NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
DECEA promove simpósio para aprimorar sistemas de informação e cartografia aeronáutica no Brasil
Juliano Gianotto | Publicada em 14/08/2025
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio do Subdepartamento de Operações (SDOP), realizou, entre os dias 4 e 7 de agosto de 2025, o Simpósio de Produtos e Sistemas de Informação e Cartografia Aeronáutica.
O evento, sediado no auditório do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), reuniu representantes da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), SDOP, Subdepartamento Técnico (SDTE), do próprio ICA e do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA).
O principal objetivo foi promover a harmonização do conhecimento técnico entre as organizações participantes, com foco no aprofundamento das lacunas e oportunidades identificadas nos sistemas que dão suporte à Informação e Cartografia Aeronáutica.
A iniciativa integrou os esforços dos empreendimentos estratégicos PFF 017 – Evolução dos Serviços de Informação e Cartografia Aeronáutica e PFF 026 – Evolução do Conceito SWIM no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).
A abertura foi conduzida pelo Major Aviador Douglas da Silva Pinto Alves, Chefe da Subdivisão de Planejamento de Informação Aeronáutica (DPLN4) do SDOP e coordenador do evento, ao lado da Tenente-Coronel Engenheira Cristiane de Barros Pereira, Chefe da Divisão de Operações do ICA.
Ambos deram as boas-vindas aos participantes, destacando a importância da troca de experiências:
“Este ciclo de palestras abordará temas fundamentais para que o usuário receba informações de voo com segurança, confiabilidade e precisão. A Informação e Cartografia Aeronáutica são elementos-chave para a evolução do Sistema de Gerenciamento de Fluxo do Tráfego Aéreo. Nosso objetivo é garantir que cada cliente alcance seu destino conforme suas necessidades, e para isso precisamos estimular iniciativas como esta, que fortalecem a qualificação dos nossos profissionais e impulsionam a excelência do SISCEAB”, afirmou o Major Douglas.
Ao longo dos três dias, os participantes acompanharam palestras especializadas e visitas técnicas guiadas aos sistemas operacionais do ICA (CRONOS, AERODB, FPDAM, ARCGIS, WEPUB, GEILOC e AISWEB) e do CGNA (GEA). As atividades foram conduzidas por profissionais das áreas de Informação e Cartografia Aeronáutica, Controle de Tráfego Aéreo e Comunicação, Navegação e Vigilância.
O simpósio buscou identificar necessidades e soluções nos âmbitos operacional, sistêmico e normativo, visando aprimorar processos e regulamentações. As discussões contemplaram questionamentos e possibilidades de integração com outras plataformas, dando continuidade aos temas tratados em encontros anteriores.
A iniciativa reforça o compromisso do DECEA com o fortalecimento da capacidade do SISCEAB em fornecer ao Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM) dados confiáveis, oportunos e integrados, contribuindo para a segurança e eficiência do espaço aéreo brasileiro.
Esquadrão Zeus realiza procedimento de reabastecimento em solo do F-39 Gripen
A operação marcou um avanço significativo na capacidade de sustentação ao combate da FAB, permitindo ampliar o alcance e a autonomia das aeronaves de caça em missões operacionais
Da Redação | Publicada em 14/08/2025
A Força Aérea Brasileira (FAB) alcançou, no dia 11/08, um marco inédito: pela primeira vez, uma aeronave KC-390 Millennium, do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus –, realizou um procedimento de Forward Arming and Refueling Point (FARP), reabastecendo em solo um caça F-39 Gripen, do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA).
A operação marcou um avanço significativo na capacidade de sustentação ao combate da Força Aérea brasileira (FAB), permitindo ampliar o alcance e a autonomia das aeronaves de caça em missões operacionais.
O FARP possibilita o reabastecimento rápido e seguro em locais avançados, reduzindo o tempo de indisponibilidade da aeronave e aumentando sua permanência na área de atuação. “Esta atividade reforça o caráter multimissão do KC-390 e entrega à FAB uma nova capacidade para apoiar, mesmo em ambientes com poucos recursos de solo, outra aeronave estratégica: o F-39 Gripen”, destacou o Comandante do 1º GTT, Major Aviador Daniel Elias Souza.
“Este marco inédito demonstra a versatilidade e a robustez da aeronave, consolidando sua capacidade de apoiar diversas plataformas da FAB em cenários reais de combate. A missão foi bem-sucedida em todos os aspectos”, ressaltou o piloto da aeronave KC-390 Millennium, Capitão Aviador Israel Amorim Barbosa Leal.
A conquista reforça o papel do KC-390 Millenium como vetor estratégico da Força Aérea, desde o transporte logístico e evacuação aeromédica até as operações táticas como o FARP. Com essa nova capacidade validada, a FAB amplia seu leque de opções para atuação em cenários complexos e de alta demanda, alinhando-se às melhores práticas de forças aéreas de ponta em todo o mundo.
EDIÇÕES ANTERIORES
226 de 14/08/2025
225 de 13/08/2025
224 de 12/08/2025
223 de 11/08/2025
222 de 10/08/2025
221 de 09/08/2025
220 de 08/08/2025
219 de 07/08/2025
218 de 06/08/2025
217 de 05/08/2025
216 de 04/08/2025
215 de 03/08/2025
214 de 02/08/2025
213 de 01/08/2025