NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


JORNAL MIDIAMAX (MS)


Dia do Aviador: o que é preciso para se tornar um `Top Gun` brasileiro?

Muito estudo, dedicação e paciência são necessários para formar e permitir que alguém assuma o controle de jatos supersônicos e se torne aviador

Fábio Oruê | Publicada em 23/10/2022 08:00

O filme 'Top Gun: Maverick', que estreou neste ano, trouxe à luz do grande público uma carreira construída nos ares: a de aviador. Neste domingo (23), inclusive, são comemorados o Dia do Aviador e Dia da FAB (Força Aérea Brasileira).

Embora o imaginário popular possa idealizar o piloto de uma aeronave supersônica e a defesa dos céus do país, no Brasil, a FAB (Força Aérea Brasileira) também dá suporte e atua em várias áreas.

Segundo a corporação, uma delas é o transporte de um órgão que vai ser transplantado e dar chance de vida a quem já não tinha mais esperança, outra é resgatar uma pessoa que sofreu um acidente, que passou mal ou que ficou à deriva em uma embarcação.

Essas são algumas das ações reais que os militares realizam no exercício da profissão. É a eles e à FAB que a data de 23 de outubro é dedicada, em alusão ao primeiro voo oficial do avião 14-Bis de Alberto Santos-Dumont, em 1906, no Campo de Bagatelle, na França.

Formação do Oficial Aviador

Para se tornar um Oficial Aviador, primeiramente, são necessários quatro anos de formação na AFA (Academia da Força Aérea), onde ocorre o preparo dos Cadetes, para a vida no quartel e para o voo. Na academia, eles são instruídos não só a fazer manobras em aeronaves, mas também a incorporar preceitos básicos como dedicação e comprometimento.

É com a teoria e a prática que eles, enfim, ficam aptos para cumprir a missão. "[...] é o esforço individual que possibilitará que os Cadetes que estão se formando, com dedicação e paciência, assumam o comando desses novos vetores com o tempo", destaca o Major Aviador Gustavo Abreu Bastos, piloto de Caça da FAB, em entrevista à revista Notaer. 

Hoje, com 14 anos de experiência na Aviação de Caça, o Major Bastos lembra bem como foi voar pela primeira vez sozinho na Academia.

"A sensação indescritível do primeiro voo solo na aeronave T-25 era renovada cada vez que eu dominava uma aeronave diferente. Todavia, não poderia deixar de mencionar a honrosa experiência de ter cumprido uma missão de combate aéreo, pilotando um F-5", relembra.

Ao final da formação na AFA, os militares, agora Aspirantes a Oficial, vão para a cidade de Natal (RN), onde recebem instruções do PESOP (Programa de Especialização Operacional), por um ano, dentro de alguma das Aviações da FAB.

Já quanto à remuneração, segundo a plataforma Glassdoor - que reúne informações sobre empresas e órgãos com base em avaliações de funcionários - o salário mensal médio de piloto da FAB é de R$ 14.040, embora possa variar entre R$ 9.923 a R$ 17.442.

Treinos militares da FAB em Campo Grande

A BACG (Base Aérea de Campo Grande), conhecida como "Sentinela Alada do Pantanal", iniciou as atividades em maio de 1932, quando a Aviação Militar, do então Ministério da Guerra, sentindo a necessidade de dar maior apoio aos aviões que passavam pela região, criou um Núcleo de Destacamento de Aviação em Campo Grande.

Em 2022, a Base Aérea recebeu diversos treinamentos importantes e até 'visita' de militares norte-americanos para realizar capacitação da FAB. O local recebeu novamente a EXCON TÁPIO 2022, atividade de cunho militar com simulações de guerra, incluindo missões de paz da ONU, em agosto.

A USAF (Força Aérea dos Estados Unidos) enviou para a BACG, pelo segundo ano consecutivo, um Boeing C-17 Globemaster, aeronave cargueira responsável por trazer os modernos helicópteros HH-60G Pave Hawk.

O objetivo do evento era realizar treinamentos de missões de ataque, reconhecimento aeroespacial, infiltração aérea, busca e salvamento em combate. Participaram das duas fases do exercício aeronaves das aviações de caça, transporte, reconhecimento e asas rotativas.

Já entre 12 de setembro e 7 de outubro, a BACG realizou um exercício que faz parte do Plano de Trabalho das Atividades Conjuntas e compreende a certificação de militares.

A atividade desenvolveu os conhecimentos teóricos e práticos para o planejamento e emprego de aeronaves nas missões de Ataque ou de Apoio Aéreo Aproximado. Ao final do exercício, foram certificados 12 militares oriundos das três Forças, sendo quatro da Marinha, quatro do Exército e quatro da FAB.

Operação inédita

Além deste treinamento com os estrangeiros, a Base também realizou uma operação inédita com drone militar não tripulado, em Campo Grande. O equipamento saiu de Santa Maria (RS) e veio até a Capital, percorrendo aproximadamente 1.000 km. O voo histórico decolou da Base Aérea de Santa Maria (BASM), às 3h05min da manhã. Uma equipe realizou a preparação da aeronave e os tripulantes utilizaram uma antena de solo, que era apontada diretamente para a aeronave, o que permitiu o comando remoto durante todas as fases da operação.

Na segunda etapa, uma tripulação assumiu o controle do RQ-900 a partir de Brasília (DF). Desta vez por link satelital, executando a pilotagem remota até o aeródromo de Campo Grande. Logo depois, já na última fase da operação, uma tripulação local assumiu o comando da aeronave, também em linha de visada, realizando um pouso suave e com segurança na Cidade Morena.

PORTAL CAVOK


VÍDEO: Homenagem da FAB ao Dia do Aviador


Fernando Valduga | Publicada em 23/10/2022 10:59

Em 23 de outubro é celebrado o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira (FAB). A data homenageia os aviadores que cruzam os céus inspirados pelo Pai da Aviação, Alberto Santos-Dumont.

A data é uma referência ao maior feito do inventor, quando, em 1906, realizou o primeiro voo com o mais pesado que o ar. A bordo do 14-Bis, Dumont decolou do campo Bagatelle, na França, marcando o início da evolução nos meios de transporte na terra.

A FAB produziu um vídeo em homenagem a sua principal data comemorativa. O produto transmite uma mensagem sobre as conquistas que nasceram do sonho de voar, mostrando a história, trajetória e composição da FAB.

Abaixo a mensagem do Comandante da Aeronáutica aos aviadores

DIA DO AVIADOR E DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA

ORDEM DO DIA DO COMANDANTE DA AERONÁUTICA Brasília, 21 de outubro de 2022.

Na sequência interminável de desafios e vitórias que fazem a evolução da humanidade, ocupam lugar de destaque a capacidade de sonhar melhores condições de vida, o conhecimento adquirido e o caráter empreendedor de seus inventores.

Olhando o passado da perspectiva atual, tal premissa pode ser facilmente comprovada pelas invenções do papiro dos egípcios, dos barcos dos fenícios ou dos vikings, da lâmpada de James Lindsay ou Thomas Edison, da imprensa, do motor a vapor e do avião.

Voar! Ao longo da história, o sonho de voar – e de ser aviador – foi perseguido por diversas gerações de arrojados aventureiros, desejosos de conquistar o azul dos céus, por meio de suas engenhosidades voadoras.

Tal fascínio é relatado, desde os tempos mais remotos, com Ícaro, que, segundo a mitologia grega, tentou sair da ilha de Creta voando com um par de asas de cera e de penas, mas, contrariando a sugestão de segurança de seu pai Dédalo, assumiu o risco de voar próximo demais do Sol, tendo suas asas derretidas, e vindo a cair no mar Egeu.

Outro gênio da humanidade, conhecido por sua obra do período renascentista, Leonardo Da Vinci também não conseguiu desbravar os céus, em que pese todo o conhecimento e esforço que empenhou para a transformação dos seus sonhos em realidade.

A invenção do avião é fruto da genialidade de muitos que buscavam alçar os ares, no início do Século XX, mas tem, no voo do 14 Bis de Santos-Dumont, em 23 de outubro de 1906, em Paris, um marco histórico e reconhecido pelo Aeroclube da França, entidade autorizada a homologar qualquer evento significante, tanto no campo dos balões e dirigíveis, como dos “mais pesados que o ar”.

Portanto, é motivo de orgulho para nós brasileiros que um mineiro de Cabangu, após anos de busca dos conhecimentos necessários e da persistência típica dos nossos conterrâneos, tenha concretizado seu sonho de alçar os ares por meios próprios, dando início a um processo evolutivo impressionante, capaz de levar o homem aos limites da Terra, a velocidades várias vezes superior a do som e com níveis de segurança elevadíssimos.

E é exatamente por esses atributos de Santos-Dumont – busca por conhecimentos, fortaleza de vontade e persistência pelos sonhos – que nós o reverenciamos como o Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira, assumindo o dia 23 de outubro como o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira.

A partir da invenção do avião e da rápida chegada de vários exemplares ao nosso país, para atividades civis e militares, nosso povo, rapidamente, se apaixonou por aqueles pequenos “pássaros de tela”, que, paulatinamente, deram espaço às grandes “águias de aço”.

Constituída pela aviação civil, pela indústria aeronáutica, pela infraestrutura aeroportuária e pela Força Aérea, a Aeronáutica Brasileira tem experimentado, desde seus primórdios, uma evolução contínua, em todas as áreas que a compõem.

Nosso imenso país dispõe de centenas de aeródromos, é possuidor de uma aviação civil robusta e com altíssimos níveis de segurança, abriga a terceira maior empresa aeronáutica do mundo e a NOSSA Força Aérea – sim, a minha, a sua, a NOSSA Força Aérea Brasileira – que é a maior e mais bem equipada do Hemisfério Sul e a segunda maior das Américas.

Criada a partir da junção das Aviações Naval e Militar, durante a Segunda Guerra Mundial, honra-nos nosso batismo de fogo na Campanha do Atlântico Sul e no Teatro de Operações da Europa, no qual fomos representados pelos integrantes do Senta a Púa e da Primeira Esquadrilha de Ligação e Observação, muitos dos quais entregaram suas vidas em defesa dos mesmos princípios pelos quais sempre viveremos: a Pátria, a liberdade e nossas instituições.

Acompanhando a rápida evolução do mundo, as atividades aeronáuticas começam a conviver com os novos desafios da área espacial, para onde nossos olhos começam a brilhar mais intensamente. É uma nova fronteira de sonhos, conhecimentos e empreendedorismo criativo.

Meus Comandados,

No momento em que celebramos o centésimo décimo sexto aniversário do primeiro voo do “mais pesado que o ar”, renovo minha crença na capacidade criativa, nos conhecimentos e, principalmente, nos sonhos de cada um dos 70 mil homens e mulheres que formam NOSSA Força Aérea Brasileira.

Tenhamos, no cumprimento da missão, a proa básica a ser voada; na nossa fortaleza de vontade, a ferramenta para ultrapassarmos as tempestades e, nos nossos esforços diários, a certeza de que nossos sonhos não são apenas nossos, mas de um povo pelo qual juramos entregar nossas vidas, e do qual continuamos a receber os maiores índices de confiança.

Finalizo, parabenizando e agradecendo aos homenageados com a Ordem do Mérito Aeronáutico por seu apoio à NOSSA Força Aérea Brasileira, origem do reconhecimento representado pelas comendas que ora recebem.

Parabéns, filhos altivos dos ares!
Parabéns à Força Aérea Brasileira! Asas que protegem o País!

Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida BAPTISTA JUNIOR Comandante da Aeronáutica

OUTRAS MÍDIAS


O PROGRESSO - Neste domingo (23) é celebrado o Dia da Força Aérea Brasileira


Da Redação | Publicada em 23/10/2022 14:00

Assim como o Exército e a Marinha, a Força Aérea Brasileira (FAB) é uma das três Forças Armadas do Brasil.

Fundado oficialmente em 20 de janeiro 1941, o Ministério da Aeronáutica foi criado espelhando outros modelos de organização das forças aéreas, principalmente a Força Aérea Real (Reino Unido, 1918), a Regia Aeronáutica (Itália) e a Força Aérea da França, ambos na década de 1920.

Inicialmente, a FAB tinha como principal objetivo vigiar as costas marítimas brasileiras pelo ar. No entanto, com a Segunda Guerra Mundial e após o ataque de submarinos nazistas aos navios brasileiros, a Força Aérea Brasileira se juntou pela primeira vez numa guerra, combatendo pelos Aliados contra a Alemanha Nazista.

Origem do Dia da Força Aérea Brasileira

Esta data é uma homenagem ao brasileiro Alberto Santos Dumont, que em 23 de outubro de 1906 se consagrou como o “pai da aviação” por se tornar o primeiro ser humano a voar a bordo de uma aeronave, o 14 BIS.

A Lei nº 218, de 4 de julho de 1936, decreta o dia 23 de outubro como Dia do Aviador, e também em homenagem a Santos Dumont, o Dia da Força Aérea Brasileira é celebrado nesta data, de acordo com o calendário oficial.