NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL UOL


Grupo Internacional sobre Venezuela tem 90 dias para conseguir eleições


Publicada em 07/02/2019 13:19

Bruxelas, 7 Fev 2019 (AFP) - Noventa dias. A partir da reunião desta quinta-feira (7) em Montevidéu, o grupo de contato promovido pela União Europeia (UE) com países latino-americanos terá três meses para conseguir eleições presidenciais na Venezuela, mas a incógnita é como conseguir isso.

A UE trabalhava desde outubro na criação deste grupo, cujo lançamento estava previsto para fevereiro. Mas, com a autoprocalamção em 23 de janeiro do opositor Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela, o bloco optou por adiantá-lo.

- Quem faz parte do grupo? -A primeira reunião do Grupo de Contato Internacional (GCI) será a nível ministerial e acontecerá nesta quinta-feira em Montevidéu. A partir de então, começará a contagem dos 90 dias, até o início de maio.

Além da UE, que será representada pela sua chefe da diplomacia, Federica Mogherini, vão participar representantes da Espanha, Portugal, Itália, França, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Suécia.

Entre os latino-americanos, o anfitrião Uruguai, Equador, Bolívia e Costa Rica confirmaram participação. Apesar de o México não integrar formalmente o grupo, existe a possibilidade de fazê-lo futuramente.

O objetivo inicial era ter um número de países reduzido e balanceado, que fosse capaz de uma interlocução com as duas partes, segundo havia explicado uma fonte diplomática europeia.

Contudo, embora a UE como organização não o tenha feito, a maioria dos países do bloco reconheceu Guaidó como presidente interino, o que provocou a ira de Nicolás Maduro.

- Qual o objetivo do grupo? -A UE ressaltou que o GCI não pretende mediar nem organizar um diálogo na Venezuela, mas coordenar os esforços internacionais que buscam uma solução pacífica e democrática à crise através de novas eleições, conforme à Constituição do país.

O objetivo final estabelecido no mandato é "a realização de novas eleições com todas as garantias de um processo eleitoral livre e justo, supervisionado por observadores internacionais independentes".

Apesar de não integrarem o grupo, Vaticano e outros autores que podem desempenhar um papel neste processo serão informados das reuniões. Nem o governo nem a oposição foram chamados.

- Como atingir o objetivo? -Os membros do grupo de contato deverão estabelecer, em um primeiro momento, uma análise comum sobre a situação na Venezuela e sobre como poderão organizar novas eleições confiáveis no país.

Depois, vão abordar com "agentes nacionais pertinentes" suas exigências; determinar o caminho a seguir; e promover a implementação das condições necessárias para alcançar o objetivo.

Ainda que a UE assegure que o resultado final será decidido pelos venezuelanos e que não será imposto a partir do exterior, aponta várias condições, como a "libertação dos presos políticos".

Outras condições são o "respeito do papel constitucional da Assembleia Nacional", conseguir uma "composição balanceada" do Conselho Nacional Eleitoral e a "eliminação dos obstáculos à participação em pé de igualdade" da oposição nas eleições.

- Quais são as opções de sucesso? -Os líderes europeus, tanto em público como em privado, expressaram suas dúvidas sobre o sucesso do grupo de contato, após o fracasso de iniciativas de diálogo e tendo Maduro o apoio da China e da Rússia, bem como de suas Forças Armadas.

"Estamos correndo um grande risco, porque a situação no terreno não é encorajadora", assegurou a chefe da diplomacia europeia ao anunciar o lançamento do GCI.

Mas o grupo espera que a pressão internacional, somada a uma deterioração da situação econômica no país, convencerão Maduro de que esta é uma situação possível para a crise no país sem mergulhar numa espiral de violência.

Se o grupo alcançar progressos suficientes ao final de seu mandato de 90 dias, ou mesmo antes, vai se dissolver. O objetivo de limitar o tempo a três meses é evitar dar fôlego a Nicolás Maduro.

PORTAL DEFESANET


Esquadrão de Demonstração Aérea divulga agenda para o mês de março


Redação | Publicada em 07/02/2019 12:03

A Esquadrilha da Fumaça retoma, a partir de março, a agenda de apresentações para o ano de 2019. Seis cidades do interior paulista receberão a primeira sequência de shows do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA).

As apresentações começam por Altinópolis (SP), no sábado, dia 9 de março. Já no domingo, dia 10, a Fumaça realiza a sua segunda demonstração, na cidade de Motuca (SP). No fim de semana seguinte, dia 17, será a vez de Mococa (SP). A quarta demonstração acontece no dia 24, em Itirapina (SP). No último fim de semana, dias 30 e 31 de março, as cidades de Capela do Alto (SP) e Alumínio (SP) recebem, respectivamente, a Esquadrilha da Fumaça.

O Setor de Operações do EDA esclarece que a agenda divulgada é uma previsão e pode sofrer alterações. Como parte da rotina de confirmação dessas datas, todas as cidades que sediam uma demonstração recebem, com antecedência, uma missão precursora de um oficial aviador, que se reúne com os organizadores locais para discutir detalhes técnicos, logísticos e de segurança do público, assim como definir o local e horário em que a apresentação tomará palco.

A agenda pode ser consultada no site da Esquadrilha da Fumaça e também por meio das suas mídias sociais oficiais: Facebook, Instagram e Twitter. As próximas demonstrações por outras regiões do Brasil, serão divulgadas a partir da confirmação do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER).

Novos integrantes

Antes de iniciar a agenda de março, os pilotos passam por um período de readaptação à aeronave e ao voo no A-29 Super Tucano, etapa necessária após um período sem atividades aéreas. Sete novos integrantes, anunciados em 2018, passam a compor a equipe efetivamente, sendo quatro oficiais aviadores e três graduados especialistas. 

A Esquadrilha encerrou 2018 com 64 demonstrações aéreas em todas as regiões do Brasil. Em 2019, o esquadrão já esteve presente em dois importantes eventos: no dia 1º de janeiro, realizou escrita e passagem aérea na cerimônia de posse da Presidência da República e, no dia 4 do mesmo mês, sobrevoou a cerimônia de transmissão de cargo do Comandante da Aeronáutica, do Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato para o Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

Confira a agenda do mês de março:

09 de março – Altinópolis (SP)
10 de março – Motuca (SP)
17 de março – Mococa (SP)
24 de março – Itirapina (SP)
30 de março – Capela do Alto (SP)
31 de março – Alumínio (SP)

OUTRAS MÍDIAS


NOTÍCIAS CONCURSOS - Concursos das Forças Armadas têm 2.965 vagas para nível médio e superior Até R$ 8.245,00

Oportunidades são para concursos da Aeronáutica e Marinha, com concursos abertos, e Exército, que terá novos editais a qualquer momento

Por Saulo Moreira | Publicada em 07/02/2019 18:13

O instrumento militar responsável pela defesa do Brasil é constituído pelas Forças Armadas, compostas pela Marinha do Brasil, pelo Exército Brasileiro e pela Força Aérea Brasileira. De acordo com o levantamento feito pelo Notícias Concursos, há pelo menos 899 vagas abertas para candidatos de ensino médio e superior.

As Forças Armadas atuam sob a direção superior do Ministério da Defesa (MD), que tem a incumbência de orientar, supervisionar e coordenar as atividades desenvolvidas por essas instituições. São funções das instituições militares: assegurar a integridade do território nacional; defender os interesses e os recursos naturais, industriais e tecnológicos brasileiros; proteger os cidadãos e os bens do país; garantir a soberania da nação.

Confira a lista completa de concursos logo abaixo:

1- Concurso Marinha 2019

O Serviço de Seleção de Pessoal da Marinha do Brasil faz saber aos interessados a abertura de novo edital de concurso público (Concurso Marinha 2019) para preencher turmas para ingresso no curso de formação de Aprendiz-Marinheiros. Segundo o documento de abertura publicado, são 1.000 vagas abertas, com reserva de 20% delas para os candidatos negros. Os aprovados no certame vão iniciar o curso em 2020.

Podem participar do concurso de Aprendizes-Marinheiros candidatos que tenham o diploma de nível médio completo, que sejam do sexo masculino, não sejam casados ou tenham constituído união estável, assim permanecendo durante todo o período em que estiver na Escola de Aprendizes, ter altura entre 1,54m e 2,00m e ter idade entre 18 e 21 anos no primeiro dia do mês de janeiro 2020.

Durante o curso, o Aprendiz-Marinheiro receberá uma remuneração atinente à sua graduação, como previsto na Lei de Remuneração dos Militares, fixada em R$ 981,00. Após formação passam a receber R$ 1.044,00 no posto de grumete. Na ocupação de marinheiro, eles têm o soldo de R$ 1.560,00, sem especialização e se especializados e engajados, de R$ 1.856,00. Além disso, serão proporcionados alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa.

Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever entre 08 horas do dia 23 de janeiro e 23 horas e 59 minutos do dia 13 de fevereiro de 2019, sendo obedecido o horário oficial de Brasília-DF. As inscrições poderão ser feitas no site oficial (www.ingressonamarinha.mar.mil.br). A taxa de inscrição custa R$ 42,00, devendo ser paga até o dia 20 de fevereiro.

Concurso: Marinha do Brasil

Banca organizadora: DEnsM

Escolaridade: médio

Número de vagas: 1.000

Remuneração: até R$ 1.856,00

Inscrições: entre 08 horas do dia 23 de janeiro e 23 horas e 59 minutos do dia 13 de fevereiro de 2019

Taxa de Inscrição: R$42

Provas: a definir

Situação: PUBLICADO

2- Concurso Aeronáutica EAGS 2019

A Força Aérea Brasileira (FAB) tem um novo edital de concurso para Aeronáutica aberto com objetivo de preencher 183 vagas no Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (Concurso Aeronáutica EAGS). De acordo com o documento publicado, os aprovados vão ingressar em janeiro de 2020. Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever entre 14 de janeiro e 12 de fevereiro.

As vagas são para candidatos de ambos os sexos, que tenham o nível médio/técnico. Além disso, os interessados não deverão ter ter menos de 17 e não completar 25 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula no EAGS 2020.

As vagas são disponibilizadas as áreas de Eletrônica (30 vagas), Enfermagem (45 vagas), Administração (40 vagas), Eletricidade (14 vagas), Eletrônica (30 vagas), Informática (20 vagas), Pavimentação (08 vagas), Obras (08 vagas), Topografia (08 vagas), Laboratório (05 vagas), Radiologia (05 vagas).

Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever entre 14 de janeiro e 12 de fevereiro de 2019 no site oficial da Aeronáutica (http://ingresso.eear.aer.mil.br/). A taxa de inscrição custará R$60,00.

Concurso: Aeronáutica

Banca organizadora: FAB

Escolaridade: médio/técnico

Número de vagas: 183

Remuneração: até R$3.825,00

Inscrições: entre 14 de janeiro e 12 de fevereiro de 2019

Taxa de Inscrição: R$60,00

Provas: 28 de abril de 2019

Situação: EDITAL PUBLICADO

3- Concurso Aeronáutica CFS 2019

O Ministério da Defesa, através do Comando da Aeronáutica, faz saber aos interessados abertura de novo edital de concurso público (Concurso Aeronáutica CFS 2019) para o preenchimento de 227 vagas no Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica. As oportunidades estão dividas entre cinco especialidades.

As oportunidades são para candidatos de ambos os sexos. Para ser habilitado, o certame tem como requisito básico o candidato possuir entre 17 e 25 anos de idade. Segundo o edital publicado, os aprovados no certame devem ingressar no curso no primeiro semestre de 2020.

O edital conta com uma oferta total de 227 vagas para candidatos com o ensino médio. As oportunidades foram distribuídas entre cinco especialidades diferentes:

Somente para o sexo masculino – Edital de Aeronavegantes
– Mecânica de Aeronaves – 50 vagas 
– Material Bélico – 13 vagas

Somente para o sexo masculino – Edital de Não-Aeronavegantes
– Guarda e Segurança – 30 vagas

Ambos os sexos – Edital de Não-Aeronavegantes
– Equipamento de Voo – 6 vagas

Ambos os sexos – Edital de  Controle de Tráfego Aéreo
– Controle de Tráfego Aéreo – 128 vagas

Durante a realização do curso, o aluno estará sujeito ao regime escolar e fará jus à mesma remuneração que percebia por ocasião da matrícula, se militar da ativa da Aeronáutica, ou fixada em lei, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária, exclusivamente para si. No momento da matrícula o soldo é de R$1.066,00 (valor referente a 2019). Após conclusão do estágio, haverá a promoção à graduação de terceiro-sargento, e o soldo passará a R$3.825 (valor referente a 2019).

Concurso: Aeronáutica

Banca organizadora: FAB

Escolaridade: médio

Número de vagas: 227

Remuneração: até R$3.825,00

Inscrições: entre 18 de fevereiro e 19 de março

Taxa de Inscrição: R$60,00

Provas: 02 de junho de 2019

Situação: EDITAL PUBLICADO

Saiba mais sobre o concurso.

4- Concurso Aeronáutica EAOEAR

Saiu o edital. O Ministério da Defesa, através do Comando da Aeronáutica, faz saber aos interessados a abertura de concurso de Oficial de Engenheiro da Aeronáutica (Concurso Aeronáutica EAOEAR). Os aprovados vão atuar no ano de 2020. De acordo com o edital da Aeronáutica, são ofertadas 20 vagas para diversas áreas/especialidades de Engenharia. Entre os principais requisitos para ingressar no Estágio, estão: comprovação de nível superior (bacharelado) na respectiva área da vaga. Além disso, será necessário não completar 36 anos no ano da matrícula, ou seja, em 2020. Os aprovados serão lotados nos seguintes estados: Amazonas Brasília Pará Pernambuco Rio de Janeiro Rio Grande do Norte São Paulo.

O edital conta com 20 vagas distribuídas entre oito especialidades/áreas de engenharia. Os cargos exigem comprovação de Bacharelado na data da matrícula. Do quantitativo de vagas, 20% serão reservados aos negros. Engenharia Civil – 3 vagas Engenharia de Computação – 3 vagas Engenharia Elétrica – 3 vagas Engenharia Eletrônica – 3 vagas Engenharia Mecânica – 3 vagas Engenharia Metalúrgica – 1 vaga Engenharia Química – 1 vaga Engenharia de Telecomunicações – 3 vagas

Concurso: Aeronáutica

Banca organizadora: FAB

Escolaridade: superior

Número de vagas: 20

Salário: R$ 8.245,00

Inscrições: entre 25 de janeiro e 20 de fevereiro

Provas: 05 de maio de 2019

Situação: EDITAL PUBLICADO

5- Concurso Aeronáutica Oficial, Farmacêutico, Dentista e Capelão

A Aeronáutica do Brasil faz saber aos interessados a abertura de quatro editais de concursos para preenchimento de 35 vagas em cargos de nível superior nos exames de admissão para cursos de Adaptação de Farmacêuticos, Oficiais de Apoio, Dentistas e Capelães. Os aprovados são para ingresso nas turmas de 2020.

Para concorrer ao exame de admissão de Dentistas e Farmacêuticos, os candidatos deverão ter máximo 36 anos até o dia 31 de dezembro de 2020. Já para participar o exame de admissão ao Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio, os candidatos deverão possuir ter no máximo 32 anos até 31 de dezembro de 2020. Já os Capelães deverão ter idade entre 30 e 40 anos até a data limite de 31 de dezembro de 2020.

Um dos editais abre 17 vagas para Admissão ao Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio (EAOAP) nas especialidades de Administração (03 vagas), Análise de Sistemas (01 vaga), Biblioteconomia (01 vaga), Ciências Contábeis (01 vaga), Enfermagem (01 vaga), Pedagogia (02 vagas), Psicologia (01 vaga), Serviços Jurídicos (05 vagas) e Serviço Social (02 vagas).

Um segundo edital abre 05 vagas para o curso de adaptação de Farmacêuticos (CAFAR) nas especialidades de Farmácia Bioquímica (02 vagas), Farmácia Hospitalar (02 vagas) e Farmácia Industrial (01 vaga).

O terceiro edital abre 11 vagas para o Curso de Adaptação de Dentistas (CADAR), nas especialidades de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial (04 vagas), Dentística (01 vaga), Endodontia (01 vaga), Implantodontia (01 vaga), Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais (01 vaga), Odontopediatria (01 vaga) e Periodontia (02 vagas).

Por fim, o último edital abre 02 vagas para Sacerdote da Igreja Católica Apostólica Romana.

Concurso: Aeronáutica

Banca organizadora: FAB

Escolaridade: superior

Número de vagas: 35

Remuneração: até R$ 8.245,00

Inscrições: entre 10 horas do dia 25 de janeiro e 15 horas do dia 20 de fevereiro de 2019

Taxa de Inscrição: R$130

Provas: 05 de maio de 2019

Situação: PUBLICADO

Exército prepara concursos com 1.500 vagas

A Escola Preparatória de Cadetes (EsPCex) e de Sargentos das Armas (ESA) têm expectativa de abrir dois novos editais de concursos públicos nos próximos meses. A expectativa é que os editais sejam publicados com 1.500 vagas, todas voltadas para candidatos com o ensino médio.

A Escola de Sargentos das Armas do Exército (ESA) deve divulgar primeiramente o concurso público (Concurso Exército ESA 2019).De acordo com a própria Escola, o certame, tradicionalmente divulgado com 1.100 vagas, deve ser publicado em fevereiro. As oportunidades deverão ser destinadas as áreas Geral Masculino (910), Geral Feminino (100), Saúde (60) e Música (40). Uma novidade, é que o certame deste ano contará com a matéria de inglês.

“No sentido de auxiliar no preparo intelectual dos candidatos, haja vista a homologação do Edital referente ao Concurso de Admissão 2019 aos Cursos de Formação e Graduação de Sargentos 2020/21, está prevista para o mês de fevereiro de 2019, a Escola de Sargentos das Armas informa que será adicionada a matéria “INGLÊS” no Exame Intelectual”, diz o comunicado divulgado.

Para concorrer a uma das vagas no Concurso Exército ESA, o candidato deverá: ter concluído o ensino médio; possuir, no mínimo, 17 e, no máximo, 24 anos de idade, com exceção das áreas de Saúde e Música, cuja idade máxima será de 26 anos até o término da matrícula; ter no mínimo 1,60m de altura se do sexo masculino ou 1,55m se do sexo feminino e não ser oficial ou aspirante-a-oficial na ativa das Forças Armadas ou das Forças Auxiliares são requisitos para participar do certame.

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército tem expectativa de abrir um novo concurso público (Concurso Exército EsPCEx 2019) ainda neste semestre. Tradicionalmente, a instituição publica um novo edital entre os meses de abril e maio. Os editais são divulgados anualmente, com a aplicação das provas do exame intelectual em diversos estados. O edital deve ser divulgado com mais de 400 vagas. As oportunidades são para nível médio.

Para ingresso, o candidato deverá: ser brasileiro nato; possuir cédula de identidade civil ou militar; possuir comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF); possuir idade de, no mínimo, 17 (dezessete) e, no máximo, 22 (vinte e dois) anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula no CFO/LEMB; se menor de 18 (dezoito) anos, estar autorizado por seu responsável legal a submeter-se ao PS e, caso seja aprovado e classificado nas vagas estabelecidas, a ser matriculado no CFO/LEMB. Além disso, para matrícula no curso, o candidato do sexo masculino deverá ter, no mínimo, 1,60 m (um metro e sessenta centímetros) de altura, sendo que esta limitação não se aplica ao candidato com até 16 (dezesseis) anos de idade, desde que possua a altura mínima de 1,57 m (um metro e cinquenta e sete centímetros) e exame especializado revele a possibilidade do crescimento; se do sexo feminino, ter, no mínimo, 1,55 m (um metro e cinquenta e cinco centímetros) de altura.

O Concurso Exército ESA 2019

O concurso ESA 2019 será composto por:

a) Exame intelectual (prova objetiva) de caráter eliminatório e classificatório, para todos os candidatos inscritos; As avaliações abordarão questões de matemática, inglês (novidade), português, história e geografia do Brasil, teoria musical (somente para candidatos da área música) e conhecimentos específicos de Enfermagem (somente para os candidatos da área de saúde).

b) valoração de títulos, de caráter classificatório, da qual participarão apenas os candidatos aprovados no EI que possuam títulos. ( candidato(a) que não entregar títulos não será eliminado(a) e participará normalmente das etapas subsequentes do CA.

c) Inspeção de Saúde, de caráter eliminatório, para os candidatos de todas as áreas. Esta inspeção se destina aos aprovados no exame intelectual e classificados(as) dentro das vagas destinadas à área, bem como aos(às) incluídos(as) na majoração que forem convocados(as) pela ESA para continuarem no CA;

d) exame de aptidão física (EAF), de caráter eliminatório, para os(as) candidatos(as) de todas as áreas, aprovados(as) no EI e aptos na IS.

e) exame de habilitação musical (EHM), de caráter eliminatório e classificatório, para os(as) candidatos(as), da área Música, aprovados(as) ou aptos(as) nas etapas anteriores e convocados(as) para este exame prático.

Último edital foi divulgado em 2018

O último edital foi divulgado em 2018, quando contou com  1.100 vagas no Curso de Formação de Sargentos, sendo 1.010 vagas para área Geral/Aviação (910 masculino e 100 feminino), 30 para área de Música e 60 para a área da Saúde. As provas foram aplicadas no dia  29 de julho.

O certame registrou aproximadamente 94.000 candidatos inscritos no Concurso de Admissão 2018 aos Cursos de Formação de Sargentos 2019-20. A concorrência para cada área ficou da seguinte maneira:

– 75 candidatos/vaga para a ÁREA Geral/Aviação (Masculino);

– 171 candidatos/vaga para a ÁREA Geral/Aviação (Feminino);

– 78 candidatos/vaga para a ÁREA Música;

– 93 candidatos/vaga para a ÁREA Saúde.

De acordo com o edital de concurso ESA 2018, as 1.010 vagas para área Geral/Aviação foram distribuídas entre as especialidades de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Material Bélico – Manutenção de Viatura, Material Bélico – Manutenção de Armamento, Material Bélico – Mecânico Operador, Material Bélico – Manutenção de Viatura Blindada, Manutenção de Comunicações, Topografia, Intendência e Aviação – Manutenção.

Já as 30 vagas da área de Música foram destinadas as especialidades de Clarineta (7 vagas), Fagote em dó/Contra-Fagote em dó (1 vagas), Flauta em dó/ Flautim em dó (1 vaga), Oboé em dó/ Corne-inglês (1 vaga), Saxhorne (2 vagas), Saxofone (3 vagas), Tuba (3 vagas), Tímpanos, Bombo, Pratos, Tarol e Caixa Surda (2 vagas), Trombone Tenor/ Trombone Baixo (4 vagas), Trompa (1 vaga) e Trompete/Cornetim/ Flueghorne (5 vagas).

Por fim, as 60 vagas restantes serão destinadas para área da saúde, todas elas destinadas ao curso de Técnico em Enfermagem.

Concurso Exército EsPCEx 2019

O aluno receberá, durante o curso, vencimento mensal, além de assistência médica, odontológica e psicopedagógica. Após ser considerado Aspirante-a-oficial, primeiro posto da carreira logo após a conclusão da AMAN, receberá aproximadamente R$ 6.993,00.

O concurso deve contar com as seguintes etapas:

1º Primeira etapa: Exame Intelectual (EI), de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizada por todos os candidatos.

2º Segunda etapa, composta das seguintes fases:

I – Inspeção de Saúde (IS): de caráter eliminatório, a ser realizada apenas pelos candidatos aprovados no EI (classificados e majorados, quando convocados pela EsPCEx);

II – Exame de Aptidão Física (EAF): de caráter eliminatório, a ser realizado apenas pelos candidatos aprovados no EI e na IS;

III – Avaliação Psicológica (Avl Psc): de caráter eliminatório, a ser realizada apenas pelos candidatos aprovados no EI, e aptos na IS e no EAF;

IV – comprovação dos requisitos para a matrícula: de caráter eliminatório, a ser realizada apenas pelos candidatos aprovados no EI, na IS, no EAF, na Avl Psc e classificados dentro do número de vagas previstas na portaria do Estado-Maior do Exército (EME);

Os candidatos convocados para as vagas reservadas, que se autodeclararam pretos ou pardos, conforme o previsto na Lei nº 12.990, de 9 de junho de 2014, serão submetidos a uma comissão específica para verificação da veracidade da declaração supracitada.

O Exame intelectual é composto de provas escritas, realizadas em 2 (dois) dias consecutivos, com duração de 4 horas e meia em cada dia, e aplicadas a todos os candidatos inscritos, possuindo os seguintes módulos:

I – 1º dia – módulo aplicado em um único período de tempo, sem intervalos, composto das provas de Português (com 20 questões objetivas e peso 2), de Redação (questão discursiva), de Física (com 12 questões objetivas e peso 1) e de Química (com 12 questões objetivas e peso 1);

II – 2º dia – módulo aplicado num único período de tempo, sem intervalos, composto das provas de Matemática (com 20 questões objetivas e peso 2), de Geografia (com 12 questões objetivas e peso 1), de História (com 12 questões objetivas e peso 1) e de Inglês (com 12 questões objetivas e peso 1).

BLOG TODOS A BORDO - Jato ou turboélice: que tipo de avião é mais seguro para voar?


Alexandre Saconi | Publicada em 08/02/2019 04:00

Aviões a jato são mais comuns hoje. Entretanto, outro tipo de motor também marca presença: os aviões com turboélice. Com suas pás remetendo a aeronaves de pequeno porte, muitas vezes chamadas de teco-teco, causam preocupação em alguns passageiros. A ideia é que seriam velhas demais em comparação aos jatos.

Será verdade? Para Miguel Angelo Rodeguero, piloto e diretor de segurança operacional da Aopa (Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves), o que define a escolha dos turboélices é a oferta de assentos de cada rota, ou seja, a quantidade de passageiros a serem transportados. "Hoje, por questões econômicas e de conforto, os turboélices operam rotas mais curtas e pistas menos preparadas para aviões de grande porte", diz o comandante.

Para Rufino Antônio da Silva Ferreira, gerente de investigação da Azul e piloto de linha aérea, "os turboélices são um tipo de avião muito utilizado, com vários modelos sendo projetados ainda, já que são mais recomendados para diversos tipos de voo, como em pistas mais curtas ou onde a aproximação é mais complicada".

Conseguem chegar a aeroportos regionais

Devido ao seu projeto, os turboélices em operação nas companhias aéreas brasileiras são ideais para atender à aviação regional. Os turboélices, por serem mais baixos, já contam com uma escada de embarque embutida em sua porta. Eles também têm facilidade em pousar em aeroportos menores, já que dispensam alguns equipamentos mais avançados de navegação. Assim, a infraestrutura aeroportuária pode ser menor para receber os turboélices, ampliando a malha das companhias aéreas para locais que os jatos não atenderiam.

Um levantamento feito pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) com dados de 2017 mostra que quatro companhias aéreas operavam modelos turboélice no Brasil, totalizando 55 unidades das 489 aeronaves comerciais no país. Todos esses modelos são da fabricante ítalo-francesa ATR (Avions de Transport Régional). Os usados aqui são o ATR-42 e o ATR-72, com capacidade para até 50 e 74 passageiros, respectivamente.

A Azul é a principal operadora das aeronaves da fabricante ATR no país, com 40 aviões deste modelo em 2017, último dado disponível.

Segurança é a mesma, e o consumo é menor

A motivação para utilizar um avião turboélice, segundo Ferreira, é a economia, já que ele oferece a mesma segurança que o avião a jato. "O que leva a escolher o turboélice ao invés do motor a jato é basicamente o consumo. Quando a etapa de voo é de curta duração, a diferença de tempo entre o turboélice e o avião a jato é muito pouca, e o consumo do combustível no turboélice é sensivelmente menor", disse.

Em um voo de 225 km de distância, um ATR-72 consome 708 quilos de combustível em 61 minutos. O avião a jato E-195, da Embraer, gasta mais que o dobro, 1.490 quilos de combustível, em 38 minutos. Esses valores são hipotéticos, e não levam em consideração diversos fatores, como condições meteorológicas ou eventuais alterações nas rotas.

O jatos voam a cerca de 850 km/h, a 11 quilômetros de altitude. Os turboélices chegam a 550 km/h, a seis quilômetros de altitude.

Segundo Rodeguero, um inconveniente dos turboélices é justamente poderem balançar mais por voar mais baixo. "Os turboélices podem enfrentar as nuvens que se formam nesta região da atmosfera. Mas, se o tempo está bom, não há turbulência", diz Rodeguero, afirmando que isso reflete apenas no conforto dos passageiros, e não na segurança da aeronave.

Os jatos voam acima dessas áreas mais nebulosas e fogem das turbulências mais frequências, embora também enfrentem o fenômeno.

Afinal, é velho?

Ferreira destaca que as tecnologias dos aviões turboélices não necessariamente são mais antigas. "Os aviônicos [equipamentos eletrônicos do avião] dos turboélices, por exemplo, podem ser os mesmos que os dos modelos a jato no que se refere à navegação. Os modelos ATR não deixam em nada a dever em comparação aos modelos a jato em termos de comunicação, navegação e sistemas de alerta", afirmou.

Um exemplo é o caso do próprio ATR-72 600, que teve seu voo inaugural em 2009. Por sua vez, um dos modelos mais recentes do Boeing 737 que está em operação no Brasil realizou seu primeiro voo em 2006. As aeronaves são modernizadas ao longo do tempo e passam sempre por manutenção (fiscalizada pela Anac) para garantir a segurança.

Ferreira disse ainda que, "quanto à confiabilidade, os aviões turboélices passam pelos mesmos processos de certificação que os a jato". "As características de cada motor, por exemplo, têm suas proteções para voar em condições como em gelo, por exemplo".

Segurança não é problema, diz especialista

Rodeguero diz que não há com o que se preocupar em relação à segurança. "Ambos são seguros, tanto o avião a jato, quanto turboélice. Eles são diferentes apenas quanto à operação: o avião a jato precisa de uma pista maior para ser operado, enquanto o turboélice pode operar em pistas menores ou sem toda a infraestrutura de aeroportos maiores", diz o piloto, que ainda lembra que os turboélices passam pelos mesmos processos de certificação que os aviões a jato.

As pás, mesmo não estando dentro de uma fuselagem fechada, como nos motores a jato, também são protegidas de forma eletrônica contra impactos ou intempéries.

Curiosidades:

A pá dos motores do ATR-72 tem quase quatro metros de diâmetro, mais do que o GE9X, o maior motor de avião comercial do mundo

O diâmetro das pás do ATR-72 é maior que a própria fuselagem do avião. É maior até que a de um jato Boeing 737

Os motores turboélices possuem uma tecnologia bem diferente daqueles aviões menores com hélices, tendo turbinas para movimentar suas pás, enquanto os outros são movidos a pistão, como em um caro

Devido ao seu tamanho, os ATRs podem pousar e decolar em pistas mais curtas do que alguns modelos a jato.