NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


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Na região Sul, FAB testa sistema de autodefesa do KC-390 para avaliar capacidade contra ameaças aéreas


Juliano Gianotto | Publicada em 31/07/2025 07:17

Entre os dias 21 e 25 de julho, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, na Base Aérea de Canoas (BACO), a Avaliação Operacional Contratual (AVOP) do sistema de autodefesa da aeronave KC-390 Millennium.

A atividade fez parte da Operação Zeus 2025 – Fase Self Protection System (SPS) e teve como foco avaliar a eficácia e a conformidade dos sistemas de autoproteção da aeronave, fundamentais para seu desempenho em missões em ambientes operacionais modernos. Coordenada pelo Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), a avaliação contou com o apoio do Comando de Preparo (COMPREP), por meio do Instituto de Aplicações Operacionais (IAOp), e de Organizações Militares como o Primeiro Grupo de Transporte de Tropa a (1º GTT) – Esquadrão Zeus, o Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo, o Primeiro Grupo de Defesa Antiaérea (1º GDAAE), o Grupo Logístico de Anápolis (GLOG-AN). Especialistas da empresa EMBRAER participaram como observadores da atividade. 

Com o apoio do Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1º/14º GAV) – Esquadrão Pampa, sediado na Base Aérea de Canoas (BACO), a AVOP teve como objetivo validar a capacidade do KC-390 Millennium de detectar e reagir a ameaças guiadas por radiofrequência, fator essencial para a sobrevivência da aeronave em ambientes aéreos hostis.

A atividade foi marcada pela sinergia entre as equipes técnicas, responsáveis pelo planejamento das missões e pela programação dos sistemas embarcados, como o Radar Warning Receiver (RWR) e o Counter Measure Dispenser System (CMDS), e as equipes operacionais, encarregadas da elaboração da doutrina de emprego e do suporte logístico necessário ao pleno funcionamento do sistema de autodefesa.

“A capacidade de identificar e neutralizar ameaças é fundamental para a segurança. A avaliação permitiu ao KC-390 fornecer informações precisas e opções de autodefesa cruciais para os pilotos em situações de combate”, afirmou o Capitão Aviador Fernando Polizel Culhari, do Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV).

O Capitão Aviador Matheus Protásio do Nascimento, do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), destacou que a AVOP foi essencial para validar a capacidade do KC-390 de detectar ameaças e utilizar contramedidas de forma eficaz. Segundo ele, os resultados e as lições aprendidas durante a campanha devem contribuir significativamente para o aumento da taxa de sobrevivência da aeronave em cenários adversos. “O uso eficaz de contramedidas eletrônicas contribui diretamente para o aumento da taxa de sobrevivência da aeronave em situações reais de combate”, ressaltou.

 

CISCEA inaugura radar para monitorar o espaço aéreo entre São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul


Juliano Gianotto | Publicada em 31/07/2025 21:17

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), inaugurou, nesta quarta-feira (30), uma nova estação radar de Presidente Prudente, interior de São Paulo.

A cerimônia contou com a presença do Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski; do Comandante do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, Coronel Aviador Regilânio Isaías Aguiar de Melo; do Vice-Presidente da CISCEA, Tenente-Coronel Aviador Marcio Rodrigues Ribeiro Gladulich; da Chefe da Divisão Técnica da Comissão, Major Engenheira Talita da Cunha Mattos; do Vice-Presidente da Thales da América Latina e Diretor-Geral da Thales no Brasil, Luciano Macaferri Rodrigues; do Presidente da Omnisys Engenharia, Rodrigo Modugno, e demais autoridades.

Os radares primário LP23SST-NG e secundário RSM970S-NG formam um sistema que permite aos controladores de tráfego aéreo e de defesa aérea visualizarem a posição, altitude, velocidade e direção das aeronaves no espaço aéreo. A estação radar tem um alcance de 250 milhas náuticas para aeronaves voando a 30.000 pés (9.144 metros).  O sistema é fundamental para organizar o fluxo de tráfego aéreo, garantir a segurança da navegação aérea, uma vez que fornece informação essencial para que os controladores orientem os pilotos em voo, além de ampliar a cobertura dos voos de rota na região das fronteiras entre São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.

O Major-Brigadeiro Javoski destacou a importância da implantação do novo radar. “A CISCEA se orgulha dos significativos avanços operacionais e do nível de eficiência alcançado no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, reconhecido com referência mundial”, afirmou o Presidente da CISCEA. 

O Oficial-General ressaltou também a importância da parceria com a empresa Omnisys ao exercer um papel fundamental no desenvolvimento de soluções tecnológicas que atendem às necessidades operacionais do controle do espaço aéreo brasileiro. “Seguiremos fortalecendo essa parceria, com foco no aprimoramento contínuo da infraestrutura crítica que garante a segurança e a fluidez do espaço aéreo”, pontuou. Criada em 23 de julho de 1980, a CISCEA é uma organização subordinada ao DECEA que tem por missão promover a implantação de projetos voltados ao desenvolvimento do SISCEAB, além de outras iniciativas de interesse do Comando da Aeronáutica. Além disso, atua na modernização de sistemas já implantados, garantindo a evolução contínua do controle do espaço aéreo brasileiro.