NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL UOL


COLUNA - Há 35 anos, Senna quebrava a barreira do som durante voo em caça da FAB


Alexandre Saconi | Publicada em 08/12/2024 05:30

Recentemente, o nome do piloto Ayrton Senna (1960-1994) voltou aos noticiários devido a uma série biográfica lançada pela Netflix. No ano em que a morte do piloto completa 30 anos, outro momento histórico da vida desse brasileiro também faz aniversário. Há 35 anos, Ayrton Senna voava de carona em um caça da FAB (Força Aérea Brasileira).

A preparação

No dia 29 de março de 1989, o piloto de Fórmula 1 voava em seu próprio avião rumo à Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Ele foi acompanhado até o momento do pouso por dois caças Mirage III do Esquadrão Jaguar, modelo que ele iria voar logo mais.

No ano anterior, o piloto havia ganhado seu primeiro título mundial na categoria. Antes de embarcar no caça, ele foi preparado pelos militares e manteve uma conversa com o então tenente-coronel Alberto de Paiva Cortes, que pilotaria a aeronave.

"Nós queríamos demonstrar a capacidade do Mirage III, realizar algumas manobras e romper a barreira do som. Senna queria, acima de tudo, sentir a velocidade da aeronave supersônica, porque ele queria sentir a diferença entre pilotar um caça e pilotar um carro de Fórmula 1", disse o militar em entrevista à própria FAB.

Embora tivesse experiência em voos (Senna possuiu diversas aeronaves e já havia voado em um caça F-5 da FAB em 1987), ele queria saber como seria quebrar a barreira do som. O piloto, então, teria pedido para que o avião voasse o mais próximo possível do solo, o que permitiria ter uma sensação melhor da velocidade em que estariam.

O voo

O avião decolou e subiu para uma altitude de cerca de 11 km. Nesse momento, o comandante acelerou o caça até atingir a velocidade de 1.728 km/h, aproximadamente 1,4 vez a velocidade do som.

Nesse momento, pessoas sem treinamento ficariam enjoadas ou se sentiriam mal devido às velocidades extremas para o corpo humano. Entretanto, isso não aconteceu com Senna, que possuía um preparo físico excepcional para aguentar as forças da aceleração do carro de Fórmula 1.

A todo momento, relatam os presentes naquele dia, o piloto se mostrava muito excitado com o voo e falava muito durante a experiência. Em um momento do voo, foram feitas duas passagens rasantes sobre a base aérea a uma velocidade de 1.173 km/h, pouco abaixo da velocidade do som.

Segundo Paiva Cortes, ele deixou que Senna movimentasse os controles do caça e pilotasse a aeronave. Senna fez uma passagem sobre a pista da base e saiu dela girando o avião, momento em que o voo foi encerrado e retornaram para o pouso.

Após o voo, em vez do tradicional banho de água dado aos pilotos em ocasiões especiais, a saudação de Senna foi feita com uma garrafa de champanhe. "Quando um piloto faz o voo solo no Mirage, nós inovamos, e o piloto abria uma garrafa de champanhe. Isso caiu como uma luva para o Senna pois, quando ele ganha uma corrida de Fórmula 1, ele faz exatamente isso", disse o tenente-coronel que pilotou o caça naquele dia.

O Mirage III que Senna voou naquele dia foi desativado em 2005. Desde 2011, ele faz parte do acervo do Musal (Museu Aeroespacial), no Rio de Janeiro, e, em sua fuselagem, constam os nomes daqueles que voaram naquele dia em 1989.

Aeronave especial

Em 2019, na celebração dos 30 anos daquele voo histórico, a FAB realizou um voo na mesma base aérea com Leonardo Senna, irmão do piloto. Ele voou em um caça F-5, o mesmo que o tricampeão mundial havia pilotado em 1987, no Rio de Janeiro.

Após o pouso, ele pôde testemunhar uma homenagem feita ao seu irmão: uma aeronave Mirage pintada com a bandeira do Brasil e um jaguar na fuselagem, animal que é uma referência ao esquadrão responsável pela operação dos caças na Base Aérea de Anápolis.

A pintura foi desenvolvida por Raí Caldato e Alan Mosca, filho do designer Sid Mosca, responsável pela arte nos capacetes de Senna.

 

DEFESA AÉREA & NAVAL


Mostra BID: AEL apresenta a tela LAD para o Super Tucano modernizado


Guilherme Wiltgen | Publicada em 07/12/2024 13:20

Durante a Mostra BID, o Defesa Aérea & Naval conversou com o José Eduardo Klippel, Diretor Sênior de Negócios da AEL, que apresentou o LAD (Large Area Display).

O LAD é o painel proposto pela AEL à Força Aérea Brasileira (FAB), para a modernização do A-29 Super Tucano.

O LAD é muito semelhante ao WAD, o painel adotado para o Gripen E, o que vai facilitar no futuro a conversão operacional dos pilotos para o novo vetor de caça da FAB, o F-39E Gripen.

 

PORTAL PODER AÉREO


Voa o primeiro T-25 Universal Modernizado

Aeronave foi utilizada na formação de todos os aviadores da ativa da Força Aérea Brasileira

Agencia Força Aérea | Publicada em 07/12/2024 13:25

A Força Aérea Brasileira (FAB) celebra, nesta quinta-feira (05/12), um marco histórico com a realização do primeiro voo oficial do protótipo modernizado da aeronave T-25 Universal. O feito, realizado pelo Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA LS), sob supervisão da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIMAB), em parceria com o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), representa a concretização de um trabalho visionário e dedicado.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, participou da solenidade, juntamente com demais membros do Alto-Comando, entre outros militares.

Em seu discurso, o Comandante da Aeronáutica destacou as vantagens da modernização da aeronave. “O voo inaugural do T-25M, agora equipado com novas tecnologias, simboliza o compromisso da Força Aérea com a inovação, a eficiência e, acima de tudo, com a formação de excelência dos nossos futuros pilotos. Por mais de cinco décadas, o T-25 Universal tem sido responsável pelas primeiras horas de voo de milhares de Aviadores, indo além da missão inicialmente a ele destinada. O início da modernização dessa frota demonstra a capacidade de se reinventar, utilizando recursos próprios para garantir que nossa missão de bem servir ao país seja cumprida com a mais alta qualidade. Com a modernização, proporcionaremos aos nossos Cadetes a oportunidade de voar com ainda mais segurança. Parabéns a todos os profissionais envolvidos que, com dedicação e competência, tornaram essa modernização possível”, pontuou o Oficial-General.

A modernização do T-25 Universal visa fortalecer a capacidade nacional de desenvolvimento e produção aeronáutica, proporcionando à FAB uma aeronave de treinamento de última geração para a formação das próximas turmas de aviadores, especialmente na Academia da Força Aérea (AFA).

O voo

O protótipo T-25M FAB 1880, comandado pelo Major Aviador Peixoto, do IPEV, e pelo Comandante do Segundo Esquadrão de Instrução Aérea da AFA, Major Aviador Fernandes, realizou passagens aéreas sobre o local da solenidade antes de retornar ao solo.

“Realizar o primeiro voo do T-25 Modernizado foi uma grande honra e privilégio. Ficou evidente o excelente trabalho do PAMA-LS, que, com dedicação e competência, entregou uma aeronave que combina tradição e inovação. A modernização da aviônica trouxe maior eficiência, confiabilidade e segurança, atendendo às exigências da formação dos futuros Oficiais Aviadores da Força Aérea. O sucesso desse projeto também é fruto da colaboração fundamental entre o IPEV e o IFI, que garantiram excelência nas atividades realizadas. Participar dessa modernização, que terá um impacto direto na capacitação dos nossos Aviadores, é motivo de imenso orgulho”, disse o Major Aviador Peixoto.

A aeronave foi acompanhada pelo T-25A FAB 1833, tripulada por outros membros da equipe técnica. O voo validou as melhorias tecnológicas incorporadas, incluindo novos sistemas de navegação e um design modernizado.

Além disso, foi revelada a nova pintura externa da frota modernizada, desenvolvida por um Cadete da AFA, em um processo de votação entre os cadetes, reforçando a participação da nova geração de militares da FAB. O evento também contou com a presença de autoridades militares, que participaram do batismo oficial da aeronave, marcando o início de uma nova fase para o T-25 Universal.

Equipe técnica e liderança no projeto de modernização

Sob a liderança do Tenente-Coronel Engenheiro Nelson Muta Hotta, o projeto foi executado com grande eficiência, garantindo que todas as melhorias tecnológicas fossem integradas com precisão à aeronave. A equipe trabalhou incansavelmente para oferecer à FAB uma plataforma de treinamento atualizada, que atenda aos mais altos padrões de segurança e eficiência.

Modernização: a atualização dos sistemas e o impacto na formação dos pilotos

O processo de modernização do T-25 Universal, que agora passa a ser chamado de T-25M, inclui diversas melhorias em sua estrutura e tecnologia. O objetivo central foi aumentar a operacionalidade da aeronave, trazendo-a para os padrões tecnológicos mais avançados, ao mesmo tempo em que se mantém acessível para o treinamento de Cadetes. Dentre as atualizações mais significativas, destacam-se a substituição dos sistemas elétricos e eletrônicos, que receberam equipamentos de última geração, e a renovação total das cablagens.

A modificação estrutural no painel de instrumentos da aeronave foi outro ponto importante. A nova configuração reduz a vibração e facilita a instalação dos novos componentes, o que resulta em uma aeronave 50 kg mais leve e, consequentemente, com maior capacidade de carga útil. Essa atualização não só melhora o desempenho da aeronave, mas também contribui para a economia operacional, um fator crucial em tempos de orçamentos apertados.

Tecnologias Inovadoras: um novo patamar para a navegação e a segurança

O projeto de modernização incorporou diversas tecnologias de ponta, como o Sistema de Navegação Global por Satélite (GNSS), que garante uma navegação precisa, o Sistema de Aviso e Percepção de Terreno (TAWS), que aumenta a segurança durante o voo, e o STORMSCOPE, que permite a identificação de tempestades e outras condições meteorológicas adversas. O sistema ADS-B, que transmite a posição e outros parâmetros de voo em tempo real, também foi integrado, proporcionando maior segurança e comunicação eficiente com o Controle de Tráfego Aéreo.

Além disso, a comunicação interna e externa da aeronave foi aprimorada com a instalação de novos sistemas digitais, oferecendo clareza e intensidade de sinal superiores. O sistema digital de monitoramento de parâmetros do motor, com alertas audiovisuais de velocidade, também contribui para a segurança e a eficiência das operações de voo.

Extensão da vida útil e redução de custos operacionais

O processo de modernização também teve como objetivo estender a vida útil do T-25. O PAMA-LS agora possui total domínio sobre o projeto e pode realizar manutenções e atualizações de forma interna, sem depender de apoio externo. Essa autonomia reduz custos operacionais e garante que a FAB tenha maior controle sobre a logística de manutenção da aeronave.

O Diretor do PAMA-LS, Coronel Aviador Valter Faria Junior, falou sobre o projeto. “Esse primeiro voo é o início de uma campanha de desenvolvimento que vai ocorrer ao longo de 2025, apoiada pelo IPEV e pelo IFI. É uma enorme satisfação participar desse momento e contribuir diretamente com a atividade de desenvolvimento, utilizando a junção da minha bagagem logística com os meus conhecimentos como piloto de prova e equipagem de ensaio”, destacou o Oficial.

A unificação dos modelos T-25A e T-25C em uma única configuração T-25M simplifica ainda mais a cadeia de suprimentos e a manutenção, gerando uma economia significativa. A modernização também permite que os sistemas da aeronave atendam aos padrões mais elevados de segurança, garantindo a continuidade da formação de pilotos com a melhor tecnologia disponível.

Perspectivas e desafios futuros

Apesar dos desafios encontrados durante o desenvolvimento, como a integração de engenharia 100% interna e a gestão da cadeia de suprimentos, o projeto avançou rapidamente. Em apenas 10 meses, o protótipo T-25M estava pronto para os ensaios em voo, com a campanha de testes programada para durar até 2026. Durante esse período, a aeronave passará por cerca de 60 horas de voo, com testes de desempenho e certificações finais que garantirão sua total adequação para operações em espaço aéreo.

A equipe do PAMA-LS, composta por militares especializados em diversas áreas, foi fundamental para a realização desse projeto. A experiência adquirida durante o processo não só contribui para a autonomia da FAB em relação à manutenção e atualização de sua frota, mas também estabelece um novo padrão para os futuros programas de modernização de aeronaves da Força Aérea.

O legado do T-25 e a continuidade do treinamento militar

A modernização do T-25 Universal, agora na versão T-25M, representa um marco na história da aviação de treinamento da Força Aérea Brasileira. A aeronave, que já desempenha um papel fundamental na formação de pilotos desde a década de 1960, agora está equipada com tecnologia de ponta, pronta para continuar sua trajetória de sucesso no treinamento de Cadetes e no fortalecimento da capacidade operacional da FAB.

T-25 Universal: um marco na Aviação Militar Brasileira

O T-25 Universal é um ícone da aviação militar brasileira, desenvolvida pela Neiva (posteriormente adquirida pela Embraer) nos anos 60. Com capacidade para dois tripulantes e um design simplificado, a aeronave se destacou pela confiabilidade, robustez e facilidade de manutenção, essenciais para a formação de pilotos.0

Seu motor oferece desempenho adequado para missões de instrução básica e avançada. Versátil, a T-25 tem sido usada para treinamento de navegação e manobras táticas, além de outras missões de apoio. Desde 1972, o Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa assume a responsabilidade pela manutenção e suporte das aeronaves T-25, incluindo o gerenciamento de peças e logística.

Com um legado de formação de pilotos e uma modernização que garante sua relevância, o T-25 Universal permanece como um pilar fundamental na aviação de treinamento da FAB, refletindo o compromisso da Força Aérea com a inovação e a autonomia operacional.

DEFESA EM FOCO


DefesaTV prepara novos vídeos sobre a rotina das Forças Armadas


Marcelo Barros | Publicada em 07/12/2024 11:00

Missões, desafios e a rotina das Forças Armadas ganham destaque no DefesaTV que está preparando novos conteúdos para 2025. Em vídeos que revelam os bastidores de manobras militares e o dia a dia de quem está em missão, o objetivo é apresentar ao público uma visão detalhada e acessível das atividades realizadas por fuzileiros navais e outros militares brasileiros.

Produzir conteúdos sobre as Forças Armadas exige dedicação e, muitas vezes, enfrentar condições adversas. Segundo Camões, a gravação dos bastidores requer paciência e organização, pois muitas atividades ocorrem em locais remotos, sem acesso à internet. Esse formato assegura que os vídeos mostrem os detalhes de forma segura e informativa, sempre com um intervalo entre a captura e a publicação.

Um exemplo citado foi a cobertura em Itaoca (ES), durante o treinamento da Companhia de Reação Rápida (Cia QRF). Acompanhando atividades intensas e desafiadoras, o material produzido promete trazer uma visão imersiva das operações realizadas pelos fuzileiros navais em áreas de difícil acesso.

Conteúdos diversificados e novos horizontes

O canal, que já conquistou espaço ao explorar o universo dos fuzileiros navais, planeja ampliar sua cobertura em 2025. Entre as novidades estão a inclusão de conteúdos voltados ao Exército Brasileiro, com autorização para acompanhar treinamentos e missões futuras. Essa expansão visa oferecer ao público uma visão mais ampla das Forças Armadas e de sua importância para o país.

Além disso, durante as férias, o criador do canal planeja interagir mais com os seguidores, esclarecendo dúvidas e recebendo sugestões de temas para novos vídeos. Esse diálogo reforça o compromisso de aproximar a população do trabalho realizado pelos militares e destacar o papel das Forças Armadas no cenário nacional.

O que esperar para 2025

Com o início de um novo ano, o DefesaTV promete trazer conteúdos ainda mais completos e exclusivos. Os vídeos continuarão focados em mostrar a realidade das missões de forma acessível e educativa, sem excessos técnicos, mas mantendo a precisão necessária para valorizar as atividades dos militares.

Essa abordagem busca não apenas informar, mas também inspirar o público a compreender melhor a rotina e os desafios enfrentados por aqueles que dedicam suas vidas à defesa do Brasil.

 

 

Seminário de IA destaca inovações no controle do espaço aéreo


Marcelo Barros | Publicada em 07/12/2024 15:00

Em um marco para o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), o Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) realizou seu primeiro Seminário de Inteligência Artificial (IA). O evento, realizado em 28 de novembro, abordou conceitos, ferramentas e aplicações práticas da IA, apontando para um futuro disruptivo no controle e gestão do espaço aéreo nacional.

Palestras e inovações apresentadas

Com a participação de especialistas do Governo, Indústria e Academia, o seminário foi uma oportunidade para explorar o potencial da IA nas operações do SISCEAB. Após a abertura pelo Chefe da Divisão de Pesquisa do ICEA, Tenente-Coronel José Hélio Abreu Nogueira, os participantes tiveram acesso a palestras sobre conceitos fundamentais de IA e ferramentas oferecidas pela Google, com ênfase em aplicações práticas para o controle do espaço aéreo.

Além disso, foram apresentadas soluções já utilizadas por órgãos governamentais que podem ser integradas ao sistema do DECEA. Um dos destaques foi o projeto de IA para a elaboração de escalas operacionais de controladores de tráfego aéreo, demonstrando como a tecnologia pode otimizar processos críticos para a segurança e eficiência das operações aéreas.

Participação e impacto no setor

O evento contou com a presença de representantes das áreas administrativa, operacional e técnica de instituições como o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Essa diversidade de participantes contribuiu para um debate interdisciplinar, essencial para o desenvolvimento de soluções robustas e inovadoras no setor aeroespacial.

A presença de ferramentas e estudos de caso realçou o potencial transformador da IA no controle do espaço aéreo, enquanto perguntas e discussões durante o evento reforçaram o interesse por futuras edições.

O futuro da IA no SISCEAB

Encerrando o seminário, o Tenente-Coronel José Hélio destacou a relevância da IA para o SISCEAB e para a modernização do controle do espaço aéreo brasileiro. “A Inteligência Artificial é uma ciência que mudará o mundo de forma disruptiva, e o ICEA está comprometido em integrar essas inovações ao nosso sistema para ampliar a eficiência e a segurança das operações”, afirmou.

Com o sucesso desta primeira edição, o ICEA demonstra seu papel como protagonista na pesquisa e no desenvolvimento de tecnologias avançadas para o controle do espaço aéreo, reforçando o compromisso do Brasil com a inovação e a excelência no setor aeroespacial.