NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
NOTIMP 287/2023 - 13/10/2023
Avião com 2º grupo de brasileiros resgatados em Israel pousa no Rio - hoje, 12/10/2023
Ao todo, 425 brasileiros já foram repatriados até agora. O segundo voo de resgate da Força Aérea Brasil chegou por volta das 3 da manhã trazendo também quatro bichinhos de estimação: três gatos e um cadelinha. Veja relatos de quem estava no vôo.
Da Redação | Publicada em 12/10/2023 14:56
Mais um avião com brasileiros repatriados de Israel chega ao Brasil
Aeronave pousou no Rio de Janeiro com 214 pessoas
Da Redação | Publicada em 12/10/2023 07:40
Mais um grupo de repatriados brasileiros procedentes de Israel desembarcou na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, na madrugada desta quinta-feira (12). O avião KC-30 (Airbus A330 200), pousou por volta das 2h40, com 214 pessoas. Este é o segundo voo da Força Aérea Brasileira (FAB) trazendo brasileiros que estavam retidos em consequência do conflito entre Israel e o Hamas.
O primeiro avião de resgate trazendo brasileiros pousou na Base Aérea de Brasília na madrugada de quarta-feira (11). O KC-30, que decolou de Tel Aviv às 14h12 (horário de Brasília) de terça-feira (10), trouxe 211 passageiros. Desse total, 107 pessoas desembarcaram em Brasília e 104 seguiram para o Rio de Janeiro em dois aviões da FAB.
O governo federal mobilizou a repatriação dos brasileiros devido ao confronto iniciado no último fim de semana entre Israel e o grupo Hamas, no Oriente Médio. Estão previstos mais quatro voos até domingo (15) na chamada Operação Voltando em Paz, coordenada pelos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores. Neste primeiro momento, a estimativa é retirar 900 brasileiros que estão em Israel e na Palestina.
Mais aviões
As próximas aeronaves com repatriados pousarão no Recife, em São Paulo e as duas últimas no Rio de Janeiro. Para o deslocamento até o destino final de cada um as passagens serão custeadas pela empresa aérea Azul. A parceria é uma articulação da Presidência da República com a companhia.
O Itamaraty já colheu os dados de pelo menos 2,7 mil brasileiros interessados em deixar o Oriente Médio e voltar ao Brasil. A maioria é de turistas que visitavam Tel Aviv e Jerusalém quando, no último sábado (7), o Hamas, que governa a Faixa de Gaza, deflagrou um ataque contra o território israelense. Seguiu-se, então, forte reação militar de Israel, que passou a bombardear a Faixa de Gaza.
EXPOAER: Com show da Esquadrilha da Fumaça, retorno do evento reúne cerca de 50 mil pessoas na Base Aérea de Canoas; veja vídeo
Durante cerca de 25 minutos, apresentação de sete aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) encantou o público com manobras
Juliano Piasentin | Publicada em 12/10/2023 19:59
Foi um verdadeiro show. Cerca de 50 mil pessoas estiveram presentes no retorno da Expoaer à Base Aérea de Canoas (Baco). O evento, que ficou três anos sem ocorrer por conta da pandemia de Covid-19, fez com que os apaixonados por aviação saíssem de casa mesmo com o tempo nublado e um vento frio.
As atrações foram diversas: desde brinquedos infláveis, passando por estandes que explicavam o trabalho da Força Aérea Brasileira (FAB), até chegar aos blindados do Exército e aeronaves utilizadas pela FAB. Como já é tradição, o dia de “Portões Abertos” ocorreu na mesma data do Dia das Crianças, e a garotada foi o grande foco e também ampla maioria entre o público.
Eles correram, aproveitaram para soltar pipas, entrar em aviões, blindados e conhecer um pouco mais da cultura da aviação. Alguns inclusive estavam devidamente uniformizados, como pequenos membros da FAB.
Movimentação
Em relação aos picos de movimento, a grande maioria dos presentes optou por ir até a Baco na parte da tarde. A manhã chuvosa e a programação com a Esquadrilha da Fumaça se apresentando às 15h30, também colaboraram para a decisão das famílias.
A entrada foi um pouco lenta, no entanto, muito melhor do que na edição anterior, em 2019. A solução encontrada foi abrir também o portão principal, na Rua Augusto Severo, além daquele localizado na Avenida Santos Ferreira.
Grande atração foi a Esquadrilha da Fumaça
Já a grande atração do dia foi a tão esperada Esquadrilha da Fumaça. Os sete aviões ligaram os motores com aplausos do público. E a cada manobra, sobrevoo ou movimento, levavam a multidão ao delírio. Durante cerca de 25 minutos, ninguém tirou os olhos do céu canoense e sequer ousou mirar o celular para outro lado que não fosse as aeronaves.
Terceiro voo com 69 brasileiros vindo de Israel decolou nesta quinta rumo a São Paulo
Aeronave KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), saiu de Tel Aviv com destino ao Aeroporto de Guarulhos (SP). Governo negocia para trazer brasileiros que estão no lado palestino
Da Redação | Publicada em 12/10/2023 11:59
Nesta quinta-feira, 12 de outubro, o terceiro voo da operação Voltando em Paz saiu de Tel Aviv, em Israel, com mais 69 brasileiros repatriados da zona de conflito no Oriente Médio. A aeronave é um KC-390 Millennium e decolou às 17h55 (horário local, 11h55 de Brasília). O plano de voo prevê aterrissagem no Brasil no Aeroporto de Guarulhos (SP) nesta sexta-feira (13/10), após paradas técnicas em Portugal e em Cabo Verde.
No grupo de passageiros brasileiros, há duas gestantes. Do total de 69 embarcados, 29 têm como destino final a cidade de São Paulo, nove vão para o Rio de Janeiro, outros nove para Belo Horizonte, cinco para Recife, quatro para Goiânia, quatro para Porto Alegre, dois para Vitória, um para Uberlândia (MG) e um para Cuiabá.
Enquanto o KC 390 decolou de Israel, outras aeronaves da FAB estão em deslocamento. Nesta quinta, às 8h48, um KC-30 da FAB chegou a Roma, na Itália, país que tem servido como escala nessa operação, para em seguida também se dirigir a Israel e trazer outros brasileiros amanhã.
Também nesta quinta, o Governo Federal incluiu na operação a aeronave VC-2 (Embraer 190), da Presidência da República. Com capacidade para 40 lugares, o avião teve o acionamento feito em caráter de urgência nesta tarde. A decolagem será da Base Aérea de Brasília, com destino a Roma, na Itália. De lá, aguarda autorização do Egito para buscar os brasileiros que estão em Gaza.
Essa é a articulação mais complexa para o Itamaraty nesse momento tem sido para conseguir deslocar cerca de 30 brasileiros que manifestaram interesse em retornar ao Brasil e que estão no lado palestino do conflito. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, entrou em contato ontem com o ministro das Relações Exteriores do Egito, Sameh Shoukry, para garantir uma passagem humanitária para os brasileiros fazerem a travessia entre Gaza e o Egito, a partir de onde seria mais viável permitir aos brasileiros um retorno seguro.
"Pedi ao ministro que nos apoiasse e nos ajudasse para facilitar a passagem de ônibus com passageiros brasileiros que se encontram na Faixa de Gaza pela passagem de Rafah, para que entrem no território egípcio, onde estarão a salvo. Conto com o apoio egípcio para isso e creio que será a saída para evacuar os brasileiros que se encontram nessa região conflagrada e correndo risco", afirmou Mauro Vieira, por meio das redes sociais do Itamaraty.
O Governo Federal trabalha nesse instante para reunir toda a documentação dos brasileiros e dos veículos que seriam usados na operação, para garantir a segurança do deslocamento até a fronteira e informar autoridades egípcias, palestinas e israelenses o dia e o horário em que o ônibus faria esse trajeto.
A repatriação também foi um dos temas de videoconferência realizada na manhã desta quinta-feira pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com os ministros José Múcio (Defesa), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Paulo Pimenta (Secom), além de Celso Amorim (Assessor-Chefe da Assessoria Especial do Presidente da República) e Marco Aurélio Marcola (Chefe do Gabinete Pessoal do Presidente da República).
JÁ DE VOLTA - O primeiro voo com 211 brasileiros chegou ao Brasil na madrugada de quarta-feira, na Base Aérea de Brasília, a bordo de um KC-30. Uma segunda aeronave de mesma configuração aterrissou na madrugada desta quinta no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, com 214 passageiros e, pela primeira vez, também trouxe animais domésticos: um cachorro e três gatos.
“É incrivelmente satisfatório chegar depois de tudo o que a gente viveu lá. Nem de perto estive no front ou perto de explosão real, mas saber que estamos no Brasil depois da iminência de um ataque, de sentir a tensão da guerra, as sirenes tocando, é incrível”, disse o produtor de vídeo brasiliense Gleik Max assim que chegou ao país. Ele estava em Israel para uma gravação de um documentário. “Só quero agradecer a esse milagre divino e a ação do Governo Federal, que foi muito positiva, rápida e efetiva”, afirmou.
LOGÍSTICA - A logística para a operação de repatriação dos brasileiros vem sendo executada pelo Governo Federal desde o último sábado, 7 de outubro, quando teve início uma série de atentados do Hamas contra Israel que desencadeou a escalada do conflito bélico (confira aqui um detalhamento da operação).
Um gabinete de crise foi criado, teve início uma série de articulações entre Ministério das Relações Exteriores do Brasil e os governos de Israel, e com a Autoridade Palestina para identificar os brasileiros que estão na região e se mostram interessados em retornar ao país. Um formulário online foi desenvolvido e pode ser acessado por aqui.
PLANTÃO CONSULAR - O Governo brasileiro montou no Itamaraty estrutura para o acompanhamento da situação dos brasileiros na região. Os plantões consulares da Embaixada em Tel Aviv (+972 (54) 803 5858) e do Escritório de Representação em Ramala (+972 (59) 205 5510), com “Whatsapp”, permanecem em funcionamento para atender nacionais em situação de emergência. O plantão consular geral do Itamaraty também pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.
Segundo informações do Itamaraty, mais de 2,7 mil brasileiros manifestaram interesse em retornar. A determinação do Governo Federal é de que todos os interessados sejam repatriados, como enfatizou ontem nas redes sociais o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"Estou orgulhoso, e o povo brasileiro também deve estar, pelo belo trabalho que o Ministério da Defesa, o Itamaraty e a Força Aérea Brasileira estão fazendo de resgate dos nossos compatriotas que estão na zona do conflito. Vamos continuar trabalhando até trazer de volta para casa todos que estão naquela região e desejam retornar ao nosso país", postou o presidente.
SEGURANÇA - O Brasil assumiu a Presidência rotativa do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) em outubro e convocou reunião para condenar as ações violentas do Hamas contra Israel e tentar criar condições para que os lados cheguem no mais breve período possível a uma possibilidade de cessar fogo e a uma solução negociada para o conflito.
Nesta quarta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez, ainda, um apelo em defesa das crianças palestinas e israelenses. “É preciso que Israel cesse o bombardeio para que as crianças palestinas e suas mães deixem a Faixa de Gaza através da fronteira com o Egito. É preciso que haja um mínimo de humanidade na insanidade da guerra. É urgente uma ação humanitária internacional. É urgente um cessar fogo em defesa das crianças israelenses e palestinas”.
Esquadrilha da Fumaça faz ação especial após não poder se apresentar em Bento Gonçalves devido ao mau tempo
Murilo Basseto | Publicada em 12/10/2023 12:06
O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), mais conhecido como a Esquadrilha da Fumaça, informou que sua demonstração em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, na quarta-feira, 11 de outubro, foi diferente, e de uma maneira muito especial.
Como a meteorologia não permitiu que o voo acontecesse, o EDA cumpriu a missão, de representar a Força Aérea Brasileira, de outra forma: visitando escolas de Bento Gonçalves para levar às crianças uma mensagem de inspiração, patriotismo e amor, conforme as bonitas cenas do vídeo a seguir:
Após a impossibilidade de demonstração na quarta-feira, neste quinta-feira, 12 de outubro, a Esquadrilha da Fumaça pôde se apresentar nos céus de Canoas, também no Rio Grande do Sul, durante a 24ª edição da Expoaer na Base Aérea de Canoas (BACO).
Agora, as próximas demonstrações programadas pelo Esquadrão serão no Aeroporto de Ijuí (RS), na sexta-feira, 13 de outubro, às 16h00, depois no evento “Portões Abertos” da Base Aérea de Santa Maria (RS), no sábado, 14, às 16h30, e, por fim, no “Portões Abertos” da Base Aérea de Florianópolis (SC), no domingo, 15, às 15h10.
EDIÇÕES ANTERIORES
203 de 22/07/2025
202 de 21/07/2025
201 de 20/07/2025
200 de 19/07/2025
199 de 18/07/2025
198 de 17/07/2025
197 de 16/07/2025
196 de 15/07/2025
195 de 14/07/2025
194 de 13/07/2025
193 de 12/07/2025
192 de 11/07/2025
191 de 10/07/2025
190 de 09/07/2025