NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Mais de 1.350 avistamentos de balões já ocorreram em rotas de aviões no Brasil somente em 2022


Murilo Basseto | Publicada em 15/09/2022 15:23

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) informa que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) registrou 1.351 avistamentos de balões não tripulados no Brasil entre janeiro e agosto deste ano. De acordo com o levantamento, os aeroportos com maior incidência de balões foram: Santos Dumont (RJ) e Viracopos (SP), com 230 avistamentos cada, seguido de Guarulhos (SP), com 175. É importante ressaltar que um único balão pode ser avistado por vários pilotos.

Qualquer objeto que circule pelo espaço aéreo sem controle nenhum é um risco para a aviação. Esta é a razão principal da preocupação da Força Aérea Brasileira (FAB) com a questão dos balões livres não tripulados.

Para fazer frente a esse tipo de irregularidade, a Aeronáutica realiza campanhas de conscientização sobre o risco baloeiro.

A Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605/98) determina que fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano é passível de detenção de um a três anos e/ou multa.  A atividade pode ser repreendida pelas autoridades policiais e órgãos de Defesa Civil.

O CENIPA mantém um banco de dados em seu site, onde as pessoas que avistarem um balão na rota de aeronave possam comunicar ao Órgão. 

Esses relatos permitem manter uma base de dados para que a comunidade aeronáutica possa fazer pesquisas e para que medidas protetivas sejam tomadas por parte da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e das Administrações Aeroportuárias.

REVISTA AERO MAGAZINE


Segundo Airbus A330 da FAB está nos EUA

A FAB vistoriou o segundo Airbus A330 em Victorville, nos EUA, e agora espera liberar o avião para ser entregue e enviado ao Brasil

André Magalhães | Publicada em 15/09/2022 08:12

A FAB vistoriou o segundo Airbus A330 em Victorville, nos EUA, e agora espera liberar o avião para ser entregue e enviado ao Brasil O segundo Airbus A330 da Força Aérea Brasileira já está nos Estados Unidos recebendo os preparativos finais para ser enviado ao Brasil. O avião decolou de Dublin, na Irlanda, onde passou pelo processo de pintura, voando direto para a cidade de Victorville, na Califórnia, na costa oeste dos Estados Unidos, em um voo com mais de 8.000 quilômetros.

O Airbus A330 viajou ostentando a matrícula civil VP-BDV e pousou no Southern California Logistics Airport, onde será vistoriado por técnicos da comissão de recebimento da FAB.O avião que ainda mantém a designação C-30, sem capacidade militar, foi recebido pela Comissão de Aeronáutica Brasileira em Washington (CABW), que enviou parte de sua equipe para a Califórnia para validar os processos de manutenção realizados no Airbus A330.

A ida do avião para os Estados Unidos ocorre da mesma forma que o primeiro, que teve o contrato de aceitação formalizado pela CABW. O FAB 2902 foi fabricado em 2014, sendo entregue inicialmente para a Avianca Colombia, e sequência repassado para a extinta Avianca Brasil, onde operou até 2019, quando foi devolvido para a empresa de leasing Avolon.

Com a presença do FAB 2902 em Victorville, o Brasil está com seus dois A330 nos Estados Unidos, visto que o FAB 2901 viajou para Washington D.C., no início da semana. Em julho, a FAB recebeu o seu primeiro C-30 (FAB 2901) que foi incorporado ao Esquadrão Corsário, no Rio de Janeiro. No passado o esquadrão voou com quatro KC-137, aviões tanques derivados do Boeing 707, e posteriormente com um único 767-300ER que atendia apenas missões de transporte de pessoal e cargas paletizadas.

Saiba Mais

O Projeto KC-X3 a oferta inicial de dois Airbus A330 MRTT, que estão em serviço pela Royal Air Force (RAF), a força aérea real do Reino Unido. Porém, a FAB optou por adquirir dois aviões comerciais usados, para serem posteriormente convertidos para o padrão MRTT, sob alegação de menores custos. No futuro, quando forem convertidos pela Airbus para o padrão MRTT, os aviões poderão realizar missões de reabastecimento em voo, transporte de militares, operações de evacuação, e dependendo acordo poderá ser equipado com UTI Aérea.

PORTAL AEROFLAP


Confira a programação dos Portões Abertos da FAB em Brasília neste final de semana


Gabriel Benevides | Publicada em 15/09/2022 16:53

Após um hiato de 4 anos, a Força Aérea Brasileira (FAB) retomará o tradicional evento dos Portões Abertos na Base Aérea de Brasília (BABR), que acontecerá no dia 18 de setembro de 2022, das 09 h às 17 h. Aberto ao público e com entrada gratuita, o encontro é parte das iniciativas da FAB mostrar de perto parte da sua frota operacional e para estreitar os laços com a população regional.

O evento é uma grande oportunidade para aqueles que querem conhecer um pouco mais não só as funções da FAB, mas também o ingresso na carreira militar. A última edição ocorreu em setembro de 2018 e contou com a exposição de aeronaves militares e civis, bem como a exposição de automóveis colecionáveis.

Para os spotters e entusiastas da aviação, os Portões Abertos será uma grande oportunidade de fazer não só registros das aeronaves da FAB, bem como de outras corporações que marcarão presença no evento (Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, dentre outros). 

Confira a programação do evento:  

08:30h – 09:30h Chegada das Aeronaves Civis Convidadas / Área “Anésia Pinheiro Machado”

09:30h – 10:00h Aeromodelismo – 1º Voo /  Área “Eduardo Gomes”

09:45h – 10:15h Apresentação dos Cães de Guerra (GSD-BR) / Hangarete do 6º ETA

10:00h – 10:10h Chegada da Aeronave Precursora da Esquadrilha da Fumaça / Área “Santos Dumont”

10:15h – 10:30h Acrobacia Aérea ACRO Brasil – 1º Voo / Área “Eduardo Gomes”

10:30h – 12:00h Banda Coisa Nossa / Palco Principal

10:35h – 10:45h Chegada da Aeronave EMB-314 (A-29 Super Tucano) / Área “Bartolomeu de Gusmão”

10:50h – 11:00h Chegada da Aeronave C-295M (C-105 Amazonas) / Área “Bartolomeu de Gusmão”

11:00h – 11:15h Chegada da Esquadrilha da Fumaça / Passagem Baixa “Eixão/Eixinhos”, sentidos: Sul – Norte – Sul) / Área “Santos Dumont”

11:15h – 11:25h Chegada da Aeronave Northrop F-5 (F-5M Tiger) / Área “Bartolomeu de Gusmão”

11:25h – 12:00h Apresentação da Esquadrilha FOX / Área “Bartolomeu de Gusmão”

12:00h – 12:30h Paraquedismo Militar – 1° Salto Livre / Área “Bartolomeu de Gusmão”

12:30h – 12:45h Aeronave A-4 Skyhawk (AF-1) da Marinha do Brasil – 1º Voo / Área “Eduardo Gomes”

12:45h – 13:15h Aeromodelismo – 2º Voo / Área “Eduardo Gomes”

13:00h – 14:00h Apresentação da Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB) / Hangarete do 6º ETA

13:30h – 13:45h Voo da Aeronave Northrop F-5 (F-5M Tiger) / Área “Bartolomeu de Gusmão”

13:45h – 14:15h Paraquedismo Militar – 2° Salto Livre / Área “Bartolomeu de Gusmão”

14:20h – 14:35h Acrobacia Aérea ACRO Brasil – 2º Voo / Área “Eduardo Gomes”

14:40h – 14:55h CBM-DF – Demonstração de Combate a Incêndio com a Aeronave Air Tractor / Área “CBMDF”

14:55h – 15:55h Banda Escola de Rock / Palco Principal

15:00h – 15:15h Voo de Paramotor/Paratrike / Área “Anésia Pinheiro Machado”

15:20h – 15:35h Aeronave A-4 Skyhawk (AF-1) da Marinha do Brasil – 2º Voo / Área “Eduardo Gomes”

15:40h – 15:50h Decolagem da Aeronave de Asas Rotativas EC-135 (VH-35) para a Foto Aérea / Área “Bartolomeu de Gusmão”

16:00h – 16:40h Apresentação da Esquadrilha da Fumaça / Área “Santos Dumont”

A partir das 17:00h Saída das Aeronaves / “Start Point” (Aeronaves Civis)

Além disso, a FAB disponibilizou um site especial com todas as informações para a entrada no evento, incluindo as orientações para o público, basta clicar aqui para ler o regulamento ou acessar www.portoesabertosbabr.com.br.

FAB assina compra de 27 helicópteros H125/H-50 da Airbus/Helibras


Da Redação | Publicada em 15/09/2022 19:57

A Força Aérea Brasileira assinou nesta quinta-feira (15/09) a compra de 27 helicópteros H125 Esquilo (H-50), fabricados pela Airbus/Helibras no Brasil. As aeronaves vão substituir atuais helicópteros da FAB e Marinha em missões militares, sendo que 12 aeronaves H125 Esquilo serão destinados à FAB e outros 15 do mesmo modelo para a Marinha.

O objetivo do programa é substituir os antigos H-50 Esquilo da Força Aérea e os IH-6B Jet Ranger da Marinha, ambos usados na formação de novos pilotos de helicópteros das respectivas instituições. Os novos H125 da Marinha também vão substituir seus próprios UH-12 Esquilo mais antigos. 

O Exército Brasileiro (EB) também vai cancelar um de seus HM-4 Jaguar, mas não vai receber mais Esquilos. No caso do EB, haverá uma ampliação do contrato de suporte logístico junto a Airbus Helicopters/Helibras. O EB optou assim por ter modernizado sua frota de helicópteros HA-1 Esquilo/Fennec AvEx. 

O TH-X está sendo negociado junto a Airbus, fabricante dos helicópteros. A coordenação é realizada pela FAB e os recursos vem do Ministério da Defesa. O programa TH-X é baseado em uma alteração contratual do programa HX-BR dos helicópteros H225M Caracal da Airbus, fabricados no Brasil pela Helibras. FAB e MB vão abrir mão de uma unidade cada do H225, que serão trocados pelos H125 Esquilo. Apesar da troca, o Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, não deixou de falar das características positivas do H225M, destacando sua participação em missões humanitárias.

A MB deve cancelar a compra do 5º H225M naval, designado UH-15A Super Cougar, mais caro e completo que o H-36 Caracal da FAB. Desta forma, a Marinha recebe 15 helicópteros Esquilo, enquanto a FAB deverá receber 12. Este é mais um exemplo do estreitamento das relações entre as três Forças Armadas. Recentemente foi anunciada a base conjunta em Belém, onde serão operados helicópteros H-36, HM-4 e UH-15. Esta aquisição/troca realizada por FAB e Marinha pode servir como base para um futuro centro de instrução integrado para estas forças.