NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
NOTIMP 092/2025 - 02/04/2025
Brasil implementa novo sistema de vetoração abaixo da altitude mínima, com início no Aeroporto de Brasília
Juliano Gianotto Juliano Gianotto | Publicada em 01/04/2025 07:59
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) divulgou a Circular Normativa de Controle do Espaço Aéreo (CIRCEA) 100-120, documento que regulamenta as vetorações abaixo da Altitude Mínima de Vigilância (ATCSMAC), com base na liberação de obstáculos da Área de Vetoração em Subida (AVS), definida após análise operacional.
A portaria entra em vigor hoje (31/03), mas a implementação operacional terá início no Aeroporto de Brasília a partir do dia 22 de abril.
Segundo informou o DECEA, a medida se aplica a todos os aeródromos integrantes do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) que possuam Serviço de Controle de Aeródromo (TWR), estejam localizados em uma CTR (Zona de Controle), tenham uma TMA (Área de Controle Terminal) adjacente com serviço de Controle de Aproximação (APP) e operem com serviço de vigilância ATS ativo.
Principais mudanças
Entre as principais mudanças, destacam-se:
Criação e padronização das Áreas de Vetoração em Subida (AVS) para vetoração de tráfego abaixo da altitude mínima de vigilância;
Possibilidade de vetoração abaixo dos mínimos da ATCSMAC, desde que dentro dos limites da AVS;
Definição clara de responsabilidades entre APP e TWR;
Introdução de procedimentos específicos e fraseologia padronizada.
Tomada de Decisão Colaborativa
Este projeto é fruto de um trabalho conjunto entre os diversos setores do DECEA, coordenado pelo Grupo de Estudos de Planejamento do Espaço Aéreo (GEPEA), com a colaboração de companhias aéreas e associações nacionais e internacionais.
Segundo o Chefe da Seção de Planejamento de Gerenciamento de Tráfego Aéreo do Subdepartamento de Operações do DECEA, Tenente-Coronel Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Sergio Kebach Martins, essa parceria foi fundamental para o desenvolvimento de soluções técnicas e operacionais alinhadas às melhores práticas globais, reafirmando o compromisso do Brasil com a modernização e a excelência na gestão do espaço aéreo.
“Ao permitir a vetoração abaixo da altitude mínima de vigilância com base em critérios operacionais validados, ganhamos eficiência sem comprometer a segurança. Isso facilita a atuação dos controladores na vetoração em altitudes críticas, reforça a integração entre APP e TWR e contribui diretamente para a segurança e fluidez das operações, especialmente em aeródromos mais complexos”, afirmou.
A Área de Vetoração em Subida é a primeira carta desse tipo publicada na América do Sul, tornando o Brasil pioneiro na adoção deste conceito no continente. O treinamento será realizado por meio do sistema PLATAO, uma plataforma desenvolvida pelo DECEA que permite simulações de alta fidelidade em ambiente remoto, otimizando a capacitação e reduzindo os custos operacionais.
Benefícios Operacionais
A implementação desta nova circular aumentará a flexibilidade operacional na subida após a decolagem, reduzindo a possibilidade de incidentes, uma vez que a aeronave poderá ser vetorada em condições de contingência para evitar conflitos de tráfego. Além disso, a medida melhora a fluidez do tráfego aéreo e a padronização de procedimentos, aumentando a previsibilidade e a segurança das operações.
As orientações gerais sobre as novas regras estão na CIRCEA 100-120, já disponível para consulta no Portal AISWEB e nas Publicações de Informação Aeronáutica (AIP Brasil).
Força Aérea Brasileira participa da LAAD 2025 no Rio de Janeiro
Carlos Ferreira | Publicada em 01/04/2025 18:20
A Força Aérea Brasileira (FAB) está presente na LAAD 2025, a maior e mais importante feira de Defesa e Segurança da América Latina, que ocorrerá de 1 a 4 de abril no Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ). Este evento representa uma oportunidade significativa para a FAB demonstrar suas capacidades e inovações no campo da defesa e segurança.
Durante a exposição, serão apresentadas maquetes das aeronaves da FAB, incluindo o F-39 Gripen, um caça de combate avançado, e o KC-390 Millennium, um moderno avião de transporte militar.
Além disso, o estande contará com o modelo do foguete espacial brasileiro VSB-30, que foi lançado em 2022 a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).
A exibição deste foguete simboliza a recente aprovação e criação da Agência Espacial Brasileira (ALADA), uma estatal cujo objetivo é fortalecer o desenvolvimento tecnológico, a autonomia estratégica e a competitividade do Brasil no mercado aeroespacial global.
O estande da FAB também incluirá uma mesa interativa, onde os visitantes podem acessar informações sobre os diversos projetos em desenvolvimento pela Instituição. Isso proporciona uma experiência envolvente e educativa para os participantes da feira.
FAB anuncia que todos os caças F-39 Gripen receberão camuflagem digital stealth
Redação | Publicada em 01/04/2025 14:53
O Comando da Aeronáutica surpreendeu especialistas ao anunciar uma mudança radical na frota de caças F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB). Segundo fontes internas, todos os Gripen brasileiros receberão uma nova pintura digital com tecnologia stealth, capaz de reduzir a detecção por radares e IRST em até 60%.
A nova camuflagem, chamada de “Onça Fantasma”, foi desenvolvida em parceria com institutos de tecnologia nacionais e pesquisadores suecos da Saab. Com propriedades furtivas, o material absorve parte das ondas eletromagnéticas dos radares inimigos.
Destaques da nova camuflagem:
- Redução na assinatura de radar
- Tecnologia de absorção térmica para menor visibilidade infravermelha
- Pintura inspirada no padrão de pelagem da onça-pintada
“A FAB sempre esteve à frente na adoção de tecnologias de ponta, e essa inovação coloca o Brasil no seleto grupo de países com aeronaves de baixa observação”, declarou um oficial de alto escalão sob condição de anonimato.
A implementação começará ainda este ano, e os primeiros caças com a camuflagem stealth devem ser apresentados durante o Dia do Aviador, em outubro. O prazo para aplicar a pintura em toda a frota é 1º de abril do ano que vem.
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