NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Metrô-DF funciona em horário estendido neste domingo, até 20h

Operação começa às 7h e trens vão rodar por uma hora a mais. Motivo é evento `Portões Abertos`, na Base Aérea de Brasília.

Da Redação | Publicada em 17/09/2022 18:53

O metrô vai funcionar em horário estendido neste domingo (18) no Distrito Federal. A operação começa às 7h e vai terminar às 20h, uma hora mais tarde do que o habitual.

O motivo, segundo a Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF), é a realização do evento "Portões Abertos", na Base Aérea de Brasília, no aeroporto. A iniciativa é da Força Aérea Brasileira (FAB) e ocorre das 9h às 17h.

Entre as atrações, estão exposição de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), de equipamentos militares e de carros antigos – como um Rosenbauer Panther usado pelos bombeiros – além de apresentação da Esquadrilha da Fumaça e da Esquadrilha Fox – grupo composto por ex-pilotos de caça.

A entrada no evento é gratuita, mas, quem quiser concorrer aos brindes deve levar 1 kg de alimento não perecível, para doação.

A organização avisa que não é permitido o acesso de animais e de bicicletas, e recomenda o uso de roupas leves, boné, utilização de protetor solar e água que o visitante se mantenha hidratado.

TV BRASIL


FAB realiza Portões Abertos na Base Aérea de Brasília neste domingo


Repórter Df | Publicada em 17/09/2022 17:00

O Repórter DF tem mais uma dica para a agenda cultural deste domingo (18). Das 9h da manhã às 5h da tarde, na Base Aérea de Brasília, vai ter o evento "Portões Abertos".

Na programação do evento, vai ter apresentação da Esquadrilha Fox e da Esquadrilha da Fumaça.

DEFESA AÉREA & NAVAL


Tápio: Pilotos de A-10 da USAF treinaram com a FAB


Guilherme Wiltgen | Publicada em 17/09/2022 16:26

Pilotos do 104th Fighter Squadron, da Maryland Air National Guard, viajaram recentemente para a Base Aérea de Campo Grande, na maior cidade do Mato Grosso do Sul, para ajudar a New York Air National Guard (NYANG) a treinar com seu parceiro, Brasil.

O Exercício Tapio é um exercício brasileiro de busca e salvamento em combate e apoio aéreo aproximado que decorreu até 31 de agosto.

O Lt. Col. Daniel Griffin e o major Eric Calvey, ambos pilotos do A-10C Thunderbolt II da USAF, designados para o 104th Fighter Squadro, viajaram ao Brasil para treinar com os pilotos de A-1 e A-29.

“Nosso papel era focar em ajudar seus pilotos com os aspectos táticos de apoio aéreo aproximado e busca e resgate em combate”, disse Griffin. “Não estávamos apenas voando com eles no banco de trás de sua aeronave, mas também os informamos e informamos. Quando tínhamos um dia sem voos, estávamos na sala de aula ensinando.”

Este ano marca a segunda vez que o NYANG participa do exercício, sendo este o primeiro para os pilotos de caça de Maryland.

“Trabalhamos muito com a 106ª Ala de Resgate em Long Island, e a Força Aérea Brasileira solicitou que os pilotos do A-10 ensinem o que sabem”, disse Griffin. “Como tínhamos esse relacionamento contínuo já construído com o New York ANG, ficamos muito empolgados em ajudar e emprestar nossa experiência.”

O Programa de Parceria vem construindo com sucesso relacionamentos mutuamente benéficos há quase 30 anos e inclui 85 parcerias com 93 nações. Todas as 54 Guardas Nacionais participam do programa.

“Este é um exemplo perfeito de quão versátil o Programa de Parceria do Estado pode ser”, disse o Major do Exército dos EUA Harrison Bittenbender, diretor do Programa de Parceria da Guarda Nacional de Maryland. “Nessa situação, a New York ANG não tinha uma unidade ou recurso específico, então eles procuraram nossa ajuda. Foi uma grande oportunidade para nós exportarmos nossa experiência para um novo comando de combatentes e mostrar, quando necessário, que a ANG tem capacidade para ajudar nossos parceiros internacionais.”

A troca bilateral de informações permitiu a Griffin e Calvey ver quais obstáculos os pilotos brasileiros têm que superar, fornecer insights e discutir as diferenças de aeronaves, equipamentos e treinamento.

“Eles têm alguns desafios de equipamentos exclusivos quando se trata de C-SAR, então eles têm maneiras diferentes de fazer o trabalho. Portanto, é um desafio, mas também uma grande oportunidade de aprendizado para nós”, disse Griffin. “Acho que a Força Aérea Brasileira tirou muitas técnicas diferentes que fornecemos, então definitivamente havia um ótimo treinamento acontecendo nos dois sentidos.”

O exercício Tapio, que envolveu mais de 1.000 militares brasileiros e suas aeronaves, bem como 100 aviadores da Força Aérea dos EUA, uma aeronave HC-130J Combat King II, três helicópteros HH-60 Pave Hawk e duas aeronaves C-17 Globemaster II, conduziu as operações aumentando a capacidade coletiva de enfrentar desafios globais complexos, combater ameaças e manter a segurança e a estabilidade regional.

A New York National Guard é parceira do Brasil por meio do Department of Defense National Guard Bureau State Partnership Program desde 2019.

PORTAL AEROIN


Força Aérea lamenta morte do inventor aeronáutico brasileiro Cláudio Barreto Viana


Carlos Ferreira | Publicada em 17/09/2022 13:18

Um dos grandes nomes da indústria aeronáutica brasileira, o engenheiro aeronáutico Cláudio Barreto Viana, morreu, aos 90 anos, no Rio Grande do Sul. Inventor das aeronaves “Ximango” e “Guri”e fundador das empresas Aeromot e da Aeroeletrônica (esta adquirida pela empresa Elbit, em 2001, dando origem à AEL Sistemas, uma das maiores e mais importantes do setor), Viana deixa dois filhos e três netos.

O Engenheiro Viana, como era conhecido, se formou no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), órgão vinculado ao Comando de Aeronáutica (COMAER), e fez parte da história da aviação brasileira. À frente da Aeromot, empresa que tinha um parque industrial da Zona Norte de Porto Alegre (RS), desenvolveu e fabricou modelos de motoplanadores usados por segmentos de segurança, para treinamento militar e para a aviação privada.

Dois desses aviões tiveram repercussão mundial. O primeiro foi o AMT-100, “Ximango”, fabricado em 1980, que se tornou o único, deste modelo, a fazer a travessia oceânica do Atlântico Sul, tendo, posteriormente uma nova versão, o AMT-200. E o segundo, uma aeronave terrestre de asa baixa, que recebeu o nome de “Guri” – AMT-600.

Além disso, a Aeromot foi pioneira na estruturação do setor de aviação, chegando a fabricar componentes de aeronaves para outras grandes empresas, como a Embraer, chegando ainda a prestar serviços para a Varig, a primeira companhia aérea do Brasil.

“Viana foi um grande empreendedor que alavancou a indústria aeronáutica no Rio Grande do Sul, atuando nas áreas de manutenção, produção de componentes aeronáuticos e aviônicos”, disse, em nota, a AEL Sistemas, que atualmente se dedica ao desenvolvimento, fabricação, suporte logístico e manutenção de setores de defesa, sendo pioneira na modernização de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB).

O Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, recordou que o Engenheiro Cláudio Viana cursou a primeira turma do ITA e fez toda a graduação nas instalações em São José dos Campos, de 1950 a 1954, no campus pensado pelo Marechal Casimiro Montenegro Filho. “Não coincidentemente, Casimiro Montenegro foi escolhido paraninfo da Turma de 54 e em seu discurso afirmou: ‘Não tenho condições de fazer agora a indústria aeronáutica. Vocês um dia a farão!’ Cláudio Viana confirmou as previsões do paraninfo e Patrono da Engenharia da Aeronáutica”, lembrou.

Natural de Cachoeira do Sul, nasceu no ano de 1931. Em 1953, formou-se Engenheiro Aeronáutico pelo ITA. No ano de 1955 iniciou sua atividade profissional como Engenheiro de Manutenção da extinta empresa Varig, em Porto Alegre, onde trabalhou por 12 anos, momento em que já ocupava o cargo de Diretor Assistente de Manutenção.

Ao deixar a Varig, Viana deu um salto em sua vida ao tornar-se sócio-fundador da Aeromot Aeronaves e Motores, junto com seu colega e amigo João Cláudio Jotz. A partir de então, a empresa se consolidou com um dos maiores grupos com atuação no campo da aviação, manutenção e fabricação de aeronaves.

Em meados dos anos 2000, a Aeromot foi vendida para um grupo de Belo Horizonte, que segue os preceitos de um dos maiores ícones da aviação aeronáutica. 

Novo e maior avião da FAB decola para a Espanha por um motivo especial


Carlos Martins | Publicada em 18/09/2022 06:23

O maior e mais novo avião da Força Aérea Brasileira decolou hoje para a Espanha por um motivo especial que o deixará fora de operação por um tempo.

O Airbus A330-200, denominado KC-30 pela Força Aérea Brasileira, foi entregue pela Azul Linhas Aéreas ao governo brasileiro semanas atrás, e desde então fez algumas missões, incluido internacionais.

O jato é o substituto do Boeing 707 (KC-137) que foi aposentado muitos anos atrás, e fazia as missões de transporte estratégico, reabastecimento em voo e missões presidenciais.

Porém por ser uma aeronave oriunda do mercado civil, ele ainda não é capaz de fazer reabastecimento em voo, e esta modificação será feita na Airbus em Getafe, na Espanha, para onde a aeronave decolou.

Serão meses desta modificação, deixando o KC-30 fora de operação por um tempo, mas outra aeronave do mesmo modelo já está com a chegada bem próxima.

PORTAL AEROFLAP


FAB: CLBI realiza rastreamento de foguete com Agência Espacial Europeia


Gabriel Centeno | Publicada em 17/09/2022 17:15

Na data em que o Bicentenário da Independência do Brasil foi celebrado, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), por meio do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), realizou o rastreamento do Foguete ARIANE VA-258, lançado do Centro Espacial Guianês (CSG), localizado em Kourou, na Guiana Francesa. 

O veículo foi lançado às 18h45min (horário de Brasília), sendo que, após sete minutos de voo, a Equipe do CLBI assumia o rastreamento na sua área de cobertura, garantindo a segurança do deslocamento do VA-258 para a órbita geoestacionária e cumprindo mais uma vez sua missão. Foram coletados dados de telemetria a partir de 18h52min, os quais foram enviados durante seis minutos, em tempo real, para o Centro de Controle da missão no CSG, sob responsabilidade da Agência Espacial Europeia.

Neste lançamento, o veículo europeu transportou como carga útil o satélite Eutelsat Konnect VHTS – maior satélite construído pela empresa Thales Alenia Space – equipado com o processador digital mais poderoso já colocado em órbita.

Com vida útil de 15 anos e capacidade de 500Gbps, em Banda K, o satélite terá aplicações em telecomunicações, provendo acesso à internet de alta velocidade para regiões da Europa, África e Oriente Médio.

O Diretor do CLBI, Coronel Aviador Erivando Pereira Souza, acompanhado pelo Presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura; pelo Comandante da Sétima Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Rocha Lima; pelo Capitão dos Portos do Rio Grande do Norte, Capitão de Fragata Mota; e demais convidados, assistiram a Operação diretamente da Estação de Telemedidas, onde os parceiros e colaboradores tiveram a oportunidade de conhecer uma atividade da área espacial desenvolvida no Centro desde 1979, quando foi assinado o primeiro Acordo do CLBI com o CSG.

“A atividade de rastreamento realizada no estado da arte pelo CLBI-DCTA é resultado de anos de experiência e está alinhada com as Diretrizes do Comandante da Aeronáutica e do Diretor-Geral do DCTA, de forma a incrementar a atividade espacial, buscando a soberania, em forma de Ciência, Tecnologia e Inovação. Essa expertise adquirida por militares e civis, aliada às implementações em curso na atividade de lançamento, será crucial para as operações espaciais autônomas na Força Aérea Brasileira, em um futuro não tão distante”, pontuou o Coronel Erivando.

É HOJE: Portões abertos da Base Aérea de Brasília terá Esquadrilha da Fumaça


Pedro Viana | Publicada em 18/09/2022

A próxima demonstração aérea da Esquadrilha da Fumaça será na Base Aérea de Brasília (DF), neste domingo (18), às 16h. Na ocasião, a Base Aérea terá seus portões abertos para o público a partir das 9h, com muita atração aeronáutica.

Em um evento com o intuito de estreitar o relacionamento entre a sociedade civil e as Forças Armadas, a Força Aérea Brasileira realizará diversas atividades gratuitas para a população de Brasília como, por exemplo, exposição de aeronaves militares, institucionais e civis. Terá show aéreo com a Esquadrilha Fox, Acro Brasil – Acrobacia Aérea e da Esquadrilha da Fumaça, além de aeromodelismo e paramotor.

O evento ainda contará com apresentação de bandas ao vivo, viaturas militares, Orquestra Sinfônica da FAB, exposição de carros antigos, apresentação de cães de guerra, entre outras atrações.

“É sempre um prazer demonstrar com a Esquadrilha da Fumaça pelo Brasil e, em um evento de portões abertos da Base Aérea de Brasília, é um privilégio para todos do Esquadrão”, avalia o Major Aviador Gustavo de Azevedo Natalício.