligentes e plataformas não tripuladas e autônomas, além de outras áreas. O acordo está alinhado com a estratégia do EDGE de construir parcerias mutuamente benéficas para apoiar o desenvolvimento da capacidade de defesa nos Emirados Árabes Unidos e na América Latina, onde o EDGE estabeleceu recentemente seu primeiro escritório internacional, localizado em Brasília.

O EDGE anunciou recentemente um acordo de parceria estratégica com a Marinha do Brasil para codesenvolver mísseis antinavio de longo alcance, bem como fornecer soluções avançadas, como a tecnologia anti-jamming, desenvolvida pelo EDGE nos Emirados Árabes Unidos.