NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Chega ao porto e aeroporto de Navegantes mais um caça Gripen da FAB


Carlos Martins | Publicada em 24/09/2024 12:20

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que mais uma aeronave SAAB F-39 Gripen chegou ao Brasil, nesta segunda-feira (23/09).

O caça, de matrícula FAB4108, foi transportado de navio, a partir de Norrköping, na Suécia, até o porto de Navegantes, no litoral catarinense, em uma viagem de cerca de 20 dias.

Depois de desembarcada, a aeronave seguiu pelas ruas de Navegantes até o Aeroporto Internacional, onde serão realizados os procedimentos técnicos necessários que permitirão a decolagem rumo à Base Aérea de Anápolis (BAAN), no estado de Góias.

Contando com o caça de testes, FAB4100, este é o 9º caça Gripen recebido pela FAB, de um total de 36 encomendados, sendo que parte dos aviões encomendados já está sendo montada no Brasil.

Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA) sediará dois eventos de grande importância no próximo mês


Murilo Basseto | Publicada em 24/09/2024 16:17

O Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA) informa que tem a honra de sediar, no próximo mês, dois eventos de grande importância, com o apoio fundamental do Comando-Geral de Apoio (COMGAP) e do Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR): o 2º Fórum de Logística Aeroespacial e Sustentabilidade e o 4º Encontro de Confiabilidade na Aviação.

Essas reuniões não apenas promovem o intercâmbio de conhecimento e inovação, mas também destacam a relevância estratégica do COMGAP e do IV COMAR na promoção de práticas sustentáveis e na garantia da confiabilidade no setor aéreo, essenciais para o avanço da aviação militar e civil brasileira, e seu papel no cenário global.

O 2º Fórum de Logística Aeroespacial e Sustentabilidade, que acontecerá no dia 9 de outubro de 2024, abordará temas relacionados à sustentabilidade no setor aeroespacial, com foco em inovação, tecnologias sustentáveis e integração logística. O evento promoverá o debate sobre como melhorar a eficiência logística nas operações aeroespaciais, ao mesmo tempo em que minimiza os impactos ambientais. Além disso, serão discutidas práticas e estratégias para a redução de emissões, uso eficiente de recursos e outras ações que favorecem a sustentabilidade.

Já o 4º Encontro de Confiabilidade na Aviação, programado para o dia 10 de outubro de 2024, será um fórum técnico destinado a discutir a aplicação de práticas avançadas de manutenção, confiabilidade operacional e segurança na aviação. Este encontro reunirá especialistas de empresas renomadas, como Boeing, EMBRAER e GE, que compartilharão insights sobre novas metodologias de avaliação e análise da confiabilidade de aeronaves e sistemas aeronáuticos. Entre os temas abordados estarão a integração de tecnologias de inteligência artificial e análise de dados para a otimização da confiabilidade.

Ambos os eventos ocorrerão nas instalações do ILA, em Guarulhos, São Paulo, e oferecerão uma oportunidade valiosa para profissionais do setor aeroespacial se atualizarem sobre as últimas inovações e práticas do setor. As inscrições e mais detalhes sobre os eventos podem ser acessados no site principal dos eventos, clicando aqui.

Programação do Domingo Aéreo no PAMA-SP indica demonstração de avião de linha aérea


Murilo Basseto | Publicada em 24/09/2024 19:05

A G2C Events informa que participa pela primeira vez como organizadora do Domingo Aéreo 2024 no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), localizado no Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo (SP).

A festividade, no próximo domingo, 29 de setembro, realizada pela Força Aérea Brasileira (FAB) e também conhecida como Portões Abertos, reúne aviões e helicópteros militares, bem como aeronaves expostas para visitação. O evento é gratuito para pessoas de todas as idades, sem necessidade de reserva de ingressos.

A G2C Events tem grande experiência na realização de eventos públicos voltados à aviação, como o Broa Fly-in e a Feira Nacional de Aviação Civil, bem como outros voltados aos negócios da aviação, como a HeliXP.

“Para nós, participar do Domingo Aéreo será muito importante. São esperadas mais de 100 mil pessoas, e queremos que tudo funcione perfeitamente. Estamos preparando uma grande surpresa para domingo, um show aéreo bastante especial”, afirma Gledson Castro, diretor da G2C Events.

Os visitantes poderão conhecer de perto aviões, helicópteros e motores da FAB, e também acompanhar as apresentações dos Motociclistas Batedores da Polícia do Exército, dos cachorros do Canil da Guarda Civil Metropolitana, da Banda de Música da Base Aérea de São Paulo e conferir a exposição de viaturas históricas. O ponto alto do evento fica por conta da apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da FAB, a conhecida Esquadrilha da Fumaça.

Por fim, haverá ações de prevenção e cuidado com a saúde, com estandes de orientação médica e odontológica. Os visitantes também têm à disposição barracas de comidas e bebidas.

O Domingo Aéreo 2024 ocorrerá no PAMA/SP (Campo de Marte), no domingo, 29 de setembro, das 9h às 17h (portadores de TEA e PCD poderão acessar o local a partir das 8h30), com entrada pela avenida Braz Leme, 3.258, São Paulo/SP.

Programação

A programação do evento indica que a edição de 2024 contará com três momentos de demonstração aérea do caça F-5M da FAB, bem como performances e acrobacias de várias aeronaves militares e civis.

Além disso, há uma atração que não se vê há muito tempo se apresentando no Campo de Marte: um grande avião de linha aérea. No final da manhã, está reservado um horário identificado como A320. No Brasil, a companhia LATAM opera aviões desse modelo e da versão mais moderna, o A320neo, assim como a Azul também utiliza este último. No passado, a presença de aviões de linha aérea era comum nas edições do Domingo Aéreo no PAMA-SP.

CINDACTA IV garante segurança em 60% do espaço aéreo brasileiro; entenda sua atuação


Juliano Gianotto | Publicada em 24/09/2024 21:06

O Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), é responsável pelo controle de tráfego aéreo e defesa aérea em mais de 60% do território brasileiro. Devido às peculiaridades encontradas, as grandes distâncias e as condições climáticas, a atividade realizada pelos profissionais do CINDACTA IV é de fundamental importância para o País.

Os controladores de tráfego aéreo garantem a segurança, fluidez e regularidade da circulação aérea geral e as operações relativas à defesa aérea do Norte do Brasil. A atuação desses profissionais também é primordial para missões relevantes que têm reflexo em âmbito nacional, como as ações cívico-sociais e apoio às comunidades indígenas.

O Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) é o único no mundo que utiliza a mesma estrutura para as atividades de controle de tráfego aéreo e defesa aérea. Uma rede de radares e centros de controles espalhados geograficamente fornece, em tempo real, o posicionamento de todas as aeronaves voando no território nacional.

O Quarto Centro de Operações Militares, órgão do CINDACTA IV, executa a vigilância do espaço aéreo, 24 horas por dia, sete dias por semana, controla a aeronave de alerta durante o voo, além da defesa aérea permanente das áreas de interesse nacional.

Todo esse esforço se soma aos mecanismos já existentes da Força Aérea Brasileira (FAB), que emprega radares, satélites e aeronaves, cujo objetivo é a vigilância do espaço aéreo. Muitas dessas estruturas estão estrategicamente alocadas em áreas fronteiriças e buscam interceptar todo tipo de tráfego ilícito que possa estar levando armas, contrabando ou drogas. Impede, assim, esse fluxo ilegal para o território brasileiro, evitando que ele alcance os grandes centros, sendo uma das maiores contribuições da FAB em prol da segurança do País.

O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) é o responsável pelo planejamento, coordenação e execução das Ações de Força Aérea voltadas para a Tarefa de Controle Aeroespacial, conduzindo os meios aéreos necessários para identificação, coerção ou detenção dos tráfegos voando no território nacional.

PORTAL PODER AÉREO


IMAGENS: Desembarque do caça Saab F-39 Gripen FAB 4108 no Porto de Navegantes (SC)


Da Redação | Publicada em 24/09/2024 14:34

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que mais uma aeronave F-39 Gripen chegou ao Brasil, nesta segunda-feira (23/09). O caça, de matrícula 4108, foi transportado de navio, a partir de Norrköping, na Suécia, até o porto de Navegantes, no litoral catarinense, em uma viagem de cerca de 20 dias.

Depois de desembarcada, a aeronave seguiu até o Aeroporto Internacional de Navegantes, onde serão realizados os procedimentos técnicos necessários que permitirão a decolagem rumo à Base Aérea de Anápolis (BAAN).

PORTAL DEFESANET


20 anos de operação das aeronaves C-99A

Do ERJ-145 Embraer ao imponente C-99 da FAB chega-se a duas décadas e operacionalidade

Ricardo Fan | Publicada em 24/09/2024 11:51

Em uma longa e evidente história na aviação mundial, completam-se neste 23 de setembro duas décadas desde a introdução do Embraer ERJ-145, que foi incorporado na Força Aérea Brasileira (FAB) em 2004 como C-99. Esta aeronave multifuncional, adaptada para diversas missões operacionais, tem sido peça fundamental nas operações logísticas e de transporte do país.

Primeira unidade aérea da FAB a operar o C-99A, o Primeiro Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (1º/2º GT) – Esquadrão Condor, sediado na Base Aérea do Galeão (BAGL), que até então operava os antigos turbo-hélice C-91 AVRO, tem desempenhado um papel crucial no apoio logístico em missões nacionais e internacionais.

De acordo com o Comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel Aviador Andrei Oliveira da Silva Santos, o C-99 é uma grande revolução na nossa indústria aeronáutica. “O EMBRAER ERJ-145, como assim chamado pela fabricante, é o primeiro jato de passageiros de fabricação brasileira”, acrescentou.

A aeronave, adaptada para uso militar sob as variantes C-99A, VC-99B e VC-99C, oferece uma capacidade única de transporte, além de ser utilizado, também, para transporte de órgãos e evacuação aeromédica. Com uma fuselagem espaçosa e capacidade para transportar até 50 passageiros, o C-99 se destaca pela sua versatilidade e confiabilidade em diverssas condições de operação.

Na Força Aérea Brasileira

A história do C-99A na FAB é marcada por inúmeros feitos, incluindo operações humanitárias, apoio logístico em desastres naturais, além de ter apoiado missões de paz e de interesse nacional em todas as Américas, projetando a capacidade da Força Aérea Brasileira além de nossas fronteiras.

O 1º/2º GT aplicou os C-99 em favor do povo brasileiro em diversas calamidades, com destaque ao combate à pandemia de COVID-19, em que foram transportados mais de 660 brasileiros contaminados, deslocando-os para localidades onde poderiam receber melhor tratamento de saúde. Já em 2024, a aeronave esteve engajada no apoio ao povo gaúcho,  realizando missões para o transporte de insumos, de equipes de resgate e de apoio à reconstrução do Rio Grande do Sul (RS).

Dessa forma, coube ao 1º/2º Grupo de Transporte a tarefa de incorporar e desenvolver a doutrina de operação dos C-99. O Esquadrão  já soma quase 50 mil horas de voo, sendo quase 40 horas, em 2023, destinadas apenas ao transporte de órgãos.

Futuro

O Comandante do Esquadrão Condor, Tenente-Coronel Andrei, destaca a importância do C-99 na modernização da frota da FAB. “O ERJ-145 trouxe uma nova dimensão às nossas capacidades operacionais. Com ele, conseguimos expandir nossa presença e eficiência em várias frentes, cumprindo com excelência as missões que nos são confiadas”, disse.

À medida que celebramos duas décadas desde a chegada do C-99A à FAB, é inegável o impacto positivo que esta aeronave teve não apenas na eficiência operacional, mas também na projeção internacional do Brasil como um parceiro confiável e comprometido com a paz e segurança global.

Com uma história de sucesso que se estende por duas décadas, o C-99A continua a ser uma peça essencial no arsenal da aviação militar brasileira, garantindo que a FAB esteja pronta para os desafios do presente e do futuro “Pode ser que nos próximos 20 anos estas aeronaves sejam substituídas por aparelhos mais modernos, mas é garantido que a história de sucesso, segurança e eficiência dos belos C-99A jamais será apagada das páginas de história da FAB”, finalizou o Comandante do Esquadrão Condor.

COMPREP promove última reunião da CRUZEX 2024

Durante o encontro foram revisadas algumas ações que estão em andamento, além do cronograma de atividades previstas até o início do Exercício

Ricardo Fan | Publicada em 24/09/2024 16:33

O Comando de Preparo (COMPREP) promoveu, nos dias 09 e 10/09, a última edição da Preliminary Planning Conference (PPC) do Cruzeiro do Sul Exercise – CRUZEX 2024. Representantes de diversas Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) reuniram-se, presencialmente e por videoconferência, para acompanhar os preparativos do Exercício Operacional multinacional, que será realizado entre os dias 03 e 15/11, na Base Aérea de Natal (BANT).

Durante o encontro, os participantes revisitaram algumas ações que estão em andamento e o cronograma de atividades previstas até o início da CRUZEX. O Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, que, recentemente, esteve na BANT, comentou com os militares o que viu na sede do Exercício. “Estamos deixando um legado para a Base Aérea, colocando a Organização em outro patamar operacional. Por isso, gostaria de parabenizar o esforço de cada um que está aqui”, ressaltou o Oficial-General.

Para que a CRUZEX ocorresse, um longo e minucioso caminho foi trilhado pela FAB. Ao todo, foram realizadas oito PPCs, que traçaram as metas de execução para diversas áreas, tais como: infraestrutura, comunicação e segurança. Além dessas reuniões, foram realizados, ainda, entre novembro de 2023 a agosto de 2024, três encontros com representantes das nações-amigas que estarão presentes no evento: a Initial Planning Conference (IPC), a Meddle Planning Conference (MPC) e a Final Planning Conference (FPC).

“Estamos na reta final para a realização da CRUZEX 2024 e este é o momento de alinharmos as ações e executarmos as últimas tarefas previstas para que o Exercício Operacional ocorra dentro do esperado”, pontuou o Coordenador do Exercício, Coronel Aviador Ricardo Bevilaqua Mendes.

A CRUZEX, um dos maiores Exercícios Operacionais Combinados do mundo, tem como objetivo principal fortalecer a interoperabilidade entre as Forças Aéreas de diferentes países, promovendo o treinamento conjunto em cenários complexos e desafiadores. Entre os participantes da 8ª PPC, estiveram presentes o Brigadeiro do Ar/R1 Ricardo Pucci Magalhães, do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), e o Comandante da Base Aérea de Natal, Brigadeiro do Ar Ricardo Guerra Rezende.

CRUZEX

O Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX) é um Exercício Operacional multinacional promovido pela FAB desde 2002, que visa ao treinamento conjunto de cenários de conflito, promovendo trocas de experiências entre as nações-amigas participantes. Nesta edição, o Exercício será realizado na BANT e reunirá mais de dez países, incluindo o Brasil, e cerca de 100 aeronaves militares.

PORTAL CAVOK


Momento histórico para o programa Gripen na Base Aérea de Anápolis


Fernando Valduga | Publicada em 24/09/2024 17:34

No dia 23 de setembro de 2024, a Base Aérea de Anápolis foi palco de um momento histórico e emocionante para a Força Aérea Brasileira (FAB) e, em especial, para dois pilotos do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), que realizaram seus primeiros voos solo no moderno caça F-39E Gripen.

Como parte da continuidade do programa Gripen no Brasil, este é um marco importante alcançado pelos novos pilotos.

O Major Martins e o Capitão Regato celebraram a conquista durante o Conversion Training, conduzido por instrutores brasileiros com o apoio de instrutores suecos, dentro do conceito de “training the trainers”.

Esse modelo de treinamento visa capacitar os pilotos brasileiros a se tornarem instrutores e multiplicadores, garantindo a continuidade do aprendizado e a transferência de conhecimento dentro da própria FAB.

A realização do voo solo é um momento simbólico e técnico que marca a independência operacional dos pilotos com a nova plataforma, reforçando o progresso do programa Gripen no Brasil.

DEFESA EM FOCO


DECEA reúne especialistas em UAS para discutir segurança no uso de drones


Marcelo Barros | Publicada em 24/09/2024 13:30

Na última quarta-feira (18/09), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) realizou a 4ª edição do Workshop UAS, reunindo cerca de 150 representantes de órgãos reguladores e de segurança pública. O evento, que aconteceu de forma híbrida no Rio de Janeiro e contou com mais de 3.000 visualizações online, abordou o uso seguro de drones, regulamentação e a colaboração entre agências para a fiscalização e o controle do espaço aéreo. A iniciativa reforça o compromisso do DECEA com a modernização e segurança da navegação aérea.

Operacionalidade e Interoperabilidade dos Drones no Espaço Aéreo

Durante o workshop, um dos principais pontos discutidos foi a necessidade de aprimorar a operacionalidade e interoperabilidade dos drones (Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas – UAS) no espaço aéreo brasileiro. O Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, destacou que a colaboração entre as instituições é essencial para garantir o uso seguro dos drones. “Nosso objetivo é tratar de operacionalidade e interoperabilidade entre as instituições”, ressaltou ele.

As normas operacionais para os drones, incluindo a certificação e homologação de equipamentos, foram amplamente debatidas pelos órgãos reguladores, como ANAC e ANATEL. O workshop também abordou as sanções administrativas para o uso irregular dos UAS e a criação de Zonas de Restrição de Voo (FRZ), que são fundamentais para evitar interferências em grandes eventos e áreas sensíveis. Nesse sentido, o Major-Brigadeiro Sérgio Bastos mencionou a importância da aplicação dessas boas práticas na próxima Cúpula de Líderes do G20, prevista para novembro, onde o uso de drones deverá ser coordenado para garantir a segurança do evento.

O Papel das Agências Reguladoras no Desenvolvimento do Segmento de Drones

A participação de agências reguladoras como a ANAC e a ANATEL foi um dos pontos altos do workshop. Conrado Klein, Gerente Técnico de Vigilância Continuada da ANAC, e Vinicíus Puga, Engenheiro Especialista em Regulação da ANATEL, destacaram a importância da regulamentação no desenvolvimento seguro e eficiente do uso de drones no Brasil. Klein enfatizou a necessidade de um diálogo constante entre os órgãos públicos e a sociedade para garantir que as operações de UAS sejam seguras e alinhadas com as regras estabelecidas.

Vinicíus Puga ressaltou a importância de os drones estarem homologados e habilitados para operar nas frequências de rádio designadas, evitando interferências com outros sistemas críticos. Ele destacou que o envolvimento de profissionais de diferentes áreas, como telecomunicações e aviação, é essencial para aprimorar a regulamentação. “Precisamos nos unir para debater o que pode ser feito para melhorar a regulamentação e para informar sobre as regras”, afirmou Puga.

O evento também proporcionou uma importante troca de experiências entre os diversos participantes, permitindo que reguladores, especialistas em segurança pública e operadores de drones discutissem desafios e soluções para o futuro do setor. O coordenador do evento, Capitão Eduardo Araújo da Silva, destacou que a troca de conhecimentos entre os órgãos reguladores e os que fiscalizam e operam os drones é essencial para o uso responsável dessa tecnologia disruptiva.

O Crescimento do Uso de Drones na Segurança Pública e Fiscalização

Os drones têm se tornado ferramentas cada vez mais eficazes para fiscalização e operações de segurança pública. No workshop, diversos representantes de órgãos de segurança discutiram como os UAS estão sendo usados para monitoramento de áreas urbanas, controle de fronteiras e operações de resgate. Seu uso em operações de inteligência também foi abordado, com foco em missões que exigem maior discrição e abrangência de áreas.

Além disso, o uso de drones levanta preocupações relacionadas à segurança cibernética. Garantir que as aeronaves não tripuladas operem sem causar interferências em outros sistemas de comunicação ou navegação é essencial para a segurança do espaço aéreo. O workshop abordou práticas que podem ser adotadas para proteger as operações de UAS contra possíveis ataques cibernéticos ou falhas de comunicação.

Os benefícios para a sociedade também foram um tema de destaque. O uso de drones em operações de segurança e fiscalização traz grandes vantagens, como a possibilidade de acessar áreas de difícil alcance e realizar monitoramento em tempo real com custos reduzidos. Esses dispositivos têm o potencial de melhorar a eficiência das operações públicas e de gerar impactos positivos no controle de áreas críticas, como regiões de fronteira e zonas urbanas de risco.