NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


NOTIMP 126/2020 - 05/05/2020

Publicado: 05/05/2020 - 08:40h
TV RECORD

PORTAL G1

MINISTÉRIO DA DEFESA

PORTAL DEFESANET

PORTAL DEFENSA.COM (ESPANHA)

OUTRAS MÍDIAS

TV RECORD


Doações para caminhoneiros


Por Record Tv Litoral | Publicada em 04/05/2020 15:00

Força aérea entrega marmitas


Por Redação | Publicada em 04/05/2020 20:22

PORTAL G1


Base Aérea prepara refeições para caminhoneiros durante pandemia


Por G1 Santos E Região | Publicada em 04/05/2020

Militares distribuem refeição para caminhoneiros na Rodovia Cônego Domênico Rangoni


Por Redação | Publicada em 04/05/2020 22:00

MINISTÉRIO DA DEFESA


Hospitais militares treinam profissionais da saúde que tratam de paciente da COVID-19


Maristella Marszalek | Publicada em 04/05/2020 09:00

A partir de 5 de maio, profissionais de saúde que atuam em emergências clínicas e cuidados intensivos dos pacientes acometidos pela COVID-19 serão treinados por especialistas dos hospitais das Forças Armadas. A iniciativa é do Ministério da Defesa, por meio da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desportos (SEPESD), que, em virtude da pandemia da COVID-19, avaliou a necessidade de multiplicar conhecimentos entre o seu corpo de funcionários.

Com tecnologia de ponta, que utiliza equipamentos de simulação e equipe altamente capacitada das Forças Armadas, serão ministrados cursos em centros de treinamento em Hospitais Militares de várias regiões do Brasil. São eles: Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília (DF), Escola de Saúde do Exército (EsSEx), no Rio de Janeiro (RJ) e Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO), em Canoas (RS).

Nesses centros de treinamento, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem, vão adquirir mais conhecimento técnico-científico sobre o novo coronavírus, suas manifestações clínicas e as normas de proteção individual adequadas. Além disso receberão treinamento necessário para atuarem nas unidades de terapia intensiva e realizarem os procedimentos, de forma segura.

Mais especificamente, entre os assuntos que serão ministrados, estão protocolos de intubação, tratamento de arritmias e modos de uso de ventilação mecânica. Serão dois dias de aula, com carga horária de oito horas por dia.

Em um primeiro momento, o treinamento será voltado para os militares da área de saúde, mas a intenção, de acordo com o Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto, General de Exército Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, é abrir para profissionais civis, conforme a demanda e a disponibilidade de vagas nas turmas.

“A transferência de conhecimentos dos profissionais de saúde das Forças Armadas faz parte de projeto de integração e auxílio quando solicitados para unidades de saúde da sociedade civil. Essa integração é extremamente importante para o País, nessa época de extrema demanda de profissionais do sistema de saúde para vencermos a COVID-19”, frisou.


Centro de Simulação Realística

No HFA, o curso será realizado no Centro de Simulação Realística (CSR), que trabalha desenvolvendo treinamento prático, interativo e realístico para uma ampla variedade de emergências clínicas e cirurgias.

Desde 2017, o Centro oferece ao corpo clínico do hospital, bem como aos militares de saúde das Forças Singulares, ambientes com equipamentos de simulação avançados para o treinamento de habilidades necessárias nas áreas assistencial e operativa, sem a exposição de pacientes reais.

O CSR conta com três áreas de simulação: Área de Medicina Assistencial (Sala de Habilidades Coletivas e Sala de Habilidades Individuais), Área de Medicina Operativa e Área de Simulação de Equipamentos Médicos de alta complexidade, viabilizando a atuação conjunta da equipe multiprofissional de saúde com treinamento prático em simuladores de habilidades para execução de procedimentos diversos, assim como treinamento individual.

Para isso, dispõe de manequins realísticos que respondem a todos os parâmetros clínicos cardiológicos e respiratórios. Possui também simulador cirúrgico de alta complexidade, que possibilita o treinamento de procedimentos por vídeo, nas áreas de gastroenterologia, cirurgia geral e hemodinâmica.

À frente da Direção Técnica de Ensino e Pesquisa do HFA, do qual o CSR faz parte, o Brigadeiro Geraldo José afirma que: “o Centro de Simulação Realística é peça fundamental, em especial neste momento de pandemia, para aprimorar o treinamento dos profissionais de saúde, com a abordagem de diversos níveis de complexidade e, dentro do possível, auxiliando no aperfeiçoamento, até fora do sistema militar ”.

PORTAL DEFESANET


Hospital Central da Aeronáutica tem primeira mulher como diretora

O Brigadeiro Médico Walter Kischinhevsky passou o cargo à Coronel Médica Carla Lyrio Martins

Por Redação | Publicada em 04/05/2020 12:05

A Passagem de Direção do Hospital Central da Aeronáutica (HCA), localizado no Rio de Janeiro (RJ), aconteceu no dia 22/04, em cerimônia reservada por conta das recomendações relativas à COVID-19. O Brigadeiro Médico Walter Kischinhevsky passou o cargo para a Coronel Médica Carla Lyrio Martins. Ela foi a primeira mulher da Força Aérea Brasileira (FAB) a comandar uma Organização Militar, a Casa Gerontológica de Aeronáutica Brigadeiro Eduardo Gomes (CGABEG) e, agora, a primeira mulher a assumir a direção do HCA.

A cerimônia de transmissão contou com a presença do ex-Vice-Diretor do HCA, Coronel Médico Cláudio Colares Lessa e da nova Vice-Diretora do HCA, Coronel Médica Carmem Heloisa Pereira Lima, além dos chefes de divisão do Hospital.

O Brigadeiro Walter assumirá o cargo de Subdiretor de Aplicação dos Recursos para Assistência Médico-Hospitalar. Ele agradeceu à equipe pelo apoio e desejou êxito à nova diretora. “É grande o desafio que assumirá a partir dessa data”, disse o Oficial-General.

A nova diretora salientou que esta é sua missão de maior relevância na Força Aérea Brasileira (FAB). “Assumir a direção do HCA significa o coroamento de minha trajetória de dedicação à Força Aérea, Instituição à qual pertenço há exatos 30 anos. Estamos todos em missão única com objetivos comuns, desenvolvendo capacidades, descobrindo talentos, inovando, crescendo e servindo ao próximo com empenho. Participar desta realidade e ter o privilégio de liderar homens e mulheres por trajetória tão nobre e legítima, tão real, é uma grande honra”, disse.

FAB transporta mais de 25 toneladas de materiais hospitalares para Manaus

Insumos serão utilizados no enfrentamento ao surto do novo Coronavírus

Por Redação | Publicada em 04/05/2020 12:00

Duas aeronaves C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram, neste sábado (02/05), ação de Transporte Aéreo Logístico em apoio à Operação COVID-19. A missão interministerial, coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde, visou transportar os insumos para auxiliar no combate ao novo Coronavírus. 

Os aviões, pertencentes ao Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1°GT) – Esquadrão Gordo, transportaram mais de 25 toneladas de materiais hospitalares sendo: cilindros de oxigênio, respiradores, medicamentos e álcool em gel, de Guarulhos (SP) para Manaus (AM).

A primeira aeronave, o FAB 2476, decolou da Base Aérea de São Paulo (BASP) às 12h25 (horário de Brasília) e pousou na Ala 8 - Base Aérea de Manaus, às 18h30, transportando 175 cilindros de oxigênio, 06 respiradores e aproximadamente 400 kg de medicamentos. Já  o segundo avião, o FAB 2475, também decolou da BASP às 16h55 (horário de Brasília) e pousou em Manaus às 22h30.

Transportava 12.832 kg de álcool em gel e 25 cilindros de oxigênio. Os cilindros serão reabastecidos em Manaus para redistribuição. Os medicamentos, álcool em gel e respiradores foram entregues à Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas, com o objetivo de auxiliar no enfrentamento da pandemia.

Segundo o Comandante de uma das Aeronaves, Capitão Aviador Renan Nunes Leão, é muito gratificante poder utilizar a capacidade do Esquadrão para contribuir com essa missão. “Apoiar a missão COVID-19 é um orgulho para nós do Esquadrão. Sabemos da necessidade da população e com muita satisfação realizamos mais um voo nas asas da FAB para levar ajuda aqueles que necessitam”, afirmou.

Para o Sargento Anderson Alves Nascimento, rádio-operador da aeronave, é uma grande satisfação participar de uma missão de âmbito nacional. “É sempre bom estar na linha de frente dessa missão, ajudando e transportando nas asas da Força Aérea o auxílio a quem precisa”, declarou.

OPERAÇÃO COVID-19

O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à COVID-19. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando Aeroespacial (COMAE), de funcionamento permanente.

A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia que recebeu o nome de Operação COVID-19. As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, podem ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determina a melhor forma de atendimento.

FAB transporta mais de duas toneladas de materiais de saúde para Macapá


Por Redação | Publicada em 04/05/2020 13:00

Como parte das ações do Governo Federal, o Ministério da Defesa (MD) vem priorizando o transporte de insumos de combate ao novo Coronavírus. Nesta segunda-feira (4), uma aeronave C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) leva mais de duas toneladas de materiais de saúde para Macapá (AP).

A missão é coordenada pelo Centro de Coordenação de Logística e Mobilização (CCLM), do MD, em parceria com o Ministério Saúde e Governo do Estado do Amapá, sendo executada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), da FAB. Os voos fazem parte da Operação Covid-19, que estabeleceu 10 Comandos Conjuntos distribuídos por todo o país.

O C-130 Hércules da FAB decolou de Manaus (AM) rumo a Macapá (AP) transportando 18.650 máscaras, 2.200 toucas hospitalares descartáveis, 1.944 unidades de álcool em gel 500 ml, 1.050 aventais, 800 protetores faciais, 2.820 testes rápidos, 14 respiradores de UTI e seis respiradores de transporte. Com uma carga de 2.420 kg de material em apoio ao Ministério da Saúde, a aeronave tem pouso previsto para as 12h45 (horário Brasília), no Aeroporto Internacional de Macapá.

Credenciamento
Os profissionais de imprensa interessados em realizar a captação de imagens no Aeroporto de Macapá, devem realizar o credenciamento junto à assessoria de imprensa da Força Aérea Brasileira, enviando nome, número do documento de identidade e nome do veículo de comunicação para o e-mail: [email protected].

Entrega de materiais de saúde em Macapá
Data: segunda-feira (04/05).
Previsão de pouso: 12h45 (horário de Brasília).
Endereço: Aeroporto Internacional de Macapá (Rua Hildemar Maia, S/N, Jesus de Nazaré, Macapá-AP).

PORTAL DEFENSA.COM (Espanha)


Los dos Embraer KC- 390 de la Fuerza Aérea Brasileña transportan material sanitario a Manaus-noticia defensa.com - Noticias Defensa defensa.com Brasil


Javier Bonilla | Publicada em 05/05/2020 07:57

Los dos aviones KC-390 Millennium hasta ahora entregados por Embraer a la Fuerza Aérea Brasileña (FAB), llevaron a cabo misiones de logística de transporte aéreo a  Manaus, región al norte del país, este sábado. La misión interministerial, coordinada por el Comando de Operaciones Aeroespaciales (COMAE) en el Centro de Operaciones Conjuntas (COC) del Ministerio de Defensa, en apoyo al Ministerio de Salud, tenía como objetivo transportar los insumos para ayudar a combatir el nuevo Coronavirus.

Las aeronaves, que operan en el Primer Grupo de Transporte de Tropas (1er GTT), Escuadrón Zeus, con base en el Ala 2, Base Aérea de Anápolis (Goias), transportaron 5,7 toneladas de materiales, 1.080 litros de alcohol en gel, 17 mil máscaras N95, 1.300 delantales, 300 mil máscaras quirúrgicas, 130 mil pares de guantes y 4.080 anteojos, desde el Aeropuerto de Guarulhos (S. Paulo) hasta Manaus (Amazonas, sede del Ala 8 de la FAB). Los Equipos de Protección Individual(EPI) y el gel de alcohol fueron donados por la Fundación Itaú para Educación y Cultura, por un total de 452 mil artículos.

El primer avión, el FAB 2853, despegó de la Base de la Fuerza Aérea de São Paulo (BASP/Guarulhos), a las 10:55 am (hora de Brasilia), y aterrizó en el Ala 8 - Base de la Fuerza Aérea de Manaus, a las 2:55 pm. El segundo avión, el FAB 2854, también despegó de la BASP, a las 11:10 a.m. (hora de Brasilia), y aterrizó en Manaus a las 3:05 p.m. El material fue entregado al Departamento de Salud del Estado de Amazonas-uno de los más comprometidos por la pandemia- con el objetivo de ayudar a enfrentar el virus.

Los pilotos de los KC-390 Millennium de la FAB están en pleno adiestramiento operativo. La misión de transporte de material se llevó a cabo con éxito, cumpliendo una de las demandas de la Operación COVID-19. En este caso, hubo  participación del COMAE, en la activación de las misiones de Transporte Aéreo Logístico, y el Comando de Preparación (COMPREP), responsable del desarrollo de la doctrina utilizada en la coordinación operativa de la tripulación. (Javier Bonilla, corresponsal del Grupo Edefa en Brasil)

OUTRAS MÍDIAS


AEROFLAP - FAB transporta mais de 25 toneladas de materiais hospitalares para Manaus


Pedro Viana | Publicada em 04/05/2020 11:00

Duas aeronaves C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram, neste sábado (02/05), ação de Transporte Aéreo Logístico em apoio à Operação COVID-19. 

A missão interministerial, coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde, visou transportar os insumos para auxiliar no combate ao novo Coronavírus. 

Os aviões, pertencentes ao Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1°GT) – Esquadrão Gordo, transportaram mais de 25 toneladas de materiais hospitalares sendo: cilindros de oxigênio, respiradores, medicamentos e álcool em gel, de Guarulhos (SP) para Manaus (AM).

A primeira aeronave, o FAB 2476, decolou da Base Aérea de São Paulo (BASP) às 12h25 (horário de Brasília) e pousou na Ala 8 – Base Aérea de Manaus, às 18h30, transportando 175 cilindros de oxigênio, 06 respiradores e aproximadamente 400 kg de medicamentos.

Já o segundo avião, o FAB 2475, também decolou da BASP às 16h55 (horário de Brasília) e pousou em Manaus às 22h30. Transportava 12.832 kg de álcool em gel e 25 cilindros de oxigênio. Os cilindros serão reabastecidos em Manaus para redistribuição.

Os medicamentos, álcool em gel e respiradores foram entregues à Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas, com o objetivo de auxiliar no enfrentamento da pandemia.

Segundo o Comandante de uma das Aeronaves, Capitão Aviador Renan Nunes Leão, é muito gratificante poder utilizar a capacidade do Esquadrão para contribuir com essa missão. “Apoiar a missão COVID-19 é um orgulho para nós do Esquadrão. Sabemos da necessidade da população e com muita satisfação realizamos mais um voo nas asas da FAB para levar ajuda aqueles que necessitam”, afirmou.

Para o Sargento Anderson Alves Nascimento, rádio-operador da aeronave, é uma grande satisfação participar de uma missão de âmbito nacional. “É sempre bom estar na linha de frente dessa missão, ajudando e transportando nas asas da Força Aérea o auxílio a quem precisa”, declarou.

OPERAÇÃO COVID-19

O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à COVID-19. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando Aeroespacial (COMAE), de funcionamento permanente.

A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia que recebeu o nome de Operação COVID-19. As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, podem ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determina a melhor forma de atendimento.

PORTAL DO HOLANDA - FAB leva 200 cilindros de oxigênio para Hospital de Tabatinga


Por Portal Do Holanda | Publicada em 04/05/2020 11:21

Com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), o Governo do Amazonas entregou, no domingo (3), 200 cilindros de oxigênio de 10m³ ao Hospital de Guarnição de Tabatinga (HGuT). A unidade precisará realizar reparos na usina de oxigênio e os cilindros vão permitir sua interrupção sem afetar o atendimento.

A aquisição foi feita com recursos do Estado. No sábado (2), o município já havia recebido 50 cilindros para o hospital e para UPA, e também foi entregue um respirador. No total, são cinco respiradores para Tabatinga, que também recebeu 500 testes rápidos e medicamentos.

“Os cilindros permitirão que a usina possa parar pelo menos três dias para reparos. O Hospital de Tabatinga é importante naquela região, pois atende sua população e a de seu entorno”, explicou o secretário executivo adjunto de Atenção Especializada ao Interior da Susam, Cássio Espírito Santo.

Ainda segundo o secretário, após o conserto da usina, os cilindros serão distribuídos a outros municípios, ficando apenas o suficiente para dar suporte ao HGuT.

Neste domingo, foi encaminhado um respirador para Silves. No sábado, Itacoatiara recebeu três respiradores para o Hospital José Mendes. Durante a semana, serão entregues testes rápidos e novos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para o interior. Itacoatiara receberá um tanque de oxigênio na próxima terça-feira (5).

BNC AMAZONAS - Governo envia 200 cilindros de oxigênio ao hospital de Tabatinga

A unidade é referência para atendimento de média e alta complexidade para outros municípios do Alto Solimões

Por Bnc Amazonas | Publicada em 04/05/2020 12:13

“Os cilindros permitirão que a usina possa parar pelo menos três dias para reparos. O Hospital de Tabatinga é importante naquela região, pois atende sua população e a de seu entorno”, explicou o secretário executivo adjunto de Atenção Especializada ao Interior da Susam, Cássio Espírito Santo.

Segundo o secretário, após o conserto da usina, os cilindros serão distribuídos a outros municípios. A partir disso ficando apenas o suficiente para dar suporte ao HGuT.

Neste domingo, foi encaminhando um respirador para Silves. Sábado Itacoatiara recebeu três respiradores para o Hospital José Mendes.

Durante a semana, serão entregues testes rápidos e novos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para o interior. Itacoatiara receberá um tanque de oxigênio amanhã, dia 5.

A secretária de Estado de Saúde do Amazonas, Simone Papaiz, destaca que o suporte dado aos municípios é resultado da união de esforços. Principalmente entre os  governos estadual e federal. Parte dos equipamentos e insumos distribuídos ao interior foi enviada ao Amazonas pelo Ministério da Saúde. Assim como a outra parte é da aquisição do Governo do Estado.

Substituição

Com a nova aquisição, a Susam passa a ter 920 cilindros de oxigênio aplicados nos 61 municípios do interior do Amazonas.

Segundo o Departamento de Logística da secretaria, o Governo do Estado está finalizando a compra de outros 300 desses equipamentos. Dessa forma aumentará para mais de 1.200 a quantidade aplicada no interior.

Em paralelo, como parte do planejamento para o combate à pandemia de Covid-19, a secretaria também está remanejando cilindros da capital para os demais municípios. Isso tem sido possível graças à instalação de tanques estacionários de oxigênio em hospitais e serviços de pronto atendimento de Manaus, permitindo a liberação dos cilindros antes usados nessas unidades.

JORNALISMO VTV - Força Aérea Brasileira distribui refeições aos caminhoneiros

Força Aérea Brasileira distribui refeições aos caminhoneiros no Porto de Santos.

Por Jornalismo Vtv | Publicada em 04/05/2020 11:39

PORTAL MARCOS SANTOS - FAB transporta mais material de saúde para Manaus nesta segunda


Por Portal Marcos Santos | Publicada em 04/05/2020 11:21

Em mais uma missão de apoio às ações de combate à pandemia do coronavírus, uma aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) realiza, nesta segunda-feira (04/05), o transporte de 8.400 unidades de álcool em gel doados pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein para Manaus, totalizando 3.800 kg de carga.

FAB transporta

A missão interministerial, designada pelo Ministério da Defesa, em ação coordenada com o Ministério da Saúde, faz parte da Operação COVID-19. A aeronave KC-390 tem previsão de chegada à Ala 8 – Base Aérea de Manaus para 15h (Horário de Brasília).

A Força Aérea Brasileira tem atuado ativamente em apoio aos brasileiros no enfrentamento à pandemia da COVID-19. Na Operação Regresso à Pátria Amada Brasil, a FAB repatriou brasileiros e familiares que estavam na China, prestando todo o suporte durante a quarentena destes cidadãos na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis.

Em outra missão, coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa (MD), duas aeronaves C-130 Hércules foram empregadas na repatriação de um grupo de 66 brasileiros que estavam no Peru. Nas últimas semanas, as aeronaves da FAB têm atuado no transporte de medicamentos e equipamentos entre diversas regiões do país no enfrentamento ao COVID-19.

Embraer KC-390 Millennium

Maior avião militar desenvolvido e fabricado no Hemisfério Sul, o KC-390 Millennium tem capacidade de realizar missões de Transporte Aéreo Logístico, Reabastecimento em Voo (REVO), Evacuação Aeromédica, Busca e Salvamento, ajuda humanitária e combate a incêndio, dentre outras. O KC-390 foi desenvolvido para atender os requisitos operacionais da FAB, provendo mobilidade estratégica às Forças de Defesa do Brasil.

D24am - Manaus recebe doação do Albert Einstein, nesta segunda-feira

A missão interministerial, designada pelo Ministério da Defesa, em ação coordenada com o Ministério da Saúde, faz parte da operação ‘Covid-19’

Por Redação | Publicada em 04/05/2020 11:33

A capital do Estado recebe, nesta segunda-feira (4), por meio de missão interministerial, designada pelo Ministério da Defesa, em ação coordenada com o Ministério da Saúde, que faz parte da operação ‘Covid-19’, 8.400 unidades de álcool em gel doados pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. A carga, que totaliza 3.800 quilos, será transportada por uma aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB).

A aeronave KC-390 tem previsão de chegada à Ala 8 – Base Aérea de Manaus, na tarde desta segunda. A Força Aérea Brasileira tem atuado ativamente em apoio aos brasileiros no enfrentamento à pandemia da Covid-19.

No sábado (2), Manaus recebeu dois aviões, também da FAB, com grande quantidade de equipamentos de proteção individual e outros materiais de saúde para serem distribuídos para a rede hospitalar do estado.

As aeronaves – modelo Embraer KC-390 Millennium – transportaram cerca de 452 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), sendo 300 mil unidades de máscaras cirúrgicas, 17 mil unidades de máscaras N95, 130 mil unidades de luvas, 4.080 óculos e 1.300 aventais; além de 1.080 litros de álcool em gel doados pela Fundação Itaú para Educação e Cultura.

SANTA PORTAL - Força Aérea Brasileira distribui refeições para caminhoneiros na Cônego Domênico Rangoni


Por Santa Portal | Publicada em 04/05/2020 08:09

SOLIDARIEDADE - Como parte da Operação Covid-19, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizará a produção e a distribuição de refeições aos caminhoneiros que circulam pela região portuária de Santos. O motivo é a restrição de funcionamento da maioria dos postos de serviço localizados às margens das rodovias.

Diariamente, serão entregues cerca de 800 unidades de marmita por dia, nos horários do almoço (12h às 13h) e do jantar (18h às 19h), em 2 balanças de pesagem localizadas na Rodovia SP-055 (Cônego Domênico Rangoni), km 264 (pista leste) e km 262 (pista oeste).

Toda a estrutura utilizada pertence ao acervo do Grupamento de Apoio Logístico de Campanha (GALC), cuja missão é suportar logisticamente operações e exercícios desdobrados do interesse do Comando da Aeronáutica.

Os materiais foram transportados da cidade do Rio de Janeiro para a Base Aérea de Santos, localizada no Distrito de Vicente de Carvalho, município do Guarujá e foram montados nas últimas 48 horas.

A distribuição terá início amanhã, dia 04/05, às 12 horas, nos locais acima mencionados, e terá a duração de 60 (sessenta) dias, em um planejamento inicial. A equipe envolvida conta com cerca de 50 militares do GALC, da BAST e dos Grupamentos de Apoio dos Afonsos e de São Paulo.

AEROFLAP - Embraer KC-390 entra novamente em ação, levando álcool em gel para Manaus


Pedro Viana | Publicada em 04/05/2020 18:14

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta segunda-feira (04/05), mais uma missão de Transporte Aéreo Logístico em apoio à Operação COVID-19. 

A aeronave KC-390 Millennium, pertencente ao Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, sediado na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis (GO), transportou 8.400 unidades de álcool em gel de Guarulhos (SP) para Manaus (AM).

A missão foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde.

O avião multimissão da FAB decolou da Base Aérea de São Paulo (BASP), às 11h20 (horário de Brasília), e pousou na Ala 8 – Base Aérea de Manaus, às 15h15, onde fez o descarregamento do material, que foi doado pelo Hospital Albert Einstein.

Os itens serão entregues à Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas, com o objetivo de auxiliar no enfrentamento da pandemia.

O Comandante da aeronave, Major Aviador Francisco Roza Kosaka, falou que é indescritível a sensação de poder ajudar a população brasileira a enfrentar a COVID-19.

“Todo esse trabalho que o Esquadrão está fazendo é para minimizar os impactos da pandemia no País. A sociedade pode estar certa de que estamos fazendo o melhor”, destacou.

Para o Sargento Bei Alexandre Casagrande da Silva Garcez, mecânico da aeronave, é uma honra participar da Operação COVID-19 e fazer parte da Força Aérea Brasileira nesse momento de crise pandêmica mundial.

“Todas as missões humanitárias são de suma importância para a FAB e para a nação. Em cada missão a gente cresce e se sente mais fortificado”, afirmou.

Os pilotos dos aviões multimissão da FAB estão em instrução de operação da aeronave. A missão de transporte de material foi feita em aproveitamento, tendo atendido a uma das demandas da Operação COVID-19.

Neste caso, houve a participação do COMAE, no acionamento das missões de Transporte Aéreo Logístico, e do Comando de Preparo (COMPREP), responsável pelo desenvolvimento da doutrina utilizada no preparo operacional dos tripulantes.

KC-390 Millennium

Maior avião militar desenvolvido e fabricado no hemisfério sul, o KC-390 Millennium tem capacidade de realizar missões de Transporte Aéreo Logístico, Reabastecimento em Voo (REVO), Evacuação Aeromédica, Busca e Salvamento, Combate a Incêndio em Voo, dentre outras.

A aeronave foi desenvolvida para atender aos requisitos operacionais da FAB, provendo mobilidade estratégica às Forças de Defesa do Brasil.

A aeronave já conquistou o 63º Prêmio Laureate Awards 2020, na categoria Melhor Produto Novo, em inglês “Best New Product”, por ser a maior e mais sofisticada aeronave de defesa já produzida pela Embraer. Além disso, realizou ensaio inédito de lançamento de chaff e flare, na Ala 3, em Canoas (RS).

Operação COVID-19

A Operação COVID-19 está em atividade por todo o país, buscando mitigar os efeitos do novo Coronavírus. As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, distribuição de kits de alimentos para pessoas de baixa renda, entre outras.

Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em 10 Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), situado em Brasília (DF).

Esses Comandos reúnem militares das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica), que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.

GOV.BR - Em menos de 48h, Governo Federal envia mais de 30 toneladas de material de saúde a Manaus

No sábado (2), dois aviões KC-390 Millennium chegaram à cidade com equipamentos de proteção e álcool em gel. Já no domingo (3), uma aeronave C-130 Hércules reforçou o suprimento de álcool em gel

Governo Federal | Publicada em 04/05/2020 17:59

Em dois dias de ações, o Ministério da Defesa fez o transporte de mais de 30 toneladas de material de saúde para Manaus (AM). No último sábado (2), dois aviões da Embraer KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), pousaram na cidade com 452 mil unidades de equipamentos de proteção e 1.080 litros de álcool em gel. Já no domingo (3), uma aeronave C-130 Hércules, também da FAB, transportou mais de sete toneladas de álcool em gel à capital amazonense.

A missão é coordenada pelo Centro de Coordenação de Logística e Mobilização (CCLM), do Ministério da Defesa, em parceria com o Ministério da Saúde e com o governo do estado, e executada pelo Comando Aeroespacial (COMAE), da FAB. Os voos fazem parte da Operação Covid-19, que estabeleceu dez Comandos Conjuntos espalhados por todo o País.

PORTAL R3 - FAB monta estrutura para produção e distribuição de refeições para caminhoneiros


Por Redação | Publicada em 04/05/2020 21:00

Em mais uma ação da Operação COVID-19, a Força Aérea Brasileira (FAB) realiza, a partir desta segunda-feira (04/05), a produção e distribuição de refeições para caminhoneiros que trafegam pela SP-055, em local próximo ao Porto de Santos, no litoral paulista. Estima-se que serão distribuídas até 800 unidades por dia, em dois períodos: das 12 às 13 horas, e das 18 às 19 horas.

A atividade tem previsão de dois meses de duração, e busca suprir a restrição de funcionamento dos postos de serviço localizados às margens da rodovia. A entrega das refeições acontecerá nas balanças de pesagem da Ecovias, localizadas no km 264 (pista leste) e km 262 (pista oeste).

Toda a estrutura utilizada pertence ao Grupamento de Apoio Logístico deClique aqui para baixar a imagem original Campanha (GALC), cuja missão é suportar logisticamente operações e exercícios desdobrados de interesse do Comando da Aeronáutica. Os materiais foram transportados da cidade do Rio de Janeiro para a Base Aérea de Santos (BAST), sede da ação, localizada no Distrito de Vicente de Carvalho, município do Guarujá, nesta terça-feira (28/04), e a estrutura foi montada nas últimas 48 horas.

Além do GALC, participam da ação os Grupamentos de Apoio dos Afonsos (GAP-AF) e de São Paulo (GAP-SP), Organizações subordinadas à Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA). Cerca de 50 militares estão envolvidos na atividade. Segundo o Comandante da Base Aérea de Santos, Tenente-Coronel Aviador Francisco José Formaggio, o local foi escolhido por conta da proximidade de conexão com o porto, que é o maior da América Latina. Clique aqui para baixar a imagem original“A maioria dos caminhões que por aqui trafegam fazem parte da logística portuária e as atividades são diuturnas, de forma continuada e, muitos caminhoneiros encontram dificuldades em conseguir alimentos, já que alguns pontos estão com atendimento fechado ou bastante restrito”, comenta.

De acordo com o Adjunto do Setor de Subsistência do GAP-SP, Tenente Intendente Vinícius Limeira Martins, a infraestrutura tem capacidade para fornecer cerca de 3 mil refeições por dia. A estrutura inclui um contêiner onde opera uma cozinha industrial. Além disso, também são utilizadas duas cozinhas com mobilidade na carroceria de um caminhão, chamado de Rodomapre, onde é transportado o alimento na temperatura ideal. Ambos os módulos são usados para produção e preparação das refeições servidas em atividades operacionais. “A Unidade Celular de Intendência (UCI) é acionada pelo Comando da Aeronáutica. A partir deste acionamento, deslocamos nossa Clique aqui para baixar a imagem original estrutura de campanha e militares de diversas unidades do país para dar apoio às ações humanitárias, catástrofes naturais, suporte às nossas tropas e também a civis que precisam de nossa ajuda”, explica.

O caminhoneiro Joel do Amaral Jorge recebeu uma das refeições. Para ele, esta é uma ajuda essencial para continuidade do trabalho na estrada. “É uma ação que ajuda muito a gente, já que em muitos lugares não encontramos alimentos e nem quentinha. Parabenizo pelo trabalho de vocês, que é com essa ajuda que acaba incentivando outros”, disse.

Já Washington Luiz Morais Dutra agradeceu a iniciativa das Forças Armadas por meio da Aeronáutica. “É uma ação muito bonita que vocês estão fazendo, dando o suporte aos caminhoneiros do Brasil nesse momento de pandemia, e até de guerra. Não podemos deixar o Brasil parar e por isso estamos na estrada”, comentou.

A iniciativa da Força Aérea faz parte da Operação de enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus, sob coordenação do Comando Conjunto do Sudeste, com sede na cidade de São Paulo. Trata-se de um dos dez Comandos Conjuntos ativados ao longo do território nacional, para apoio das Forças Armadas às medidas deliberadas pelo Ministério da Defesa. Esta ação também está voltada para a mitigação das consequências do surto de COVID-19.

DIÁRIO DO AMAPÁ- Davi reforça combate a Covid-19 no Amapá com mais 30 respiradores, equipamentos de proteção individual e vacinas contra a Influenza

A pedido do senador e presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (Democratas-AP), o ministério da Saúde encaminhou, pela Força Aérea Brasileira (FAB), dois carregamentos com os materiais.

Por Redação | Publicada em 04/05/2020 17:24

O governo do Amapá recebeu novos respiradores, equipamentos e vacinas contra a Influenza para reforçar o combate à pandemia do novo coronavírus (covid-19) no estado. A pedido do senador e presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (Democratas-AP), o ministério da Saúde encaminhou, pela Força Aérea Brasileira (FAB), dois carregamentos com os materiais.

O primeiro, com 10 respiradores portáteis e vacinas contra a Influenza, foi entregue no último sábado (2), e, nesta segunda-feira (4), uma nova remessa de 20 novos respiradores, máscaras e álcool em gel foi recebida pelo governador Waldez Góes, no aeroporto de Macapá.

Para auxiliar a rede de atendimento aos pacientes infectados pela Covid-19, no sábado, foram recebidos pelo governo 10 novos ventiladores portáteis, 150 bombas de infusão para assistência hospitalar dentro dos Centros de Tratamento Intensivos do Estado; um novo aparelho médico-hospitalar para a ingestão de medicamentos e nutrientes dos pacientes com controle de fluxo e volume nas vias venosa, arterial e esofágica; 4.800 aventais para equipamento de proteção individual dos profissionais da saúde; 7 mil kits para testes laboratoriais de exames PCR e 62 mil doses de vacina para Influenza, insulina e medicamentos excepcionais para doenças raras.

A segunda parte da remessa entregue ao governo estadual contém insumos como máscaras e frascos de álcool em gel, 14 novos respiradores para leitos de UTI e 6 portáveis dedicados ao tratamento da covid-19 em Macapá.

Davi destacou a atenção do novo ministro, Nelson Teich, ao Amapá, que hoje é um dos estados com avanço mais crítico da doença.

“Quero agradecer, mais uma vez, a atenção que o ministério tem dado as nossas solicitações para reforçar a retaguarda no combate ao avanço do vírus que, infelizmente, têm atingido todo o meu Amapá. Esses equipamentos e medicamentos serão essenciais para nossa estrutura de combate e vai minimizar o sofrimento do nosso povo”, destacou o presidente do Senado.

MASKATE NEWS - FAB DEIXA 8 MIL UNIDADES DE ÁLCOOL GEL EM MANAUS


Por Redação | Publicada em 04/05/2020 17:00

Nesta segunda-feira (4) uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) descarregou em Manaus 8.400 unidades de álcool em gel para combater no novo coronavírus (Covid-19).

O material foi doado pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e chega a pesar mais de 3 toneladas.

No último sábado (2), a capital amazonense já havia recebido dois outros aviões com equipamentos de proteção hospitalar.