NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
Relíquia exótica: coração de Santos Dumont está exposto em museu no Rio
Da Redação | Publicada em 20/07/2023 04:00
Neste 20 de julho de 2023, comemora-se o 150º aniversário do nascimento de Alberto Santos Dumont. O que pouca gente sabe é que o coração do pioneiro da aviação e inventor do 14-Bis está preservado e exposto em um museu no Rio de Janeiro.
Relíquia exótica
O coração de Santos Dumont faz parte de uma das exposições permanentes do Museu Aeroespacial, no Rio de Janeiro. O item, que certamente é uma das relíquias mais exóticas da instituição, está preservado em uma redoma de metal e fica exposto no segundo andar do local.
Segundo a Agência Brasil, o coração do brasileiro foi retirado pelo médico Walter Haberfeld, que ficou responsável por tratar o corpo antes do sepultamento. O coração foi recuperado na década de 1940 e foi guardado em uma peça em exposição no Museu Aeroespacial, no Rio de Janeiro.
A exposição dedicada especialmente a Santos Dumont permeia as invenções do aviador, como também sua vida pessoal e curiosidades. Ela conta com uma valiosa coleção fotográfica e até mesmo réplicas dos aviões 14-Bis e Demoiselle.
Outros itens inusitados também fazem parte do acervo do museu, como uma maleta de couro marrom forrada de pano amarelo que pertenceu a Santos Dumont.
Em comemoração ao 150º aniversário de Santos Dumont, inclusive, o museu promoverá um evento especial nos dias 29 e 30 de julho, com direito a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. No dia 23 também acontece a Corrida 150 anos de Santos Dumont, na praia de Ipanema.
O Museu Aeroespacial foi inaugurado em 18 de outubro de 1976. Localizado no bairro de Sulacap, na zona oeste do Rio, o espaço tem entrada gratuita e funciona de terça a domingo, das 9h às 16h.
Lula participa de cerimônia da FAB em homenagem aos 150 anos do nascimento de Santos Dumont
Durante evento em Brasília, será contada em encenação teatral parte da história do brasileiro considerado o pai da aviação
Plínio Aguiar | Publicada em 20/07/2023 02:00
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai participar da cerimônia da Força Aérea Brasileira (FAB) em homenagem aos 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, patrono da Aeronáutica e considerado "pai da aviação". O evento vai ser realizado nesta quinta-feira (20) em Brasília. Durante a cerimônia, será contada em encenação teatral parte da história do brasileiro. A programação inclui ainda um desfile de tropa, sobrevoo de aeronaves militares, com participação da Esquadrilha da Fumaça, e entrega da medalha Mérito Santos Dumont, que reconhece civis e militares com contribuições relevantes à Aeronáutica.
Dumont nasceu em 20 de julho de 1873, na Fazenda Cabangu, em Palmira (MG), que foi batizada posteriormente com o nome do inventor do avião. Naquela época, se familiarizou com as máquinas de preparo dos grãos de café e com as locomotivas, que facilitavam o transporte da produção, uma inovação que foi introduzida pelo seu pai, Henrique.
O pai do avião cresceu em um ambiente de boa condição financeira, tendo oportunidades e experiências para uma ampla visão global, bem como domínio fluente de espanhol, inglês e francês, consequência das viagens que realizada com a família pela Europa e América Latina, como mostrou o blog de Luiz Fara Monteiro, repórter da Record TV.
Santos Dumont morou em Paris entre 1898 e 1910, época que o continente europeu vivia uma ebulição nas áreas científica e cultural. Lá, teve a oportunidade de construir suas próprias aeronaves e impressionou a França ao construir e pilotar vários balões dirigíveis. Em 1906, criou o 14-Bis, viabilizando então o primeiro voo de um objeto mais pesado que o ar e seguiu com contribuições importantes para a aviação.
Le petit Santos e 14 Bis
A fama de Dumont fez dele uma espécie de celebridade, e os parisienses da época o chamavam de "le petit Santos", que em tradução livre significa "pequeno Santos". Quando construiu o dirigível nº 9, o Balladeuse, ele o deixava exposto em frente ao seu apartamento, na esquina da Rua Washington com a tradicional Avenida dos Champs Elysées, e todos passavam para aplaudir.
Ainda segundo o blog de Luiz Fara Monteiro, Dumont fazia questão de experimentar seus inventos, pois temia arriscar a vida de outras pessoas. Um dos acidentes mais graves e conhecidos aconteceu em 1901, com o dirigível nº 5, quando o Hotel Trocadero amorteceu a queda, ficando Dumont pendurado na cesta do dirigível. Com a ajuda de bombeiros, ele escapou sem ferimentos.
Depois de 22 dias, no entanto, construiu um novo dirigível, o nº 6, e, depois de realizar testes e sofrer novos acidentes, conseguiu, em 19 de outubro de 1901, realizar o voo em torno da Torre Eiffel. Assim, recebeu o Prêmio Deutsch. Com esse feito, Santos-Dumont provou que o homem podia controlar o seu deslocamento pelos ares, tornando-se o primeiro aviador brasileiro a conseguiu confirmar a dirigibilidade dos balões.
O 14 BIS, com capacidade de um tripulante, o mais célebre avião de Dumont, efetuou dois voos. No primeiro, em 23 de outubro de 1906, voou no Campo de Bagatelle, em Paris, por pouco mais de 60 metros de distância, a três metros de altura. Com isso, Santos Dumont ganhou a "Coupe d’Archdeacon" no primeiro voo controlado oficialmente com um aparelho mais pesado do que o ar.
No segundo voo, em 12 de novembro de 1906, também em Bagatelle, o brasileiro conseguiu voar 220 metros. Seu trabalho no campo da Aeronáutica é expressivo, sendo o inventor do primeiro motor a explosão útil na aerostação e do motor de cilindros opostos, além de ter incentivado a criação de outros objetos, como o relógio de pulso, já que precisava medir os intervalos de tempo de voo. Em 1910, Dumont encerrou sua carreira e passou a supervisionar as indústrias aeronáuticas que surgiram na Europa; entretanto, por motivos de saúde, voltou ao Brasil. Ele faleceu aos 59 anos, no Guarujá (SP), no dia 23 de julho de 1932.
Exposição conta a história da aviação no Recife e de Santos Dumont
Da Redação | Publicada em 19/07/2023 15:28
Desta quinta-feira (20) a domingo (22), o Shopping Guararapes receberá uma exposição em homenagem aos 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, reconhecido como o Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira. O evento é promovido pela Força Aérea Brasileira (FAB) e contará com peças do acervo do Centro de Memória do Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), além de equipamentos e informações relacionadas à atuação da FAB no Recife (PE) e na Região Nordeste. A exibição faz parte das celebrações da Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAE-RF) alusivas ao Sesquicentenário de Santos Dumont, comemorado em 20 de julho deste ano.
De acordo com o Comandante do II COMAR, Major-Brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho, a intenção é oferecer ao público um contato com o legado do Pai da Aviação até hoje, na atuação da FAB. "É motivo de muito orgulho para a Força Aérea Brasileira reverenciar o Marechal do Ar Santos Dumont como Patrono da Aeronáutica Brasileira e Pai da Aviação. No evento, temos o objetivo de apresentar ao público uma exposição sobre nosso herói e trazer um pouco da história desse visionário, cujos sonhos impactam até hoje nosso cotidiano. A atuação das Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de Recife é um dos reflexos de seus inventos e idealismo, e esse contato com o público é uma forma de incentivar nossa população a se inspirar nesse grande inventor e a conhecer de perto a nossa Força, nossa atuação e como fazer parte da Instituição", afirmou.
O Chefe do Centro de Memória do II COMAR, Capitão Especialista Aristóteles Alves de Moraes, também falou sobre o que poderá ser conferido pelo público que comparecer à mostra. “São exibidas peças do acervo do II COMAR, destacando o trabalho dos pioneiros da aviação e da Guarnição de Aeronáutica de Recife, como por exemplo a maquete do hidroavião Fairey F III-D nº 17 Santa Cruz, utilizado na primeira travessia aérea do Atlântico Sul pelos portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral, em 1922. Além disso, as Organizações Militares sediadas no Recife também trazem ao público um pouco do seu trabalho, como equipamentos utilizados pelo Hospital de Aeronáutica de Recife (HARF) na Operação COVID-19, trajes operacionais utilizados pelo Grupo de Segurança e Defesa do Recife (GSD-RF) e um console utilizado por controladores de tráfego aéreo no Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III)”, descreveu.
Música
Durante todos os dias da exposição, o Shopping Guararapes também receberá apresentações da Banda de Música da Base Aérea de Recife. Na manhã do dia 20, a solenidade de abertura da exposição com a presença de autoridades envolvidas contará com uma breve apresentação da Banda, em frente ao espaço onde ocorrerá a mostra, no corredor da Riachuelo. Já nos dias 21 (sexta) e 22 (sábado), os músicos estarão às 19h na Praça de Alimentação do Shopping, apresentando um repertório repleto de música popular brasileira e regional.
Serviço
- Exposição: 150 anos de Alberto Santos Dumont
- Local: Shopping Guararapes
- Data: de 20 a 22 de julho
- Horário: das 9h às 21h
Brasil celebra 150 anos de Santos Dumont, o “pai da aviação”, nesta quinta-feira
Brasileiro foi responsável pela criação do 14 bis, primeiro veículo mais pesado que o ar a conseguir levantar voo
Daniela Mallmann E Priscila Yazbek | Publicada em 19/07/2023 23:56
Alberto Santos Dumont, brasileiro conhecido como “pai da aviação”, faria 150 anos nesta quinta-feira (20) se estivesse vivo. Ele recebeu esse título por causa da sua invenção, o 14 bis, primeiro avião da história. A criação foi homologada como o primeiro veículo mais pesado que o ar a conseguir voar. O primeiro voo da aeronave ocorreu por uma distância de 60 metros durante sete segundos no Campo de Bagatelle, em Paris, em 23 de outubro de 1906.
O protótipo do 14 bis, conhecido até hoje, era formado por uma longa fuselagem e um cesto de um balão. Antes, em 1901, ele já havia criado o dirigível, que fez um sobrevoo histórico pela capital francesa no qual contornou a Torre Eiffel. Na época, Dumont recebeu um prêmio por completar o trajeto de 11 km no tempo mais rápido até aquele momento: 29 minutos e 30 segundos.
Dumont criou também, em 1907, o avião Demoiselle, um dos primeiros ultraleves do mundo. O seu objetivo era voar ainda mais alto que o 14 bis. Sem patentes, os projetos de Dumont foram aperfeiçoados mesmo depois de sua morte, garantindo que distâncias fossem percorridas em menores tempos.
“Eu reputo Santos Dumont como o brasileiro de maior impacto na história da humanidade, porque, na realidade, ele abriu as portas do mundo moderno. Ele era um grande aficionado por Júlio Verne que, na época dele, era um grande autor de ficção científica sobre o espaço. Então, tudo que o Júlio Verne disse que poderia acontecer e que o Santos Dumont não fez, ele abriu as portas para que, no futuro, acontecesse. Eu acho que isso foi o que me inspirou, talvez até, para ser cientista, esse grau de completo e total ousadia e desprezo pelas pessoas que dizem que o impossível não pode ser conquistado”, comenta o médico e neurocientista Miguel Nicolelis, que é grande admirador do inventor.
Orgulho brasileiro
No Brasil, além de ser considerado um herói, Dumont também é homenageado e tem sua história contada na cidade em que nasceu. Mineiro, o inventor nasceu em uma pequena cidade do interior que, hoje, carrega o seu nome. A casa onde ele viveu atualmente é o Museu Cabangu, que guarda cartas, fotografias e objetos pessoais do inventor.
“Seus pais, Henrique e Francisca, chegam aqui, Francisca já vem grávida. E Alberto Santos Dumont aqui nasce em 20 de julho de 1873, sendo o sexto filho da família Dumont. O pai dele veio com o objetivo de ampliar a estrada de ferro do Brasil”, conta Deoclides dos Santos, diretor do acervo do museu. Santos Dumont viveu no Brasil até completar 18 anos de idade. Interessado por mecânica e engenharia, ele foi estudar em Paris, na França, onde foi consagrado como o “pai da aviação”.
Presidente prestigia cerimônia da FAB pelos 150 anos de Santos Dumont
Homenagem com encenação sobre a vida do patrono da Aeronáutica, entrega de medalhas e show aéreo será na Base Aérea de Brasília (DF)
Da Redação | Publicada em 19/07/2023 12:01
A partir das 10h30 desta quinta-feira, (20/7), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestigia cerimônia da Força Aérea Brasileira (FAB) em homenagem aos 150 de nascimento de Alberto Santos Dumont, patrono da Aeronáutica Brasileira e considerado pai da aviação.
Nascido em 20 de julho de 1873 no interior de Minas Gerais, em cidade rebatizada com seu nome, Santos Dumont revelou ainda jovem seu perfil inventor e inovador e teve projeção internacional num tempo em que o mundo vivia muitas transformações tecnológicas.
Desenvolveu balões e dirigíveis no fim do século XIX e no início do século seguinte, em 1901, sobrevoou Paris pilotando um balão. Cinco anos depois, criou o 14-Bis, viabilizando o primeiro voo de um objeto mais pesado que o ar, e seguiu com contribuições importantes para a aviação, paixão à qual dedicou a vida.
Parte da história do brasileiro que conquistou o mundo e se tornou herói nacional será contada em encenação teatral durante a cerimônia de celebração do sesquicentenário de seu nascimento. Haverá ainda desfile de tropa, sobrevoo de aeronaves militares, participação da Esquadrilha da Fumaça e entrega da Medalha Mérito Santos Dumont, que reconhece civis e militares com contribuições relevantes à Aeronáutica.
Veículos de imprensa interessados na cobertura devem pedir credenciamento até 18 horas do dia 19/07 por este link.
O credenciamento anual é válido para o evento.
Serviço
- Homenagem aos 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont
- Data: 20 de julho (quinta-feira)
- Hora: 10h30
- Local: Base Aérea de Brasília - acesso e estacionamento no prédio do comando, em frente à entrada principal da base
- Credenciamento de Imprensa — CLIQUE AQUI
Quem passa pelo Aeroporto de Congonhas pode ver tela radar e ouvir o áudio das comunicações até essa quinta-feira
Murilo Basseto | Publicada em 19/07/2023 20:00
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) informa que aqueles que passam pelo Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, até esta quinta-feira, 20 de julho, têm a oportunidade de conhecer como funciona o serviço de controle de tráfego aéreo e assistir a vídeos.
Como forma de celebrar o aniversário de 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, estão sendo exibidos vídeos produzidos pela Força Aérea Brasileira (FAB) em homenagem ao Pai da Aviação.
A ação é fruto de uma colaboração entre a Infraero, administradora do aeroporto, e o Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), órgão regional do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).
Além dos vídeos, os passageiros podem ter acesso a um console, equipamento utilizado pelos controladores de voo para verificar a posição das aeronaves antes de darem as instruções para pousos, decolagens e voos seguros. O público pode visualizar a tela radar e ouvir o áudio das comunicações entre controladores e pilotos. Militares da FAB estão no local para tirar dúvidas.
“Essa ação proporciona uma oportunidade única para os amantes da aviação que desejam compreender, na prática, o trabalho realizado em uma Torre de Controle ou Centro de Aproximação. Os visitantes poderão acompanhar a rotina, a forma de comunicação e outras curiosidades peculiares da aviação, que normalmente não são acessíveis ao público em geral. Essa é uma ocasião única para conhecer de perto a história de Santos Dumont e vivenciar a rotina do controle de tráfego aéreo no Aeroporto de Congonhas”, afirmou o comandante do CRCEA-SE, Coronel Mauro Carrinho de Moura.
De volta ao Brasil, Lula participa de cerimônia da FAB
Lula vai à Base Aérea de Brasília nesta quinta-feira (20/7) para solenidade pela passagem dos 150 anos de Santos Dumont
Paulo Cappelli, Petrônio Viana | Publicada em 19/07/2023 17:17
De volta ao Brasil, Lula participa nesta quinta-feira (20/7) da cerimônia pelos 150 anos de Santos Dumont, patrono da Força Aérea Brasileira (FAB). A solenidade é promovida pela FAB e acontece na Base Aérea de Brasília, a partir das 10h30.
Alberto Santos Dumont nasceu em 20 de julho de 1873, no interior de Minas Gerais, e é considerado o pai da aviação. Em 1906, em Paris, a bordo do 14 Bis, realizou o primeiro voo registrado de um objeto mais pesado que o ar. Lula retornou ao Brasil na quarta-feira (19/7), após participar da cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em Bruxelas.
Concerto da Orquestra Sinfônica da FAB homenageia Santos Dumont
Convidados serão conduzidos a uma viagem no tempo, repleta de memórias e momentos da brilhante trajetória de Alberto Santos Dumont
Da Redação | Publicada em 19/07/2023 06:00
A Força Aérea Brasileira (FAB) está promovendo uma série de eventos para celebrar os 150 anos de nascimento de Santos Dumont. Como parte dessas comemorações, a Orquestra Sinfônica da FAB (OSFAB) se apresentará nesta quinta-feira (20/07), às 20h, no Teatro Pedro Calmon (Setor Militar Urbano).
Por meio de um musical, os convidados serão conduzidos a uma inesquecível viagem no tempo, repleta de memórias e momentos da brilhante trajetória de Alberto Santos Dumont. O repertório vai da valsa ao samba e bossa nova, incluindo uma seleção de obras de grandes compositores, como Heitor Villa-Lobos, George Gershiw, Ary Barroso e Mozart.
O sesquicentenário de Santos Dumont, celebrado em 2023, rememora a vida, a obra e os valores do homem que deu asas à humanidade. Saiba mais sobre o Pai da Aviação.
OSFAB
Composta por mais de 100 músicos militares, a OSFAB foi criada há cerca de dois anos, tendo como missão principal realizar apresentações musicais, em âmbito nacional e internacional, para difundir a imagem institucional da FAB. A OSFAB é umas das únicas orquestras sinfônicas das Forças Armadas da América Latina.
Serviço:
Concerto especial da Orquestra Sinfônica da FAB alusivo aos 150 anos de nascimento de Santos Dumont
Local: Teatro Pedro Calmon, em Brasília (DF)
Data e horário: quinta-feira (20/07), às 20h
Evento promove comemoração dos 150 anos de Santos Dumont
Museu Aeroespacial do Rio irá valorizar o grande pioneiro da aviação
Vinícius Calixto | Publicada em 19/07/2023 09:48
O Museu Aeroespacial do Rio vai celebrar os 150 anos de Santos Dumont com um evento dedicado à toda população nos dias 29 e 30 julho. O evento é conhecido como "Portões Abertos" e vai valorizar o grande pioneiro da aviação, que foi o primeiro a alçar voo com um aeroplano sem auxílios externos, em Paris.
Nos dois dias de evento, o público vai contar com um ambiente familiar, alegre e festivo, podendo curtir apresentação de aeronaves militares, aeronaves civis acrebáticas, a participação especial do Comandante Francis Barros, tetracampeão brasileiro de acrobacias aéreas, exposição histórica de aviões como a réplica do caça "gripen" da FAB, oficinas educativas para todas as idades.
Especialmente, no dia 29 de julho, vai acontecer a demonstração aérea da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira.
Combate a Incêndios com KC-390 Millennium: Novo Capítulo na História da FAB
A Força Aérea Brasileira dá início a treinamento pioneiro com a aeronave KC-390 Millennium para operações de combate a incêndios em voo
Marcelo Barros | Publicada em 19/07/2023 09:00
Em uma manhã habitual na Base Aérea de Campo Grande, o 1º Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, inicia um treinamento que irá marcar um novo capítulo na história da Força Aérea Brasileira (FAB). A data é 15 de julho e o desafio é preparar a tripulação para o Combate a Incêndio em Voo com a aeronave KC-390 Millennium. O treinamento se estenderá até o dia 23/07, com o objetivo de equipar a FAB para conduzir missões deste tipo com essa aeronave multifuncional.
Este treinamento operacional representa um passo significativo para as tripulações do 1° GTT e para as equipes de solo, que estão sendo capacitadas para realizar uma operação segura. Os voos são conduzidos em zona de lançamento plana, lateral e em descida, simulando emprego nos mais diversos relevos, a uma altura aproximada de 150 pés ou 46 metros de altura.
A Tecnologia por Trás da Operação
A aeronave descola equipada com o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS II), que confere ao KC-390 Millennium a capacidade essencial para realizar a ação de Combate a Incêndio em Voo. O Comandante do 1º GTT, Tenente-Coronel Aviador Bruno Américo Pereira, reforça que a finalidade do treinamento é incorporar mais uma capacidade da aeronave. “Essa é uma missão bastante desafiadora, que exige muito da tripulação, pois envolve lançamentos baixos, próximo ao relevo”, explica.
O equipamento MAFFS II conta com um tubo que projeta água pela porta traseira esquerda do avião, podendo descarregar até 3.000 galões – aproximadamente 11.300 litros – de água em áreas de incêndios. Além disso, com este sistema, é possível manter a aeronave pressurizada, ou seja, sem comprometer a performance do KC-390, sendo mais eficiente que o MAFFS de primeira geração.
Rapidez e Eficácia em Situações de Emergência
O MAFFS II pode ser rapidamente instalado ou removido do compartimento de carga da aeronave a partir de seu próprio trailer, exigindo apenas energia elétrica da aeronave para seu funcionamento. Esta característica de modularidade é fundamental em situações de emergência, pois possibilita a rápida adaptação da aeronave para o combate a incêndios.
Desde a sua entrada em operação, o MAFFS tem sido amplamente utilizado, sendo avaliado como uma das ferramentas mais simples, completas e funcionais para combate a incêndios. Portanto, é um elemento altamente vantajoso em operações de enfrentamento a incêndios, devido à sua capacidade de carregar grande volume de água e retardantes de chamas, além de poder ser rapidamente instalado em qualquer aeronave compatível.
O Futuro da FAB no Combate a Incêndios
Com a finalização desse treinamento, a Força Aérea Brasileira estará pronta para enfrentar uma nova fronteira: o combate a incêndios em voo com a aeronave KC-390 Millennium. Este é um passo significativo não apenas para a FAB, mas também para o Brasil, que ganha mais uma ferramenta valiosa na prevenção e combate a incêndios, fortalecendo a nossa capacidade de proteger a nossa maior riqueza – a nossa natureza.
Maracanã Celebra 150 Anos de Santos Dumont em Clássico Memorável do Futebol
Em comemoração ao aniversário do Pai da Aviação, Santos Dumont, o clássico entre Fluminense e Flamengo ganha uma homenagem especial no icônico estádio Maracanã
Marcelo Barros | Publicada em 19/07/2023 11:00
Em uma bela tarde de domingo (16/07), o Estádio Maracanã, palco de incontáveis momentos icônicos do futebol, reverberou com uma homenagem única. Desta vez, não foi um jogador de futebol que roubou a cena, mas sim Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação. A homenagem aconteceu durante o clássico entre Fluminense e Flamengo, comemorando o que seria o 150º aniversário de Santos Dumont.
A paixão de Santos Dumont pelo esporte era bem conhecida. Ele era o sócio de número 11 do Fluminense e participava ativamente das atividades do clube. “É motivo de muita alegria ter homenageado Santos Dumont no Maracanã, no Fla-Flu, em um jogo grandioso. Ainda mais ele tendo sido sócio do Fluminense e frequentador do clube”, destacou o Presidente do Fluminense, Mário Bittencourt.
Uma Celebração Vibrante e Repleta de Emoção
Os mascotes Fabinho e Dumontzinho foram os primeiros a entrar em campo, agitando a multidão. A Banda de Música da Força Aérea Brasileira foi outro destaque, tocando os hinos dos clubes antes do início do jogo. A imagem de Santos Dumont foi projetada nos telões do estádio, marcando um momento emocionante de respeito e admiração.
O Major-Brigadeiro do Ar José Madureira Junior, Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (COMAR III), que acompanhou o preparo da ação, expressou a alegria de ver Santos Dumont sendo reverenciado no templo do futebol. “Foi uma honra e uma alegria muito grande. Foi sensacional presenciarmos um grande clássico do futebol brasileiro homenageando os 150 anos de Santos Dumont”, celebrou.
Um Show no Céu em Homenagem ao Patrono da Aeronáutica
O ponto alto da homenagem ao Patrono da Aeronáutica Brasileira foram os sobrevoos de caças F-5M da Força Aérea Brasileira (FAB). As aeronaves cruzaram o céu sobre o estádio, atraindo olhares curiosos de cerca de 70 mil pessoas presentes.
A passagem dos caças deixou uma marca indelével no evento. O artilheiro do Fluminense, Germán Cano, expressou seu espanto: “Ao ver os aviões passando muito rápido, me senti impactado”. A ação também ganhou elogios do ex-zagueiro do Flamengo e atualmente Gerente Técnico do clube, Juan Silveira dos Santos. “Uma homenagem muito válida. Foi muito legal sentir o estrondo dos caças. Estão de parabéns”, disse.
A homenagem a Santos Dumont foi bem recebida pelos fãs de futebol, que aproveitaram a oportunidade para prestar seus respeitos ao visionário. “Estou muito feliz por saber que hoje é um jogo alusivo a Santos Dumont, que foi um esportista que muito contribuiu para nossa vida. Se podemos voar hoje, é graças a ele. Merecida homenagem”, declarou a torcedora do Fluminense, Rose Godoy Madeiro.
JORNAL DA CIDADE - Santos Dumont em Poços de Caldas
Da Redação | Publicada em 19/07/2023 18:00
Fazenda Cabangu-MG 20/07/1873 – Guarujá-SP 23/07/1932. Tudo o que se escrever sobre Alberto Santos Dumont será pouco pelo muito com que ele contribuiu para o mundo.
Dumont nasceu a 20 de julho de 1873 na Fazenda Cabangu, distrito de Palmira, na Zona da mata mineira, hoje cidade de Santos Dumont. Era filho de Henrique Dumont, engenheiro francês e plantador de café, e de Francisca Santos Dumont, de origem portuguesa. Aos 18 anos recebeu parte da fortuna do seu pai e foi para a França. Em Paris dedica-se a estudar Eletricidade, Física, matemática e química. Seu objetivo e sonho era voar. Com o denominado “Santos Dumont 6” prova a capacidade e dirigibilidade do seu invento ao contornar a Tour Eiffel.
Por esse feito recebeu do governo francês um prêmio no valor de 100 mil francos, os quais foram distribuídos entre os membros da sua equipe de trabalho. Em 23 de outubro de 1906, no campo de Bagatelle, em Paris, levantou voo no seu 14 Bis-Demoiselle, assim denominado pela semelhança com uma libélula, e percorreu uma distância de 60 metros, numa altura de 2 metros do chão.
Voltando ao Brasil, foi morar em Petrópolis. Dali passou a acompanhar o desenvolvimento da aeronáutica no mundo. Deixou dois livros publicados: “Dans-L’air” publicado em1904 e “O que Vi e o que Nós Veremos”, 1918. Com o tempo, o grande inventor foi esquecido e isso lhe trouxe muita decepção levando-o a uma crise de melancolia.
Procurava, ao fazer suas viagens, passar despercebido pelas pessoas que sabiam da sua presença, principalmente por cidades do interior, onde encontrava tranquilidade. Santos Dumont teve uma passagem por Poços de Caldas em fevereiro de 1925, ocasião em que veio para uma temporada de descanso e cura, pois tinha uma depressão profunda e esclerose múltipla.
Aqui se hospedou no Grande Hotel. Na época o jornal A Justiça deu a seguinte nota: “Acha-se nesta cidade, hospedado no Grande Hotel, o grande avião (sic) brasileiro, sr. Santos Dumont.” O jornal Vida Social, de 03 de fevereiro de 1925, também fez um breve registro: “Honra a nossa estância com a sua presença o genial brasileiro Santos Dumont, que ainda há pouco recebeu em França as provas mais inequívocas de justos aplausos e excelsa admiração.”
Algumas pessoas tomando conhecimento da presença da ilustre personagem se entusiasmaram e quiseram prestar-lhe uma homenagem. No entanto, conforme nos é narrado pelo escritor Carlos da Maia, em seu livro “Uma Estação em Poços de Caldas”: “Santos Dumont não pode receber as demonstrações entusiásticas do povo. Estava recolhido aos aposentos quando os manifestantes chegaram ao Grande Hotel. E foi o dr. Demétrio Justo SEABRA, conhecido advogado de S.Paulo que, em seu nome, apresentou desculpas e agradeceu a boa intenção.”
Além do registro histórico, destacamos que Dumont teve uma breve passagem pela Fazenda Irarema, de propriedade do seu primo, o fazendeiro Marçal José dos Santos, que aqui residia e era casado com Maria Verônica Junqueira Santos. No Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas há uma foto autografada pelo “Pai da Aviação”, dedicada a um sobrinho, filho de uma das suas irmãs com os seguintes dizeres: “Ao Arnaldo, lembrança do tio Alberto.” No Bairro de São Benedito tem a Rua Santos Dumont.
JORNAL DA USP - “Expedição Cirúrgica” leva atendimentos clínicos, cirurgias e exames a municípios remotos
Projeto de extensão universitária da Faculdade de Medicina da USP realizado com apoio da Força Aérea Brasileira atendeu neste ano a população de Barra do Garças, no Mato Grosso
Da Redação | Publicada em 19/07/2023 17:00
O projeto de extensão Expedição Cirúrgica, da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), com o apoio, pela primeira vez, da Força Aérea Brasileira (FAB), chegou em Barra do Garças, no estado de Mato Grosso. Com o objetivo de democratizar o atendimento clínico e cirúrgico multidisciplinar de qualidade, a viagem teve início no dia 30 de junho e terminou em 10 de julho de 2023, com a participação de mais de 70 voluntários, entre professores, médicos e residentes da FMUSP, e mais de 1,7 toneladas de equipamentos hospitalares, materiais e medicações.
Para esse período de trabalho foi planejada a realização de 300 atendimentos clínicos de triagem, 117 cirurgias, 270 atendimentos ginecológicos, 1.005 exames de ultrassom e outros. Segundo Luiz Felipe Tojal, membro da diretoria da Expedição Cirúrgica, “o projeto tem uma importância para a sociedade que perpassa os ganhos de qualidade de vida e de funcionalidade que leva aos pacientes. Por exemplo, por meio de cirurgias de baixa complexidade conseguimos tratar patologias muito incapacitantes, como a endometriose, adenomiose, pedra ou cálculos na vesícula e incontinência urinária”. Além disso, diz, “por onde a Expedição passa ficam muitos ensinamentos para as equipes dos hospitais, que aprendem a conciliar um fluxo de pacientes intenso com um atendimento humanizado”.
A parceria com a FAB, que teve a liderança de Luiz Claudio Macedo Santos e André Luiz da Costa Braga, ambos do Quarto Comando Aéreo Regional (IV Comar), surgiu com o engajamento da professora Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, diretora da FMUSP, e do professor Arnaldo Hossepian Júnior, diretor-presidente da Fundação Faculdade de Medicina. “Unir duas instituições públicas de relevância internacional, a FMUSP, com toda a expertise do Complexo HC-FMUSP, e a FAB, que tem uma função profícua de atender à população brasileira, principalmente aquela que mora em lugares distantes e de difícil acesso, em um projeto que abrange sobretudo os mais necessitados, é um exercício de cidadania”, destacou Hossepian Júnior. Ele ainda mencionou que “a saúde é vista nem mais como um direito social, mas sim, como um direito fundamental e para todos” e que essa coparticipação permitiu levar os residentes, os docentes e demais participantes da Expedição Cirúrgica a quilômetros de distância para compartilhar conhecimento e assistência.
“As missões de ajuda humanitária são de extrema importância para a Força Aérea Brasileira, pois estão alinhadas com nossa missão em garantir a defesa do Espaço Aéreo Brasileiro e contribuir para o desenvolvimento nacional; como no projeto Expedição Cirúrgica, transportando voluntários para os mais diversos locais do Brasil. Ao levar voluntários para essas áreas de difícil acesso, com demandas reprimidas de saúde e atendimento médico, a FAB contribui para o fortalecimento das comunidades locais, demonstra seu compromisso com o bem-estar da população e reforça sua importância como instituição de defesa do país”, declarou representante da FAB em referência ao projeto da FMUSP.
A Expedição Cirúrgica 2023 foi encerrada mas o sentimento de gratidão e a capacidade de assimilar cada acontecimento durante os nove dias ainda se encontram mais do que presentes. Por nove dias o hospital, os pacientes, a rotina foram a nossa vida, os nossos pensamentos e os nossos desejos. Foram dias de entrega, de ensinamentos e de aprendizados.
O sentimento de gratidão é o que mais permanece para a população do município de Barra do Garças. Os números são uma pequena parte comparado ao impacto que ocorre na vida de cada pessoa atingida.
Sobre o projeto
Desde 2013, a Expedição Cirúrgica atua com base em três segmentos: o Ensino, a Assistência e a Pesquisa. Segundo informações do site, surgiu como um ramo de outra grande extensão chamada Bandeira Científica que ao longo de 15 anos de atuação já levou atendimentos de alta qualidade para os municípios remotos, com a realização de diversos exames, pesquisas, projetos assistenciais e um trabalho abrangente de mais de um ano com cada cidade selecionada. O projeto foi idealizado por um grupo de estudantes, sob a orientação do professor da FMUSP Maurício Abrão (associado do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia e responsável pelo Setor de Endometriose da Clínica Ginecológica do Hospital das Clínicas da FMUSP), com a coparticipação internacional da médica Rosanne Kho (Cleveland Clinic, de Ohio, EUA), que adaptaram parte da Bandeira Cientifica para atender às demandas cirúrgicas de cada município parceiro.
O objetivo é a formação social, acadêmica e profissional dos alunos da FMUSP por meio de ações que visem a atender populações vulneráveis e melhorar as condições de saúde de localidades afastadas no Brasil. Além disso, o projeto permite que os alunos participantes adquiram uma visão a respeito da realidade brasileira, estimulando o interesse pela área cirúrgica, utilizando a melhor tecnologia existente, doada e financiada pelos apoiadores e patrocinadores do projeto.
Realizado uma vez por ano, busca atender às demandas de uma população com pouca infraestrutura e sobrecarga do sistema de saúde, principalmente em cirurgias de baixa e média complexidade, oferecendo uma medicina de nível internacional e altamente humanizada. Uma parceria é firmada com o poder público local e após as atividades, um relatório completo é enviado para as autoridades. E os professores incentivam a realização de pesquisas durante e após a expedição. Em 2015, por exemplo, foram apresentadas duas séries de casos no 62º Congresso Brasileiro de Anestesiologia; e em 2017, um trabalho foi premiado no Congresso Médico Universitário (Comu).
Edições anteriores
Desde 2015, a Expedição Cirúrgica tem crescido com o apoio e a entrada de novas especialidades, como Radiologia, Patologia, Anestesiologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo, encabeçada pelo médico Fábio Atui (HCFMUSP e Hospital Sírio Libanês, além de voluntário e organizador do projeto Expedicionários da Saúde). Já em 2017, para permitir o contínuo crescimento do projeto, assim como sua profissionalização, houve a desvinculação da Bandeira Científica, ano em que foram realizadas mais de 50 cirurgias e 330 ultrassonografias em Goioerê, no Paraná.
Em 2019, na cidade de São Gabriel do Oeste, no Mato Grosso do Sul, o projeto atingiu marcas ainda maiores, passando das 70 cirurgias e de mais de 700 ultrassonografias. Em 2020, durante a pandemia de covid-19, houve um planejamento para ampliar ainda mais o projeto, por meio da possível entrada de novas especialidades cirúrgicas e da ida para estados mais distantes de São Paulo, sendo necessário para isso maior aporte financeiro e parcerias com empresas dos setores da saúde e de transporte. Em 2022, o projeto foi retomado em Bariri, município do interior do Estado de São Paulo, localizado na região de Bauru, chegando em 2023 em Barra do Garças, no Mato Grosso.
PORTAL 14B - Esquadrilha da fumaça realiza sobrevoo em Santos Dumont neste sábado
Demonstração aérea será feita com dois aviões e poderá ser vista do Centro, entre 14h20 e 14h40
Da Redação | Publicada em 19/07/2023 17:59
A Força Aérea Brasileira (FAB) promoverá um sobrevoo de duas aeronaves do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, neste sábado (22) em Santos Dumont.
Conforme a Comissão Organizadora do Sesquicentenário do "Pai da Aviação", a passagem da esquadrilha poderá ser apreciada entre às 14h20 e 14h40, na Avenida Presidente Getúlio Vargas, no Centro, sentido Prefeitura/Hospital.
Após sobrevoar pelo município, a esquadrilha seguirá para Petrópolis, no Rio de Janeiro. Conforme informação divulgada pelo EDA, a apresentação na cidade carioca está marcada para acontecer às 15h.
ÁREA MILITAR - Força Aérea Brasileira – Unidades da FAB homenageiam Santos Dumont com diferentes ações
Da Redação | Publicada em 19/07/2023 19:00
A Base Aérea de Natal (BANT) realizou, no dia 16/07, um passeio ciclístico em homenagem aos 150 Anos de Alberto Santos Dumont. O evento reuniu militares, familiares e amigos de diferentes faixas etárias, que percorreram as vias da BANT em uma demonstração de apreço e reconhecimento ao pioneiro da aviação.
O Comandante da Base Aérea de Natal, Brigadeiro do Ar Éric Cézzane Cólen Guedes, ressaltou a relevância histórica do inventor e agradeceu a presença de todos no evento. “Santos Dumont é uma figura inspiradora para todos nós. Esse passeio ciclístico é uma forma de honrar sua memória e reafirmar o compromisso da Força Aérea Brasileira com a inovação e a excelência”, disse.
Sessão Solene
Militares da BANT, a convite da Câmara Municipal de Parnamirim, também participaram, no dia 14/07, da Sessão Solene alusiva aos 150 anos do nascimento de Santos Dumont. A cerimônia, promovida pelo Vereador Ítalo Siqueira e presidida pelo Vereador Wolney França, Presidente da Câmara Municipal de Parnamirim (CMP), contou com a presença do Comandante da Base, que recebeu a homenagem ao Pai da Aviação em nome da BANT.
Durante a Sessão Solene, foi exibido um vídeo institucional da FAB em que houve destaque para a vida, a obra e os valores de Santos Dumont, com foco em suas contribuições para o desenvolvimento da aviação no Brasil e no mundo. Além disso, os militares presentes observaram a importância de se manter viva a memória do aviador, como forma de inspiração para as novas gerações de pilotos, engenheiros aeronáuticos e profissionais da aviação.
O Comandante da Base Aérea de Natal destacou os inventos e a genialidade de Santos Dumont, ressaltando que o inventor foi um visionário ao desafiar os limites e perseguir o impossível, legando o voo do mais pesado que o ar à humanidade. “Ele foi um exemplo de superação pessoal pelo bem coletivo por conectar e aproximar os povos”, comentou o Brigadeiro do Ar Cólen, que também evidenciou a coragem, a determinação, a resiliência, a humildade e o altruísmo de Santos Dumont, uma vez que o Pai da Aviação não patenteou seu maior invento, deixando-o como um legado à humanidade.
HFASP
No dia 13/07, o Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) organizou uma campanha de Doação de Sangue em alusão aos 150 Anos de Nascimento de Santos Dumont. Coordenada pela Chefe da Seção de Hemoterapia do Hospital, Capitão Médica Ana Elise Muri Andrade Aldunate, com apoio da Fundação Pró-Sangue, 57 pessoas, entre civis e militares da Guarnição de Aeronáutica de São Paulo (GUARNAE-SP), deram exemplo de cidadania.
As bolsas de sangue coletadas foram destinadas à Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo, instituição pública ligada à Secretaria de Estado da Saúde e ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, que fornece bolsas de sangue e de hemocomponentes para mais de 100 instituições públicas de saúde da Região Metropolitana de São Paulo, incluindo o HFASP.
O Diretor do HFASP, Coronel Médico Rildo Rinaldo de Andrade, participou como doador e ressaltou a importância da ação. “É com muito prazer que participo dessa campanha como parte da equipe que a organizou, e também como doador, uma condição muito especial e que devemos estimular e valorizar devido à grande importância que todos sabemos que possui”, pontuou.
DIÁRIO DO RIO - 150 anos de Santos Dumont, um engenheiro notável e um grande tricolor
Jatos da FAB deram um rasante sobre o Maracanã em homenagem aos 150 anos do nascimento do genial Alberto Santos Dumont
Wagner Victer | Publicada em 19/07/2023 19:30
Neste fim de semana, muitos não entenderam quando jatos da FAB deram um rasante sobre o Maracanã em homenagem aos 150 anos do nascimento do genial Alberto Santos Dumont! Apesar de ter nascido em Minas Gerais, Santos Dumont foi batizado na pacata Cidade de Rio das Flores, no Vale do Paraíba Fluminense!
Embora tenha sido um dos engenheiros mais brilhantes que tivemos, Santos Dumont nunca cursou Engenharia! Tornou-se autodidata a partir dos ensinamentos e orientações passados por seu Pai, Henrique Dumont, que descrevia as disciplinas que ele deveria estudar em uma didática de cartas que tive a oportunidade de ler e emocionar-me quando visitei, muitos anos atrás, a Casa em que morou em Petrópolis e que foi transformada em Museu.
Em 2016, ainda como Secretário Estadual de Educação, tive a honra de submeter ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RJ) a exposição de motivos para conceder o Título de Engenheiro Post Mortem a Alberto Santos Dumont, que foi aprovado e, com isso, ele teve seu nome inscrito no Livro de Mérito da Engenharia. A consagração desse título com o seu registro aconteceu em 2016, no dia do Engenheiro, 05 de Dezembro. A cerimônia foi linda, e o auditório do CREA-RJ estava lotado!
Lembrei-me desse episódio, pois acabo de receber de uma amiga o registro feito no Jornal O Globo, na então Coluna Gente Boa, de 2 de Maio de 2016, da Jornalista Fernanda Pontes, que publicou meu requerimento que obteve sucesso! Além de toda essa Genialidade de notável Engenheiro e inventor, como não poderia deixar de ser, Dumont era um fanático torcedor do Fluminense, onde inclusive foi sócio! Viva o fantástico Engenheiro e Tricolor Alberto Santos Dumont, um orgulho do Brasil e exemplo para as futuras gerações!
ÁREA MILITAR - Força Aérea Brasileira – FAB realiza cerimônia pelos 150 anos de nascimento de Santos Dumont
Da Redação | Publicada em 19/07/2023 21:30
A Força Aérea Brasileira (FAB) realiza, nesta quinta-feira (20/07), a cerimônia alusiva ao sesquicentenário de nascimento de Santos Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica brasileira. Realizado na capital federal, o evento intitulado “A vida, a Obra e os Valores de Santos Dumont em 06 Atos” ocorre na Base Aérea de Brasília, a partir das 10h30. O evento poderá ser assistido ao vivo pelo portal da FAB no YouTube.
A solenidade contará com uma inédita encenação teatral, retratando a história do herói nacional, que será apresentada nos cinco primeiros atos. Será realizada, também, a imposição da Medalha Mérito Santos Dumont a personalidades agraciadas. O reconhecimento é entregue a civis e militares com qualidades, valores ou destacados serviços prestados à Aeronáutica.
Além das réplicas de aeronaves de Santos Dumont expostas no pátio, haverá sobrevoo de aeronaves da FAB durante a cerimônia.
Ao término do evento, a Esquadrilha da Fumaça escreverá nos céus de Brasília “SANTOS=DUMONT 150 ANOS”. O objetivo é homenagear o Patrono da Aeronáutica exatamente no horário em que ele nasceu, às 12h.
Saiba mais sobre a vida, a obra e os valores de Alberto Santos na página especial.
Assista ao evento aqui.
EDIÇÕES ANTERIORES
126 de 06/05/2025
125 de 05/05/2025
124 de 04/05/2025
123 de 03/05/2025
122 de 02/05/2025
121 de 01/05/2025
120 de 30/04/2025
119 de 29/04/2025
118 de 28/04/2025
117 de 27/04/2025
116 de 26/04/2025
115 de 25/04/2025
114 de 24/04/2025
113 de 23/04/2025