NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
NOTIMP 162/2023 - 11/06/2023
FAB recebe mais um helicóptero H-36 Caracal
Agência Força Aérea | Publicada em 10/06/2023
A Força Aérea Brasileira (FAB) concluiu, no dia 02/06, o processo de recebimento de mais uma unidade da aeronave H-36 Caracal, na versão operacional, o FAB 8522. A aquisição é fruto do projeto H-XBR, que envolve a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira, e permitiu a compra de 47 helicópteros.
O contrato prevê a montagem de unidades no Brasil, por meio do Consórcio AIRBUS/Helibras, cuja fábrica está localizada em Itajubá (MG). Com essa remessa, a FAB totaliza o recebimento de 13 aeronaves, com previsão de recebimento de mais dois vetores, em 2024 e 2025.
O FAB-8522, que já está sendo operado pelo Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1°/8° GAV) – Esquadrão Falcão, sediado em Natal (RN), traz uma potencialidade inédita para a Aviação de Asas Rotativas. O H-36 possui sistema de reabastecimento em voo, que vai permitir uma maior capacidade de atuação da aeronave, pois aumentará a autonomia em missões de longa distância.
“Esse recebimento demonstra o compromisso contínuo da FAB em modernizar sua frota e manter um alto padrão de prontidão operacional, garantindo a capacidade de resposta rápida e efetiva em emergências e nas operações militares de defesa do país”, pontuou o Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Major-Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues.
A nova unidade do Caracal está equipada com um moderno sistema de autodefesa, o EWS (Electronic Warfare System), capaz de detectar mísseis teleguiados e acionar chaff e flare, dispositivos que “enganam” o sistema do armamento inimigo e protegem a tripulação.
Hospitais flutuantes oferecem tratamento para mais de 4 mil pessoas
Mais de 4 mil pessoas já passaram pelas embarcações
Gabriela Veras | Publicada em 10/06/2023 20:00
As três balsas da Força Aérea Brasileira atracadas no Rio Negro têm um objetivo: levar atendimento médico e remédios a pessoas que dificilmente teriam aceso a tratamento.
O primeiro passo do atendimento é dado na triagem improvisada, em espaço cedido pela igreja principal da cidade. Os pacientes são previamente agendados pela prefeitura e aguardam cerca de trinta segundos, os sinais vitais são verificados e seguem para o atendimento nas balsas.
Na embarcação, o vai e vem é intenso. Os pacientes aguardam o chamado dos médicos nas barracas-consultórios. O hospital é dividido em laboratório e farmácia, pediatria e dermatologia, clínica médica, especialidades que vão de ortopedia a odontologia, e uma área dos exames de imagem e emergência. Mais de 4 mil pessoas já passaram pelas embarcações e pelos especialistas da força aérea.
Na consulta ginecológica, a paciente consegue fazer os exames preventivos e sair com o resultado de possíveis doenças. Já na ala pediátrica, os responsáveis acompanham as crianças na consulta, relatam o problema, conseguem a receita e o medicamento no hospital de campanha. A agilidade é importante para o coração de qualquer mãe.
Assim, com a ajuda das forças armadas, o rio negro virou também um caminho para melhorar a qualidade de vida da população ribeirinha.
Esquadrilha da Fumaça é reconhecida como bem cultural imaterial da FAB » Força Aérea
Da Redação | Publicada em 10/06/2023
Esquadrilha da Fumaça é reconhecida como bem cultural imaterial da FAB. Cadastro é realizado quando o bem imaterial tem uma relevância tanto para a Instituição quanto para a sociedade brasileira. O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), conhecido popularmente como “Esquadrilha da Fumaça”, foi reconhecido como bem cultural imaterial pelo Comando da Aeronáutica (COMAER), por meio do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER).
Segundo a sistemática conduzida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), podem ser reconhecidos como bem cultural imaterial as tradições, usos e costumes, representações, práticas, saberes, técnicas, as crenças e valores, as ações históricas e cotidianas, os lugares e modos de se fazer presentes na sociedade – junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados – que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos, reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.
Como tal, podem ser citados os modos de criar, fazer e viver dos indivíduos que desenvolveram e desenvolvem a FAB, transmitidos de geração em geração e, constantemente, recriados e apropriados por indivíduos e grupos como importantes elementos de sua identidade e continuidade, contribuindo, assim, para promover o respeito e preservação da memória da Instituição.
O cadastro é realizado quando o bem imaterial tem uma relevância tanto para a Instituição quanto para a sociedade brasileira, tendo o objetivo, ainda, de resguardar o Patrimônio Cultural da entidade. Assim como o EDA, são reconhecidos como patrimônios imateriais: Campo dos Afonsos, Ópera do Danilo, Banho de Batismo – Lago do Lachê, Campo Parnamirim e Reunião Decenal de Turma.
O Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Daniel Garcia Pereira, destacou a importância da honraria. “Certamente, este é um dos maiores reconhecimentos recebidos por este Esquadrão que, tradicionalmente, conduz a missão de difundir, em âmbito nacional e internacional, a imagem institucional da FAB por mais de 70 anos de história”, pontuou.
A Esquadrilha da Fumaça completou, no dia 14 de maio deste ano, 71 anos de existência, alcançando em abril do corrente ano o marco histórico de quatro mil demonstrações aéreas realizadas em missões dentro e fora do país.
ITA Celebra 73 Anos com novidades e homenagens: Ensino, Inovação e Reconhecimento
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) comemora 73 anos com reconhecimento a servidores e inaugurações.
Marcelo Barros | Publicada em 10/06/2023 13:00
Em um momento de celebração e reconhecimento, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) comemorou seus 73 anos de fundação em uma cerimônia especial realizada no Auditório Francisco Antonio Lacaz Netto, presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCTA). A instituição, conhecida por sua tradição em ensino e pesquisa de excelência, celebrou seu aniversário homenageando a dedicação e o trabalho de servidores civis e militares que contribuíram para o sucesso e reconhecimento do ITA ao longo das décadas.
Nessa cerimônia, servidores civis com mais de 30 e 35 anos de atividades no ITA foram reconhecidos pelo trabalho desenvolvido. Da mesma forma, oficiais e graduados que completaram 30, 20 e 10 anos de bons serviços prestados receberam as medalhas militares de ouro, prata e bronze, respectivamente, destacando a contribuição valiosa de cada um deles para o progresso do instituto. O evento também foi marcado pela inauguração do H-8, novo bloco de alojamento estudantil para os alunos do ITA. As obras, que contaram com o acompanhamento do Destacamento de Infraestrutura da Aeronáutica de São José dos Campos (DTINFRA-SJ), aumentaram em 80 vagas a capacidade de acomodação de novos estudantes. Esta ampliação permitirá o aumento do número de vagas para o vestibular do instituto, reforçando a missão do ITA de expandir sua capacidade e acolher mais alunos, proporcionando um ensino de alta qualidade.
Homenagem Póstuma e Arte
As comemorações do 73º aniversário também foram marcadas pela inauguração do busto do Major-Brigadeiro Engenheiro Tércio Pacitti, Iteano da Turma de 1952 e Patrono da Tecnologia da Informação da Aeronáutica. O homenageado, lembrado por seu legado de persistência e dedicação no campo da educação, deixou marcas profundas em todos que tiveram a oportunidade de aprender com ele.
A cerimônia de homenagem foi seguida pela abertura de uma exposição de plastimodelismo, doada pelo Engenheiro Mecânico e Piloto Willian Rady, e um recital de piano, conduzido pelo renomado músico Hércules Gomes. Uma celebração que uniu tradição, inovação e a arte, refletindo a pluralidade e a importância do ITA.
Ao refletir sobre a história do ITA, o Reitor, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, lembrou que “O ITA é feito por pessoas que acreditam no propósito da instituição e trabalham juntas para o sucesso da nossa missão. Toda conquista realizada ao longo desses 73 anos é dedicada àqueles que, como o Marechal Casimiro Montenegro, confiaram no trabalho do ITA e se dedicaram para que cada sonho se tornasse possível”. Uma celebração não só dos 73 anos de criação do instituto, mas também dos muitos anos de contribuição e dedicação de cada indivíduo que fez e faz parte dessa história.
PALHOCENSE - Escola de Mecânicos da Aviação da unidade Palhoça do Senai/SC recebe motores doados pela FAB
Na sexta-feira (2), Senai recebeu os cinco motores aeronáuticos doados pela Força Aérea Brasileira (FAB) para utilização nas aulas práticas
Da Redação | Publicada em 10/06/2023 19:38
A Escola de Mecânicos da Aviação Civil do SENAI/SC em Palhoça recebeu na última sexta-feira, dia 2, cinco motores aeronáuticos doados pela Força Aérea Brasileira (FAB) para utilização nas aulas práticas. A instituição oferece cursos técnicos em Manutenção de Aeronaves, com habilitações em Aviônicos, Célula e Grupo Motopropulsor, além de treinamentos pós-formação de mecânicos para manutenção de aeronaves e inglês técnico EaD.
“Com esses equipamentos, nossos alunos terão uma visão de aprendizado ainda melhor, pois viverão situações mais próximas da realidade do mercado, o que vai ao encontro da metodologia SENAI, que prima por conectar o ambiente da sala de aula com o mundo do trabalho”, afirmou o gerente executivo do SENAI para a Grande Florianópolis, Luciano Mattiazzi Baumgartner. Ele destacou que a Escola já possui três aviões e um helicóptero Esquilo também doados pela FAB e, além dos motores, recebeu outras peças que aumentam as oportunidades de formação técnica de alta qualidade da escola que já é referência nacional e internacional.
Já o presidente do Comitê da Indústria de Defesa da FIESC (Comdefesa), Cesar Augusto Olsen, salientou o diferencial da Escola em termos de acervo e capacidade técnica. “Não existe nada no Brasil e posso dizer na América Latina que supere o que temos aqui no SENAI de Palhoça em se tratando de Escola de Aviação Civil. Somos superados apenas pelas escolas das Forças Armadas, mas, certamente, este hangar e este acervo nos colocam em destaque no cenário nacional, como a Escola número um do país!”, comemorou.
O comandante da Base Aérea de Florianópolis, tenente-coronel aviador Jaques da Silva Valle, enfatizou a importância da formação técnica em manutenção para a segurança do espaço aéreo brasileiro e o desenvolvimento da aeronáutica como um todo. “Ter esse centro de formação e de especialização de tão alto nível acaba impactando na capacidade da aviação em geral, pois a manutenção das aeronaves resulta diretamente na prevenção de acidentes”, disse.
Conforme o professor do curso de Manutenção de Aeronaves, Luiz Fernando Mibach, os modelos dos motores recebidos ainda estão em operação em diversas aeronaves utilizadas pela aviação agrícola e de transporte de pequeno até médio porte. Desta forma, os profissionais egressos dos cursos terão ainda maior receptividade no mercado de trabalho.
O presidente do Aeroclube de Santa Catarina, Hamilton Nilo Junkes, já prospecta projetos futuros em parceria com a Escola Senai. “Já somos parceiros da Escola com o simulador de voos instalado no Aeroclube, mas temos a intenção de instalar uma oficina de grande porte para viabilizar a manutenção das aeronaves da região e, certamente, iremos contar com a mão de obra especializada formada pela Escola Senai”, salientou.
Na ocasião, também foi apresentado um resumo das atividades da Escola criada em 2009 e que já formou mais de 500 profissionais na área de manutenção de aeronaves, além de formatar treinamentos específicos para diversos seguimentos e empresas como Azul Linhas Aéreas, Gol, Henrimar, Helistar, além das Forças Armadas e Forças Auxiliares. Sem esquecer de países como Inglaterra, Rússia, Emirados Árabes, Finlândia, Paraguai e Coreia do Sul.
De acordo com o coordenador do curso, Thiago Carvalho, a unidade do SENAI em Palhoça é a única instituição brasileira de serviços educacionais classificada pelo Ministério da Defesa como Estratégica de Defesa. “Desta forma, a Escola passa a integrar um seleto grupo de 18 empresas catarinenses que compõem a Base Industrial de Defesa (BID)”, salienta.
SERVIÇO
As turmas do Curso de Manutenção em Aeronaves são fechadas sob demanda e os interessados podem entrar em contato com a secretaria através do telefone (48) 3341-7817. No momento, existe uma lista de espera para formação de turma no curso que é presencial e possui carga horário de 1280 horas.
EDIÇÕES ANTERIORES
126 de 06/05/2025
125 de 05/05/2025
124 de 04/05/2025
123 de 03/05/2025
122 de 02/05/2025
121 de 01/05/2025
120 de 30/04/2025
119 de 29/04/2025
118 de 28/04/2025
117 de 27/04/2025
116 de 26/04/2025
115 de 25/04/2025
114 de 24/04/2025
113 de 23/04/2025