NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Força Aérea Brasileira participa de importante operação no Oeste contra ilícitos


Juliano Gianotto | Publicada em 03/08/2022

Conduzido pelo Ministério da Defesa, nos últimos dias 18 a 27 de julho foi realizada a Operação Ágata Oeste em conjunto com Órgãos de Segurança Pública e de Fiscalização (OSFP) federais e estaduais, com a Força Aérea Brasileira, Marinha do Brasil e Exército Brasileiro.

De acordo com a Força Aérea Brasileira, as atividades foram executadas ao longo de toda a linha de fronteira dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que corresponde a 2.523 quilômetros e teve o objetivo de combater crimes transfronteiriços na região. 

Além da missão primária de intensificar a presença do Estado na região de fronteira, a Operação promove ações preventivas e repressivas contra ilícitos transfronteiriços e crimes ambientais e fortalece a interação entre os diversos órgãos de segurança pública participantes.

Emprego de meios e atividades realizadas

Ao todo, foram empregados, em Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS), mais de 4 mil militares das Forças Naval, Terrestre e Aérea, mais de 730 agentes OSPF, além de 268 viaturas (13 blindadas), que percorreram cerca de 80 mil quilômetros; 41 embarcações (seis navios), que navegaram mais de 3.700 quilômetros e 17 aeronaves, que somaram 81 horas de voo durante a operação.

Com o emprego de meios navais, terrestres e aéreos, foram executadas operações preventivas e repressivas, tais como patrulhamentos fluviais e terrestres; inspeções navais; estabelecimento de postos de bloqueio e controle de estradas e de vias fluviais; revista em veículos e embarcações; missões de defesa aérea; missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento; transporte aero logístico; e lançamento de carga. Todas as ações foram pautadas no trabalho de cooperação aos OSPF e no rigoroso respeito aos diplomas legais.

Como resultados tangíveis, destacam-se as apreensões expressivas de maconha e cocaína, que causaram um prejuízo de milhões ao narcotráfico. Ao longo de 10 dias de cumprimento das ações, somam-se aos resultados apreensões de aeronaves, agrotóxicos, contrabandos e veículos, além de prisões, veículos recuperados e autuações por pesca ilegal no Rio Paraguai.

Pré-Ágata

No período de 1 a 17/07, foram realizadas atividades de fiscalização e repressão contra o crime organizado, no contexto de Pré-Ágata. No período, também foram apreendidas toneladas de cocaína e maconha, além da apreensão de outras drogas e de contrabando.

Cooperação Bilateral Brasil-Paraguai

Pela primeira vez, Paraguai e Brasil atuaram, de forma combinada e em cooperação no combate ao crime organizado transnacional. A Operação Basalto também realizou intervenções de diversos tipos ao longo da fronteira compartilhada, com resultados bastante expressivos. 

Ações Cívico-Sociais

Como parte das ações da Operação Conjunta Ágata Oeste, o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Tenente Maximiano” realizou, de 21 a 24/07, atendimentos médicos e odontológicos em Porto Murtinho, no sul de MS, na fronteira com o Paraguai.

No total, as três forças realizaram 404 atendimentos médicos-odontológicos, 766 exames e distribuíram 62 kits odontológicos à população.

PORTAL PODER AÉREO


Museu Aeroespacial realiza a Exposição Gripen


Ulisses Gonçalves De Assis | Publicada em 03/08/2022

Como parte das comemorações do 149º aniversário de Santos Dumont e o Bicentenário da independência do Brasil, o Museu Aeroespacial (MUSAL), no Rio de Janeiro (RJ), está realizando a Exposição Gripen, uma mostra pública de uma réplica em tamanho real do F-39E Gripen, novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB).

A exposição começou a ser exibida ao público no dia 31 de julho de 2022 e estará aberta a visitação até o dia 22 de agosto de 2022. O museu possui entrada e estacionamento gratuitos e funciona de terça a domingo das 9h da manhã até as 16h da tarde.

A exposição

Todos os visitantes que comparecerem ao MUSAL poderão apreciar o a réplica do F-39E que representa diversas características da aeronave com riquezas de detalhes demostrando as linhas gerais do design do caça e alguns dos armamentos e sensores empregados. Dentre os armamentos representados estão o míssil de guiamento por infravermelho (IR) IRIS-T para combates a curta distância, o míssil Meteor utilizado em combates além do alcance visual (BVR – Beyond Visual Range) e bombas SDB (Small Diameter Bomb).

A FAB já confirmou que os mísseis IRIS-T e Meteor farão parte do arsenal do Gripen brasileiro e estão entre os armamentos de combate ar-ar mais modernos do mundo. Dentre os sensores representados destacam-se o IRST ( Infra-Red Search and Track) para busca acompanhamento de alvos aéreos de forma passiva por imageamento térmico e o Pod Reccelite 2 para busca e acompanhamento de alvos terrestres.  Ambos também estarão disponíveis para operação nos F-39 da FAB. A configuração de sensores e armamentos apresentada na réplica da aeronave destaca a capacidade multimissão do Gripen que pode realizar surtidas para combate ar-ar e ar-solo de forma simultânea.

Além da visualização externa, o público tem a oportunidade de conhecer o interior da cabine do Gripen. Para isso, é necessário agendamento prévio no site da exposição do MUSAL com vagas limitadas. Esta visita é orientada por um oficial aviador da FAB que explica de forma didática detalhes da operação dos diversos sistemas localizados no interior da aeronave e supervisiona a entrada e saída da cabine.

No interior da cabine, destaque para a representação do WAD (Wide Area Display) desenvolvido pela AEL sistemas que permite ao piloto a customização das informações apresentadas durante as missões que podem aparecer de forma simultânea ou serem priorizadas dependendo da necessidade, o que diminui a carga de trabalho durante as missões.

A Exposição Gripen é garantia de satisfação de todos os amantes da aviação militar, aproxima a população do importante trabalho desenvolvido pelos profissionais da FAB e nos dá um vislumbre do futuro que está sendo construído para a Força aérea Brasileira.

SOBRE O GRIPEN: O F-39 Gripen é um caça multimissão de geração 4.5+ desenvolvido pela empresa sueca SAAB e adquirido pela Força Aérea da Suécia (Flygvapnet) e pela Força Aérea Brasileira (FAB). É capaz de operar com diversos sensores e armamentos no estado da arte da aviação militar estando entre os caças mais modernos do mundo. O primeiro Gripen E chegou ao Brasil em 20 de setembro de 2020 para realização de campanhas de ensaios de voo em território nacional. Até o momento mais dois caças foram entregues ao Brasil, com mais dois podendo ser entregues em breve.

SOBRE O MUSAL: O museu Aeroespacial (MUSAL) está localizado no Campo dos Afonsos na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e foi inaugurado em 18 de outubro de 1976. O museu conta com acervo permanente de diversas aeronaves que participaram da história da aviação civil e militar brasileira, além de apresentar exposições e diversas atividades educacionais.

OUTRAS MÍDIAS


FATOS MILITARES - Senta a Pua: FAB na Segunda Guerra Mundial


Felipeblazerz | Publicada em 03/08/2022

Senta a Pua! A FAB teve um papel heróico durante a segunda guerra mundial! Em 1941 Getúlio Vargas criou o Ministério da Aeronáutica, visando aprimorar a estrutura do setor aéreo do Brasil. E durante este período o aprimoramento foi provado da maneira mais convincente possível: no campo de batalha! A FAB foi designada a cumprir missões no solo italiano, rompendo a neutralidade que o Brasil costumava assumir em relação às guerras.

Essa grande mudança em relação a neutralidade ocorreu após navios brasileiros serem atacados na Batalha do Atlântico Sul. E em 28 de Janeiro do ano de 1942 o Brasil rompeu qualquer tipo de relação diplomática com os países do Eixo, passando a apoiar oficialmente os Aliados.

Brasil na Segunda Guerra Mundial

A FAB realizou ataques contra o Eixo dentro do território Italiano, junto com os Aliados. Foi um ato de bravura declarar uma ofensiva contra Alemanha e Itália, que eram países poderosos em termos bélicos. E a Força Aérea Brasileira provou seu valor causando danos em seus adversários na Itália.

O ataque da FAB na missão em território italiano foi comandado pelo Capitão Aviador João Affonso Belloc e Major Aviador Nero Moura. O ataque ocorreu no mês de outubro do ano de 1944.

FAB: Do nascimento a guerra

A força aérea brasileira foi para sua primeira guerra em 3 anos após o seu nascimento! Foi uma evolução e resultado prático surpreendente, levando-se em conta o pouco tempo que teve para se organizar. O Brasil realizou um imenso investimento em infraestrutura, aumento de efetivo e formação. Possibilitando esta participação bem sucedida na maior entre todas as guerras, a Segunda Guerra Mundial.

Alguns pilotos brasileiros chegaram a receber treinamento nos Estados Unidos, adquirindo um grande aprimoramento para participar da guerra.

O Sucesso da Força Aérea Brasileira no território Italiano

O ponto mais intenso da participação da FAB na segunda guerra mundial ocorreu no dia 22 de Abril de 1945, no momento em que a ofensiva dos Jambocks somou 44 decolagens em onze missões em um prazo de apenas 1 dia. Foi um feito realmente inacreditável para um único dia. O grupo havia se levantado para realizar o voo a partir das oito e meia da manhã com o objetivo de realizar uma ofensiva contra veículos e estruturas de San Benedetto, e obteve um sucesso além do esperado nesta missão. O número de veículos destruídos passou de 80! E entre eles estavam incluídos tanques, fortes e balsas! O número de alvos destruídos era superior a 100. E esta data do dia 22 de Abril passou a ser comemorado como o Dia da Aviação de Caça no Brasil!

Apesar do grande sucesso, nesta missão o Brasil chegou a sofrer alguns danos, 2 P-47 foram avariados, e 1 chegou a ser abatido, resultando na captura do piloto brasileiro pelos alemães.

Os pilotos da FAB que lutaram na segunda guerra são homenageados até mesmo na Itália! O Tenente Aviador Frederico Gustavo dos Santos passou a ser visto como um herói de guerra pelos italianos, recebeu um monumento em Spilimbergo e homenagens por conta da sua bravura e sacrifício no ano de 1945.

O que significa Senta a Pua?

Senta a Pua é o grito de guerra do primeiro grupo de aviação de caça da FAB. Esse termo era usado como uma gíria militar de incentivo durante os combates. Possuía um significado semelhante a ‘’manda bala’’, ‘’mete brasa’’, ‘’desce a lenha’’.

E foi literalmente isso que a Força Aérea Brasileira fez em seus ataques contra o eixo durante a segunda guerra mundial. A missão foi bem sucedida e eles Sentaram na Pua nos Alemães e Italianos!