NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Esquadrilha inicia hoje agenda com 3 demonstrações no Paraná; veja como assistir ao vivo


Juliano Gianotto | Publicada em 17/03/2023

A agenda 2023 da Esquadrilha da Fumaça terá início nesta sexta-feira (17) e seguirá até o fim de semana, totalizando três cidades do estado do Paraná. Os municípios de Telêmaco Borba, Paranaguá e Pinhais receberão o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB) respectivamente nos dias 17, 18 e 19 de março.

As atividades de 2023 estavam restritas, até então, aos treinamentos em sede das sete aeronaves A-29 Super Tucano que levam a bandeira do Brasil na cauda pelos quatro cantos do País, com a missão de divulgar a imagem institucional da FAB.

Nesta sexta-feira (17), os cidadãos de Telêmaco Borba recepcionarão o Esquadrão, às 16h, no Centro de Eventos durante a Expo Telêmaco. No sábado, será a vez dos parnanguaras prestigiarem a demonstração aérea do EDA, às 16h, no aeroporto da cidade. Por fim, no domingo, às 15h, no Parque das Águas, a cidade de Pinhais acompanhará a apresentação dos “fumaceiros”.

“Serão três demonstrações seguidas no estado do Paraná. Estamos retomando as demonstrações com uma agenda dinâmica pelo Sul do País nestas três cidades em um fim de semana repleto de novidades. Além de serem as primeiras apresentações de 2023, abrindo nossa agenda, teremos dois novos pilotos estreando com a Esquadrilha. Em Telêmaco Borba, o Capitão Aviador João Bernardo Costa Neves fará sua primeira demonstração para o público, após concluir o curso de piloto de demonstração aérea com a Fumaça. No sábado, o Capitão Aviador Filipe Pereira Santos, outro piloto recém formado no mesmo curso, fará sua estreia na posição de número #2”, comenta o Capitão Aviador Helton dos Santos Furlan.

Ainda de acordo com o Capitão Furlan, a demonstração na cidade de Telêmaco Borba será em alusão ao aniversário de 59 anos do município, que acontece durante a Expo Telêmaco. Da mesma forma acontece em Pinhais, com a apresentação em comemoração aos 31 anos de fundação da cidade.

Para aqueles que não poderem comparecer nas demonstrações, canal Golf Oscar Romeo no YouTube realizará a transmissão ao vivo da demonstração na cidade de Paranaguá e Pinhais. Mais abaixo, estão disponibilizados os dois players onde será possível assistir às apresentações no sábado e domingo.

A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao CECOMSAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica.

PORTAL CAVOK


FAB: Bandeirante do 5º ETA transporta pulmões de Navegantes para Canoas

É a terceira missão deste tipo realizada pelo Esquadrão Pégaso em 2023.

Agência Força Aérea | Publicada em 17/03/2023 08:15

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Quinto Esquadrão de Transporte Aéreo (5º ETA) – Esquadrão Pégaso, realizou, no dia 07/03, o transporte de dois pulmões da cidade de Navegantes (SC) para Canoas (RS). Foi o terceiro deste tipo realizado pelo Esquadrão em 2023.

A tripulação da missão foi acionada na madrugada para decolar a aeronave C-95M Bandeirante a partir da Base Aérea de Canoas (BACO), junto com a equipe médica responsável pelo transporte dos órgãos.

“É sempre um motivo de orgulho para nós, integrantes do 5º ETA, saber que contribuímos de forma tão significativa na vida de uma pessoa. A missão de Transporte de Órgão, dentre tantas outras missões importantes que a FAB realiza, nos permite sentir a felicidade em alegrar a vida de nossos semelhantes, e nos permite enxergar de perto a importância que se reveste o ato de doar órgãos”, disse o Comandante da missão, Capitão Aviador Carlos Emilião Pinto.

Ao pousar no Aeroporto Internacional de Navegantes, a tripulação ficou aguardando a equipe médica, que se de deslocou até Blumenau (SC) para fazer a captação dos órgãos. Quando prontos, retornaram com os pulmões para a BACO em voo de aproximadamente uma hora e vinte minutos. Ao fim da missão, os médicos responsáveis seguiram com os órgãos para que fossem transplantados nos pacientes receptores, no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS).

“Esse é um ato de grande valor desde o momento da doação dos órgãos pela família. Mas não seria possível se não pudéssemos nos deslocar até o local para poder tornar o transplante uma realidade para quem está na lista de espera. Então, agradecemos a FAB por estar empenhada junto com as equipes transplantadoras e operacionalizar essas ações, possibilitando o transporte das equipes até os receptores.” informou Stephan Soder, um dos médicos que realizou a missão.

 

 

 

 

 

 

DEFESA EM FOCO


Tenente-Coronel da FAB participa de Workshop “Mulheres, Paz e Segurança” nos Estados Unidos


Marcelo Barros, Via Exército Brasileiro | Publicada em 17/03/2023 11:00

No período de 08 a 10 de março de 2023, a Tenente-Coronel da Força Aérea Brasileira (FAB) Luanda dos Santos Bastos, instrutora do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), participou do Workshop “Mulheres, Paz e Segurança” em Washington D.C., Estados Unidos da América. O evento foi realizado no Colégio Interamericano de Defesa e teve como objetivo promover uma abordagem inclusiva para a participação e liderança das mulheres na paz e segurança no Hemisfério Ocidental.

Além da Tenente-Coronel Bastos, o Brasil foi representado pelo Coronel do Exército Brasileiro Sandro Gomes de Vasconcelos, do Ministério da Defesa, e pelo Coronel (FAB) Wagner Gomes de Araújo, Delegado da Força Aérea Brasileira na Representação do Brasil na Junta Interamericana de Defesa. O workshop contou com a participação de militares e civis de 10 outros países, incluindo Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos da América, Guatemala, Honduras, México, Paraguai, Peru e República Dominicana, totalizando 32 participantes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OUTRAS MÍDIAS


ÁREA MILITAR - Fardas doadas pela FAB transformam-se em roupas para crianças Yanomami


Agência Força Aérea | Publicada em 17/03/2023

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio da Base Aérea de Anápolis (BAAN) e da Odontoclínica de Aeronáutica de Brasília (OABR), entregou para a comunidade indígena Yanomami, em Boa Vista (RR), mais de 150 peças infantis que foram produzidas a partir de fardas doadas por militares da FAB ao Projeto Social Mãos do Bem, localizado em Brasília (DF).

O Comandante da BAAN, Coronel Aviador Renato Leal Leite, destacou a importância do apoio disponibilizado. “Essa doação reforça o nosso compromisso em promover ações que contribuem com a sociedade. Nossa arrecadação de fardamentos, feita todos os anos, juntamente com o “Projeto Mãos do Bem”, entrega um pouco de conforto a essas pessoas que passam por dificuldades em algum momento da vida! Assim como tem sido com a comunidade Yanomami. Seguiremos atuantes na operacionalização destas ações sociais”, completou.

A iniciativa foi da Coronel Dentista Maria Elizabeth Medeiros, que trouxe o projeto para a FAB e hoje conta com o apoio da OABR, ordenada pela Tenente-Coronel Dentista Renata de Andrade e Tenente Dentista Raquel Leandro Guimarães São Félix. Atualmente, a responsável pela associação é a senhora Jessemine Duarte.

Na Base Aérea de Anápolis, a parceria contou com a iniciativa da Assessoria de Serviço Social, que realiza arrecadação na BAAN desde fevereiro de 2022, quando foram mais de 700 peças de uniformes e mais de 35 pares de sapatos entregues ao Projeto. Em 2023, o Instituto Mãos do Bem enviou à BAAN mais de 460 roupas infantis confeccionadas. 

Para a Comandante do Grupo de Serviços de Base, Tenente-Coronel Intendente Juliana Bustamante Porto, é muito satisfatório participar de uma ação como essa. “Ficamos muito honrados em apoiar esta ação solidária, desenvolvida pela BAAN em parceria com a instituição “Mãos do bem”. Esse tipo de iniciativa conscientiza a sociedade, diminui os impactos causados ao meio ambiente, incentiva o consumo consciente e valoriza o trabalho dos cidadãos envolvidos na produção. Vale ressaltar que as roupas doadas para os povos Yanomami são uniformes militares que seriam incinerados e, com a parceria com a Instituição Mãos do bem, foram customizados e doados. A ação visa beneficiar famílias em situações de vulnerabilidade e risco social,” afirmou.

Atualmente, encontram-se disponíveis na BAAN mais de 300 itens infantis e kits maternidade para doação às famílias de militares que se encontrem em situação de vulnerabilidade social.

O que é o Projeto Mãos do Bem

O Mãos do Bem é um projeto social sem recurso social e fins lucrativos, nem vínculo político. É composto por voluntárias do Distrito Federal que contam com a doação de roupas em geral, tecidos e itens para costura e recursos gerados com Bazares Beneficentes por meio de doações. São aproximadamente 110 voluntárias que costuram e descaracterizam as fardas em suas próprias residências. Essas voluntárias cortam cerca de 300 metros de tecidos ao dia. O objetivo principal é assistir projetos sociais em todo o Brasil, fornecendo roupas e kits infantis para a população carente.