NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
NOTIMP 203/2023 - 21/07/2023
TV GLOBO - JORNAL HOJE
SBT
PORTAL G1
PORTAL R7
PORTAL PODER 360 (DF)
DEFESA AÉREA & NAVAL
CNN BRASIL
PORTAL DO GOVERNO DO BRASIL
PORTAL AEROIN
PORTAL PODER AÉREO
PORTAL METROPÓLES (DF)
EBC - EMPRESA BRASILEIRA DE COMUNICAÇÃO
JORNAL DE BRASÍLIA
PORTAL CAVOK
DEFESA EM FOCO
OUTRAS MÍDIAS
Santos Dumont: eventos especiais celebram os 150 anos de nascimento do pai da aviação
Em 1906, em Paris, o inventor, na época com 33 anos, realizou o primeiro voo oficial de uma aeronave mais pesada que o ar sem a ajuda de nenhum objeto propulsor para decolar.
Da Redação | Publicada em 20/07/2023 22:24
Neste 20 de julho, completou 150 anos do nascimento do pai da aviação. No interior de Minas Gerais, a cidade natal de Santos Dumont comemorou a data.
Na praça central da cidade de pouco mais de 42 mil habitantes, lá está ele fazendo companhia para o pessoal. No município de Santos Dumont, na Zona da Mata Mineira, as referências ao filho ilustre estão espalhadas pelas ruas.
A casa onde nasceu virou o Museu de Cabangu, que preserva objetos pessoais dele e da família. O personagem icônico movimenta a economia, e está na identidade da região.
“O primeiro processo vem do orgulho de ter nascido na mesma terra de Santos Dumont. Depois disso, houve a necessidade de se desenvolver desde um imã de geladeira até mesmo chegar à linha de vestuário, a linha de decoração”, diz a comerciante Sheila Naves.
Alguns detalhes não podem faltar. “As três marcas registradas de Santos Dumont que o pessoal bate o olho e identifica é: o colarinho alto, o chapéu panamá e aquele bigode impecável", conta o designer gráfico Bruno Ramos.
Em 1906, em Paris, o inventor, na época com 33 anos, realizou o primeiro voo oficial de uma aeronave mais pesada que o ar sem a ajuda de nenhum objeto propulsor para decolar.
Ficou cerca de 7 segundos no ar, sob os olhares curiosos dos franceses. O original foi construído por Alberto Santos Dumont com madeira, bambu, seda e um motor. A réplica está sendo restaurada em Juiz de Fora. A estrutura de mais de uma tonelada, foi retirada com ajuda de um guincho. Profissionais do Senai, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, trabalham há quase dois meses nesse projeto.
Em 24 anos, essa é a segunda vez que a réplica do 14 Bis passa por um processo de restauro. É um monumento tombado pelo Patrimônio Histórico, por isso é preciso manter todas as características originais. Um trabalho minucioso para durar bastante tempo.
“Revitalizar o monumento em função da degradação sofrida por ação do tempo ou por conta de vandalismo, de maneira que ele pudesse recobrar a sua originalidade”, afirma Vander Montessi, diretor do Senai de Juiz de Fora.
Na tarde desta quinta-feira (20), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do Novo, entregou a medalha Santos Dumont para 125 homenageados. Na Escola Preparatória de Cadetes do Ar, em Barbacena, os visitantes puderam ver de perto peças que pertenceram ao marechal do ar. “Um homem muito inteligente, à frente do seu tempo. Um orgulho para nós, brasileiros, e para as nossas crianças também, que estão aprendendo o valor de saber, de conhecer, e de estudar”, diz a aposentada Carmo Souza Saraiva.
Em várias cidades do país, mais homenagens. Em São Paulo, uma exposição tem espaços interativos e muitas curiosidades do pai da aviação. Uma réplica do 14 Bis foi exposta na Base Aérea de Brasília. Uma apresentação teatral lembrou a vida do inventor. O presidente Lula, e o vice, Geraldo Alckmin, participaram do evento. E teve entrega da medalha do Mérito Santos Dumont.
Ao meio-dia, horário do nascimento, aviões do Esquadrilha da Fumaça escreveram no céu de Brasília: “Santos Dumont 150 anos”.
Os 150 anos do nascimento do `Pai da Aviação`, Santos Dumont
Nesta 5ª feira (20.jul), o mundo celebra os 150 anos do nascimento de Santos Dumont, o Pai da Aviação. O mineiro, da cidade de Palmira, mudou a história da Humanidade ao ser o primeiro homem a levantar voo em um modelo com propulsão própria.
Sbt News | Publicada em 20/07/2023 21:00
Dumont nasceu em 20 de julho de 1873, no sul de Minas Gerais. O sonho de voar surgiu aos 15 anos, quando o jovem teve uma visão: um balão livre planando no céu de São Paulo.
Aos 18 anos, emancipado pelo pai, foi a Paris completar os estudos. Lá se admirou com os motores de combustão a petróleo, que impulsionavam os primeiros carros. Logo estava promovendo e disputando as primeiras corridas de automóveis na cidade-luz.
Aos 24 anos, Santos Dumont conseguiu a primeira decolagem bem sucedida, a bordo de um balão livre alugado. Um ano depois, em 1898, projetou e construiu o próprio exemplar.
Em 1901, Santos Dumont pilotou um balão movido a gasolina sobre Paris, na França, e ganhou um prêmio de 100 mil francos pelo feito. O sonho estava cada vez mais perto de se concretizar.
Cinco anos depois, entrou definitivamente para os livros de história, decolando com o primeiro avião, o 14-bis.
Santos Dumont se tornou o primeiro homem a decolar num avião motorizado com propulsão própria. Até então, os protótipos eram lançados ao ar por catapultas. O 14-bis é considerado uma invenção revolucionária, que abriu os caminhos da aviação moderna e transformou para sempre os meios de transporte.
Para desgosto de Santos Dumont, o avião logo passou a ser utilizado para fins bélicos. Em carta, o brasileiro pediu às autoridades francesas para que sua invenção não fosse utilizada na Primeira Guerra Mundial - desejo que não foi atendido.
A cidade de Palmira, em Minas Gerais, passou a denominar-se Santos Dumont, em homenagem ao pai da aviação. Atualmente a cidade tem cerca de 42 mil habitantes. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem na pecuária leiteira, no comércio e na indústria as principais atividades econômicas.
A prefeitura de Santos Dumont preparou um calendário de eventos para comemorar a data. As festividades vão até o próximo dia 26 deste mês.
VÍDEO: Esquadrilha da Fumaça homenageia 150 anos de Santos Dumont, em Brasília
Aviões sobrevoaram Base Aérea da capital em cerimônia promovida pela Força Aérea Brasileira. Evento começou às 10h30 e contou com réplicas de aeronaves, além de apresentação teatral.
Da Redação | Publicada em 20/07/2023 12:48
A Esquadrilha da Fumaça homenageou, nesta quinta-feira (20), os 150 anos do pai da aviação e patrono da aeronáutica brasileira, Santos Dumont (veja vídeo acima). Os aviões sobrevoaram a Base Aérea da capital federal em uma cerimônia promovida pela Força Aérea Brasileira (FAB).
O evento, chamado de "A vida, a Obra e os Valores de Santos Dumont em 6 atos", começou às 10h30 e é transmitido pela internet. O encontro conta ainda com uma encenação teatral sobre história do herói nacional.
O evento conta ainda com réplicas de aeronaves de Santos Dumont expostas no pátio da Base Aérea.
Orquestra Sinfônica da FAB
A Orquestra Sinfônica da FAB também participará das homenagens ao pai da aviação se apresentará as 20h. A ideia é fazer uma "viagem no tempo" com a temática.
A apresentação, segundo a FAB, será "repleta de memórias e momentos da brilhante trajetória de Alberto Santos Dumont". Valsa, samba e bossa nova estão entre o repertório.
Carro que transportou o corpo de Santos Dumont é doado e vira atração no Museu Aeroespacial
Veículo fez parte da história de Guarujá, no litoral de São Paulo, onde viveu e morreu o Pai da Aviação. Santos Dumont completaria 150 anos nesta quinta-feira (20).
Da Redação | Publicada em 20/07/2023 14:12
O carro fúnebre, que conduziu o corpo do aviador Alberto Santos Dumont, foi doado para o acervo do Museu Aeroespacial do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, no Rio de Janeiro, e se tornou destaque nacional. O veículo fez parte da história de Guarujá, no litoral de São Paulo, onde viveu e morreu o Pai da Aviação.
O pai da aviação tirou a própria vida em 23 de julho de 1932, aos 59 anos, em um quarto do Grand Hotel La Plage. Nesta quinta-feira (20), ele completaria 150 anos.
De acordo com a historiadora Mônica Damasceno, a relação de Santos Dumont com Guarujá passava pela tranquilidade da cidade no início do século 20, uma condição essencial para alentar uma pessoa que buscava paz, em meio a diversos problemas de saúde. "Ele estava internado na Suíça e, com medo de ficar pior, pediu para vir para o Brasil", disse ela, em entrevista ao g1.
Com base em algumas pesquisas, Mônica acredita que um dos motivos que levaram o aeronauta a tirar a própria vida no Grand Hotel La Plage foi o "desgosto com a forma com que seu invento era utilizado [em guerras]".
Carro
O carro fúnebre que transportou o corpo de Santos Dumont é um Chevrolet Ramona preto fabricado em 1929. Segundo a Prefeitura de Guarujá, em 2022, o veículo passou por um amplo processo de restauração em Santos, sem custos aos cofres públicos. Na ocasião, o historiador João Pires fez os serviços e deu vida ao carro, que sofreu desgastes ao longo dos anos.
A ação aconteceu a partir de uma parceria da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), com a Memorial Necrópole Ecumênica, que doou o serviço à Cidade e que após a conclusão do restauro, permitiu que o veículo ficasse exposto no Museu de Carros Antigos.
A decisão sobre o novo destino do Chevrolet Ramona preto, fabricado em 1929, foi anunciado pelo prefeito da Guarujá, Walter Suman, no dia 23 de junho. No mesmo dia, o veículo foi transportado para a cidade carioca, com a ajuda de agentes da Aeronáutica. O carro está em um espaço especial que vai preservar a memória do gênio brasileiro, no maior e mais importante museu de aviação do Brasil.
O comandante do IV Comando da Aeronáutica (COMAER), o major-brigadeiro Luiz Cláudio Macedo dos Santos, por meio de nota, agradeceu a iniciativa da Prefeitura de Guarujá. Segundo ele, a Força Aérea Brasileira teve uma oportunidade única de receber o carro fúnebre do pai da aviação, que ficará no acervo permanente da instituição.
Pai da Aviação
Alberto Santos Dumont era mineiro e faleceu em Guarujá, em 1932, ao cometer suicídio no Grand Hotel La Plage (hoje Shopping La Plage), na Praia de Pitangueiras, no dia 23 de julho.
O corpo do aviador brasileiro foi conduzido no carro passando pela Avenida Puglisi, seguindo até a travessia de balsas entre Guarujá e Santos. De lá, o cortejo seguiu em direção a São Paulo, e depois para o Rio de Janeiro, onde foi sepultado.
Astrônomo amador, inventor, projetista, balonista e aviador, Santos Dumont construiu e voou nos primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina, inaugurando a era dos voos controlados a partir de 1901, feito que o tornou uma das pessoas mais famosas do mundo no início do século XX.
Ele também foi o primeiro a decolar a bordo de um avião impulsionado por um motor a gasolina, o 14-Bis, em 1906. Voo este reconhecido pela Federação Aeronáutica Internacional (FAI) e Aero Club de Paris, como o primeiro voo homologado de um veículo ‘’mais pesado que o ar’’ assistido, fotografado e filmado.
Santos Dumont 150 anos: relembre passagem do pai da aviação pelo PR e importância para criação do parque das Cataratas do Iguaçu
Em 1916, ele pisou em solo paranaense e influenciou destino das quedas dágua consideradas uma das Sete Maravilhas da Natureza. Esquadrilha da Fumaça fará apresentação nas quedas em homenagem ao aviador.
Gilvana Giombelli | Publicada em 20/07/2023 05:30
Nesta quinta-feira (20) são celebrados os 150 anos de nascimento de Santos Dumont, considerado o pai da aviação. O inventor também foi um dos principais responsáveis pela criação do Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu.
Em 1916, o aviador pisou em solo paranaense e influenciou o destino das quedas, que na época eram parte de uma propriedade privada.
A visita ao Paraná não foi planejada. O mineiro voltava de Buenos Aires e estava de passagem por Porto Aguirre, capital do estado argentino de Missiones, na fronteira com o Brasil, onde atracavam os vapores chegados de Posadas.
Foi quando Frederico Engel, dono do primeiro hotel de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, organizou uma comitiva para convidar Dumont a conhecer as Cataratas do Iguaçu, que eram chamadas de Saltos de Santa Maria. O encontro foi alinhado com o então prefeito da cidade, coronel Jorge Schimmelpfeng.
O aviador aceitou o convite e inicialmente ficou na então Vila Iguassu e se hospedou no Hotel Brasil, na cidade. Depois, partiu à cavalo com Frederico Engel e o filho até outro hotel, que levava o mesmo nome das quedas na época - Saltos de Santa Maria - onde ficou por dois dias.
A estrada de 18 km pelo mato cortava uma propriedade privada que pertencia ao uruguaio Jesus Val. Eram seis horas de viagem de carroça. Atualmente, o trajeto até as quedas consideradas uma das Sete Maravilhas do Mundo leva pouco mais de 20 minutos.
Impressionado com o que tinha visto e inconformado por se tratar de uma propriedade privada, Dumont se convenceu de que agir. Ele viajou até Curitiba para pedir a desapropriação das terras.
“Quando passei por Curityba, fui falar com o presidente do Estado [Afonso Camargo] somente sobre o lguassú: pedir-lhe se interesses pelo salto, o torne mais fácil e commoda a excursão, imagine que não existe nem hotel por aquelas paragens", declarou Dumont na época.
Anos depois, o local foi desapropriado e, em 1939, o lado brasileiro que abriga as Cataratas do Iguaçu passou a se chamar Parque Nacional do Iguaçu - unidade de conservação que tem o objetivo de proteger um dos mais significativos remanescentes de Mata Atlântica do Brasil.
Atualmente a cidade de Foz do Iguaçu conta com uma rua em homenagem ao patrono da aviação. No local, pinturas remetem à passagem de Dumont pelo estado.
Esquadrilha da fumaça homenageia Dumont
Em 3 de agosto a Força Aérea Brasileira em parceria com o Parque Nacional, fará uma apresentação especial da Esquadrilha da Fumaça, em homenagem ao aviador, unindo a relevância do brasileiro para a aviação e para a formação do Parque Nacional do Iguaçu.
Os visitantes do parque poderão conferir os espetáculo a partir das 16h.
Exposição conta passagem pelo Paraná
Uma exposição gratuita montada no Grêmio Esportivo e Social de Foz do Iguaçu (Gresfi), localizado na Avenida JK, 1740, conta a passagem do aviador pelo Paraná.
Objetos antigos raros, peças históricas, reportagens publicadas na época, entre outros itens, compõem a exposição que pode ser visitada por agendamento via WhatsApp pelo (45) 99118-6715.
Uma mesa de dois metros de altura também faz parte da exposição, mostrando aos visitantes como Dumont gostava de servir refeições aos amigos enquanto morou em Paris, onde inventou o avião.
Ministros, embaixadores e militares são condecorados com medalha Santos Dumont
Geraldo Alckmin e Simone Tebet estão entre os ministros que receberam a honraria; evento marca os 150 anos do pai da aviação
Hellen Leite | Publicada em 20/07/2023 12:25 | Atualizado em 20/07/2023 13:59
Ministros, autoridades e militares foram condecorados nesta quinta-feira (20) com a Medalha Santos Dumont, honraria que homenageia pessoas que contribuíram com a Força Aérea Brasileira (FAB) ou para o desenvolvimento da aviação. A comenda foi entregue em um evento da FAB em homenagem aos 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, patrono da Aeronáutica brasileira e considerado o pai da aviação. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou do evento.
Entre os ministros, receberam a medalha:
• Rui Costa (Casa Civil);
• Simone Tebet (Planejamento e Orçamento);
• Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços);
• José Múcio (Defesa);
• Jader Filho (Cidades);
• Márcio Franca (Portos e Aeroportos);
• Camilo Santana (Educação);
• Nísia Trindade (Saúde);
• Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação da Presidência da República);
• Márcio Macedo (Secretaria-Geral);
• General Amaro (Gabinete de Segurança Institucional);
• Jorge Messias (Advocacia-Geral da União); e
• Vinícius Carvalho (Controladoria-Geral da União).
Também receberam a medalha embaixadores de outros países no Brasil, autoridades religiosas e militares das Forças Armadas.
150 anos do nascimento de Santos Dumont
Nascido em 20 de julho de 1873 no interior de Minas Gerais, em cidade rebatizada com seu nome, Santos Dumont descobriu ainda jovem o talento para inovar. Desenvolveu balões e dirigíveis no fim do século 19 e no início do século seguinte. Em 1901, sobrevoou Paris pilotando um balão.
Cinco anos depois, criou o 14-Bis, viabilizou o primeiro voo de um objeto mais pesado que o ar e continuou com contribuições importantes para a aviação.
Além do avião, ao menos oito inovações estão diretamente vinculadas ao brasileiro. Ele foi o primeiro a criar a navegação aérea, foi o inventor do motor de cilindros opostos, o primeiro a fabricar aviões em série, o inventor do relógio de pulso, do chuveiro aquecido e dos simuladores de voo.
Durante a cerimônia, parte da história de Santos Dumont foi encenada por atores. Além disso, houve desfile militar, sobrevoo de aeronaves, participação da Esquadrilha da Fumaça e entrega da Medalha Mérito Santos Dumont, que reconhece civis e militares com contribuições relevantes à Aeronáutica.
Lula participa de cerimônia da FAB em homenagem aos 150 anos do nascimento de Santos Dumont
Durante evento em Brasília, será contada em encenação teatral parte da história do brasileiro considerado o pai da aviação
Plínio Aguiar | Publicada em 20/07/2023 11:12
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai participar da cerimônia da Força Aérea Brasileira (FAB) em homenagem aos 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, patrono da Aeronáutica e considerado "o pai da aviação". O evento vai ser realizado nesta quinta-feira (20) em Brasília. Durante a cerimônia, será contada em encenação teatral parte da história do brasileiro. A programação inclui ainda um desfile de tropa, sobrevoo de aeronaves militares, com participação da Esquadrilha da Fumaça, e entrega da medalha Mérito Santos Dumont, que reconhece civis e militares com contribuições relevantes à Aeronáutica.
Dumont nasceu em 20 de julho de 1873, na Fazenda Cabangu, em Palmira (MG), batizada posteriormente com o nome do inventor do avião. Naquela época, familiarizou-se com as máquinas de preparo dos grãos de café e com as locomotivas, que facilitavam o transporte da produção, uma inovação que foi introduzida pelo seu pai, Henrique.
O pai do avião cresceu em um ambiente de boa condição financeira, tendo oportunidades e experiências para uma ampla visão global, bem como domínio fluente de espanhol, inglês e francês, consequência das viagens que realizava com a família pela Europa e América Latina, como mostrou o blog de Luiz Fara Monteiro, repórter da Record TV.
Santos Dumont morou em Paris entre 1898 e 1910, época que o continente europeu vivia uma ebulição nas áreas científica e cultural. Lá, teve a oportunidade de construir as próprias aeronaves e impressionou a França ao desenvolver e pilotar vários balões dirigíveis. Em 1906, criou o 14-Bis — viabilizando então o primeiro voo de um objeto mais pesado que o ar — e seguiu com contribuições importantes para a aviação.
Le petit Santos e 14 Bis
A fama de Dumont fez dele uma espécie de celebridade, e os parisienses da época o chamavam de "le petit Santos" ("pequeno Santos"). Quando construiu o dirigível nº 9, o Balladeuse, ele o deixava exposto em frente ao seu apartamento, na esquina da rua Washington com a tradicional avenida Champs Elysées, e todos passavam para aplaudir.
Ainda segundo o blog de Luiz Fara Monteiro, Dumont fazia questão de experimentar seus inventos, pois temia arriscar a vida de outras pessoas. Um dos acidentes mais graves e conhecidos aconteceu em 1901, com o dirigível nº 5, quando o Hotel Trocadero amorteceu a queda, ficando Dumont pendurado na cesta do dirigível. Com a ajuda de bombeiros, ele escapou sem ferimentos.
Depois de 22 dias, no entanto, construiu um novo dirigível, o nº 6, e, depois de realizar testes e sofrer novos acidentes, conseguiu, em 19 de outubro de 1901, fazer o voo em torno da Torre Eiffel. Assim, recebeu o Prêmio Deutsch. Com esse feito, Santos Dumont provou que o homem podia controlar o seu deslocamento pelos ares, tornando-se o primeiro aviador brasileiro a conseguir confirmar a dirigibilidade dos balões.
O 14 BIS, com capacidade para um tripulante, o mais célebre avião de Dumont, efetuou dois voos. No primeiro, em 23 de outubro de 1906, voou no Campo de Bagatelle, em Paris, por pouco mais de 60 metros de distância, a 3 metros de altura. Com isso, Santos Dumont ganhou a "Coupe d’Archdeacon", no primeiro voo controlado oficialmente com um aparelho mais pesado do que o ar.
No segundo voo, em 12 de novembro de 1906, também em Bagatelle, o brasileiro conseguiu voar 220 metros. Seu trabalho no campo da aeronáutica é expressivo, sendo o inventor do primeiro motor a explosão útil na aerostação e do motor de cilindros opostos, além de ter incentivado a criação de outros objetos, como o relógio de pulso, já que precisava medir os intervalos de tempo de voo. Em 1910, Dumont encerrou sua carreira e passou a supervisionar as indústrias aeronáuticas que surgiram na Europa; entretanto, por motivos de saúde, voltou ao Brasil. Ele faleceu aos 59 anos, no Guarujá (SP), no dia 23 de julho de 1932.
Aeronáutica faz voos comemorativos nos 150 anos de Santos Dumont
Ao longo do dia, vários aviões de guerra foram vistos sobrevoando o Distrito Federal
Da Redação | Publicada em 20/07/2023 02:30
A Aeronáutica fez nesta quinta-feira (20) em Brasília uma série de homenagens a Santos Dumont. Ao longo do dia, vários aviões de guerra foram vistos sobrevoando a cidade. Teve também a presença da esquadrilha da fumaça. As comemorações são relativas aos 150 anos de nascimento do brasileiro que é um dos grandes pioneiros da aviação.
Ao vivo: Lula vai à exposição da FAB sobre Santos Dumont
Lula participa de cerimônia “A Vida, a Obra e os Valores de Santos Dumont em 6 Atos”
Da Redação | Publicada em 20/07/2023 10:39
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta 5ª feira (20.jul.2023) da cerimônia “A Vida, a Obra e os Valores de Santos Dumont em 6 Atos”, promovida pela FAB (Força Aérea Brasileira), na Base Aérea de Brasília.
O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), e a ministra do Planejamento, Simone Tebet, também participam do evento.
A cerimônia será transmitida ao vivo pelo jornal digital Poder360 no YouTube. Assista:
Vídeo da Avaliação Operacional com o Sistema ASTROS na aeronave KC-390
Luiz Padilha | Publicada em 20/07/2023 17:49
Avaliação Operacional de carregamento e transporte da viatura do Sistema ASTROS na aeronave KC-390 realizada no início deste mês na Base Aérea de Anápolis (GO). Essa importante missão integra a Terceira Fase da Operação Zeus realizada pela Força Aérea Brasileira – FAB. O ensaio em voo demonstrou com sucesso a importante capacidade de aerotransportabilidade da viatura ASTROS pelo KC-390, sendo atualmente o maior e mais pesado veículo transportado pela aeronave.
Estudos de Santos Dumont trouxeram avanços científicos ao mundo
Método de trabalho do inventor buscava sempre o aperfeiçoamento, deixando um grande legado para o mundo
Pedro Jordão | Publicada em 20/07/2023 22:08
Os estudos constantes de Alberto Santos Dumont, o “pai da aviação”, provocaram avanços na ciência internacional. O método de trabalho dele buscava sempre o aperfeiçoamento. Foi o que fez com o 14-Bis, primeiro veículo mais pesado que o ar a voar.
O primeiro voo da aeronave ocorreu por uma distância de 60 metros durante sete segundos no Campo de Bagatelle, em Paris, em 23 de outubro de 1906. Um mês depois, Dumont acrescentou no seu veículo um aileron, equipamento que existe até hoje na parte de trás de qualquer avião e serve para ajudar nas manobras e garantir estabilidade à aeronave.
Apesar do objeto não ter sido inventado por Dumont, ele percebeu que seria importante usá-lo. Por isso, menos de um mês depois, o 14-Bis aperfeiçoado conseguiu voar por 220 metros.
“Foi todo um trabalho, estudo. Ele pesquisou sobre outros que vieram antes. Ele ia percebendo e levava para trabalhar no seu gabinete, com cálculos, com desenhos. E, quando ele saia para fazer alguma experiência, já saia com uma maneira mais concreta”, diz Maurício, que trabalha no Museu Aeroespacial, no Rio de Janeiro.
A evolução dos protótipos de Dumont também foi percebida no Demoiselle, avião que criou depois do 14-Bis. A aeronave possuía um novo motor, mais potência e uma estrutura mais resistente.
O corpo do Demoiselle era de bambu e possuia lona nas asas, além de de cordas de piano para movimentar um leme desenvolvido por Dumont.
“Quando ele passa para o Demoiselle é fantástico porque essa aeronave já faz curva, desce, sobe, vira, passeia, vai visitar os amigos, era um transporte que ele [Dumont] utilizava”, diz o funcionário do museu.
Até hoje, muito do que Dumont desenvolveu há décadas continua sendo utilizado em aviões modernos.
Fato é que, com a persistência pelo aperfeiçoamento do inventor, o mundo chegou ao nível de segurança que existe hoje nos aviões, tanto naqueles que carregam centenas de passageiros como em modelos pequenos.
Lula prestigia homenagem da FAB pelos 150 anos de Santos Dumont
Em cerimônia na Base Aérea de Brasília, o vice-presidente Geraldo Alckmin e seis ministros foram agraciados com a Medalha Mérito Santos Dumont
Da Redação | Publicada em 20/07/2023 17:39
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, na manhã desta quinta-feira (20/7), de cerimônia em homenagem aos 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, patrono da Aeronáutica Brasileira, chamado também de pai da aviação pelas contribuições que deu para o desenvolvimento do transporte aéreo mundial.
» Fotos em alta resolução (Flickr)
Junto a outras personalidades, o vice-presidente Geraldo Alckmin e os ministros Nísia Trindade (Saúde), Simone Tebet (Planejamento), Camilo Santana (Educação), Márcio França (Portos e Aeroportos), Rui Costa (Casa Civil) e Márcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência da República) foram agraciados com a Medalha Mérito Santos Dumont pelo presidente da República e pelo comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno.
Com honras militares, a cerimônia, organizada pela Força Aérea Brasileira (FAB), reviveu símbolos da história de Santos Dumont, como o famoso 14-Bis, que cruzou o céu de Paris em 1906, sendo o primeiro objeto mais pesado que o ar a levantar voo, levando o brasileiro, do interior de Minas Gerais, a ter projeção internacional.
Uma réplica em tamanho natural da aeronave fez parte da cerimônia chamada “A Vida, a obra e os valores do Pai da Aviação em 6 atos”, que teve também voos da esquadrilha da fumaça, música, desfile e uma encenação teatral para recontar a história de vida do brasileiro que conquistou o mundo.
SALVAR VIDAS - Os ganhos para a humanidade com a chegada do avião para encurtar distâncias fizeram parte do roteiro e levaram a um dos momentos mais emocionantes da cerimônia. Para ilustrar o papel da FAB no transporte de órgãos para salvar vidas, uma equipe médica, acompanhada da mãe de um filho doador e da senhora que recebeu o coração, chegou à cerimônia de avião e foi acolhida, sob aplausos, pelo presidente da República e o comandante da Aeronáutica.
Além das etapas de vida retratadas na encenação, algumas curiosidades sobre o pai da aviação foram contadas. Ele é considerado também o patrono das Cataratas do Iguaçu, por ter sugerido e coordenado o projeto para que a área, um dos pontos turísticos mais visitados do Brasil, deixasse de ser privada e passasse a ser um parque nacional.
Além disso, em 1976, 70 anos depois da decolagem do 14-Bis, a União Astronômica Internacional deu seu nome a uma cratera lunar, fazendo do brasileiro o único sul-americano com essa distinção. Em 2006, houve uma missão espacial em homenagem aos 100 anos do feito protagonizado por Santos Dumont e o 14-Bis.
Fumaça homenageará Santos Dumont nas cidades de Santos Dumont, Petrópolis e Ipanema
Juliano Gianotto | Publicada em 21/07/2023 06:33
Após realizar quatro demonstrações em Rionegro, na Colômbia, no âmbito da décima-primeira edição da Feira Aeronáutica Internacional (F-AIR), a Esquadrilha da Fumaça retorna o Brasil para dar continuidades às homenagens aos 150 do Nascimento de Santos Dumont.
No início do intenso mês de julho, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), da Força Aérea Brasileira (FAB), passou por Salvador e Brasília, antes de dar início ao Circuito Santos Dumont 150 Anos, série de demonstrações que contemplaram as cidades de Guarantã do Norte (MT), Ariquemes (RO), Rio Branco (AC), Porto Velho (RO), Manaus (AM) e Boa Vista (RR).
Agora, nesta quinta-feira, 20 de julho, o Esquadrão realiza uma homenagem ao Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica brasileira, na Base Aérea de Brasília. Na ocasião, as 7 aeronaves realizarão a escrita “SANTOS-DUMONT 150 ANOS”, nos céus da capital federal, exatamente no horário em que ele nasceu, às 12h. O evento pode ser assistindo clicando aqui.
Em seguida, no sábado (22), conforme consta em sua agenda oficial, a Esquadrilha se desloca com duas aeronaves A-29 Super Tucano para realizar homenagens em duas importantes cidades na história de Santos Dumont.
A primeira a receber as manobras das aeronaves é a cidade de Santos Dumont, em Minas Gerais, às 14h40. O município, anteriormente chamado de Palmira, recebe o nome em uma homenagem ao conterrâneo Alberto Santos Dumont.
Em seguida, no mesmo dia, porém às 15h25, as duas aeronaves realizarão sobrevoos em Petrópolis, no Rio de Janeiro, na Praça da Liberdade. A cidade também tem forte influencia de Santos Dumont. Lá, o inventor projetou e construiu, em um terreno dado pelo governo, o seu chalé “A Encantada”, uma casa com diversas criações próprias.
No domingo, 23 de julho, a Esquadrilha, ainda com duas aeronaves, realiza passagens sobre a Praia de Ipanema, às 11h00, na corrida em homenagem aos 150 anos de Dumont.
Fechando o intenso mês de julho, o Esquadrão se apresenta em dois principais eventos organizados pela Força Aérea Brasileira, nos dias 29 e 30, também em homenagem ao Pai da Aviação.
MUSAL
No sábado (29), as 7 aeronaves da Esquadrilha devem se apresentar nos Portões Abertos do Museu Aeroespacial – MUSAL, localizado no Campo dos Afonsos, berço da aviação brasileira, na cidade do Rio de Janeiro. A apresentação ocorre somente no sábado às 16h00.
Com entrada gratuita, o evento ocorre nos dias 29 e 30 de julho, com várias atrações e atividades programadas, como a exposição da réplica da aeronave F-39 Gripen, demonstrações aéreas, exposição de aeronaves históricas, mostras de filmes, atividades educativas e visitas às salas temáticas do museu.
DCTA
No dia seguinte, domingo, 30, os A-29 Super Tucano realizam manobras às 16h00, nos Portões Abertos do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, interior de São Paulo. Nesta ocasião, é necessário a reserva de ingresso gratuito através do site oficial.
O evento, que faz parte do calendário oficial da FAB e das comemorações dos 150 Anos de Nascimento de Alberto Santos Dumont, tem por objetivo abrir os portões do DCTA para que a sociedade conheça o trabalho realizado pelo Departamento e suas Organizações subordinadas, possibilitando maior integração e conhecimento das diversas atividades desenvolvidas em prol do país.
Haverá programação com atividades aéreas e terrestres voltadas ao público, que poderá assistir a shows aéreos da Esquadrilha CEU e Esquadrilha da Turma da Mônica, liderada por Mônica Edo, primeira mulher a pilotar um avião North American T-6 no Brasil.
Além disso, haverá exposições de aeronaves militares e civis, salto livre de paraquedistas da equipe Falcões da FAB e a presença de um intérprete de Santos Dumont para interagir com os visitantes.
Dentre as diversas aeronaves, o público vai conferir a grande aeronave multimissão KC-390, fabricada pela Embraer; as aeronaves de instrução militar dos cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), T-27 Tucano e T-25 Universal; o Super Tucano A-29 usado pela Esquadrilha da Fumaça; entre outros.
Devido a um surto diarreico, dois aviões C-98 Caravan da Força Aérea Brasileira voaram para Auaris
Murilo Basseto | Publicada em 20/07/2023 19:35
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou nesta quarta-feira que duas de suas aeronaves C-98 Caravan decolaram no último domingo, 16 de julho, para Auaris (RR), na Terra Indígena Yanomami (TIY), levando três profissionais especializados em epidemias e cerca de 700 kg de insumos médicos para combater um surto diarreico em indígenas.
“De imediato, o Comando Conjunto prestou todo o apoio necessário no que diz respeito ao transporte logístico e nos colocamos à disposição do Ministério da Saúde para qualquer outra eventualidade ou necessidade de apoio”, pontuou o Subcomandante do Comando Conjunto Ágata Fronteira Norte, General de Brigada Carlos Alberto Rodrigues Pimentel.
Nesse contexto, os especialistas, que fazem parte do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EPISUS), realizarão estudos para identificar a origem do surto que tem afetado os indígenas da região.
Devido à elevada ocorrência de casos, a ação requer atendimento de urgência. Além disso, a área do Polo Base de Auaris, localizada no extremo noroeste do Estado de Roraima, na fronteira com a Venezuela, e distante 443 quilômetros da capital Boa Vista, é uma região prioritária na Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), portanto, o Comando Conjunto Ágata Norte está em forte atuação na área.
FAB realiza cerimônia pelos 150 anos de nascimento de Santos Dumont
Cerimônia aconteceu na Base Aérea de Brasília e foi acompanhada ao vivo pelo YouTube
Da Redação | Publicada em 20/07/2023 15:07
A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta quinta-feira (20/07), a cerimônia alusiva ao sesquicentenário de nascimento de Santos Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica brasileira. Realizado na capital federal, o evento intitulado “A vida, a Obra e os Valores de Santos Dumont em 06 Atos” ocorreu na Base Aérea de Brasília, a partir das 10h30. O evento pode ser assistido ao vivo pelo portal da FAB no YouTube.
A solenidade contou com uma inédita encenação teatral, retratando a história do herói nacional, que foi apresentada nos cinco primeiros atos. Foi realizada, também, a imposição da Medalha Mérito Santos Dumont a personalidades agraciadas. O reconhecimento é entregue a civis e militares com qualidades, valores ou destacados serviços prestados à Aeronáutica.
Além das réplicas de aeronaves de Santos Dumont expostas no pátio, houve sobrevoo de aeronaves da FAB durante a cerimônia.
Ao término do evento, a Esquadrilha da Fumaça escreveu nos céus de Brasília “SANTOS=DUMONT 150 ANOS”. O objetivo foi homenagear o Patrono da Aeronáutica exatamente no horário em que ele nasceu, às 12h.
Saiba mais sobre a vida, a obra e os valores de Alberto Santos na página especial.
Lula participa de cerimônia militar em homenagem a Santos Dumont
O evento aconteceu na Base Aérea de Brasília. Não está previsto discurso de Lula na cerimônia
Mariana Costa | Publicada em 20/07/2023 10:35
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, na manhã desta quinta-feira (20/7), da Cerimônia Militar alusiva ao Sesquicentenário de Alberto Santos Dumont. O evento aconteceu na Base Aérea de Brasília, e não teve discursos do petista.
De realização da Força Aérea Brasileira (FAB) a cerimônia comemora o sesquicentenário de nascimento de Santos Dumont, pai da aviação e patrono da Aeronáutica brasileira.
A solenidade contou com uma inédita encenação teatral, retratando a história do herói nacional, que foi apresentada nos cinco primeiros atos. Também foi realizada a imposição da Medalha Mérito Santos Dumont para personalidade políticas, civis e militares. Veja quem recebeu:
Geraldo Alckmin, Vice-Presidente da República
Cardeal D. Paulo Cezar Costa
Rui Costa, Ministro da Casa Civil
Márcio França, Ministro dos Portos e Aeroportos
Camilo Santana, Ministro da Educação
Nísia Trindade, Ministra da Saúde
Simone Tebet, Ministra do Planejamento e Orçamento
Márcio Macêdo, Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República
Jorge Messias, Advogado-Geral da União e
Vinícius Carvalho, Ministro da Controladoria-Geral da União
Além das réplicas de aeronaves de Santos Dumont expostas no pátio, houve sobrevoo de aeronaves da FAB durante a cerimônia.
Agenda
Mais cedo, o presidente falou sobre a agenda nas redes sociais: “Pela manhã, participarei da cerimônia em homenagem aos 150 anos do grande Santos Dumont, inventor do avião. A tarde, farei a sanção do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que compra produção da agricultura familiar para a merenda escolar, e do Programa Cozinha Solidária, importantes programas no combate à fome”, disse Lula.
Lula chegou de Bruxelas, na tarde de quarta-feira (19/7), onde participou da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). No início da tarde desta quinta-feira, o petista sanciona o Projeto de Lei n° 2.920/2023, que institui o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Cozinha Solidária.
Aeronáutica comemora 150 anos de Santos Dumont
Da Redação | Publicada em 20/07/2023 19:00
Em Brasília, a Força Aérea Brasileira (FAB) comemorou os 150 anos de nascimento de Santos Dumont. A cerimônia teve várias atrações, como a apresentação da Esquadrilha da Fumaça e uma exposição sobre a vida e a obra do pai da aviação. Uma encenação teatral abriu a solenidade, que teve a presença do presidente Lula.
Além disso, civis e militares com serviços prestados à Aeronáutica receberam a medalha Mérito Santos Dumont.
Aviões da FAB sobrevoam Brasília em comemoração ao aniversário de Santos Dumont
Ao término das celebrações, a Esquadrilha da Fumaça deixará uma mensagem nos céus de Brasília: “Santos Dumont 150 anos”
Camila Bairros | Publicada em 20/07/2023 12:09
A Força Aérea Brasileira comemora hoje, 20 de julho de 2023, 150 anos da data de nascimento de Alberto Santos Dumont, pai da aviação e patrono da Aeronáutica brasileira. E para celebrar, foi realizado o evento “A vida, a Obra e os Valores de Santos Dumont em 06 Atos”, na Base Aérea de Brasília.
A solenidade contou com uma inédita encenação teatral que retratou a história do precursor da aviação. Além disso, houve a entrega da Medalha Mérito Santos Dumont para civis e militares com qualidades, valores ou destacados serviços prestados à Aeronáutica.
Pelos céus da capital, houve também o sovrevoo de aeronaves da FAB, o que gerou curiosidade por parte da população. Ao término das celebrações, a Esquadrilha da Fumaça deixará uma mensagem nos céus de Brasília: “Santos Dumont 150 anos”.
FAB realiza cerimônia pelos 150 anos de nascimento de Santos Dumont
Cerimônia acontece na Base Aérea de Brasília e pode ser acompanhada ao vivo pelo YouTube
Fernando Valduga | Publicada em 20/07/2023 06:00
A Força Aérea Brasileira (FAB) realiza, nesta quinta-feira (20/07), a cerimônia alusiva ao sesquicentenário de nascimento de Santos Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica brasileira. Saiba como acompanhar pelo YouTube.
Realizado na capital federal, o evento intitulado “A vida, a Obra e os Valores de Santos Dumont em 06 Atos” ocorre na Base Aérea de Brasília, a partir das 10h30. O evento poderá ser assistido ao vivo pelo portal da FAB no YouTube. Assista ao evento aqui.
A solenidade contará com uma inédita encenação teatral, retratando a história do herói nacional, que será apresentada nos cinco primeiros atos. Será realizada, também, a imposição da Medalha Mérito Santos Dumont a personalidades agraciadas. O reconhecimento é entregue a civis e militares com qualidades, valores ou destacados serviços prestados à Aeronáutica.
Além das réplicas de aeronaves de Santos Dumont expostas no pátio, haverá sobrevoo de aeronaves da FAB durante a cerimônia.
Ao término do evento, a Esquadrilha da Fumaça escreverá nos céus de Brasília “SANTOS=DUMONT 150 ANOS”. O objetivo é homenagear o Patrono da Aeronáutica exatamente no horário em que ele nasceu, às 12h.
Forças Armadas do Brasil: No Top 5 de Confiança da População
Pesquisa realizada pelo IPEC coloca as Forças Armadas entre as cinco instituições mais confiáveis para os brasileiros
Marcelo Barros | Publicada em 20/07/2023 11:05
Em Brasília (DF), foi divulgada a mais recente edição do Índice de Confiança Social (ICS), levantada pelo IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria). Os resultados foram surpreendentes, mas também confirmaram o que muitos brasileiros já acreditavam. As Forças Armadas do Brasil, incluindo a Marinha, o Exército e a Força Aérea, são uma das cinco instituições mais confiáveis do país, segundo a pesquisa. De fato, essas instituições somaram 66 de 100 pontos no índice, numa escala que vai de 0 a 100 – sendo 0 um indicativo de nenhuma confiança e 100 de confiança absoluta.
Um Reflexo da Opinião Nacional: Metodologia e Realização da Pesquisa
A pesquisa, que se baseou nas opiniões de 2 mil brasileiros de 127 municípios, foi realizada entre 1º e 5 de julho de 2023. O IPEC, ao divulgar os resultados, informou que a margem de erro estimada para esta pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Portanto, essa variação é algo a se levar em consideração, embora não mude o fato de que as Forças Armadas estão solidamente entre as instituições mais confiáveis para os brasileiros.
Tradição de Confiança: Histórico das Forças Armadas no ICS
O posicionamento das Forças Armadas no topo da confiança dos brasileiros não é um evento isolado. Ao longo dos anos, a confiança nas Forças Armadas tem oscilado entre 62 e 72 pontos, permanecendo sempre dentro da média histórica de todas as medições feitas desde 2009. Esta consistência é um forte indicativo da reputação das Forças Armadas e de sua posição de confiança no imaginário dos brasileiros.
Confiabilidade que Transcende Fronteiras: As Forças Armadas no Cenário Internacional
O prestígio das Forças Armadas do Brasil vai além das fronteiras nacionais. Em várias ocasiões, a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira têm sido reconhecidos por sua competência, profissionalismo e dedicação ao serviço. Isso reforça ainda mais a confiança do povo brasileiro nessas instituições, consolidando-as como pilares da sociedade brasileira.
Brasil 247 - FAB realiza cerimônia pelos 150 anos de nascimento de Santos Dumont (vídeo)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do evento, bem como o vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, e a ministra do Planejamento, Simone Tebet
Da Redação | Publicada em 20/07/2023 13:54
A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta quinta-feira (20), a cerimônia alusiva ao sesquicentenário de nascimento de Santos Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica brasileira. Realizado em Brasília, o evento intitulado “A vida, a Obra e os Valores de Santos Dumont em 06 Atos” ocorreu na Base Aérea de Brasília.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do evento, bem como o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, e a ministra do Planejamento, Simone Tebet.
Lula emocionou-se ao celebrar o legado de Santos Dumont. "Emocionante a celebração dos 150 anos de Santos Dumont, o pai da aviação e patrono da Força Aérea Brasileira. A FAB que tem um papel importante no socorro em crises humanitárias, no transporte de órgãos que salvam vidas e na produção dos tecnológicos caças Gripen, junto com a Embraer", escreveu o presidente.
A solenidade contou com uma inédita encenação teatral, retratando a história do herói nacional, apresentada nos cinco primeiros atos. Foi realizada, também, a imposição da Medalha Mérito Santos Dumont a personalidades agraciadas. O reconhecimento é entregue a civis e militares com qualidades, valores ou destacados serviços prestados à Aeronáutica. Além das réplicas de aeronaves de Santos Dumont expostas no pátio, aeronaves da FAB realizaram sobrevoo durante a cerimônia.
Ao término do evento, a Esquadrilha da Fumaça escreveu nos céus de Brasília “SANTOS=DUMONT 150 ANOS”. O objetivo é homenagear o Patrono da Aeronáutica exatamente no horário em que ele nasceu, às 12h.
Folha de Londrina - 150 anos de Santos Dumont serão celebrados nas Cataratas do Iguaçu
Da Redação | Publicada em 20/07/2023 15:41
O Parque Nacional do Iguaçu integra as comemorações dos 150 anos de Alberto Santos Dumont e prepara, junto com a Força Aérea Brasileira, uma apresentação especial da Esquadrilha da Fumaça, na quinta-feira, 3 de agosto, a partir das 16 horas. A Esquadrilha da Fumaça realizará uma apresentação no céu das Cataratas do Iguaçu para celebrar esse marco histórico e a importância do aviador para o Brasil e, claro, seu papel decisivo para a transformação da unidade de conservação, que abriga as quedas-d’água e protege uma riquíssima biodiversidade em seus 185 mil hectares.
Considerado o Pai da Aviação, Patrono da Aeronáutica Brasileira e, entre muitas outras conquistas, um dos padrinhos da criação do Parque Nacional do Iguaçu, unidade de conservação com referência mundial, localizada no Oeste do Paraná, fronteira com a Argentina, na província de Missiones.
Espetáculos das águas e no céu das Cataratas
A Esquadrilha da Fumaça, conhecida mundialmente por suas acrobacias aéreas de tirar o fôlego, é um símbolo de excelência na aviação brasileira e personifica a inspiração e dedicação de Dumont ao campo da aviação. A apresentação aérea poderá ser vista por todos que estiverem visitando o Parque Nacional do Iguaçu, na tarde de 3 agosto, quinta-feira, a partir das 16 horas. O maior conjunto de quedas-d’água do mundo será o cenário para a apresentação, unindo a relevância do brasileiro para a aviação e para a formação do Parque Nacional do Iguaçu.
História
Em 1916, durante uma visita às Cataratas do Iguaçu, Santos Dumont vislumbrou a importância de preservar aquela área como propriedade pública. Impulsionado por sua visão de conservação, ele empreendeu uma cavalgada até Curitiba, onde se encontrou com o governador. Graças aos esforços conjuntos, ainda naquele mesmo ano, a região foi desapropriada, dando início à criação do Parque Nacional do Iguaçu, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial Natural.
Parque Nacional do Iguaçu
O parque se consolidou como referência na preservação da natureza e no turismo sustentável no mundo. A unidade de conservação brasileira, localizada no Oeste do Paraná, faz fronteira com a Argentina, na província de Missiones. O Parque Nacional do Iguaçu é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia responsável pela administração das unidades de conservação federais do Brasil, e tem a gestão da visitação turística da Urbia Cataratas S.A.
Novo momento
A concessionária Urbia Cataratas está implementando um projeto robusto, moderno, inspirado nas melhores referências mundiais, para encantar ainda mais os visitantes e promover o desenvolvimento econômico da região.
AVENTURAS NA HISTÓRIA - Em museu do Rio, é possível ver o coração de Santos Dumont e réplica do 14-bis
O Museu Aeroespacial irá promover atividades especiais em comemoração dos 150 de Dumont, entre elas uma exibição da Esquadrilha de Fumaça
Da Redação | Publicada em 20/07/2023 18:15
No aniversário de 150 anos de Alberto Santos Dumont, comemorado neste 20 de julho, é possível encontrar uma réplica do 14-bis e até o coração do inventor, no Museu Aeroespacial, do Rio de Janeiro, conforme repercutido pelo UOL.
Conforme a Agência Brasil, o órgão do pioneiro da aviação foi recolhido por WalterHaberfeld, médico responsável pelo corpo de Dumont, para seu funeral. Fora de seu controle, o coração foi armazenado em uma redoma de metal e então exposto acervo permanente do museu.
A exposição
A mostra dedicada ao pai do 14-bis exibe inúmeras criações do aviador, além de sua vida íntima e algumas curiosidades. Tudo isso por meio de uma série de fotografias, itens pessoais e até mesmo modelos do Demoiselle e 14-bis, aviões de Dumont.
O Museu Aeroespacial, inaugurado em 1976, organizou eventos especiais em comemoração dos 150 anos de Dumont, entre eles a exibição da Esquadrilha da Fumaça, nos dias 29 e 30 de julho, e uma corrida de rua na praia de Ipanema no domingo, dia 23. O museu é localizado na Av. Marechal Fontenelle, 2000, de terça a domingo, das 9h às 16h, com entrada franca.
TV CANÇÃO NOVA - Cerimônia conta a trajetória de vida de Alberto Santos Dumont
Reportagem De Francisco Coelho | Publicada em 20/07/2023 19:10
Os 150 anos de nascimento de Santos Dumont foram marcados por uma cerimônia na Base Aérea de Brasília. Uma réplica do primeiro avião da história foi exposta ao lado das modernas aeronaves produzidas pela Embraer e utilizadas por militares da Força Aérea Brasileira.
Imagens de Ersomar Ribeiro e arquivo
EDIÇÕES ANTERIORES
211 de 30/07/2025
210 de 29/07/2025
209 de 28/07/2025
208 de 27/07/2025
207 de 26/07/2025
206 de 25/07/2025
205 de 24/07/2025
204 de 23/07/2025
203 de 22/07/2025
202 de 21/07/2025
201 de 20/07/2025
200 de 19/07/2025
199 de 18/07/2025
198 de 17/07/2025