NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
Equipe do CINDACTA II vence competição de controladores de operações aéreas
Juliano Gianotto | Publicada em 16/04/2025 10:56
A cerimônia de encerramento da Reunião Anual de Controladores de Operações Aéreas Militares (RACOAM) ocorreu nesta sexta-feira (11/04), no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP).
O evento foi presidido pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, acompanhado pelo Comandante de Operações Aeroespaciais (COMAE), Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, e recepcionado pelo Diretor do ICEA, Coronel Engenheiro Carlos de Oliveira Zica.
Estiveram presentes à solenidade o Vice-Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado; o Chefe do Estado-Maior Conjunto do COMAE, Major-Brigadeiro do Ar Rodrigo Alvim de Oliveira; o Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha; demais Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, além da Vice-Reitora do Instituto Tecnológico de Aeronáutica.
Em suas palavras, o Tenente-Brigadeiro Medeiros destacou a importância da reunião e parabenizou os participantes pelos resultados alcançados durante o treinamento. “O objetivo é aprimorar o conhecimento de nossos controladores de operações aéreas militares. Durante a RACOAM, eles são avaliados em provas de conhecimentos específicos, em eventos que testam a aptidão física e participam de exercício operacional simulado. Parabenizo a todos que, no passado, trabalharam para que essa atividade hoje estivesse tão bem implantada em nossa Força Aérea. São essas pessoas que garantem, 24 horas por dia, 7 dias por semana, a defesa do nosso espaço aéreo e a soberania do Brasil”, pontuou o Oficial-General.
Durante a cerimônia, ocorreu a entrega de prêmios aos militares que se destacaram nas competições e o troféu à equipe do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), que foi a campeã da RACOAM. “Essa vitória é fruto de um trabalho árduo e colaborativo, no qual cada membro da equipe se dedicou ao máximo, compartilhando ideias, superando desafios e apoiando uns aos outros. Não teríamos alcançado esse sucesso sem a união e o comprometimento de todos”, afirmou o Sargento Especialista em Controle de Tráfego Aéreo André Conde Nogueira Romeiro.
Formatura em homenagem ao COAM
Nesta sexta-feira (11/04), foi realizada também uma formatura em homenagem ao Dia do Controlador de Operações Aéreas Militares (COAM), comemorado em 9 de abril. A data remete à primeira interceptação real realizada pelo Primeiro Centro de Operações Militares (COpM 1), em 1982, em Brasília, no espaço aéreo brasileiro, envolvendo uma aeronave estrangeira.
Na ocasião, o Tenente-Brigadeiro Medeiros destacou o empenho e a dedicação de cada militar que, com zelo, mantém a soberania dos céus brasileiros, e prestou uma homenagem ao Lince 49, Suboficial Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Ênio Teglas. “Hoje, vocês, os linces da atualidade, tornam-se os protagonistas do sonho que começou com os linces do passado e, simultaneamente, moldarão os desafios e necessidades dos linces do futuro”, ressaltou o Oficial-General.
As palavras do Diretor-Geral também foram de agradecimento e reconhecimento ao DCTA e ao ICEA pelo apoio irrestrito aos participantes da RACOAM.
EM TEMPO - FAB apresenta ‘Banco de Talentos’ no Amazonas
Programa da Força Aérea busca inserir militares da reserva no mercado de trabalho e atrair empresas parceiras na região amazônica
Da Redação | Publicada em 16/04/2025 17:12
A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio da Diretoria de Administração de Pessoal (DIRAP) e do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR), realizou ontem (16) a reunião que apresentou a empresários de Manaus a plataforma “Banco de Talentos”. O encontro aconteceu no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), situado no bairro Distrito Industrial 1, zona sul de Manaus.
O motivo da reunião foi cadastrar, na região amazônica, futuras empresas parceiras para o programa, que busca inserir no mercado de trabalho militares da reserva remunerada, não remunerada e reformados.
No evento foi proferida a palestra do Diretor de Administração do Pessoal da Aeronáutica, o Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão, que apresentou aos empresários os detalhes do programa e também os benefícios tanto para os militares, principalmente temporários, quanto para as empresas, que ganham profissionais altamente qualificados e com experiência.
“O Banco de Talentos nasceu dentro do Comando da Aeronáutica como uma oportunidade de estreitar os laços com a sociedade, em especial, com o empresariado, na área de comércio, indústria, lojistas e tudo mais. Nós temos dentro do Comando da Aeronáutica o ingresso de aproximadamente 8 mil militares temporários por ano. Esse mesmo número retorna à sociedade depois do término de tempo de serviço na Força Aérea. Esses militares voltam para a sociedade com capacitação, com a experiência profissional que eles adquiriram ao longo desse período. Esse militar, quando volta para a sociedade tem plenas condições de contribuir e ser incluído no mercado de trabalho”, disse.
Pelo menos 40 empresários dos mais diversos segmentos participaram da palestra de apresentação do programa. A reunião também contou com a presença do Comandante do VII COMAR, o Major-Brigadeiro do Ar Ramiro Kirsch Pinheiro.
Sobre o Banco de Talentos
O “Banco de Talentos” é um projeto exclusivo da FAB. Foi implementado pela DIRAP em 2024 e desde então tem reunido o cadastro de inúmeros militares que já saíram da instituição. Esse banco de dados reúne as principais habilidades do militar enquanto estava no serviço ativo, sua formação, especialização, atribuições no decorrer da carreira e cursos que realizou.
O projeto abraça militares da reserva remunerada, não remunerada (temporários) e reformados. O cadastro pode ser feito ainda durante o serviço ativo, por meio do Portal do Militar.
A plataforma funciona como se fosse um banco de currículos on-line que as entidades parceiras passam a ter acesso por meio da FAB. Dessa forma, as empresas verificam se os profissionais disponíveis possuem as habilidades necessárias e formação para as vagas que procuram preencher.
EDIÇÕES ANTERIORES
118 de 28/04/2025
117 de 27/04/2025
116 de 26/04/2025
115 de 25/04/2025
114 de 24/04/2025
113 de 23/04/2025
112 de 22/04/2025
111 de 21/04/2025
110 de 20/04/2025
109 de 19/04/2025
108 de 18/04/2025
107 de 17/04/2025
106 de 16/04/2025
105 de 15/04/2025