NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Base Aérea de Brasília abre portões para visitantes neste domingo; veja programação

Evento gratuito vai das 8h às 15h com exposição de aeronaves e apresentação da Esquadrilha da Fumaça. Organizadores pedem doação de 1kg de alimento não perecível.

Da Redação | Publicada em 13/09/2024 16:00

A Base Aérea de Brasília abre os portões neste domingo (15) para aproximar a população das atividades da Aeronáutica. O "Portões Abertos 2024" vai das 8h às 17h, com entrada gratuita, no entanto, as pessoas podem contribuir com a doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado para instituições sociais do Distrito Federal.

Os visitantes aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), como o F5 e o F-39 Gripen, além de aeronaves civis. Também é possível ver a cabine e o compartimento de carga do KC-390 Millennium, o maior cargueiro multimissão da FAB.

A programação conta com:

- Apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea, conhecido como Esquadrilha da Fumaça

- Atrações aéreas e terrestres

- Exposições

Programe-se

- Portões Abertos da Base Aérea de Brasília 2024

- Onde: Base Aérea de Brasília (Área Militar do Aeroporto JK)

- Quando: domingo (15)

- Horário: das 8h às 17h

- Entrada: Gratuita com a contribuição de 1kg de alimento não perecível

PORTAL AEROIN


Base Aérea de Brasília receberá o público no domingo no “Portões Abertos BABR 2024”


Murilo Basseto | Publicada em 13/09/2024

A Base Aérea de Brasília (BABR), da Força Aérea Brasileira (FAB), receberá o público nesse domingo, dia 15 de setembro, para mais uma edição do tradicional evento “Portões Abertos”.

Na edição do ano passado, o evento recebeu um público recorde de cerca de 90 mil pessoas, como pode ser relembrado no vídeo a seguir:

O “Portões Abertos BABR 2024” é uma atividade institucional, sem fins lucrativos, e uma oportunidade para estreitar os laços da sociedade brasiliense com a Base Aérea de Brasília e a com a Força Aérea Brasileira.

O evento contará com diversas atrações aéreas e no solo, disponibilizando diversão e entretenimento para os apaixonados por aviação e também para toda a família. A entrada é gratuita, mas a organização solicita aos participantes a gentileza da doação de 1 kg de alimento não perecível.

A edição de 2024 do Portões Abertos começará às 08h00 e se estenderá até as 17h00. A BABR lista as seguintes atrações:

Atrações Aéreas

– Aeronaves militares;

– Aeronaves institucionais;

– Aeronaves civis;

– Esquadrilha da Fumaça (demonstração às 16h00);

– Esquadrilha Fox;

– Associação Brasileira de Acrobacia Aérea – ACRO Brasil;

– Brasília Paramotor;

– Aeromodelismo;

– Marinha do Brasil.

Atrações Terrestres

– Programação infantil, incluindo a Turma do Fabinho, da FAB;

– Praça de alimentação;

– Viaturas militares;

– Venda de souvenirs;

– Apresentação de cães de guerra;

– Apresentação da Orquestra Sinfônica da FAB.

Para desfrutar desse momento de confraternização da melhor maneira possível, a organização disponibiliza as seguintes orientações, que deverão ser seguidas por todos:

– Menores de 18 anos devem estar acompanhados de seus pais ou responsáveis. A atenção deve ser redobrada por parte de pais e responsáveis que estejam acompanhados por crianças menores de 14 anos;

– Utilize transporte coletivo ou compartilhe seu veículo com amigos, ou mesmo dê preferência aos meios de transportes coletivos, táxis ou transporte por aplicativo;

– O estacionamento será gratuito para carros e motos. A Base Aérea não se responsabiliza por danos e/ou extravios de materiais deixados no interior do veículo ou perdidos dentro da Organização Militar;

– Leve dinheiro em espécie, pois devido ao elevado fluxo de visitantes, é comum que a rede de internet e telefonia móvel fiquem mais lentas. Portanto, é aconselhável levar dinheiro em espécie para o consumo de alimentos na praça de alimentação;

– Proteja-se contra o sol! Redobre a atenção aos riscos de uma possível insolação utilizando protetor solar, camisa de manga comprida, bonés, gorros e afins.

– Doação de Alimentos – Participe da campanha de doação de alimentos da Base Aérea de Brasília levando 1 kg de alimento não perecível.


PROIBIÇÕES:

– Proibido propagada política – Não será permitido ingressar na Base Aérea com materiais ou vestimentas que contenham manifestação ou propaganda político-partidária como, por exemplo, camisas, bonés ou bandeiras contendo estampas ou referências a candidatos ou partidos políticos.

– Proibida a entrada de veículos com adesivos políticos.

– Proibido armamento de qualquer espécie, ainda que detenha autorização para o porte. Essa determinação não se aplica aos policiais e militares em serviço ostensivo, devendo estes serem formalmente identificados no ingresso à Base Aérea de Brasília.

– Proibida a entrada de bebidas alcoólicas, coolers ou qualquer tipo de alimento (exceto para lactantes);

– Proibida a entrada de animais por questões de segurança.

– Proibido guarda-sóis, sombrites e/ou montagem de barracas que prejudiquem a visualização das demonstrações no pátio de aeronaves.

– Proibido o sobrevoo de drones no interior da Base Aérea de Brasília.

– Proibida a entrada de bicicletas.

Todas as informações sobre o evento podem ser acessadas na página oficial clicando aqui.

Comitiva da Defesa avalia Operação Ágata Oeste e visita RQ-900 e KC-390 na Base de Campo Grande


Juliano Gianotto | Publicada em 13/09/2024

O Comando Conjunto Ágata Oeste recebeu, nesta quarta-feira (11/09), na Base Aérea de Campo Grande (BACG), uma comitiva do Ministério da Defesa (MD) e dos Órgãos de Segurança Pública Federais e do estado de Mato Grosso do Sul.

A visita teve como objetivo vistoriar o cumprimento de diretrizes emanadas pela Pasta quanto à condução e resultados dos trabalhos e das estruturas utilizadas durante a Operação Ágata Oeste 2024, sob o comando do Major-Brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Macedo Santos. Esta é a primeira vez que a Força Aérea Brasileira (FAB) comanda a missão.

“Hoje nós cumprimos mais uma etapa muito importante da Operação Ágata Oeste 2024 em função, principalmente, das diretrizes emanadas pelo MD. Nós fizemos justamente o nosso planejamento e apresentamos os resultados. Então, essa é uma etapa que completa as nossas atividades, considerando os objetivos estabelecidos pelo Ministério da Defesa”, destacou o Comandante Conjunto, Major-Brigadeiro Macedo.

Durante o evento, a comitiva participou de briefing situacional, visitou a área operacional da BACG e os meios empregados nas ações, entre eles a aeronave remotamente pilotada (ARP), RQ-900. Na oportunidade, a equipe do MD e das instituições participantes conheceram a aeronave da FAB, KC-390, empregada na Operação Pantanal.

“Acho que o ponto principal é o Ministério da Defesa se aproximar do teatro de operações, das Forças Componentes e das demais Forças Conjuntas para identificar acertos e oportunidades de melhoria, a fim de aperfeiçoamento”, destacou o Vice-chefe de Operações Conjuntas do MD, General de Divisão Alcio Alves Almeida e Costa.

O Chefe do Comando Militar do Oeste (CMO), General de Exército Luiz Fernando Estorilho Baganha; o Chefe do Estado-Maior (ChEM) da Operação Ágata Oeste, General de Divisão Márcio Luis do Nascimento Abreu Pereira; o Secretário-Executivo da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de MS (Sejusp), Coronel Wagner Ferreira da Silva; o Comandante-Geral da Polícia Militar de MS, Renato dos Anjos Garnes; o Superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em MS, João Paulo Bueno; e o Delegado-Adjunto da Receita Federal de Campo Grande, auditor-fiscal Henry Tamashiro de Oliveira também acompanharam a visita.

A Operação Ágata Oeste tem como finalidade intensificar a presença do Estado nos 2.532 quilômetros da faixa de fronteira por meio de ações integradas, entre Forças Armadas, Órgãos dos Entes Federativos envolvidos, Órgãos de Segurança Pública e Agências do Estado brasileiro.

Ao todo, foram empregados 1,7 mil militares das Forças Armadas, são utilizadas 12 aeronaves da Força Aérea Brasileira, 16 embarcações da Marinha do Brasil e 217 viaturas do Exército Brasileiro, além do satélite do Projeto Lessonia e da Aeronave Remotamente Pilotada Hermes RQ-900, que permitirá uma vigilância mais eficaz e abrangente da área de operação.

JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE


Vestibular do ITA 2025: Fortaleza é a cidade do Brasil com mais inscritos na prova

Ao todo, são ofertadas 180 vagas, 30 a mais do que a seleção anterior

Nícolas Paulino | Publicada em 13/09/2024 10:26

Prestes a receber um novo campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a cidade de Fortaleza registrou o maior número de candidatos inscritos para realizar a prova do vestibular 2025 da entidade. 

Para o levantamento, o Diário do Nordeste consultou a lista de inscritos para o certame e realizou a triagem, por local de prova, dos 9.781 candidatos. Somente a capital cearense terá 1.461 tentantes, o equivalente a 15% do total.

Depois de Fortaleza, as cidades com mais inscritos são São Paulo, com 1.433, e Rio de Janeiro, com 1.108. Cidade que abriga a sede do ITA, São José dos Campos (SP) aparece em seguida, com 970.

Veja os inscritos por cidade:

Fortaleza (CE ) - 1461

São Paulo (SP) - 1433

Rio de Janeiro (RJ) - 1108

São José dos Campos (SP) - 970

Campinas (SP) - 414

Brasília (DF) - 400

Curitiba (PR) - 386

Recife (PE) - 376

Belo Horizonte (MG) - 367

Goiânia (GO) - 328

Salvador (BA) - 327

Ribeirão Preto (SP) - 242

Belém (PA) - 238

Porto Alegre (RS) - 210

Teresina (PI) - 200

Vitória (ES) - 197

Londrina (PR) - 174

São José do Rio Preto (SP) - 160

Florianópolis (SC) - 139

Manaus (AM) - 132

Campo Grande (MS) - 125

Natal (RN) - 113

Juiz de Fora (MG) - 101

Cuiabá (MT) - 97

São Luís  (MA) - 83

O edital deste ano fixou 180 vagas para o ano letivo de 2025, sendo 144 destinadas à ampla concorrência e mais 36 a candidatos cotistas, autodeclarados negros.

No próximo dia 30 de setembro, os inscritos poderão acessar os cartões de inscrição para serem impressos; neles, constarão o endereço do local de prova, o número de inscrição e a sala onde cada candidato realizará suas provas.

Quantas pessoas fazem ITA por ano?

De acordo com as estatísticas de vestibulares anteriores, disponibilizadas no site do ITA, em média 9 mil candidatos se inscreveram para o vestibular por ano, desde 2021. Porém, houve decréscimo em relação a anos anteriores, quando até 12 mil pessoas se inscreviam.

Veja as estatísticas:

2024 - 9.076

2023 - 9.364

2022 - 7.988

2021 - 9.725

2020 - 11.412

2019 - 10.788

2018 - 11.135

2017 - 12.484

2016 - 12.493

Quando serão as provas do ITA?

A prova da 1ª Fase do vestibular ocorrerá no dia 13 de outubro, das 13h às 18h (horário de Brasília). Neste dia, os candidatos realizarão 48 questões, sendo 12 de matemática, 12 de física, 12 de química e 12 de inglês, com 5 horas de duração.

Já as provas da 2ª Fase acontecerão de maneira seriada, entre 5 e 8 de novembro, das 13h às 17h. Os quatro dias terão  provas dissertativas com 4 horas de duração cada, sendo:

05/11/24 - 10 questões de matemática;

06/11/24 - 10 questões de química;

07/11/24 - 10 questões de física;

08/11/24 - 15 questões objetivas de português e redação.

Quanto custa o vestibular do ITA?

Neste ano, a Guia de Recolhimento da União (GRU) cobrou taxa de inscrição de R$195. Segundo a organização, o comprovante original de pagamento bancário deve permanecer em posse do candidato para futura comprovação, caso necessário, ressalvados os casos de isenção.

“O valor pago referente à taxa de inscrição não será restituído, qualquer que seja o motivo da solicitação. É também vedada a transferência do valor pago para terceiros, assim como a transferência da inscrição para outrem”, informa o edital.

Quantos anos dura o curso no ITA?

Os Cursos de Graduação em Engenharia no ITA têm duração de cinco anos. Os dois primeiros anos constituem o Curso Fundamental, com conteúdos básicos de Engenharia, e os três últimos anos correspondem aos Cursos Profissionais, específicos para cada especialidade de Engenharia.

As especialidades de Engenharia oferecidas pelo ITA são Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, de Computação, Eletrônica, Mecânica-Aeronáutica, Sistemas e Energia.