NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


SBT


Força Aérea transporta 12 urnas funerárias de vítimas de acidente aéreo em Vinhedo

Na quinta-feira (15), foi anunciado que todos os corpos foram identificados

Gabriel Sponton | Publicada em 16/08/2024 12:27

A Força Aérea Brasileira (FAB) transportou, nesta sexta-feira (16), mais 12 urnas funerárias das vítimas do acidente aéreo em Vinhedo (SP), no dia 9 de agosto.

Ao todo, já foram transportados 18 corpos para o aeroporto de Cascavel (PR) — mesmo local de onde partiu o avião da Voepass, com destino a Guarulhos, que vitimou 58 passageiros e 4 tripulantes.

Na última quinta-feira (15), a Polícia Técnico-Científica de São Paulo informou que todos os corpos já foram identificados, sem a necessidade de realizar exames de DNA.

Segundo o diretor do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), Maurício Freire, a posição em que as vítimas foram encontradas sugere que elas pudessem ter sido avisadas da queda do avião.

PORTAL R7


FAB leva urnas funerárias de mais 12 vítimas de queda de avião para Cascavel (PR)

Avião saiu de São Paulo na manhã desta sexta-feira; antes da decolagem, houve uma celebração religiosa em memória das vítimas

Redação | Publicada em 16/08/2024 12:26

Um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) com urnas funerárias de mais 12 vítimas da queda de aeronave em Vinhedo, no interior de São Paulo, decolou na manhã desta sexta-feira (16) com destino ao aeroporto de Cascavel (PR). O acidente com o voo da Voepass, antiga Passaredo, ocorreu na última sexta-feira (9) e deixou 62 mortos

O transporte foi a bordo da aeronave C-105 Amazonas, que saiu da Base Aérea de São Paulo às 10 horas. Segundo a FAB, antes da decolagem, houve uma celebração religiosa em memória das vítimas.

O IML (Instituto Médico Legal) identificou todas as 62 vítimas do acidente aéreo. Os legistas utilizaram impressões digitais para identificar 40 das vítimas. A identificação da restante foi realizada por meio de exames odontológicos. Não houve necessidade de exames genéticos.

O acidente

O voo saiu de Cascavel às 11h50 e deveria pousar em Guarulhos (SP) às 13h45. O trajeto foi seguido pelo avião normalmente até por volta das 13h. Segundo informações da FAB, a partir das 13h21, a aeronave não respondeu às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo, nem declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas. A perda de contato com o radar ocorreu às 13h22.

A aeronave caiu no jardim de uma casa em um condomínio fechado. Às 13h28, foi reportada a queda no bairro Capela, em Vinhedo, a 464,4 km de São Paulo. A Defesa Civil informou que a aeronave explodiu ao cair no chão. Desde o primeiro momento, as autoridades informaram que ninguém a bordo sobreviveu.

Apesar de a aeronave ter explodido no quintal de uma casa, nenhuma pessoa foi atingida em solo. Vídeos registraram o momento da queda do avião.

Especialistas acreditam que o mau tempo pode ter contribuído para o acúmulo de gelo nas asas. Pilotos que sobrevoaram São Paulo na última sexta confirmaram uma condição atmosférica fora do normal.

O ATR-72 é um avião de médio porte com boa reputação de segurança. Por características de projeto, voa a uma altitude inferior à operada pelos grandes jatos, justamente onde ocorre uma maior formação de gelo na atmosfera.

PORTAL AEROIN


Planejamento do DECEA e MRE reforça segurança do espaço aéreo para a Cúpula do G20


Juliano Gianotto | Publicada em 16/08/2024

Na última sexta-feira (09/08), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) se reuniu com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) para discutir medidas de planejamento para a Reunião de Cúpula do G20, com foco na segurança dos chefes de Estado e autoridades, além da coordenação das ações de controle e defesa do espaço aéreo brasileiro.

Participaram da reunião, o Comandante do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea, Coronel Aviador Marcelo Franklin Rodrigues; o Chefe da Divisão de Operações do Centro, Tenente-Coronel Aviador Fábio da Silva Santos; o Assessor do Subdepartamento de Operações do DECEA, Coronel Aviador Ronaldo Ney Telles Belchior Oliveira Filho; e o Coordenador-Adjunto de Organização e Logística da Presidência do G20, João Montenegro.

Dentre os assuntos em pauta, foi destacada a ativação das áreas de exclusão classificadas como reservada, restrita e proibida. Durante o período de ativação das áreas, as aeronaves que desrespeitarem as restrições e proibições estão sujeitas à intervenção, persuasão e detenção, situações previstas nas Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo.

O modelo de restrição de áreas já foi implementado durante outros importantes eventos sediados no Brasil, como a Jornada Mundial da Juventude, a Copa do Mundo FIFA 2014, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016 e a Copa América 2019.

De acordo com o Coronel Franklin, as medidas adotadas têm como foco um fluxo de tráfego aéreo seguro e ordenado durante o G20. “O plano engloba a ativação de áreas de exclusão para garantir a segurança das autoridades e chefes de Estado que virão ao evento, além de fazermos o gerenciamento do tráfego aéreo, mantendo o fluxo das aeronaves com menor impacto aos usuários do espaço aéreo”, afirmou.

Foram apresentadas as ações de coordenação do tráfego aéreo, que serão realizadas a partir da Sala Master de Comando e Controle. Estarão reunidos, em sistema de plantão 24 horas, militares da FAB, representantes de órgãos governamentais e entidades do setor de aviação para coordenar as ações relativas ao espaço aéreo e aos aeroportos, em um processo de tomada de decisão colaborativa.

Para João Montenegro, essas medidas em conjunto entre o MRE e o DECEA são fundamentais para o êxito do evento. “Nós estamos todos trabalhando de maneira integrada para a correta execução da Reunião de Cúpula do G20, que acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro”, pontuou.

7ª edição do Simpósio Integrado de Segurança Operacional reúne especialistas e autoridades da aviação


Juliano Gianotto | Publicada em 16/08/2024

Com o objetivo de promover a segurança operacional por meio da troca de experiências e informações entre os segmentos da comunidade aeronáutica, o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão (DTCEA-GL) e a Concessionária RIOgaleão promoveram, na última terça-feira (13/08), a 7ª edição do Simpósio Integrado de Segurança Operacional.

O Chefe do Subdepartamento de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha, destacou a importância da integração das operações aeroportuárias e da navegação aérea do Rio de Janeiro.

“Juntos somos mais fortes e temos que seguir de forma integrada e colaborativa para alcançarmos os melhores resultados para a comunidade aeronáutica”, declarou na abertura do evento, que contou com a presença de autoridades militares, civis e reguladoras, provedores dos serviços de navegação aérea, órgãos governamentais e usuários do espaço aéreo.

Palestrantes de referência da aviação brasileira abordaram, em diferentes painéis, assuntos relacionados às perspectivas do presente e do futuro do Sistema de Aeronave Não Tripulada (UAS); à resiliência da aviação às mudanças climáticas; à prevenção de eventos de segurança operacional no solo; além da eficiência e segurança nos serviços de tráfego aéreo.

“Buscamos sempre manter o alto nível das palestras a cada edição. Agradeço aos palestrantes pela disponibilidade e ao DTCEA Galeão pela parceria. É importante mantermos a qualidade nos debates, trazendo os melhores profissionais para representar a nossa indústria”, declarou o Diretor de Operações da RIOgaleão, Dimas Salvia.

Foram apresentados alguns projetos do DECEA, como o AGILE RIO, e ações em andamento relacionadas à segurança da operação de eVTOL, tema de destaque na atualidade.

“Uma equipe multidisciplinar do DECEA realiza um trabalho colaborativo para a integração dessas aeronaves no espaço aéreo. O foco inicial é aprimorar a eficiência da operação de helicópteros, uma vez que se trata da aviação que mais se assemelha ao eVTOL. Desta forma, atuamos na melhoria das condições de ruídos, na organização do espaço aéreo, no tempo e no número de movimentos aéreos. São ações importantes que servem de preparação para a chegada dessa nova aeronave”, explicou o Gerente do Projeto Urban Air Mobility (UAM) do DECEA, Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Márcio André da Silva.

Durante o simpósio, também foi realizada a assinatura do Memorando de Entendimento entre a Concessionária RIOgaleão e a Associação Brasileira das Empresas dos Serviços Auxiliares de Transportes Aéreos. O documento tem por finalidade estimular a melhoria nos serviços prestados pelas Empresas de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo, tendo em vista o progresso da aviação civil brasileira.

A Sargento Monique Cabral, recém-chegada ao Controle de Aproximação do Rio de Janeiro, afirmou que essa foi uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos de segurança operacional em diferentes aspectos. “Foi a primeira vez que participei do simpósio e tive um dia de muito aprendizado. Sou controladora há apenas três anos e o conteúdo compartilhado pelos especialistas nas palestras certamente será aplicado no meu dia a dia”, pontuou a militar.

Para o Comandante do DTCEA-GL, Major Aviador Douglas Luna Lopes da Costa, o comprometimento e a troca de experiências foram pontos fundamentais para o sucesso do evento.

“Discutir segurança operacional é essencial para nós, que controlamos diuturnamente o tráfego aéreo desde a saída da Terminal São Paulo até a chegada ao aeroporto do Galeão. A cada ano, o simpósio está se aprimorando com assuntos atuais e relevantes para os envolvidos no controle e para toda a comunidade aeronáutica. Agradeço ao efetivo do Destacamento, à RIOgaleão e aos demais participantes pelo empenho durante todo o evento”, declarou o Oficial.

Informações do DECEA

REVISTA AERO MAGAZINE


Escola da Força Aérea Brasileira é eleita a melhor do Brasil em 2023, segundo o MEC

A EPCAR foi eleita como a melhor escola de ensino médio do Brasil em 2023 pelo MEC

Redação | Publicada em 16/08/2024 14:24

Segundo dados do Ministério da Educação, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) foi considerada a melhor escola de ensino médio do Brasil em 2023. Famosa por ser a base de ensino dos futuros cadetes aviadores, a EPCAR é localizada em Barbacena, no interior de Minas Gerais.

Historicamente a instituição é reconhecida pelo rigoroso processo seletivo, sendo um dos mais exigentes do país, o que aliado a excelência do ensino oferecido, permitiu conquistar primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023.

Em nota a Força Aérea Brasileira afirmou que este resultado reforça o compromisso da EPCAR com a excelência acadêmica e a formação de cidadãos preparados para os desafios do futuro.

Após a conclusão do ensino médio na EPCAR, os alunos estão aptos a ingressar na carreira de aviador militar, através da Academia da Força Aérea (AFA), também reconhecida como uma das instituições de nível superior de maior qualidade no Brasil.

Com aproximadamente 380 alunos, a EPCAR tem ensino integral, que alia tanto as matérias obrigatórias do ensino médio com educação física de alta qualidade. Além disso, conta com corpo docente altamente qualificado, infraestrutura adequada e uma metodologia de ensino que prioriza a disciplina e o comprometimento dos alunos, se destacando também pela formação integral dos estudantes, promovendo o desenvolvimento acadêmico, físico e moral.

“Sem o empenho diário do efetivo de nossa Organização Militar, sem o esforço de cada professor em preparar as mais impecáveis aulas, não alcançaríamos os resultados que nos tornam referência de ensino no Brasil. Ser aluno da EPCAR é sinônimo de sentir orgulho”, concluiu Pedro Renó Pintos, o líder do Corpo de Alunos.

Para o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, esse destaque na classificação do Ideb é o somatório de vários fatores. “A sinergia entre professores, alunos e os demais integrantes da escola, com foco no cumprimento da missão de formação militar e aplicação do previsto para o ensino médio, faz da EPCAR uma instituição de excelência”, ressaltou o Oficial-General.

PORTAL DEFESANET


Conferência Final de Planejamento da CRUZEX 2024 é realizada na BANT

O objetivo foi consolidar os detalhes finais e a logística para a realização da CRUZEX em novembro deste ano

Ricardo Fan, Via Agência Força Aérea | Publicada em 16/08/2024 12:35

A Base Aérea de Natal (BANT), sediou, entre os dias 9 e 15/08, a 7ª Pre-Planning Conference (PPC) e a Final Planning Conference (FPC) do Cruzeiro do Sul Exercise 2024 (CRUZEX 2024), um dos mais relevantes exercícios aéreos internacionais promovidos pela Força Aérea Brasileira (FAB). O evento, que envolveu a participação de representantes de várias nações, teve como objetivo consolidar os detalhes finais e a logística para a realização da CRUZEX em novembro deste ano.

Na sexta-feira (09/08), as atividades da 7ª PPC foram iniciadas com a revisão da 6ª edição do planejamento, seguida por debates sobre temas específicos conduzidos pelos Grupos Temáticos (Thematic Working Groups). Na segunda-feira (12/08), a FPC avançou com apresentações e discussões envolvendo militares do Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Estados Unidos da América, Paraguai, Peru e Portugal, direcionando os preparativos finais para o Exercício.

A programação estendeu até o dia 15/08 e incluiu visitas técnicas à BANT, além de uma série de workshops e reuniões operacionais, logísticas e de segurança. Os encontros garantiram que todos os aspectos do exercício estivessem alinhados com os padrões de interoperabilidade e segurança exigidos pela FAB e pelas forças participantes.

O Comandante da BANT, Brigadeiro do Ar Ricardo Guerra Rezende, destacou a importância da PPC e da FPC como etapas cruciais na preparação do Exercício. “Este é um momento fundamental para alinharmos nossas operações e garantirmos que todos os participantes estejam preparados para os desafios que a CRUZEX 2024 trará. A Base Aérea de Natal está pronta para receber e apoiar todas as nações envolvidas”, informou.

O coordenador da CRUZEX, Coronel Aviador Ricardo Bevilaqua Mendes, ressaltou as discussões realizadas na Conferência Final com as nações participantes. “A última reunião foi fundamental para alinhar estratégias e garantir que todos os detalhes estivessem perfeitamente planejados. O sucesso do Exercício depende de um planejamento meticuloso, e essa etapa final foi essencial para assegurar a integração e a eficácia das operações conjuntas”, afirmou.

Base Aérea de Santa Maria sedia Reunião de Aviação de Reconhecimento

O evento contou com a presença de Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira e cerca de 80 militares dos Esquadrões de Reconhecimento

Ricardo Fan, Via Agência Força Aérea | Publicada em 16/08/2024 11:47

A Base Aérea de Santa Maria (BASM) sediou, entre os dias 31/07 e 02/08, a Reunião da Aviação de Reconhecimento 2024 (RAREC 2024), que contou com a presença de Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira (FAB) e cerca de 80 militares de esquadrões de Reconhecimento de todo o país. O objetivo do evento foi promover interação entre os militares, proporcionar troca de experiências e conhecimento, com vistas ao aprimoramento operacional dos pilotos e tripulantes da FAB.

A solenidade militar de encerramento da RAREC 2024 foi presidida pelo Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, acompanhado do Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, do Comandante da BASM, Coronel Aviador Daniel Lames de Araujo, além de autoridades civis e militares convidados.

Na ocasião, o Comandante de Preparo concedeu a Medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura ao Comandante do Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2º/6º GAV) – Esquadrão Guardião – Tenente-Coronel Aviador David Dantas da Silva. A condecoração tem por objetivo distinguir os Comandantes de unidade aérea, no âmbito do Comando da Aeronáutica, pela conduta em prol da operacionalidade da sua organização e da Força Aérea Brasileira.

Em seu pronunciamento, o Comandante de Preparo destacou a atuação fundamental dos militares da Aviação de Reconhecimento no apoio aos desastres naturais ocorridos no Rio Grande do Sul recentemente, evidenciou a evolução da Aviação de Reconhecimento ao longo da história e destacou a importância do evento para a FAB.

“É motivo de muito orgulho para o COMPREP e para a Força Aérea Brasileira estarmos reunidos na RAREC 2024, pois damos muito valor ao que é discutido aqui e principalmente à troca de experiências entre os esquadrões desta importante Aviação. A história dos grandes conflitos nos ensina que aquele que detém mais informações tem maiores chances de ter êxito no campo de batalha”, enfatizou o Tenente-Brigadeiro do Ar Farcic.

Ao final da cerimônia militar, a tropa dos esquadrões de Aviação de Reconhecimento, comandada pelo Chefe do Estado-Maior do COMPREP, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Barros de Oliveira, desfilou em continência ao Comandante de Preparo.

LABDATA: A importância nas investigações de ocorrências aeronáuticas

O Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo é encarregado de extrair, obter e analisar os dados das “caixas-pretas“

Ricardo Fan, Agência Força Aérea | Publicada em 16/08/2024 13:26

A contínua integração de novas tecnologias é essencial para o avanço do conhecimento e a criação de soluções inovadoras. No Brasil, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), órgão do Comando da Aeronáutica (COMAER), tem desempenhado um papel crucial na Segurança de Voo, ao longo dos seus 52 anos de história.

Responsável pelo Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), o Centro conta, há 18 anos, com o Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA), setor essencial do Centro encarregado de extrair, obter e analisar os dados das “caixas-pretas”, provendo informações fundamentais para as investigações de sua competência.

Em alinhamento com a missão do CENIPA de contribuir para a Segurança de Voo, o LABDATA segue rigorosos padrões internacionais, garantindo qualidade e precisão em suas análises. No hemisfério sul, apenas o Brasil e a Austrália possuem laboratórios com tamanha capacidade, atribuindo-se ao CENIPA a possibilidade de apoio às investigações de várias Nações Amigas, em especial aquelas localizadas na América Latina.

O gravador de voo, comumente chamado de “caixa-preta”, é projetado para resistir a condições extremas, suportando quedas, incêndios e submersões de até seis mil metros de profundidade. Para que a extração de dados seja realizada de forma eficaz, o laboratório conta com equipamentos de ponta e uma equipe altamente especializada, que realizam análises técnicas utilizando microscópios, animações em Realidade Virtual (3D) e até fornos específicos para a secagem dos elementos eletrônicos.

No laboratório existe uma oficina de extração, onde são realizadas a remoção das placas de memória dos gravadores de voo e a verificação dos componentes. Os dados são recuperados eletronicamente, permitindo acesso aos sons da cabine, às comunicações dos pilotos e à leitura de centenas de parâmetros de voo, tais como altitude, velocidade e trajetória. Após essa análise, os especialistas trabalham na sala do simulador de voo, onde as informações que foram obtidas são utilizadas para criar uma animação baseada nos dados recuperados e condições de voo anteriores ao acidente.

O Chefe do LABDATA, Coronel Aviador Sidnei Velloso da Silva Junior, ressalta a importância do trabalho realizado na instituição. “Desde a implantação da estrutura no CENIPA, em 2006, mantemos o foco na melhoria contínua das análises que aqui são realizadas. Trabalhamos incansavelmente para entregar aos investigadores o máximo de informações oriundas dos dados obtidos, as quais exigem um processo meticuloso de análise e, assim, em tempo hábil, colaboram para a excelência dos resultados, contribuindo para o aprimoramento da aviação”, destacou.

Para o Chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, esta dedicação fortalece a confiança na aviação, ao nível global. “A expertise do trabalho desenvolvido no LABDATA é fundamental para elevar a segurança e a eficiência de nossas operações. Continuaremos a investir em inovação e a colaborar com parceiros internacionais, mantendo nossa missão de contribuir para a Segurança de Voo e preservar a capacidade de Combate da Força Aérea Brasileira”, finalizou.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL PIRASSUNUNGUENSE - Domingo Aéreo 2024 da AFA: 2º lote de ingressos liberado

O 2º lote de ingressos para o Domingo Aéreo 2024 da AFA em Pirassununga já estão liberados.

Da Redação | Publicada em 16/08/2024 14:00

A organização lembra que a entrada é gratuita, mas a apresentação do ingresso é indispensável. Menores de 18 anos devem comparecer acompanhados de um responsável. Menores de 14 anos não precisam de ingresso, mas devem ser informados no formulário de reserva de ingressos na plataforma Sympla.

Como reservar seu ingresso?
A reserva dos ingressos deve ser feita de forma on-line, no site www.domingoaereoafa.com.br. Para a entrada no evento, o participante deve levar seu ingresso impresso, junto com um documento de identificação.

O EVENTO
Haverá atividades aéreas e em solo, como exposições de aeronaves, shows aéreos, exibição da Esquadrilha da Fumaça, atrações para crianças, praça de alimentação e muito mais!

Regulamento Domingo Aéreo 2024 – AFA (Na íntegra)

“Venha participar do Domingo Aéreo na Academia da Força Aérea, basta adquirir seu ingresso de forma gratuita no link abaixo. E lembre-se: a entrada na Guarnição de Aeronáutica de Pirassununga só será permitida para as pessoas que portarem o ticket/ingresso.

O Domingo Aéreo – AFA, acontecerá no dia 01 de Setembro de 2024. O evento é uma oportunidade para estreitar os laços entre a Organização Militar e os cidadãos da região. Portanto, salientamos que o evento não tem fins lucrativos e que serão arrecadados alimentos não perecíveis e/ou brinquedos para entidades assistenciais apoiadas pela AFA. Então venha conhecer mais sobre a sua Força Aérea, sobre a aviação brasileira e ajudar instituições beneficentes da região.

Para poder fazer parte desse momento precisamos nos atentar a alguns detalhes e regras importantes! Visando desfrutar de um momento agradável, em família, na AFA, preste bem atenção nos tópicos a seguir:

– Menores de 14 anos não necessitam obter ingresso/ticket. Entretanto, sua presença deverá ser informada no momento do cadastro dos seus pais ou responsáveis para efeito estatístico;

– Menores de 18 anos devem estar acompanhados de seus pais ou responsáveis;

– Após obter o seu ingresso/ticket é fundamental fazer a impressão para adentrar no local do evento;

– Atente-se ao preenchimento das informações cadastrais no site no momento da obtenção do seu ingresso/ticket, pois este será enviado via e-mail. Caso não o tenha encontrado em seu e-mail, você poderá acessá-lo através do site da Sympla, no menu “Meus ingressos” (https://www.sympla.com.br/meus-ingressos), utilizando o mesmo e-mail do credenciamento. Recomendamos a criação de uma conta neste site para facilitar a gestão dos ingressos;

– Importante! O ingresso/ticket é individual e intransferível. Portanto, no dia do evento é imprescindível trazer o seu ingresso/ticket impresso e um documento com foto para a liberação de sua entrada no evento;

– Os ingressos serão limitados e liberados por lotes que serão informados em momento oportuno no site do evento. Esta limitação se deve ao dimensionamento do espaço para a segurança da realização do evento;

– Estrangeiros que não possuem CPF devem solicitar o ingresso/ticket preenchendo o requerimento, enviando a fotocópia do passaporte ou documento de identificação válido para permanência no Brasil (sujeito à disponibilidade de ingressos). Estrangeiros com CPF realizam cadastro normalmente no site.

– A única via de acesso ao evento será pela  Estrada de Aguaí, s/nº – Jardim Bandeirantes – Pirassununga/SP – CEP: 13631-750; 

– Devido a restrição de acesso sugerimos que dêem preferência aos meios de transportes coletivos (ônibus e vans) e compartilhamento de veículos;

– O estacionamento será gratuito para veículos motorizados, não havendo estacionamento para bicicletas. É importante salientar que o evento não se responsabilizará por quaisquer danos e/ou extravios de objetos materiais provocados por terceiros, como bolsas, capacetes e demais objetos pessoais deixados nos veículos;   

– Todos os visitantes passarão por revista com detector de metais;

– Devido ao alto tráfego de visitantes durante o evento é comum cair a rede de internet e telefonia móvel. Portanto, é aconselhável trazer dinheiro em espécie caso deseje adquirir alguns produtos e alimentos nas barracas disponíveis no local do evento;

– Sugerimos que seja redobrada a atenção aos riscos de uma possível insolação. Portanto, utilize protetor solar, camisa de manga comprida, bonés, gorros e afins. Não serão permitidos: guarda-sóis, sombrites, sombrinhas e/ou montagem de barracas que prejudiquem a visualização das demonstrações no local do evento;

DAS PROIBIÇÕES:

  • Não será permitido qualquer tipo de manifestação/propaganda político-partidária, como por exemplo camisas, bandeiras, santinhos, bonés de partido entre outros. 
  • Não será permitida a entrada de veículos contendo qualquer tipo de adesivação de cunho político;
  • Não será permitido aos visitantes portar armamento de qualquer espécie, ainda que detenha autorização para o respectivo porte ou que esteja uniformizado e/ou de serviço;
  • Não será permitida a entrada de bebidas alcoólicas, coolers ou qualquer tipo de alimento (exceto para lactentes).”