NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
NOTIMP 288/2023 - 14/10/2023
Quarto avião da FAB com resgatados da guerra em Israel chega ao Brasil
Da Redação | Publicada em 14/10/2023 04:28
O quarto avião da FAB (Força Aérea Brasileira) que buscou brasileiros em Israel, após o início da guerra com o Hamas há uma semana, pousou hoje no Rio de Janeiro.
O que aconteceu
- Neste quarto voo embarcaram 207 pessoas. A aeronave chegou no aeroporto do Galeão durante a madrugada. Já são 701 brasileiros repatriados.
- O governo do Brasil está montando uma lista de brasileiros que estão em Israel. Foram 2.723 cadastrados até o momento. Mas o secretário de África e de Oriente Médio, embaixador Carlos Sérgio Sobral Duarte, ressaltou que existem casos de registros duplos e até triplos, o que complica esse detalhamento.
- Um trabalho de verificação está em curso para definir a quantidade exata de brasileiros que estão em Israel e que desejam ser resgatados. A maioria deles é de pessoas que viajavam a turismo. Nem todas os nomes da lista montada pelo Itamaraty têm interesse em deixar Israel.
- Estão planejados voos até o final de semana para repatriar brasileiros. A prioridade são pessoas que moram no Brasil e não têm passagem comprada. Aqueles que têm tíquetes aéreos ou condição de adquiri-los estão orientados a usar companhias comerciais.
- De acordo com o Itamaraty, existem 14 mil brasileiros residentes em Israel. Os dados oficiais indicam 6.000 brasileiros vivendo na Palestina.
Avião da FAB chega a Israel para quarto voo de repatriação de brasileiros
Aeronave, com capacidade para 215 passageiros, tem previsão de chegada ao Rio de Janeiro neste sábado (14).
Da Redação | Publicada em 13/10/2023 10:42
Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou de Tel Aviv, Israel, por volta das 12h30 (horário de Brasília) desta sexta-feira (13), no quarto voo de repatriação de brasileiros que pediram ajuda para deixar o Oriente Médio. De acordo com a FAB, 207 passageiros embarcaram na aeronave, modelo KC-30. A chegada ao Rio de Janeiro está prevista para a madrugada deste sábado (14). A repatriação faz parte da Operação Voltando em Paz, realizada pelo governo federal. O conflito entre o grupo terrorista Hamas e Israel, que já deixou mais de três mil mortos, entrou no sétimo dia nesta sexta-feira. Três mortes de brasileiros foram confirmadas. Até o momento, todos os brasileiros repatriados nos três voos anteriores estavam em Israel. Segundo o Itamaraty, os brasileiros que desejam deixar Israel precisam preencher um formulário de inscrição disponibilizado pela Embaixada do Brasil em Tel Aviv. O governo negocia com o Egito a formação de um corredor humanitário para retirar, da Faixa de Gaza, 22 brasileiros. Parte deles estava em um abrigo montado em uma escola católica da região. Controlada pelo Hamas, a Faixa de Gaza é alvo de bombardeios feitos por Israel desde o último sábado (7). A ofensiva israelense é uma resposta ao ataque-surpresa feito pelo Hamas a território de Israel.
Prazo para evacuação
O Exército de Israel deu um prazo de 24 horas para que civis deixem a Cidade de Gaza, que fica norte da faixa, em direção ao sul. O porta-voz do exército afirmou que a "evacuação é para a própria segurança" dos habitantes da Faixa de Gaza e recomendou que as pessoas só voltem à Cidade de Gaza quando o governo israelense permitir. Palestinos temem que a ordem seja um indicativo de que o Exército israelense entre por terra em Gaza. O prazo para evacuação de Gaza se encerra às 18h desta sexta-feira, no horário de Brasília.
Quarto voo de resgate de brasileiros de Israel chega ao Rio de Janeiro
Neste sábado, estava previsto um voo adicional, e segundo o Itamaraty novas partidas estão sendo avaliadas.
Da Redação | Publicada em 14/10/2023 07:23
O 4º voo de repatriação de brasileiros que estavam em Israel chegou ao Rio de Janeiro no início da madrugada deste sábado (14), com 207 passageiros. O KC-30 tinha decolado de Tel Aviv no início da tarde de sexta-feira (13). Antes, o 3º voo de repatriação havia deixado 69 brasileiros no Recife e em São Paulo.
Neste sábado, estava previsto um voo adicional, e segundo o Itamaraty novas partidas estão sendo avaliadas. A sexta aeronave, um VC-2 (Embraer 190) da FAB, utilizada pela Presidência da República e cedida para a Operação Voltando em Paz do governo federal, pousou em Roma, às 10h25 (horário de Roma) de sexta. A aeronave aguardava autorização para ir ao Egito resgatar os brasileiros na Faixa de Gaza.
Operação já resgatou 494 brasileiros da guerra contra o Hamas; 3º avião chegou nesta sexta
Três aeronaves estão em Roma e aguardam instruções do governo brasileiro; uma delas será usada para a repatriação
Rafaela Soares | Publicada em 13/10/2023 08:09
A terceira aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou na madrugada desta sexta-feira (13) na base aérea do Recife, em Pernambuco. A bordo, estavam 69 brasileiros que foram resgatados da zona de guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas. Com isso, a Operação Voltando em Paz já repatriou 494 pessoas e quatro animais. Três aeronaves estão em Roma e aguardam instruções do governo brasileiro. A previsão do governo é resgatar 900 pessoas na primeira fase da operação, que deve durar até este sábado (14). Neste terceiro voo, cinco pessoas desembarcaram na capital pernambucana, e o restante seguiu viagem para o aeroporto de Guarulhos.
Na manhã desta sexta, a aeronave presidencial pousou no aeroporto de Roma. Os comandantes aguardam autorização para pousar no Egito e começar a repatriação dos brasileiros que estão dentro da Faixa de Gaza, ponto central do conflito. Até o momento, 22 brasileiros pediram repatriação, segundo a representação diplomática brasileira na Palestina. Parte do grupo está abrigada em uma escola da região enquanto aguarda a volta para o Brasil. Outras duas aeronaves também estão em território italiano e aguardam instruções do governo brasileiro. Além da tripulação, a equipe que participa do resgate de brasileiros conta com médicos e psicólogos, todos militares. Veja os números da operação:
Viagens completas
• 1º avião — Brasília, na madrugada de quarta (11) — 211 passageiros;
• 2º avião — Rio de Janeiro, na noite de quinta (12) — 214 passageiros e 4 animais (1 cachorro e 3 gatos);
• 3º avião — escala no Recife e destino final em Guarulhos (SP), na manhã desta sexta (13) — 69 repatriados (5 ficaram no Recife).
Em trânsito
• 4º avião — pousou em Roma, Itália, às 8h48 (horário local) desta quinta-feira (12);
• 5º avião — pousou às 10h15 (horário de Roma) desta sexta-feira (13);
• 6º avião — presidencial — pousou em Roma às 10h25 (horário de Roma) desta sexta-feira (13). A aeronave presidencial aguarda autorização para pousar no Egito e repatriar brasileiros que estão em Gaza.
Quarto voo da FAB com repatriados de Israel chega no Brasil nesta madrugada (14)
A aeronave vem com 207 passageiros a bordo
Da Redação | Publicada em 14/10/2023 01:31
Na madrugada deste sábado (14), mais um voo da FAB chega ao Brasil com repatriados de Israel. A previsão é que avião pouse no Rio de Janeiro por volta das 2h30. Este é o quarto avião da FAB com brasileiros que pediram ajuda para deixar a área de conflito. A aeronave vem com 207 passageiros a bordo. Até agora, 494 brasileiros já foram repatriados.
Segunda parte da operação de voos de repatriação terá início domingo
Comandante da FAB diz que 1º etapa vai repatriar quase mil brasileiros
Elaine Patricia Cruz | Publicada em 13/10/2023 16:41
O comandante da Força Aérea do Brasil (FAB), Marcelo Damasceno, disse nesta sexta-feira (13), em Guarulhos, na Grande São Paulo, que o governo brasileiro vai iniciar a segunda parte da operação de repatriação de brasileiros que estão na região de conflito entre Israel e a o grupo palestino Hamas neste domingo. “Vamos começar a segunda etapa da operação agora na próxima semana, com mais dois voos”, disse ele a jornalistas logo após a chegada do terceiro voo de repatriação na Base Aérea de Guarulhos (SP), ainda como parte da primeira etapa da operação. “Vamos chegar perto de mil pessoas agora [repatriadas com os voos da primeira etapa]”, explicou o comandante
“Nossa expectativa para essa segunda etapa da operação, que se inicia já no domingo, é que o primeiro avião da segunda etapa deve sair ainda de Tel Aviv. Os números indicam que devemos permanecer lá durante mais algum tempo. Entendemos que a manutenção desse corredor, a partir de Tel Aviv para o Brasil, para o [Aeroporto do] Galeão, no Rio de Janeiro - onde é mais fácil distribuir as pessoas para seus destinos finais - ainda é a melhor saída que encontramos”, explicou. Foram feitos três voos de repatriação da operação apelidada de Voltando em Paz, contabilizando 494 passageiros de volta ao Brasil. Na manhã de hoje (13) chegou o terceiro desses voos, com 69 passageiros: cinco deles desembarcaram em Recife e, o restante, na Base Aérea de Guarulhos. Todos esse voos saíram de Israel. Ainda estão previstos, nessa primeira etapa da operação, outros dois voos saindo de Israel, com chegadas no Rio de Janeiro entre amanhã (14) e domingo (15). A Força Aérea também se prepara para fazer a primeira repatriação de brasileiros que estão na Faixa de Gaza. Uma aeronave VC-2 (Embraer 190), utilizada pela presidência da República, está pronta, no Aeroporto de Roma, na Itália, aguardando autorização das autoridades egípcias para a operação.
Esse avião deve pousar no Egito, já que a expectativa é que os brasileiros saiam pelo posto de fronteira de Rafah, que conecta Gaza com a Península do Sinai, no território egípcio. “A coordenação toda desse voo [que deve repatriar brasileiros que estão na Faixa de Gaza] está sendo feita pelo Itamaraty, em um trabalho muito bem feito”, disse. “Nessa questão da Palestina, como estamos longe, fora de nosso setor estratégico, preferimos colocar nossos aviões lá em Roma. Um deles é o avião que atende a presidência, uma cessão feita pelo presidente [Lula] para que o avião estivesse disponível. E colocamos um outro avião para ficar lá de reserva. Então temos dois aviões em Roma. Quando houver a possibilidade de abertura dessa janela dentro daquele corredor humanitário, nós estaremos prontos para fazer essa missão, seja no Cairo [Egito] ou outro aeroporto mais próximo”, detalhou. “Apesar do momento ser muito complexo, sensível, estaremos prontos para fazer essa missão”. Segundo ele, caso o corredor humanitário seja aberto, um desses aviões seguirá para o Egito e, o outro seguirá para Jerusalém.
Chegada em Guarulhos
Antes de falar com a imprensa, o comandante da FAB foi saudado pelo familiar de uma brasileira, grávida, que chegou na Base Aérea de Guarulhos na manhã de hoje. “Vocês são ótimos”, disse o pai da brasileira ao comandante, agradecendo pelo voo de repatriação que trouxe a a filha de Israel para o Brasil, em meio ao conflito entre Israel e o Hamas. Segundo o comandante, esse voo que chegou em Guarulhos foi o primeiro de repatriação, vindo de Israel, feito com esse modelo de avião, um KC-390 Millennium da FAB. “Essa era a terceira perna, a terceira viagem desse primeiro pacote de cinco voos. Esse é um avião de transporte operacional. Esse avião teve que fazer algumas escalas. Decolamos de Tel Aviv (Israel) para Lisboa (Portugal) e de lá para Recife (PE), onde deixamos cinco brasileiros”. Além dos 69 passageiros, o voo contou com cerca de 12 tripulantes, entre pilotos, médicos e psicólogos da Força Aérea. “Acho que foi muito bom a gente ter essa equipe multidisciplinar na área da saúde da Força Aérea. O Ministério da Saúde também se colocou à disposição para nos ajudar no pós-voo porque as pessoas se emocionam”, disse o comandante.
Voos da FAB repatriaram 700 brasileiros; quarto voo, com 207 passageiros, já decolou
Juliano Gianotto | Publicada em 13/10/2023 18:40
No âmbito da Operação Voltando em Paz, o Airbus A330, registrado sob a matrícula FAB2901 e pertencente à Força Aérea Brasileira (FAB), partiu nesta sexta-feira (13) com 207 passageiros, acompanhados por dois cachorros e dois gatos. Este foi o quarto voo desde o início das ações. A previsão de chegada no com destino ao Aeroporto do Galeão é neste sábado, 14/10, por volta de 1h da madrugada. A decolagem da aeronave KC-30 ocorreu às 18h45 no horário israelense (12h45 no Brasil), marcando o repatriamento de um total de 701 brasileiros em menos de uma semana durante esta operação.
Os passageiros têm como destino 18 cidades brasileiras. A maioria significativa vai para São Paulo (118), seguidos por 31 no Rio de Janeiro, 13 em Porto Alegre, dez em Florianópolis, e cinco em Brasília e Belo Horizonte, respectivamente. Além disso, quatro serão direcionados para Curitiba e Goiânia, três para Natal e Manaus, dois para Fortaleza, Recife e Ribeirão Preto (SP), e um para Salvador, Vitória, Porto Seguro (BA), João Pessoa e Belém, respectivamente.
Na lista de passageiros, há quatro crianças de aproximadamente dois anos. Uma delas é Chaska Pax Klein Sotelino. Ele é filho de Beni Klein e Ana Carolina Sotelino. Beni tem dupla nacionalidade e vive no Brasil há 23 anos. Estão voltando para o Rio de Janeiro. “Estávamos visitando Israel quando aconteceu o que aconteceu. Somos só gratidão por termos o governo brasileiro nos dando essa assistência rápida e organizada“, disse Beni. Embaixador do Brasil em Israel, Fred Meyer afirmou que toda a equipe dele está mobilizada 24 horas para garantir que todos os brasileiros que tenham interesse em voltar sejam transportados de volta para o Brasil. “Esse já é o quarto voo. Mais de 700 pessoas já foram evacuadas. A previsão do Itamaraty são 15 voos. Todos os que quiserem sair, sairão. Essa é a ordem do presidente Lula”, afirmou Meyer.
A articulação do Governo Brasileiro teve início já no sábado, 7/10, data dos atentados terroristas em Israel que se desdobraram em conflito armado de grandes proporções. No próprio sábado, foi criado um gabinete de crise. As embaixadas do Brasil em Tel Aviv, em Israel, Cairo, no Egito e o Escritório de Representação em Ramala, na Palestina, foram acionados. Um formulário online ajudou a identificar os brasileiros em situação de dificuldade. Mais de 2,7 mil manifestaram interesse em retornar. Requisitos de prioridade para brasileiros sem passagens, não residentes, gestantes, idosos, mulheres e crianças foram adotados. O governo brasileiro também garantiu transporte de ônibus das principais cidades israelenses para o aeroporto de Tel Aviv. Já houve desembarques em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife e as aeronaves seguem indo e voltando para garantir o retorno de todos.
Unidos
O processo envolve desde servidores do Ministério da Agricultura, que facilitaram o embarque de cachorros e gatos em condições especiais, até servidores do Itamaraty e ministros, como Mauro Vieira, das Relações Exteriores, e o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula, por exemplo, conversou por telefone com o presidente de Israel, Isaac Herzog. Agradeceu o apoio dos israelenses, se solidarizou com as violentas mortes nos atentados terroristas no país e pediu a criação de um corredor humanitário para preservar crianças, adolescentes e mulheres e garantir comida, remédio, água e luz na região de conflito. “Solicitei ao Presidente todas as iniciativas possíveis para não faltar água, luz e remédios em hospitais. Não é possível que os inocentes sejam vítimas da insanidade daqueles que querem a guerra. Transmiti meu apelo por um corredor humanitário para que as pessoas que queiram sair da Faixa de Gaza pelo Egito tenham segurança. E disse que o Brasil está à disposição para tentar encontrar um caminho para a paz“, postou o presidente nas redes sociais.
Aeronave da FAB com brasileiros que estavam em Israel faz parada no Recife; cinco pernambucanos desembarcaram
Da Redação | Publicada em 13/10/2023 10:00
Às 6h07 desta sexta-feira (13), aterrissou na Base Aérea do Recife, uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), com um grupo de 69 brasileiros vindos de Israel.
Cinco deles são pernambucanos e desembarcaram na cidade. Os outros 64 passageiros que também estavam no avião KC-390 Millennium receberam cuidados médicos, tomaram café da manhã e seguiram viagem para Guarulhos, em São Paulo.
Liliane Chagas, uma das passageiras que desembarcou no Recife, detalhou os momentos de tensão até surgir a esperança de retornar ao país. O voo, que faz parte da Operação Voltando em Paz do Governo Federal, resgata brasileiros que estavam em Israel, que atualmente se encontra em conflito com o Hamas.
O comandante da aeronave, Emerson Chaves Cézar, destaca a emoção do resgate de civis em meio a Zona de Guerra em Israel. Antes de seguir para São Paulo, o avião da FAB foi abastecido.
Às 8h33, os passageiros já haviam embarcado e seguiram viagem até Guarulhos. Assim como os pernambucanos passaram pelo procedimento de imigração, os demais devem ser submetidos a esse processo no destino final, que tem previsão de acontecer às 11h50. Este é o terceiro avião da FAB a ser enviado para buscar os brasileiros em Israel, no entanto, foi o primeiro que fez parada no Recife.
Terceiro avião com 69 repatriados de guerra em Israel chega ao Brasil
O avião pousou em Recife às 6h07 desta sexta-feira (13) e seguiu para Guarulhos, destino final deste voo da FAB
Lucyenne Landim | Publicada em 13/10/2023 08:49
Chegou ao Brasil, às 6h07 desta sexta-feira (13), o terceiro avião com 69 brasileiros repatriados pelo conflito entre Israel e Hamas, que começou no último sábado (7). A aeronave decolou do Aeroporto de Tel Aviv às 11h55 de quinta (12) e, no Brasil, pousou em Recife (PE), onde cinco passageiros desembarcaram. O destino final do avião foi Guarulhos (SP), onde os outros 64 brasileiros desembarcaram às 11h30. Além dos 29 passageiros que vão ficar em São Paulo, dez vão seguir para Minas Gerais: nove para Belo Horizonte e um para Uberlândia. Há também passageiros que irão para o Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Mato Grosso. Com esta terceira aeronave, já são 494 brasileiros repatriados.
O primeiro grupo, com 211 pessoas, chegou na madrugada de quarta-feira (11). O segundo, com 214 passageiros, na quinta. Há outros três aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) deslocados para Israel para o resgate de brasileiros. Um deles foi deslocado na quinta-feira, em caráter de urgência. Trata-se do avião da Presidência da República, com capacidade para 40 pessoas, reservado para o resgate de brasileiros que estão na Faixa de Gaza. Esta aeronave já está em Roma, na Itália, onde aguarda agora autorização para se deslocar para o Egito. O plano do governo brasileiro é retirar os brasileiros que estão na área de maior confronto, em Gaza, pela passagem de Rafah, que liga ao Egito, após a autorização para um corredor de segurança que exige um cessar-fogo na região. Para isso, há negociações em andamento com as autoridades egípcias.
EDIÇÕES ANTERIORES
119 de 29/04/2025
118 de 28/04/2025
117 de 27/04/2025
116 de 26/04/2025
115 de 25/04/2025
114 de 24/04/2025
113 de 23/04/2025
112 de 22/04/2025
111 de 21/04/2025
110 de 20/04/2025
109 de 19/04/2025
108 de 18/04/2025
107 de 17/04/2025
106 de 16/04/2025