NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL R7


Saab entrega os seis primeiros modelos Gripen ao Brasil e à Suécia

Comandantes brasileiro e sueco testaram o novo simulador de treinamento de missão do Gripen

Luiz Fara Monteiro | Publicada em 24/11/2021 18:09

A Saab promoveu um encontro nesta quarta-feira (24) entre as autoridades do Brasil e da Suécia para apresentar as seis primeiras aeronaves de produção em série que saíram da fábrica e entraram em fase de entrega às forças dos dois países. As delegações de ambos os países também tiveram a oportunidade de discutir as atividades conjuntas que serão benéficas para o Programa Gripen E.

O encontro contou com a presença do Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, Comandante da Força Aérea Brasileira; do Major-General Carl-Johan Edström, Comandante da Força Aérea Sueca; Micael Johansson, Presidente e CEO da Saab; e Jonas Hjelm, Vice-Presidente Sênior e head da área de negócios Aeronautics da companhia.

"É uma satisfação acompanhar o cumprimento de mais essa etapa no processo de entrega das aeronaves F-39 Gripen, as quais permitirão a evolução da capacidade de combate da FAB. O projeto representa um novo patamar tecnológico para o Brasil e tem fundamental importância no desenvolvimento da nossa Base Industrial de Defesa", disse o Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, Comandante da Força Aérea Brasileira.

"Essas entregas são uma parte importante do fortalecimento de nossas capacidades e da defesa da Suécia. O JAS 39 E Gripen nos permitirá construir uma Força Aérea mais forte e taticamente superior para cada situação", disse Major-General Carl-Johan Edström, Comandante da Força Aérea Sueca.

"O início da fase de entrega de quatro aeronaves de série para a Força Aérea Brasileira e duas para a Força Aérea Sueca é mais um importante marco para o Programa Gripen E. Isso mostra que temos um produto maduro e que estamos cumprindo nossas obrigações contratuais", disse Micael Johansson, Presidente e CEO da Saab.

"Isso tudo tem sido possível graças aos nossos processos inteligentes de trabalho, tecnologias de produção inovadoras e uma cooperação mútua com os clientes", complementou.

Durante a visita à Saab, as autoridades foram apresentadas a várias aeronaves de produção em série e de teste, tiveram a oportunidade de testar o novo simulador de treinamento de missão do Gripen e assistiram a uma exibição aérea com aeronaves do Brasil e da Suécia.

DEFESA AÉREA & NAVAL


Saab entrega oficialmente hoje quatro Gripen E para a FAB


Guilherme Wiltegem | Publicada em 24/11/2021 07:14

A Saab vai realizar hoje (24), em Linköping, a entrega oficial de quatro caças Gripen E para a Força Aérea Brasileira (FAB). A cerimônia contará com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior.

Ontem o Brig Baptista se reuniu em Estocolmo com o seu homólogo sueco, o Major General Carl-Johan Edström.

O Comandante da Aeronáutica também realizou visita ao Centro de Simulação de Ambiente Tático, ao simulador de combate aéreo avançado e assistiu uma demonstração aérea do caça Gripen, em Uppsala.

A cerimônia de hoje marca a entrega ao primeiro operador estrangeiro do Gripen E

O processo de envio do FAB4101, FAB4102, FAB4103 e FAB4104 para o Brasil seguirá o mesmo procedimento do envio do FAB4100, via marítima até o Brasil e depois vão voando até Gavião Peixoto e, posteriormente, entregues ao 1° Grupo de Defesa Aérea (1° GDA).

 

CNN BRASIL


FAB recebe quatro primeiros caças F-39 Gripen da sueca Saab

Primeiro lote com quatro aeronaves foi recebido pelo Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Baptista Júnior, em evento realizado na Suécia

Thiago Vinholes | Publicada em 24/11/2021 21:11

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu nesta quarta-feira (24) os quatro primeiros aviões de caça F-39E Gripen de produção em série em cerimônia realizada em Linköping, na Suécia, na sede da Saab, fabricante do jato de combate. Ao todo, a FAB encomendou 36 aeronaves.

“É uma satisfação acompanhar o cumprimento de mais essa etapa no processo de entrega das aeronaves F-39 Gripen, as quais permitirão a evolução da capacidade de combate da FAB”, disse o Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior, Comandante de Aeronáutica, que acompanhou a entrega dos caças.

“O projeto representa um novo patamar tecnológico para o Brasil e tem fundamental importância no desenvolvimento da nossa Base Industrial de Defesa.”

O evento também marcou a entrega dos dois primeiros JAS 39 E Gripen (designição do Gripen na Suécia) produzidos em série para a Força Aérea da Suécia.  “Isso mostra que temos um produto maduro e que estamos cumprindo nossas obrigações contratuais”, disse Micael Johansson, presidente da Saab.

Outra novidade apresentada na cerimônia foi o simulador de voo do Gripen, que servirá para o treinamento de pilotos militares brasileiros e suecos.

Projeto de 2006

A entrega dos primeiros Gripen de série à FAB é a concretização do Projeto FX-2, iniciado em 2006 durante o governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em substituição ao programa anterior, denominado Projeto FX.

Após mais de dez anos de discussão, em 2013 o governo brasileiro, durante a administração de Dilma Rousseff, optou pela compra do caça sueco, preterindo os modelos Boeing F/A-18E/F Super Hornet, dos Estados Unidos, e o Dassault Rafale, da França.

O contrato de compra das novas aeronaves da FAB é avaliado em 39,6 bilhões de coroas suecas, o equivalente a R$ 24,1 bilhões na cotação atual. O negócio também inclui a transferência de tecnologia do jato sueco para o Brasil, que terá a licença para a produzir a aeronave.

Quase a metade dos jatos encomendados (nas versões E e F, para um e dois pilotos, respectivamente) será finalizada na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP), onde um modelo de teste (e não de série) do Gripen vem sendo testado desde o último trimestre de 2020.

Nem a FAB, nem a Saab ainda divulgaram uma data para a chegada dos Gripen de série ao Brasil. Espera-se que os aviões desembarquem no país até o fim deste ano, transportados de navio.

Os primeiros F-39E serão empregados pelo 1° Grupo de Defesa Aérea da FAB, baseado em Anápolis (GO), iniciando a substituição dos caças Northrop F-5 Tiger II, em serviço no Brasil há 46 anos. Mais adiante, o jato sueco também ocupará a vaga do caça-bombardeiro A-1 (Embraer AMX).

A entrega dos 36 caças encomendados pela FAB, incluindo os Gripen que serão produzidos no Brasil, deve ser concluída em 2024.

Caça multifunção

De acordo com a Saab, o Gripen E/F é um avião que pode ser empregado em diversas funções, além das tradicionais missões de combate aéreo.

“Significa que [o Gripen] pode cobrir uma ampla gama de requisitos de missão, poupando os clientes dos custos de ter que comprar aviões dedicados ao ataque ao solo e à superioridade aérea separadamente”, explica a empresa sueca.

Na prática, isso significa que o Gripen pode desempenhar, simultaneamente, missões ar-ar para interceptar e neutralizar aeronaves, ar-terra para destruir veículos, navios e instalações militares inimigas, e de reconhecimento, nas quais identifica ameaças e patrulha fronteiras.

Outra função da aeronave é atuar em operações de guerra eletrônica, interferindo em sensores e mísseis inimigos.

O Gripen também é um dos caças mais rápidos da atualidade, capaz de voar a 2.448 quilômetros por hora (mais de duas vezes a velocidade do som).

A autonomia da aeronave fica em torno de 1.500 quilômetros, com opção de ampliar o alcance com reabastecimento aéreo, tarefa que, no Brasil, será realizada com o auxílio dos KC-390 da FAB.

Os armamentos e equipamentos de reconhecimento compatíveis com o novo Gripen também colocarão a FAB num novo patamar tecnológico e de combate. O jato pode ser equipado, por exemplo, com bombas guiadas a laser, mísseis de longo alcance, armamentos antinavio e sensores de última geração.

PORTAL TECNOLOGIA E DEFESA


Operação Águia – CLA realiza lançamento de foguete de treinamento


Redação Tecnologia | Publicada em 24/11/2021

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado no Maranhão (MA), realizou, no último sábado (20), o lançamento de um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI). A atividade faz parte da Operação Águia I e todo o exercício ocorreu somente com equipes e meios do próprio CLA, objetivando o treinamento e a preparação dos equipamentos e do pessoal que atua nos lançamentos.

O Diretor do CLA, coronel aviador Marcello Correa de Souza, destacou a importância do lançamento. “Além de realizar testes operacionais e treinamentos das equipes envolvidas, já preparamos o CLA para a Operação Cruzeiro, na qual é previsto o lançamento de um foguete de sondagem VSB-30, em dezembro do ano corrente”, explicou.

 

Outras operações no CLA

Em 2019, foi realizado, no CLA, no período de 20 a 24 de maio, o lançamento de dois Foguetes de Treinamento Intermediário (FTI). Os lançamentos ocorreram nos dias 23 e 24 em Alcântara (MA).

O exercício teve por objetivo proporcionar treinamento operacional às equipes do CLA de forma isolada. Na ocasião, os lançamentos foram executados sem carga útil científica para a realização dos testes de aceitação do novo sistema de terminação de voo e para obter dados de análise de voo balístico, cujo acionamento ocorreu em 2 minutos e 12 segundos após o lançamento.

REVISTA AERO MAGAZINE


FAB recebe oficialmente os quatro primeiros caças Gripen F-39E

Comandante da FAB estava presente na cerimônia oficial no país europeu

André Magalhães | Publicada em 24/11/2021 14:15

A Força Aérea Brasileira recebeu hoje (24) os quatro primeiros Gripen F-39E construídos em série, e que serão utilizados na primeira fase operacional de implementação dos modelos. em uma cerimônia com a presença do Comandante da Aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista Jr. O evento também marcou a apresentação de dois caças Gripen E da força aérea sueca, totalizando os seis primeiros Saab Gripen produzidos em série a serem apresentados.

O comandante da FAB postou em sua conta oficial no twitter fotos das quatro primeiros unidades do novo caça brasileiro.

Bapista Jr participou de uma cerimônia oficial na fábrica da Saab em Linköping, com autoridades da empresa sueca e da força aérea do país nórdico europeu. 

“É uma satisfação acompanhar o cumprimento de mais essa etapa no processo de entrega das aeronaves F-39 Gripen, as quais permitirão a evolução da capacidade de combate da FAB. O projeto representa um novo patamar tecnológico para o Brasil e tem fundamental importância no desenvolvimento da nossa Base Industrial de Defesa”, disse o Carlos de Almeida Baptista Junior, comandante da aeronáutica.

Os caças entregues ostentam as matrículas FAB 4001, 02, 03 e 04 e serão os primeiros operacionais na FAB. Concluída a entrega oficial, dois aviões devem ser embarcados para o Brasil, por via marítima, até o final do ano, enquanto os demais serão enviados ao país no primeiro semestre de 2022.

Saiba mais...

Em 2014 foi assinado um contrato para a aquisição de 36 unidades do Gripen E/F, sendo 28 exemplares da versão E, monoposta, e oito da versão F, biposta. Os aviões foram designados na força aérea como F-39E/F, seguindo a nomeclatura inspirada no padrão norte-americano.

Um dos pontos chaves do contrato é a transferência de tecnologia, o que significa que o Brasil está participando do desenvolvimento e construção dos aviões. A FAB e empresas nacionais anviaram para a Suécia pilotos, técnicos e engenheiros, que atuam através do processo de "aprenda fazendo", onde podem ter acesso direto a tecnologias de forma aplicada. Em território nacional a Saab conta com uma planta industria em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, onde constrói peças para as aeronaves.

Parte do contrato será produzido no Brasil, com algumas unidades sendo finalizadas pela Embraer e Saab, na unidade de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo. Os oito Gripen F serão desenvolvidos por engenheiros brasileiros e completamente montados no país. Por ora, apenas a FAB encomendou a versão biplace do modelo.

O Brasil recebeu, em setembro de 2020, o primeiro caça F-39, que está sendo utilizado na campanha de ensaios em voo. A aeronave vem cumprindo os requisitos necessários para obter a certificação final.

Recentemente a fábrica de aeroestruturas da Saab no Brasil iniciou a montagem do caixão das asas do caça, com cinco seguimentos em produção.

 

PORTAL AEROFLAP


Comandante da FAB recebe novos F-39 Gripen na Suécia


Gabriel Centeno | Publicada em 24/11/2021

O Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Jr., recebeu hoje (24) os quatro novos caças F-39E Gripen. As aeronaves foram entregues em cerimônia realizada na sede da Saab em Linköping, na Suécia. 

No Twitter, o Brigadeiro publicou imagens da cerimônia. Uma delas mostra os quatro caças da FAB junto de outros dois Gripen E da Suécia. Os Gripens de matrícula 4101, 02, 03 e 04 serão enviados ao Brasil por via marítima.

A previsão é de que duas aeronaves serão embarcadas até o final de dezembro, chegando ao país em janeiro de 2022. As outras duas serão enviadas posteriormente. 

Estes são os primeiros Gripen operacionais da FAB. Os caças entrarão em serviço com o Esquadrão Jaguar da Base Aérea de Anápolis (GO) ainda em 2022, após a obtenção do Certificado de Tipo Militar.

                                                              

                                                             

JORNAL O VALE (S.J. DOS  CAMPOS -SP)


Gripen E de série entra em fase de entrega para a Força Aérea Brasileira

Saab apresentou à FAB as primeiras quatro aeronaves Gripen E de produção em série que saíram da fábrica

Xandu Alves | Publicada em 24/11/2021 15:58

A Saab apresentou nesta quarta-feira (24) as primeiras quatro aeronaves Gripen E de produção em série que saíram da fábrica e entraram em fase de entrega para a FAB (Força Aérea Brasileira). Outras duas serão entregues à Força Aérea Sueca.

O encontro contou com autoridades do Brasil, que tiveram a oportunidade de discutir as atividades conjuntas que serão benéficas para o Programa Gripen E.

O encontro contou com a presença do tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Junior, comandante da Força Aérea Brasileira, e de executivos da Saab, como Micael Johansson, presidente e CEO, e Jonas Hjelm, vice-presidente sênior e head da área de negócios Aeronautics da companhia.

“É uma satisfação acompanhar o cumprimento de mais essa etapa no processo de entrega das aeronaves F-39 Gripen, as quais permitirão a evolução da capacidade de combate da FAB”, disse Baptista Junior.

“O projeto representa um novo patamar tecnológico para o Brasil e tem fundamental importância no desenvolvimento da nossa Base Industrial de Defesa.”

“O início da fase de entrega de quatro aeronaves de série para a Força Aérea Brasileira e duas para a Força Aérea Sueca é mais um importante marco para o Programa Gripen E. Isso mostra que temos um produto maduro e que estamos cumprindo nossas obrigações contratuais”, disse Johansson.

“Isso tudo tem sido possível graças aos nossos processos inteligentes de trabalho, tecnologias de produção inovadoras e uma cooperação mútua com os clientes.”

Durante a visita à Saab, as autoridades foram apresentadas a várias aeronaves de produção em série e de teste, tiveram a oportunidade de testar o novo simulador de treinamento de missão do Gripen e assistiram a uma exibição aérea com aeronaves do Brasil e da Suécia.

PORTAL DEFESANET


Gripen E de série entra em fase de entrega para as Forças Aéreas Brasileira e Sueca


Da Redação | Publicada em 24/11/2021 16:00

O encontro contou com a presença do Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, Comandante da Força Aérea Brasileira; do Major-General Carl-Johan Edström, Comandante da Força Aérea Sueca; Micael Johansson, Presidente e CEO da SAAB

Hoje, 24 de novembro, a SAAB promoveu um encontro de alto nível entre as autoridades do Brasil e da Suécia para apresentar as seis primeiras aeronaves de produção em série que saíram da fábrica e entraram em fase de entrega. As delegações de ambos os países também tiveram a oportunidade de discutir as atividades conjuntas que serão benéficas para o Programa Gripen E.

O encontro contou com a presença do Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, Comandante da Força Aérea Brasileira; do Major-General Carl-Johan Edström, Comandante da Força Aérea Sueca; Micael Johansson, Presidente e CEO da SAAB; e Jonas Hjelm, Vice-Presidente Sênior e head da área de negócios Aeronautics da companhia.

“É uma satisfação acompanhar o cumprimento de mais essa etapa no processo de entrega das aeronaves F-39 Gripen, as quais permitirão a evolução da capacidade de combate da FAB. O projeto representa um novo patamar tecnológico para o Brasil e tem fundamental importância no desenvolvimento da nossa Base Industrial de Defesa”, disse Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, Comandante da Força Aérea Brasileira.

“Essas entregas são uma parte importante do fortalecimento de nossas capacidades e da defesa da Suécia. O JAS 39 E Gripen nos permitirá construir uma Força Aérea mais forte e taticamente superior para cada situação”, disse Major-General Carl-Johan Edström, Comandante da Força Aérea Sueca.

“O início da fase de entrega de quatro aeronaves de série para a Força Aérea Brasileira e duas para a Força Aérea Sueca é mais um importante marco para o Programa Gripen E. Isso mostra que temos um produto maduro e que estamos cumprindo nossas obrigações contratuais”, disse Micael Johansson, Presidente e CEO da SAAB.

“Isso tudo tem sido possível graças aos nossos processos inteligentes de trabalho, tecnologias de produção inovadoras e uma cooperação mútua com os clientes”, complementou. Durante a visita à SAAB, as autoridades foram apresentadas a várias aeronaves de produção em série e de teste, tiveram a oportunidade de testar o novo simulador de treinamento de missão do Gripen e assistiram a uma exibição aérea com aeronaves do Brasil e da Suécia.

PORTAL SPUTNIK BRASIL


FAB recebe 4 novos caças F-39 Gripen na Suécia

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebe hoje (24) quatro novos caças Saab F-39E Gripen em Linkoping, na Suécia. A cerimônia solene marca a entrega das aeronaves para o primeiro operador estrangeiro até agora.

Da Redação | Publicada em 24/11/2021 14:23

Em carta publicada no Poder Aéreo, na última segunda-feira (22), o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Baptista Jr., explica aos aviadores brasileiros que o passo é um importante movimento em direção à concretização do Projeto F-X2 – programa de reequipamento e modernização da frota de aeronaves militares supersônicas da FAB.

"É um privilégio, como Piloto de Caça e Comandante da Aeronáutica, representar a todos que sonharam, desde o inconcluso Projeto F-X1, com este momento tão significativo", disse o comandante.

O comandante da Aeronáutica, Batista Jr., reuniu-se ontem (23) com o major-general Carl-Johan Edstrom, em Estocolmo. Na ocasião, ele teve a oportunidade de realizar visitas técnicas ao Centro de Simulação de Ambiente Tático, ao simulador de combate aéreo avançado e assistir a uma demonstração aérea do caça Gripen, na cidade de Uppsala

O embarque dos Gripens deve ocorrer até o final de dezembro. A previsão é de que os caças devem chegar ao país em janeiro de 2022. As aeronaves vão seguir por via marítima até o Brasil, Porto de Navegantes, em Santa Catarina. Em seguida, serão levadas em voo para a planta da Embraer, até o Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC, na sigla em inglês) em Gavião Peixoto, São Paulo.

À espera das aeronaves vai estar uma equipe de técnicos, entre engenheiros e pilotos, da Saab (fabricante dos Gripen E), Embraer e Força Aérea engajada em obter a certificação de tipo militar dos caças. Somente depois desta etapa os Gripen vão estar prontos para o serviço operacional.

Em breve, mais caças Gripen E deixarão a pista para trás.

A FAB adquiriu, ao todo, 36 caças F-39E/F Gripen, sendo 28 do modelo E e oito do modelo F, de dois assentos. Contudo, o tenente-brigadeiro Baptista Jr. já confirmou em entrevista que a expectativa é de que a Aeronáutica receba entre 60 e 70 aeronaves.

PORTAL CAVOK


EXCON TÍNIA: Ações de Reconhecimento Aeroespacial colaboram com cenário de combate simulado

Captação de imagens e informações auxiliam na consciência situacional

Fernando Valduga | Publicada em 25/11/2021 06:00

As missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR) são essenciais para o planejamento das saídas de aeronaves que devem realizar ações como Assalto Aeroterrestre, Ataque, Defesa Antiaérea, Escolta, Reabastecimento em Voo (REVO), Ressuprimento Aéreo, entre outras, como as que estão sendo treinadas no Exercício Conjunto Tínia 2021, em Santa Maria (RS).

As câmeras e sensores das aeronaves A-1AM, do Primeiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (1º/10º GAV) – Esquadrão Poker, e Hermes 450 e 900, do Primeiro Esquadrão do Décimo Segundo Grupo de Aviação (1º/12º GAV) – Esquadrão Hórus, são responsáveis por realizar a captação de imagens que são analisadas para auxiliar no planejamento de outras missões.

Durante o treinamento, explica o Comandante do Esquadrão Poker, estão sendo utilizadas as plenas capacidades das aeronaves modernizadas. “Estamos explorando ao máximo as capacidades de guerra eletrônica e as novas possibilidades dos A-1AM, como sensores, Datalink, interferidores e autodefesa”, conta o Tenente-Coronel Aviador Agnaldo dos Santos.

Os aviões E-99 também são utilizados para prover consciência situacional sobre o ambiente. Empregando seus equipamentos para aquisição de informações, a tripulação auxilia na coordenação do fluxo de entrada e saída de aeronaves na zona de combate.

Exercício Conjunto Tínia

A terceira edição do Exercício Conjunto Tínia, que ocorre a partir da Ala 4 – Base Aérea de Santa Maria (BASM), até o dia 26 de novembro, reúne mais de 1.200 militares, 50 aeronaves e 24 Unidades Aéreas e de Infantaria, em uma simulação de guerra convencional, também chamada de guerra regular, ou seja, quando há um conflito entre forças armadas de dois países ou alianças de Nações.

DEFESA - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS


Sargento da FAB é Hexacampeão Brasileiro de Tiro com Arco


Agência Força Aérea | Publicada em 25/11/2021 05:31

Seis Sargentos da Força Aérea Brasileira (FAB), que pertencem ao Quadro do Programa de Atletas de Alto Rendimento (PAAR), participaram do 47º Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco, que aconteceu entre os dias 9 e 13 de novembro, em Maricá (RJ). O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTARCO), e neste anos contou com a participação de 192 atletas confederados por clubes nacionais, divididos em 31 equipes.

O Sargento Marcus Vinicius Carvalho Lopes D’Almeida conquistou o título de Hexacampeão Brasileiro de Tiro com Arco. “Chego ao meu sexto título com muita alegria. Estou muito feliz com o momento que estou vivendo e sabendo que tenho apoio da FAB para chegar mais longe. Orgulho de vestir azul”, declarou o militar.

O atleta garantiu três medalhas de ouro no Individual Masculino, por Equipe Masculina e Equipe Mista. A medalha de prata do Individual Masculino ficou com o Sargento Bernardo de Souza Oliveira. Já no feminino, a Sargento Marina Canetta Gobbi garantiu a segunda colocação no pódio, levando a prata.

OUTRAS MÍDIAS


AVIACIONLINE - Se inició la fase de entrega de los Gripen E para Brasil y Suecia


Edgardo Gimenez Mazó | Publicada em 24/11/2021 18:00

Este miércoles tuvo lugar en las instalaciones de Saab una reunión de alto nivel con autoridades de Brasil y Suecia para presentar las primeras seis aeronaves Gripen E producidas en serie, las cuales han dejado la fábrica para iniciar la fase de entrega.

Participaron el General Carlos de Almeida Baptista Junior, Comandante de la Fuerza Aérea Brasileña; el General de División Carl-Johan Edström, Comandante de la Fuerza Aérea Sueca; Micael Johansson, Presidente y CEO de Saab; y Jonas Hjelm, Vicepresidente Senior y responsable del área de negocio de Aeronáutica de Saab.

«Estas entregas constituyen una parte importante del fortalecimiento de nuestras capacidades y de la defensa de Suecia. El JAS 39 E Gripen aumentará la capacidad de defensa de Suecia, permitiéndonos construir una Fuerza Aérea más fuerte y tácticamente superior para cada situación», dijo el General de División Carl-Johan Edström, Comandante de la Fuerza Aérea Sueca.

«Es un placer seguir el cumplimiento de un paso más en el proceso de entrega del avión F-39 Gripen, que liderará la evolución de la capacidad de combate de la Fuerza Aérea brasileña. Este proyecto representa un nuevo nivel tecnológico para Brasil y es de fundamental importancia en el desarrollo de nuestra Base Industrial de Defensa», dijo por su parte el General Carlos de Almeida Baptista Junior, Comandante de la Fuerza Aérea Brasileña.

Micael Johansson, Presidente y CEO de Saab, dijo por su parte que  «el inicio de la fase de entrega en serie con estos cuatro aviones para la Fuerza Aérea Brasileña y dos para la Fuerza Aérea Sueca es un logro extremadamente importante para el programa Gripen. Demuestra que tenemos un producto maduro y que cumplimos con nuestras obligaciones contractuales».

Las aeronaves para la Fuerza Aérea Brasileña (FAB4101, FAB4102, FAB4103 y FAB4104) llegarán a Brasil por vía marítima al puerto de Navegantes a mediados de diciembre, en donde serán remolcados hasta el aeropuerto para volar hacia Gavião Peixoto, en el interior del estado de San Pablo, según reporta nuestro medio asociado en Brasil, Aeroin. Luego de la etapa de inducción, las cuatro aeronaves estarán basadas en Anápolis, en el estado de Goiás, sede del 1° Grupo de Defensa Aérea de la FAB. En total, Brasil, tiene pedidos 36 cazas Gripen que serán entregados hasta 2024.

Una de las razones que llevaron a Barsil a escoger el modelo sueco por sobre el de otros fabricantes fue la transferencia de tecnología y cooperación industria para el desarrollo y producción de las aeronaves. Alrededor de 350 brasileños (entre ingenieros y técnicos) trabajan activamente en el programa de transferencia tecnológica, que incluye capacitaciones en Suecia. En 2016 se inauguró en San Pablo el Centro de Projectos y Desarrollo de Gripen, donde profesionales de ambos países trabajan de manera coordinada.

 

LINKBIRD.COM - Gripen E Entering Serial Delivery Phase for Brazilian and Swedish Air Forces


Da Redação | Publicada em 24/11/2021 20:00

Saab held a high-level meeting with authorities from Brazil and Sweden to present the first six serial production Gripen E aircraft, which have left the factory and entered the delivery phase. The delegations from both countries also had the opportunity to discuss joint activities that will be beneficial to the Gripen programme.

The meeting was attended by: General Carlos de Almeida Baptista Junior, Commander of the Brazilian Air Force; Major General Carl-Johan Edström, Commander of the Swedish Air Force; Micael Johansson, President and CEO of Saab; and Jonas Hjelm, Senior Vice President and head of Saab business area Aeronautics.

“These deliveries form an important part of strengthening our capabilities and defending Sweden. JAS 39 E Gripen will increase Sweden’s defence capability, allowing us to build a stronger and tactically superior Air Force for every situation,” said Major General Carl-Johan Edström, Commander of the Swedish Air Force.

“It is a pleasure to follow the fulfilment of yet another step in the delivery process of the F-39 Gripen aircraft, which will lead the evolution of the Brazilian Air Force’s combat capability. This project represents a new technological level for Brazil and it is of fundamental importance in the development of our Industrial Defence Base,” said General Carlos de Almeida Baptista Junior, Commander of the Brazilian Air Force.

“It is a pleasure to follow the fulfilment of yet another step in the delivery process of the F-39 Gripen aircraft, which will lead the evolution of the Brazilian Air Force’s combat capability.”

“The start of the serial delivery phase with these four aircraft for the Brazilian Air Force and two for the Swedish Air Force is an extremely important achievement for the Gripen programme. It shows that we have a mature product and that we fulfill our contractual obligations,” said Micael Johansson, President and CEO of Saab. “This all has been possible thanks to our smart ways of working, innovative production technologies and close cooperation with the customers,” he added.

During the visit to Saab, several serial production and test aircraft were presented to the authorities, who also had the opportunity to test the new Gripen mission trainer simulator and to view an air display with both Swedish and Brazilian Gripen aircraft.

 

SAAB - Gripen E Entering Serial Delivery Phase for Brazilian and Swedish Air Forces


Saab Press Centre | Publicada em 24/11/2021

Today, November 24, Saab held a high-level meeting with authorities from Brazil and Sweden to present the first six serial production Gripen E aircraft, which have left the factory and entered the delivery phase. The delegations from both countries also had the opportunity to discuss joint activities that will be beneficial to the Gripen programme.

The meeting was attended by: General Carlos de Almeida Baptista Junior, Commander of the Brazilian Air Force; Major General Carl-Johan Edström, Commander of the Swedish Air Force; Micael Johansson, President and CEO of Saab; and Jonas Hjelm, Senior Vice President and head of Saab business area Aeronautics.

“These deliveries form an important part of strengthening our capabilities and defending Sweden. JAS 39 E Gripen will increase Sweden’s defence capability, allowing us to build a stronger and tactically superior Air Force for every situation,” said Major General Carl-Johan Edström, Commander of the Swedish Air Force.

“It is a pleasure to follow the fulfilment of yet another step in the delivery process of the F-39 Gripen aircraft, which will lead the evolution of the Brazilian Air Force’s combat capability. This project represents a new technological level for Brazil and it is of fundamental importance in the development of our Industrial Defence Base,” said General Carlos de Almeida Baptista Junior, Commander of the Brazilian Air Force.

“The start of the serial delivery phase with these four aircraft for the Brazilian Air Force and two for the Swedish Air Force is an extremely important achievement for the Gripen programme. It shows that we have a mature product and that we fulfill our contractual obligations,” said Micael Johansson, President and CEO of Saab. “This all has been possible thanks to our smart ways of working, innovative production technologies and close cooperation with the customers,” he added.

During the visit to Saab, several serial production and test aircraft were presented to the authorities, who also had the opportunity to test the new Gripen mission trainer simulator and to view an air display with both Swedish and Brazilian Gripen aircraft.