NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
NOTIMP 189/2023 - 07/07/2023
Exposição no Congresso homenageia 150 anos de nascimento de Santos Dumont
Mostra traz réplica de avião usado por ele para visitar a alta sociedade parisiense
Cláudio Ferreira / Ana Chalub | Publicada em 06/07/2023 17:22
Os 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, comemorados em 20 de julho, estão sendo homenageados com uma exposição no Salão Negro do Congresso Nacional. Conhecido como o Pai da Aviação, ele é um dos destaques do Museu Aeroespacial, no Rio de Janeiro, de onde vem o acervo para a mostra, feita em parceria com a Força Aérea Brasileira.
Uma das estrelas da exposição é a réplica, em tamanho natural, do avião Demoiselle, que começou a voar em 1907. De acordo com o historiador Maurício Inácio da Silva, do Museu Aeroespacial, ele era utilizado por Santos Dumont para visitar integrantes da alta sociedade parisiense, incluindo a princesa Isabel, que estava exilada na França.
“Uma aeronave muito prática, fácil, pequena, que decolava com facilidade e atingia 90 km/h. A autonomia é que não era muita, mas não tinha muita necessidade. Então, ele tinha um tanque pequeno de combustível, mas conseguia uns 15 minutos de voo, chegava onde desejava, lá ele reabastecia novamente, mas era uma aeronave fantástica, de fácil manuseio”, diz.
A mostra também tem miniaturas de balões e dirigíveis, além de uma linha do tempo com detalhes da vida de Santos Dumont, que nasceu em 1873 em Minas Gerais e morreu em 1932. Os fatos marcantes da trajetória do aviador também estão em painéis, fotos e vídeos. E há algumas vitrines com objetos pessoais, como polainas – peças do vestuário usadas por cima do sapato, para proteger os pés – além de um martelo e do famoso chapéu.
Sobre o chapéu, o historiador Maurício Inácio da Silva conta uma curiosidade.
“Quando ele estava fazendo um dos seus voos, houve um princípio de incêndio. E o que é que ele fez? Ele tirou o chapéu e tentou apagar esse incêndio. Conseguiu, teve sucesso, só que o chapéu ficou totalmente disforme. Ele botou na cabeça daquele jeito. Como era uma pessoa famosa na França, então todo mundo começou a usar o chapéu igual Santos Dumont estava usando. Um acidente trouxe um modismo para a época”.
A exposição comemorativa dos 150 anos de nascimento de Santos Dumont fica em cartaz no Salão Negro do Congresso Nacional até 30 de julho.
Com transmissão ao vivo, livro “E o Brasil Falava de Santos Dumont…” será lançado hoje pela Academia Brasileira de Letras
Murilo Basseto | Publicada em 06/07/2023 16:57
Nesta quinta-feira, dia 6 de julho, a Academia Brasileira de Letras (ABL) fará o lançamento do livro “E o Brasil falava de Santos-Dumont…” em um evento privado, porém, que contará com transmissão ao vivo, como poderá ser assistido no player abaixo nesta matéria.
O evento faz parte do Programa “Pai da Aviação – 150 anos”, em comemoração ao sesquicentenário de nascimento do Marechal do Ar Santos Dumont, celebrado em 20 de julho.
Previamente, segundo informou o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), representantes da Força Aérea Brasileira (FAB) reuniram-se na sede da Academia Brasileira de Letras, na tarde do dia 18 de maio, para tratar dos preparativos relativos ao lançamento do livro, que foi produzido pelo Centro de Documentação da Aeronáutica (CENDOC).
A transmissão ao vivo está programada para ser iniciada às 17h30 desta quinta-feira, podendo ser assistida no player a seguir, ou diretamente no canal da ABL neste link.
Operação ZEUS – Aerotransportabilidade do ASTROS II no KC-390
Paulo Roberto Bastos Jr | Publicada em 06/07/2023 22:57
Na ultima segunda-feira, dia 03 de junho, a Força Aérea Brasileira (FAB), com a colaboração do Exército Brasileiro (EB), iniciou a Terceira Fase da “Operação Zeus”, com o objetivo realizar a avaliação operacional, em solo e em voo, da adequabilidade e eficiência operacional da aerotransportabilidade de viaturas blindadas na aeronave KC-390 Millennium.
Esta fase ocorreu na Base Aérea de Anápolis (BAAN) e contou com a aeronave KC-390 FAB 2856, pertencente ao Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), o “Esquadrão Zeus”, e uma viatura blindada de combate lança foguetes (VBC L Fgt) 6×6 ASTROS II LMU MK6, do 16º Grupo de mísseis e Foguetes (16º GMF), o “Grupo Visconde de São Leopoldo”, de Formosa (GO).
A viatura, que chega a pesar até 24 toneladas, é um veículo de artilharia autopropulsada que além dos lançadores, conta com um sistema de comando e controle que permite a coordenação dos disparos, bem como sistemas de comunicação e apoio logístico.
Na operação de ensaio, após preparação da aeronave, foi realizado o carregamento do veículo e sua ancoragem, taxiamento e outras verificações previstas no Plano de Ensaio, incluindo duas corridas de decolagem “abortadas”, para garantir todas as ações seguras com o veículo embarcado.
Com o sucesso das fases iniciais, foi realizado um voo com o veículo a bordo e com evoluções em espaço aéreo designado. O pouso final, de máximo desempenho, consolidou os aprendizados anteriores e coroou o sucesso da operação, encerrada com o desembarque do veículo da aeronave em total segurança.
Participam desta operação militares do 1º GTT, do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), do Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL), da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB), da FAB, e do Comando de Artilharia do Exército e do 16º GMF, do EB, além de técnicos e engenheiros das empresas Embraer e Avibras.
Para o Chefe do setor de Operações do 1º GTT, major aviador Rafael Portella Santos, o ASTROS é um dos principais sistemas de artilharia do EB e tem sido usado para apoiar operações militares, tanto em exercícios de treinamento quanto em missões reais. “Sua capacidade de lançamento de foguetes e mísseis de diversos tipos e alcances faz dele uma peça importante no arsenal do Exército Brasileiro para atingir alvos a longa distância. Dessa forma, a possibilidade de transportar esse equipamento nas asas da FAB aumentará ainda mais o horizonte de atuação no cenário almejado”, destacou.
Segundo o Piloto de Ensaios em Voo, major aviador Vinicius Marcel Holdorf, que conduziu a aeronave testada, a capacidade de transporte de carros de combate pela aeronave KC-390 Millennium tem sido avaliada com níveis crescentes de dificuldade desde o ano passado em Santa Maria (RS). “Na ocasião, foram testados os veículos Guarani e M113 do Exército Brasileiro. O veículo lançador Astros foi o maior desafio desta fase e adiciona potência às capacidades do KC-390, reiterando a superioridade operacional do projeto da Embraer”, concluiu.
A operação se estenderá até a próxima sexta-feira, dia 07, e os resultados colhidos no exercício serão de suma importância para a consolidação do projeto KC-390 Millennium. Além disso, é um importante marco de interoperabilidade entre a FAB e o EB, envidando esforços de maneira sinérgica com vistas à garantia da soberania do território nacional em toda sua magnitude.
Histórico
A primeira faz da Operação Zeus ocorreu nos dias 17 e 18 de outubro de 2022, na Base Aérea de Santa Maria (BASM), quando foram feitos testes de ancoragem em duas viaturas blindadas de transporte de pessoal (VBTP) M113BR e o voo com uma VBTP 6X6 Guarani.
A segunda foi no mês de novembro, na Base Aérea do Galeão (BAGL), com duas viaturas blindadas multitarefa – leves sobre rodas (VBMT-LSR) 4X4 LMV-BR, equipadas com SARC REMAX.
Alem disso, os testes envolvendo o KC-390 e as viaturas do Sistema ASTROS II ocorrem desde antes da construção do protótipo da aeronave, com diversos embarques sendo feitos no mockup, na sede da Embraer, a partir de 2010, que demandou a interação entre as engenharias das duas empresas, na busca de um objetivo comum que era a aerotransportabilidade “roll-on/roll-off” das viaturas ASTROS MK6 com a mínima preparação possível.
RONDONIAGORA - Esquadrilha da Fumaça se apresenta em show de 40 minutos em Porto Velho; saiba detalhes
Redação | Publicada em 06/07/2023 09:00
As aeronaves da esquadrilha da fumaça passaram pela capital rondoniense na quarta-feira (5), quando o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) deu detalhes de como será a apresentação, que deve durar 40 minutos na sexta-feira (7). O evento começa às 15 horas, no Espaço Alternativo, próximo a Passarela.
De acordo com o EDA, o show de aeronaves começa às 16h30 e deve se encerrar às 17h10, totalizando 40 minutos. A Força Aérea Brasileira (FAB), espera cerca de 40 mil pessoas prestigiando o espetáculo.
Ainda segundo o EDA, é importante chegar cedo para conseguir visualizar a surpresa que está sendo preparada.
“Esse ano, se o clima permitir, nós vamos escrever uma frase bem bonita no céu de Porto Velho. Isso vai ser logo no início do show”, disse Felipe Kawka, piloto da Esquadrilha da Fumaça.
Ele afirmou também que mais de 50 manobras devem ser realizadas durante as apresentações.
O evento, que é aberto ao público, já passou pelas cidades de Guarantã do Norte (MT) e Ariquemes. Nesta quinta-feira (6), o grupo se apresenta em Rio Branco, no Acre.
Na sexta, o show será realizado em Porto Velho. No sábado (8), em Manaus (AM). Domingo em Boa Vista (RR). O encerramento, segundo o EDA, será na Colômbia, a partir do dia 12 de julho e culminando no dia 16 do mesmo mês.
Circuito Santos Dumont
A iniciativa é uma homenagem de comemoração aos 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, conhecido como pai da aviação. A organização do evento é feita pela Prefeitura da capital, em conjunto com a Base Aérea de Porto Velho.
Além das apresentações aéreas, o evento terá também exposições de veículos e equipamentos da FAB. A festa também terá atrações da prefeitura, como o projeto Rua do Lazer, Giro Empreendedor, Sala de Vacinação e Estande da Educação.
RORAIMA1 - ‘Domingo aéreo’, promovido pela FAB, faz homenagem ao aniversário da capital
Além das apresentações com voos panorâmicos, estão programadas uma campanha de doação de sangue ,salto de paraquedistas e apresentação da Esquadrilha da Fumaça.
Da Redação | Publicada em 06/07/2023 10:30
A Força Aérea Brasileira (FAB) realiza no próximo domingo (9), o evento “Domingo Aéreo”, em Boa Vista, com diversas atrações, incluindo um voo panorâmico e apresentação da esquadrilha da fumaça. O evento será realizado a partir das 16h no Parque do Rio Branco, e é uma homenagem da Força Aérea ao aniversário da capital.
Na ocasião, a equipe do setor de captação de doadores de sangue do Hemocentro estará realizando panfletagem e registro de doadores voluntários de sangue e Medula Óssea.
No caso da doação de sangue, a equipe do Hemoraima está focando nas tipagens O+ e O-, que atualmente estão com estoque necessitando de reforço.
Requisitos para a doação
– Ter 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior.
– No momento da doação, é preciso apresentar um documento oficial com foto. Caso o interessado seja menor de 18 anos, o mesmo deve ter o consentimento formal dos pais ou de responsável legal.
– Se encaixando nesses critérios, o doador é cadastrado e encaminhado para uma entrevista, para em seguida passar por uma triagem. Não havendo nenhum impedimento, ele é encaminhado para a sala de coleta onde é feita a doação, que dura no máximo 10 minutos.
Requisitos para cadastro de medula
– Ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante, além de não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.
– Ao se encaixar nos pré-requisitos, o interessado preenche um formulário de cadastro que será inserido no Redome, depois é feito coleta de uma amostra de sangue de 5 ml que será enviado para um laboratório de análise.
– Caso o sangue seja compatível com algum paciente, o voluntário será chamado para fazer a coleta de uma segunda amostra, que ocorrerá em outra cidade. Todas as despesas da viagem são custeadas pelo SUS, com direito a um acompanhante.
Vale lembrar que o Hemoraima fica localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento), bairro Aeroporto.
O horário de funcionamento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e de 13h30 às 17h. Outras informações podem ser obtidas por meio do número (95) 98404-9593.
ALEAM - Aleam homenageia os 150 anos de Santos Dumont e os 40 anos do VII Comar com Sessão Especial solicitada por Cabo Maciel
Da Redação | Publicada em 06/07/2023 10:00
Nesta quinta-feira (6), às 14h, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) vai realizar uma Sessão Especial em homenagem aos 150 anos de aniversário de Santos Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Força Aérea Brasileira (FAB), e os 40 anos de atuação do VII Comando Aéreo Regional (VII Comar), criado em 1983 para reforçar a presença militar na Amazônia. A autoria da solenidade é do deputado estadual Cabo Maciel (PL).
Para o parlamentar, a Sessão Especial é importante ao destacar a memória do célebre inventor brasileiro foi o pioneiro de uma das invenções mais extraordinárias da humanidade: o avião. “Santos-Dumont foi inscrito, em 1947, na patente de Tenente-Brigadeiro e promovido ao posto honorário de Marechal do Ar em 22 de setembro de 1955. Ele também está listado permanentemente no Almanaque de Heróis do Ministério da Aeronáutica”, relembrou.
A homenagem conjunta com o aniversário de criação do VII Comar acontece por conta da importância da presença da FAB na região amazônica para garantir a soberania nacional. “A FAB atua na região não apenas mantendo a segurança na Amazônia mas também com uma atuação de assistência a comunidade ribeirinhas, levando auxílio para a população do interior onde o Estado não consegue chegar”, destacou Cabo Maciel.
ÁREA MILITAR - Força Aérea Brasileira – FAB participa de cerimônia em homenagem a Santos Dumont na ALESP
Da Redação | Publicada em 06/07/2023 15:24
A Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) realizou uma homenagem ao Sesquicentenário do Pai da Aviação. Na sessão solene, realizada no dia 30/06, estiveram presentes o Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Desembargador Ricardo Mair Anafe, e o Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Macedo Santos, além de outras autoridades civis e militares. O evento também contou com a participação do sobrinho-bisneto de Santos Dumont, Marcos Villares.
Em seu discurso, o Comandante do IV COMAR ressaltou a coragem e o compromisso de Santos Dumont no que se refere ao progresso tecnológico e à democracia. “Ao longo de sua vida, ele demonstrou profundo compromisso com a igualdade de direitos. Por meio de suas ações e posicionamentos tornou-se uma voz ativa em favor da liberdade e justiça social. Ele acreditava que o progresso tecnológico deveria servir ao bem-estar de todos e não apenas de uma elite privilegiada. Suas previsões apontavam que, por meio da aviação, os obstáculos de tempo e da distância seriam removidos, permitindo que países distantes se encontrassem, vencendo pelo ar quaisquer barreiras naturais”, expressou o Oficial-General.
Durante a cerimônia, a Banda de Música da Base Aérea de São Paulo executou o Hino Nacional e os presentes também tiveram a oportunidade de assistir ao vídeo institucional sobre a história do Pai da Aviação.
O sobrinho-bisneto de Santos Dumont, Marcos Villares, por sua vez, demonstrou a importância de manter vivo o legado do seu antecessor. “É de grande importância o trabalho que a Força Aérea está realizando para celebrar estes 150 anos. Santos Dumont pensava que o avião deveria servir para unir as pessoas, encurtar as distâncias, e a ciência deveria ser usada a favor da humanidade e em benefício de todos. Era um homem idealista”, manifestou.
EDIÇÕES ANTERIORES
211 de 30/07/2025
210 de 29/07/2025
209 de 28/07/2025
208 de 27/07/2025
207 de 26/07/2025
206 de 25/07/2025
205 de 24/07/2025
204 de 23/07/2025
203 de 22/07/2025
202 de 21/07/2025
201 de 20/07/2025
200 de 19/07/2025
199 de 18/07/2025
198 de 17/07/2025