NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


BAND TV


Reitor do ITA liga para estudante de 14 anos aprovado no vestibular


Da Redação | Publicada em 15/12/2022 10:48

Reitor do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica, Anderson Correia, ligou para o estudante Caio Temponi, de 14 anos, para dar a notícia que foi aprovado e, também, o mais jovem a passar no vestibular do ITA.

PORTAL DO GOVERNO DO BRASIL


Centro de Lançamento de Alcântara promove com sucesso primeiro teste do foguete sul-coreano HANBIT-TLV

Iniciativa antecede o primeiro lançamento em um contrato de uma empresa privada feito a partir do CLA, previsto para acontecer até o dia 21 de dezembro

Redação | Publicada em 15/12/2022 17:35 | Atualizado em 15/12/2022 18:18

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, realizou nesta quinta-feira (15), de forma bem-sucedida, o primeiro teste vertical do foguete sul-coreano HANBIT-TLV. A iniciativa antecede o primeiro lançamento em um contrato de uma empresa privada feito a partir do CLA, que deve ser realizado até o dia 21 de dezembro.  

A operação para o lançamento, batizada de Astrolábio, tem participação da Força Aérea Brasileira (FAB), da Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia do MCTI, e da Innospace, startup sul-coreana de veículos lançadores de satélites. A operação realiza o teste em voo do foguete HANBIT-TLV, assim como de sua carga útil, o Sistema de Navegação Inercial (SISNAV), experimento nacional para a navegação autônoma de foguetes, desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), com apoio da FINEP e AEB, vinculadas ao MCTI.

No dia 3 de dezembro, um Boeing 747 pousou no aeroporto internacional de São Luís (MA) e trouxe as partes do foguete da Coreia do Sul. As mais de 8 toneladas de componentes foram transportadas em 3 carretas até a cidade de Alcântara (MA). O sucesso da operação de lançamento vai demonstrar a capacidade nacional para lançamentos espaciais, gerar ganho de experiência para as equipes e inserção do país no mercado internacional.

Histórico

O uso do Centro de Lançamento de Alcântara e a retomada do Programa Espacial Brasileiro foi uma das prioridades do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações desde 2019. Uma das primeiras medidas foi a atuação junto ao Congresso Nacional para a aprovação do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST), que estava parado há 20 anos. Em outubro de 2019, o acordo foi aprovado na Câmara e, em novembro do mesmo ano, no Senado.

O AST é um acordo em o Brasil se compromete a proteger as tecnologias americanas usadas em componentes embarcados em foguetes ou satélites que serão lançados do CLA. A estimativa é que 80% dos componentes usados em foguetes e satélites vem dos Estados Unidos.

O passo seguinte do ministério foi a criação de uma Comissão de Desenvolvimento Integrado e um Programa de Desenvolvimento, que reuniu membros dos governos federal, estadual e municipal além da comunidade da região para adotar políticas que direcionem o potencial econômico e social do Centro de Lançamento para a cidade e sua população.

Em outra frente, a Agência Espacial Brasileira revisou normas de licenciamento e lançou um edital para identificar o interesse privado na utilização do CLA, em que foram habilitadas 4 empresas, o que permite o lançamento atual da Innospace.

PORTAL AEROIN


Do tamanho do Sergipe, o enorme Campo de Provas da FAB no Pará recebe visita do VI COMAR


Murilo Basseto | Publicada em 15/12/2022

A Força Aérea Brasileira informa e mostra em imagens, conforme o vídeo apresentado abaixo, que o Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV), no Pará, recebeu uma comitiva com 12 militares do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), do Hospital da Força Aérea de Brasília (HFAB) e do Destacamento de Infraestrutura da Aeronáutica de Brasília (DTINFRA-BR).

O CPBV é a maior organização militar do Brasil, em extensão territorial, com uma área de mais de dois milhões de hectares, o que corresponde, aproximadamente, ao tamanho do estado de Sergipe. Além da missão de apoiar e treinar, outra responsabilidade atribuída ao CPBV é a preservação de sua área patrimonial, que prevê a repressão contra invasões e consequentes ilícitos ambientais de toda ordem. Grilagem de terras, exploração ilegal de minérios e a extração criminosa de madeiras nobres são alguns exemplos.

Com o objetivo de conhecer mais a fundo o Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV) localizado na Serra do Cachimbo, em Novo Progresso, no Pará, e as necessidades do efetivo, o Comandante do VI COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Jefferson Cesar Darolt, esteve na unidade, acompanhado de mais 11 militares de áreas distintas, entre elas, saúde, engenharia e jurídica.

“O COMAR veio conhecer melhor a sua Unidade subordinada e ver as especificidades dessa importante Organização Militar da Força Aérea Brasileira. Quando visitamos a Unidade, conseguimos identificar e entender a real necessidade e as prioridades que devemos estabelecer como Comando Superior do CPBV”, explicou o Major-Brigadeiro Darolt.

No primeiro dia de visita, o Diretor do CPBV, Tenente-Coronel Aviador Rodrigo Gonçalves Stief apresentou a Unidade aos visitantes e fez algumas considerações a respeito das necessidades de melhorias do Campo, que desempenha importante papel na FAB.

“Hoje o Campo presta apoio às aeronaves, que estão em trânsito da região sudeste para a região norte, e também, para o treinamento, qualificação dos pilotos e aferição das capacidades das nossas aeronaves. Então, é uma Unidade de apoio, mas com um perfil muito operacional, porque ela contribui para o preparo dos pilotos e dá essa condição de poder reafirmar se estamos prontos ou não para quando precisarmos”, destacou o Tenente-Coronel Stief.

Durante os dois dias, a comitiva visitou os principais setores para uma avaliação das melhorias que poderão ser feitas na unidade.

Informações da Força Aérea Brasileira

PORTAL CAVOK


Caças F-39 Gripen serão incorporados na FAB na próxima semana


Fernando Valduga | Publicada em 15/12/2022 10:51

A Força Aérea Brasileira (FAB) realiza na segunda-feira (19/12), na Base Aérea de Anápolis (BAAN), a cerimônia que marca o início das atividades operacionais dos caças F-39 Gripen no Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA).

A aeronave será o principal vetor da defesa aérea do País, somando-se a outros modelos que garantem a proteção do espaço aéreo nacional.

O F-39 Gripen é reconhecido pela eficiência, baixo custo de operação, elevada disponibilidade e capacidade tecnológica avançada. O caça é utilizado por diferentes Forças Aéreas em todo o mundo como vetor responsável pela soberania e proteção dessas nações.

No Brasil, a entrada em serviço significa um importante salto qualitativo e tecnológico, representando alguns recursos embarcados inéditos para a Força Aérea Brasileira. Futuramente, a FAB será pioneira na operação da versão de dois assentos, o Gripen F, desenvolvido conjuntamente pelo Brasil e pela Suécia.

DEFESA EM FOCO


Orquestra Sinfônica da FAB encanta público com concerto em Brasília (DF)


Marcelo Barros, Via Agência Força Aérea | Publicada em 15/12/2022 08:00

Uma noite de magia e cultura. A Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB) encantou o público, nessa segunda-feira (12), no Teatro POUPEX, na capital federal, com um concerto especial em alusão ao aniversário de 59 anos do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR) e da Base Aérea de Brasília (BABR) e do 1º ano da OSFAB.

O evento foi prestigiado pelo Ministro do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Francisco Joseli Parente Camelo, pelo Comandante de Operações Aeroespaciais (COMAE), Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, pelo Presidente da Fundação Habitacional do Exército (POUPEX), General de Exército Araken de Albuquerque, além de Oficiais-Generais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, entre outras autoridades civis e militares convidadas.

O Comandante do Sexto Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar Jefferson Cesar Darolt, destacou que o evento coroou as festividades do aniversário do VI COMAR, da BABR e da OSFAB. “Há 59 anos, estamos aqui no Planalto Central, praticamente desde os primórdios da capital federal com a presença da Aeronáutica. Hoje, neste evento, a Força Aérea mostra avião e cultura, com música clássica, música popular, terminando a apresentação com a belíssima música nordestina”, comemorou.

Com um repertório versátil, o concerto iniciou com a participação do pianista Fernando Calixto, Doutor com Excelência em Piano Performance, e contou também com o Hino dos Aviadores, composição de Armando Serra de Menezes e João Nascimento; “Libertas Brasil”, Fantasia sobre o “Hino da Independência do Brasil”,  de Malcolm Forest e D. Pedro I; além de peças compostas por Pyotr I. Tchaikovsky, Ludwig van  Beethoven, Antonio Vivaldi e, ainda, trilhas de cinema dos filmes Piratas do Caribe, Star Wars e Top Gun: Maverick.

OSFAB

Formada por um grupo musical versátil e pioneiro nas Forças Armadas do nosso País, a OSFAB é a primeira e única orquestra das Forças Armadas Brasileiras e é composta por 125 militares, que têm como missão principal realizar apresentações musicais, em âmbito nacional e internacional, para difundir a imagem institucional da FAB.

Segundo o Regente da OSFAB, Tenente Especialista em Música Paulo César Ramos Rezende, a música é vital nas Forças Armadas. “A OSFAB há um ano dedica-se à difusão tanto da música militar (como um meio de comunicação que imprime disciplina às marchas e motiva a tropa) como da música de concerto (que desperta sensibilidade e memória afetiva e toca a alma de plateias em concertos públicos). “Além disso, atuamos na integração da Força Aérea com a comunidade em geral, produzindo concertos sinfônicos e populares e apresentações diversas com o objetivo de causar impressões positivas e duradouras da FAB nos corações e nas mentes de seus públicos”, ressaltou o Tenente Rezende.

OUTRAS MÍDIAS


O Imparcial - Lançamento de foguete no Centro de Lançamento de Alcântara gera expectativa

Esta é a primeira vez que uma empresa privada enviará um foguete ao espaço a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.

Patrícia Cunha | Publicada em 15/12/2022

Nos próximos dias está previsto para ocorrer o lançamento de um foguete da empresa INNOSPACE, da Coreia do Sul, Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

O foguete, que chegou a São Luís no último dia 3, pesa 8,5 toneladas transportado a bordo de um voo fretado feito por uma aeronave cargueira Boeing 747-400F, com capacidade de aproximadamente 130 toneladas.

A operação inédita feita pela AGS representa um marco histórico nas atividades com cargas no aeroporto do Maranhão, administrado pela CCR Aeroportos. Para realizar o transporte rodoviário do Aeroporto de São Luís até o Centro de Lançamento de Alcântara, o Operador utilizou duas carretas.

A operação da empresa em Alcântara, no Maranhão, tem caráter experimental e o objetivo da empresa, que será a primeira empresa privada a lançar um foguete a partir da base brasileira, é realizar o envio de seus satélites em centros de lançamento ao redor do mundo com custos mais acessíveis.

O deputado federal Pedro Lucas Fernandes falou a O Imparcial, sobre a importância desse lançamento. Segundo ele, desde o primeiro ano de mandato, em 2019, tem atuado em prol do CLA. Ele propôs a criação e é presidente da Frente Parlamentar pela Modernização do Centro de Lançamento de Alcântara.

Também em 2019, ele foi autor do requerimento que acelerou a votação e aprovação na Câmara Federal do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST), o que permitiu que algumas empresas estrangeiras firmassem acordo com a Força Aérea Brasileira para uso do CLA.

“É histórico e animador o primeiro lançamento feito por uma empresa privada no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Estamos diante da entrada do CLA no mercado privado aeroespacial. A concretização desse grande projeto que foi interrompido há mais de 20 anos é importante porque insere o país nesse mercado, torna o CLA atrativo para o uso comercial e fomenta o desenvolvimento tecnológico aeroespacial nacional”, disse o deputado.

Sobre o que representa esse uso comercial do CLA, Pedro Lucas falou da importância não só para a cidade de Alcântara, mas também para o estado e para o país, uma vez que a futura expansão comercial do CLA vai fomentar uma cadeia de economia que vai reverberar para o país também.

“O CLA, que tem uma das melhores localizações do mundo para lançamento, pode tornar possível o fomento do desenvolvimento tecnológico aeroespacial do Brasil. É importante que o uso comercial do CLA, traga melhorias sociais e econômicas para as comunidades locais, por isso, propus o Projeto de Lei 245/2019 que cria o Fundo de Desenvolvimento das Comunidades Carentes e Quilombolas de Alcântara. O objetivo do projeto é garantir que parte dos recursos advindos do uso comercial sejam destinados para ações das comunidades no entorno”, disse.

O acordo de Salvaguardas

De acordo com publicação da Força Aérea Brasileira, desde a assinatura e ratificação do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) entre o Brasil e os EUA, em 2019, e as políticas públicas desenvolvidas pelo Ministério Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), foi possível, em maio de 2020, possível realizar o 1º Chamamento Público para identificar o interesse privado na utilização do Centro Espacial de Alcântara (CEA) para lançamentos de veículos espaciais.

Ainda em 2020, a Agência Espacial Brasileira, vinculada ao MCTI, revisou os normativos de licenciamento espacial e avaliou alguns pedidos de empresas, tendo publicado 4 licenças de operador até fevereiro de 2021.

“Em 2022, a Innospace, startup espacial sul-coreana para pequenos veículos lançadores, assinou um acordo com o Departamento Brasileiro de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) para lançar o SISNAV, um projeto de sistema de navegação inercial apoiados pela Financiadora de Estudos e Projetos do governo brasileiro (FINEP) e Agência Espacial Brasileira (AEB). Naquele momento, a empresa informou que estava desenvolvendo o HANBIT, um pequeno lançador de satélites movido por seus motores de foguete híbridos, e o primeiro voo de teste do HANBIT-TLV era programado para o quarto trimestre de 2022, no Centro de Lançamento de Alcântara, um local de lançamento equatorial. Será o primeiro voo de teste suborbital para validar o motor de primeiro estágio do HANBIT-Nano, que é um pequeno lançador de satélites de dois estágios, capaz de transportar uma carga útil de 50 kg. Com este acordo, a Innospace espera poder verificar a capacidade de desempenho do veículo lançador e obter reconhecimento no setor aeroespacial, lançando a carga útil em um voo de teste. O HANBIT-TLV levará a bordo a carga SISNAV, um sistema de navegação inercial que está sendo desenvolvido pelo DCTA e outras instituições”, publicou o órgão, em sua página oficial na Internet.

O Centro Espacial de Alcântara, segundo a FAB, é considerado um dos melhores locais de lançamento, “pois não há tráfego marítimo ou aéreo próximo e pode garantir segurança e proteção, pois está localizado longe de área residencial. Com o Centro de Lançamento de Alcântara garantido para o local de lançamento comercial com base neste contrato, a Innospace planeja procurar clientes para lançamento de satélites baseados na América do Sul, o que é geograficamente vantajoso”.

Pedimos a previsão de lançamento do foguete para o CLA, mas até o momento do fechamento desta matéria não obtivemos resposta.

PORTAL BCN - EPCAR Celebra Dia da Saúde em Barbacena


Isabella Paolucci | Publicada em 15/12/2022 10:00

Na última semana, o Comando da Aeronáutica (COMAER) celebra o Dia do Serviço de Saúde da Aeronáutica. Para comemorar e enaltecer a data, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), realizou uma solenidade militar, na oportunidade em que foram homenageados todos os integrantes do Grupo de Saúde de Barbacena (GSAU-BQ) e realizada a entrega do prêmio Destaque Operacional de Saúde “Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo Roberto Coutinho Camarinha”, da Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA). Realizada no pátio de formaturas da Escola, a cerimônia foi presidida pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, e contou com a presença do Comandante do GSAU-BQ, Tenente-Coronel Médico Márcio Mattos Pinheiro, e de todo o efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ).

Durante a solenidade militar, foram agraciados os militares que se destacaram como Destaque Operacional de Saúde. Um destes homenageados foi o sargento Carlos Eduardo dos Santos Vicentini. Com dezenove anos de serviço ativo, o Sargento Eduardo é especialista em radiologia, função em que atua há oito anos. Para o graduado, esta menção é fruto do reconhecimento do trabalho desenvolvido e da dedicação para sempre prestar um melhor atendimento aos usuários do Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU). “Esse reconhecimento dos superiores é a certeza de que minha dedicação está no caminho certo. Com isso, cada vez tentarei me dedicar e melhorar ainda mais na prestação dos serviços que me são confiados. É uma satisfação ter essa confirmação do dever cumprido. Desejo este reconhecimento à minha família, que tanto me acompanha e apoia nos mais diversos momentos, sempre me motivando a seguir em frente”, disse.

Para a Capitão Priscila Maria Netto Felício, médica, o recebimento desta honraria é a concretização dos anos de trabalho dedicados à saúde de todos os integrantes do SISAU, além de coroar um importante e difícil trabalho que foi realizado durante o período mais crítico da pandemia, na EPCAR. A Capitão Priscila foi a presidente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e coordenou todas as ações contra a COVID-19. “A pandemia foi o maior desafio da minha carreira, sem sombra de dúvidas. Lutar contra uma doença desconhecida, com um efetivo de quase 600 alunos internos na Escola e, além disso, prestando todo o atendimento aos demais integrantes do efetivo e seus familiares. Assim, receber este prêmio é um orgulho e uma satisfação imensa, onde vejo o reconhecimento pela dedicação do trabalho que foi desenvolvido. Espero manter a dedicação, o estímulo e continuar correspondendo às expectativas que são depositadas em meu trabalho, enquanto médica da FAB”, enalteceu.

Durante a solenidade, o Tenente-Coronel Márcio Mattos Pinheiro realizou a leitura da Ordem do Dia, do Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico Cloer Vescia Alves. Encerrando a cerimônia, todo o efetivo desfilou em continência ao Comandante da EPCAR, ao som da Canção do Serviço de Saúde da Aeronáutica.

PORTAL BRASIL ESCOLA - 1º lugar no Vestibular 2023 do ITA é ocupado por uma mulher

Elas representam 6% dos 150 candidatos aprovados no Vestibular 2023 do ITA, que é historicamente ocupado por homens

Lucas Afonso | Publicada em 15/12/2022 14:48

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) divulgou ontem os convocados para a 3ª fase do Concurso de Admissão (Vestibular) 2023. Dos 150 candidatos aprovados, apenas nove são mulheres. Isso representa 6% dos classificados para a Inspeção de Saúde, próxima etapa da seletiva. 

1º lugar é ocupado por uma candidata

Natural de Recife, Luciana de Oliveira Santos, de 20 anos, foi a primeira colocada no Vestibular 2023 do ITA. O processo seletivo é historicamente ocupado por homens e há 11 anos uma mulher não ficava na primeira colocação do vestibular do ITA, um dos mais mais concorridos do país. Na história da seleção, apenas nos anos de 2000 e 2010 elas estiveram no primeiro lugar.  Luciana estudou no Curso Poliedro da unidade de São José dos Campos. Essa foi a quarta vez que prestou o vestibular do ITA.

 

Inspeção de Saúde

De acordo com o edital, os candidatos deverão se apresentar para etapa no dia 8 de janeiro de 2023, a partir das 8h, no Auditório Lacaz Neto, para receber orientações sobre a Inspeção de Saúde. A chegada ao alojamento dos candidatos (Hotel de Trânsito dos Oficiais) está autorizada a partir do dia 07 de janeiro. Também será preciso apresentar documentação específica (conforme edital). A inspeção de saúde será realizada entre os dias 09 e 13 de janeiro de 2023. O resultado será divulgado no dia 16 do mesmo mês.  O requerimento para Inspeção de Saúde em Grau de Recurso será feito no dia 17 de janeiro, com inspeção no dia 23 do mesmo mês e resultado final no dia 26 de janeiro.

Vagas

O Vestibular 2023 do ITA ofereceu 150 vagas. Das oportunidades, 114 foram destinadas para os que decidiram cursar a graduação como civis (Reserva) e 36 para os estudantes que optaram por realizar o curso seguindo a carreira militar (Ativa) no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng). Nas duas formas de graduação, o instituto reservou 20% das vagas para candidatos negros. Para concorrer como cotista, o candidato deve autodeclarar negro ou pardo no ato de inscrição.

O Vestibular do ITA oferece vagas nos seguintes cursos de Engenharia:

Engenharia Aeroespacial
Engenharia Aeronáutica
Engenharia Civil-Aeronáutica
Engenharia de Computação
Engenharia Eletrônica
Engenharia Mecânica-Aeronáutica

Os cursos de graduação do ITA têm duração de cinco anos e são ministrados na sede do instituto, localizada em São José dos Campos (SP). Nos dois primeiros anos, todos os estudantes fazem o Curso Fundamental, com conteúdo básico de Engenharia. Após o Curso Fundamental, os estudantes cursam as disciplinas específicas da área escolhida. Para mais detalhes, acesse o Edital do Vestibular 2023 do ITA ou o site do vestibular.